sexta-feira, 29 de julho de 2022

"Turma da Mônica - A Série" é uma das melhores ideias do Globoplay

 O sucesso do live action de "Turma da Mônica" no cinema deixou claro que o universo criado por Maurício de Souza segue mais vivo do que nunca. O filme "Laços", lançado em 2019, foi um fenômeno e o lançamento de "Lições", em 2021, em plena pandemia, surpreendeu e mostrou o fôlego da trama. Embalada pela boa aceitação do público na telona, a Globo teve a ideia de lançar na Globoplay uma série de 8 episódios com uma das turminhas mais amadas do universo infantil. A estreia foi no dia 21 de julho e a repercussão tem ultrapassado qualquer expectativa mais otimista. 


A obra traz Mônica (Giulia Benite), Cebolinha (Kelvin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo), Cascão (Gabriel Moreira) e Milena (Emilly Naiara) no papel do quinteto protagonista. A história mostra a chegada de Carminha Frufru (Luiza Gattai) ao Bairro do Limoeiro e a sabotagem de sua festa. Mônica e seus amigos se tornam os principais suspeitos e vão precisar superar suas insguranças e reeveelar seus segredos para decifrar o mistério. Com as participações especiais de Mariana Ximenes, no papel de Madame Frufru, mãe de Carminha; e Fernando Caruso como Feitoso Araújo, "Turma da Mônica - A Série tem redação final de Mariana Zatz e direção geral de Daniel Rezende. AA produção é da Biônica Filmes em coprodução com a Maurício de Souza Produções. 

Na trama, as crianças do Bairro Limoeiro marcam presença na festa descolada de Carminha Frufru, que acaba de se mudar para uma mansão no bairro. Quando um balde de lama vira na cabeça de Carminha no meio do evento, Mônica é apontada como principal suspeita. A festa se torna palco de uma investigação, conduzida pela maior fofoqueira do bairro, Denise (Becca Guerra). Agora, Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milena precisam provar que são inocentes, mas nenhum deles sabe o quanto de responsabilidade cada um tem sobre o ocorrido. 

Mônica é a principal suspeita: na semana anterior, ela havia fundado o 'Clube da Turma', um espaço para acolher todos os pré-adolescente do bairro. Mas a chegada de Carminha muda tudo, já que resolve fundar o 'Clube Frufru' e marca sua festa de inauguração para o mesmo dia do evento da Mônica. Dessa forma, a Dona da Rua é vista como a pessoa com mais motivação para atrapalhar a festa da concorrência. 

Mas Mônica não está sozinha nas suspeitas de Denise. Magali é apontada como cúmplice; Cebolinha é acusado de ser o autor do desenho de um 'plano infalível' que resultou no balde de lama; Cascão revela ter motivações contra Carminha, já que ela sempre reclamou de seu cheiro; e Milena se envolve na história quase por acidente, na tentativa de resgatar um bichinho de estimação da mansão Frufru. De certa forma, todos têm envolvimento nos eventos que levam ao balde de lama, mas seus segredos impedem de revelar tudo o que sabem. Encontrar o culpado não é suficiente. Há outras armadilhas pela casa de Carminha, e todos têm que superar as diferenças para combatê-las. Os amigos percebem que suas vergonhas e inseguranças os unem. De repente, estar coberto de lama não é tão ruim assim, desde que todos estejam juntos. 

A série tem oito episódios curtos, entre 20 e 24 minutos, o que se mostrou inteligente em se tratando de um público infantil, que não costuma ter muita paciência para capítulos muito longos (muito adulto também não tem, vale observar). E há ganchos excelentes em todos os episódios. Ou seja, você vai maratonando  sem nem perceber. Todo o desdobramento da investigação em torno do culpado pelo banho de lama em Carminha Fruru é minucioso. Ainda há várias outras situações que surgem ao longo da temporada, o que só enriquece a narrativa. Não há cena gratuita ou sem importância. Toda sequência teem um motivo para estar ali e no final dá para encaixar cada pecinha no quebra-cabeça. Ainda há um plot twist muito bom. 

