sexta-feira, 1 de julho de 2022

Brilhante como Heloísa, Paloma Duarte rouba a cena em "Além da Ilusão"

 A novela das seis da Globo apresenta um elenco de peso. São vários nomes talentosos que compõem o time escalado pela autora Alessandra Poggi e pelo diretor Luiz Henrique Rios. Entre tantos bons destaques, há uma personagem que engrandeceu "Além da Ilusão" logo que surgiu em cena e segue até agora despertando uma boa atenção de quem assiste graças ao atrativo arco dramático e ao desempenho de sua intérprete: Paloma Duarte. 


Heloísa se mostrou um perfil interessante logo na primeira semana da novela. Isso porque Afonso (Lima Duarte em uma luxuosa participação especial) deu a neta, Clara, para adoção e nunca contou sobre o paradeiro da criança para a filha. Em seu leito de morte resolveu expor tudo o que sabia, mas faleceu pouco antes de falar. A cena foi forte e Paloma deu um show ao lado de seu avô da vida real. Helô sempre carregou essa dor, jamais perdoou o pai e até hoje nutre a esperança de encontrar a herdeira. 

Recentemente, o público ficou sabendo de outro ótimo 'plot' do roteiro: a filha de Heloísa é fruto de um abuso sofrido ainda em sua adolescência, quando Matias (Antônio Calloni), então casado com Violeta (Malu Galli), a seduziu.

A sequência da revelação resultou em uma entrega visceral de Paloma ao lado do também ótimo Calloni. O momento serviu para desnudar um lado ainda mais sofrido da personagem, até porque a irmã nunca soube de nada do que aconteceu e nem imagina os reais motivos para explicar o ódio que Helô sente do cunhado. 

Para culminar, a identidade da filha de Heloísa era o maior enigma da novela, ainda que o público tenha percebido que era Olívia (Debora Ozório) desde o começo. Até por conta dos temperamentos semelhantes. A expectativa em cima da revelação é um dos grandes trunfos do roteiro. São várias situações que colocam a personagem como um dos pontos altos da história e a interpretação de Paloma só deixa o conjunto ainda mais convidativo. A atriz está à vontade no papel, que mescla instantes de intensa carga dramática com outros de puro deboche. Helô tem uma ironia deliciosa e um sincericídio que deixa qualquer cena melhor. Ainda é uma segunda mãe para Dorinha (Larissa Manoela), sua sobrinha. Vale destacar a boa parceria de Paloma com Larissa Manoela, Malu Galli, Antônio Calloni e Eriberto Leão, que vive Leônidas, o par romântico de Heloísa. 

O arco da personagem é o melhor do folhetim e não por acaso demorou tanto para ter a sua catarse. Somente nesta sexta-feira, dia 1º de junho, que Heloísa descobriu a identidade da filha perdida. Paloma deu um show em uma cena de intensa emoção com a igualmente talentosa Patricia Pinho, intérprete de Fátima. A irmã de Violeta finalmente soube com quem Clara ficou. Aquele vazio no peito foi preenchido e o choro mesclado com riso de Heloísa foi comovente. E o que dizer da sequência em que Helô vai atrás de Leônidas e declara seu amor por ele, contando ainda que está grávida? Mais um grande desempenho de Paloma, que também se destacou ao lado de Debora Ozório quando Heloísa e Olívia se viram como mãe e filha pela primeira vez na igreja. 

O último trabalho de Paloma Duarte na Globo havia sido na fraca "Começar de Novo", novela de Antônio Calmon, exibida em 2004. Migrou para a Record em 2006 e lá fez cinco novelas: "Cidadão Brasileiro" (2006), "Luz do Sol" (2007), "Poder Paralelo" (2009), "Máscaras" (2012) e "Pecado Mortal" (2013). Brilhou em todas. Voltou para a emissora que a lançou --- em "Armação Limitada" (1988) --- em "Malhação: Toda Forma de Amar", onde se destacou como Lígia, mulher que travava uma batalha com a mocinha, Rita (Alanis Guillen), pela guarda do filho que tinha adotado. Agora a atriz vive uma ótima fase em "Além da Ilusão" na pele de uma das personagens mais bem construídas do folhetim das 18h. 

15 comentários:

bianca disse...

essa atriz é magistral, todo esse destaque é merecido e espero que a globo não a perca novamente.

Anônimo disse...

As cenas desta sexta feira foram realmente emocionantes. Palmas para todos os atores envolvidos.

Chaconerrilla disse...

Grandiosa! Espetacular! Magistral! Visceral! Perfeita como Heloísa!

Anônimo disse...

Com exceção da censura ao beijo gay e da trama cansativa envolvendo o triângulo amoroso central, "Além Da Ilusão" tem se mostrado acertada em boa parte de seu conjunto. Grandes papéis nas mãos de grandes intérpretes não faltam. Paloma Duarte impressiona pela entrega visceral aos personagens que defende, e é notável sua sintonia com os parceiros de elenco citados por você, Sérgio.

Guilherme

Anônimo disse...

Ah, Sérgio, outra observação sobre os poucos equívocos de "Além Da Ilusão": aquele triângulo formado por Bento (Matheus Dias), Letícia (Larissa Nunes) e Lorenzo (Guilherme Prates). Letícia, assim como Isadora (Larissa Manoela), ficaria muito bem sem os pretendentes desprezíveis.

Guilherme

Pedrita disse...

maravilhosa! e q trama bem amarrada. linda. em época de tanta intolerância, falar de amor e perdão. lindo demais. grande atriz. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Considera a Violeta o melhor papel da Malu Galli?

Sérgio Santos disse...

Tomara, Bianca.

Sérgio Santos disse...

Palmas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Com certeza, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Sim, Guilherme, desnecessário.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Amo a Violeta, mas não, anonimo.

Hudson disse...

Paloma literalmente está dando um show!