O elenco conta ainda com Pedro Motta (Quinzinho), Laís Villela (Marina), Vinícius Higo (Do Contra), Pedro Souza (Jeremias), Cauã Martins (Titi), Rodrigo Kenji (Nimbus), Lucas Infante (Humberto), Manuela Macedo (Penha) e Giovane Dodato (Dudu). Aliás, que time bem escalado. A sintonia do quarteto protagonista já foi vista nos dois filmes e agora entrada da ótima Emilly Naiara transformou o grupo em um quinteto. Uma representatividade necessária. E todos os atores escolhidos ficaram parecidos com os desenhos. Ou porque realmente apresentam feições semelhantes ou por conta do trabalho de caracterização. É perceptível o cuidado com todo o processo de escolha. Porque, ao contrário do que muitos pensam, produções infantis também precisam de capricho. As crianças são tão exigentes quanto qualquer adulto. Uma menção especial para Denise e Do Contra, dois personagens que vão roubando a cena. 

E a abordagem da série envolve porque, em meio a uma temática envolvendo um clássico jogo de detetive, há a questão do medo de não pertencer a um lugar. Porque todos os protagonistas estão naquela fase em que já não são mais crianças, só que ainda não entraram, de fato, na adolescência. Todo mundo que já teve a idade deles sabe bem como é a sensação nada agradável. Tudo é desenvolvido de forma dinâmica e crível. Não é à toa que o projeto que gera identificação em todas as faixas etárias. Ainda há um bônus envolvendo o início do flerte entre Mônica e Cebolinha. Giulia Benite e Kelvin Vechiatto têm química e o casal tem um futuro promissor. Mas só se a produtora MSP ---- Maurício de Souza Produções ---- desistir da ideia de mudar o elenco original. Isso porque os responsáveis pela trilogia (2 filmes e a série) anunciaram que era a despedida do time. A notícia gerou uma revolta nos fãs, que já reuniram mais de 50 mil assinaturas digitais contra a ideia. O que só comprova o sucesso da produção e o quanto a produtora será burra em não aproveitar o buzz que a série vem gerando. Até porque não há a necessidade de mudança. Todos os atores estão entrando na adolescência e o público cresceu com eles. Os intérpretes representariam muito bem a turma jovem. 

Com redação final de Mariana Zatz e direção de Daniel Rezende, "Turma da Mônica - A Série" (em uma co-produção dos Estúdios Globo com Biônica Filmes) é a primeira história 100% original dessa versão live-action. E acertaram em cheio quando amadureceram a dramaturgia de acordo com a entrada da adolescência dos personagens. Os padrões, a busca pela perfeição, os questionamentos estão todos ali muito bem trabalhados. Vale a pena conferir. 

17 comentários:

Anônimo disse...

EU FIQUEI APAIXONADA PELA SÉRIE.

Anônimo disse...

Eu li hoje que eles já estao reavaliando a ideia de mudar o elenco por causa da comoção dos fãs.

Anônimo disse...

Sérgio, pela sua análise já me deu avidez por conferir essa série. Afinal, trata-se de personagens eternizados na literatura infantil (E por que não, infantojuvenil?), logo a ideia de desenvolver projetos em live action envolvendo a turma mais amada e popular das histórias em quadrinhos brasileiras não poderia ser descartada.

Guilherme

Rajani Rehana disse...

Great blog

chica disse...

Pelo pedacinho numa chamada que vi, creio será bem legal! abração, chica

Ane disse...

Adorava a turma da Mônica!
Quero ver esta série!

Beijos e bom fim de semana!
🌼😄

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu só lia o gibi mesmo. Rs... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Maria Rodrigues disse...

Parece ser muito interessante.
Um grande abraço

MARILENE disse...

Sérgio, como tenho estado longe da TV, exceto para filmes, venho aqui me atualizar rss, pois você é sempre muito bom na apreciação dos programas. Abraço.

Sérgio Santos disse...

É maravilhosa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

É sim, Chica.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Ane.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

É, Maria.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Marilene.