sexta-feira, 22 de julho de 2022

Casamento duplo resulta em sequências emocionantes no centésimo capítulo de "Pantanal"

 A novela das nove da Globo apresentou um capítulo primoroso nesta quinta-feira, dia 21. O remake de "Pantanal" vinha andando em círculos há semanas, consequência da quase nula interferência de Bruno Luperi na obra original do avô, Benedito Ruy Barbosa, que era arrastada em 1990. Tudo vem sendo mantido quase idêntico ao folhetim original, inclusive os defeitos. Mas isso é tema para outro texto. Agora é necessário uma sucessão de elogios ao que foi apresentado no centésimo capítulo da trama. 


O casamento duplo de Muda (Bella Campos) com Tibério (Guito) e de Jove (Jesuíta Barbosa) com Juma (Alanis Guillen) rendeu longas sequências, onde a beleza da fotografia e a sensibilidade do texto dominaram. Após a turbulência envolvendo o temor de Juma com toda aquela situação, o que foi compreensível para uma menina que nunca foi socializada, a chegada da 'onça' foi muito bonita e a música tema do casal, "Amor de Índio", cantada por Gabriel Sater, deu o toque final ao momento. Embora com menos destaque, mas igualmente delicada, a união de Ruth com o peão mais querido de Leôncio (Marcos Palmeira) complementou bem a cena. 

Mas o principal ficou por conta do brilhantismo de Osmar Prado. O toque do berrante do Velho do Rio, deixando todos os convidados surpresos e Leôncio emocionado, foi o instante mais arrepiante do capítulo. Vale ressaltar a emoção de Marcos Palmeira, destacar a direção da equipe de Gustavo Fernandez e o belo texto a respeito da presença de Deus, dito pelo 'véio' em alternância com o padre, vivido pelo ótimo Cacá Amaral.

Ficou a impressão de que o personagem mais enigmático da história tinha 'incorporado' no sacerdote. A delicadeza da cena, que durou todo o primeiro bloco, impressionou. Ainda mais em um momento onde a sociedade vem enfrentando um conjunto de violências diárias. As palavras tão bonitas sobre amor, respeito e tolerância serviram como alento. 

Um trecho do lindo texto dito na trama: "Eu vejo Deus nos bicho. Eu vejo Deus nas pessoa. Vejo Deus nos pés descalço de uma noiva a cruzar o altar. Na pegada, há uma única certeza: o amor. Vejo Deus se manifestar, acima de todas as coisa, no amor. No amor a si, no amor ao próximo, à natureza. Por isso creio que Deus possa estar de fato no meio de todos nós. Ele não estará em tudo o que exista, mas ele estará, seguramente, em tudo que exista amor. Dizem que Deus é perdão. Mas muitos esquecem que Deus também é o respeito, a tolerância. Pois, se existem infinitas formas de chegar até Deus, é porque existem infinitas formas de amar. E Deus é, em última instância, a soma de todas as formas de amor".  

Mas o capítulo também teve um bom barraco, o que fez jus aos casórios novelescos. Alcides (Juliano Cazarré), bêbado, tentou tirar Juma para dançar e despertou a fúria de Joventino, que pela primeira vez partiu para a briga e conseguiu derrubar o peão com um soco. Os desdobramentos do inusitado confronto ainda resultou em hilárias cenas, como o tesão de Juma ao achar que seu agora marido tinha virado onça e o deboche de Tenório (Murilo Benício) diante da humilhação sofrida pelo seu peão. 

"Pantanal" segue com muitas qualidades, mas a barriga (período onde nada de relevante acontece) tem sido um grande incômodo e é uma pena que Luperi não tenha trabalhado em novos conflitos para evitar repetir o passado. Mas ao menos o capítulo 100 fez jus ao seu número e presenteou o telespectador com várias cenas primorosas e recheadas de emoção. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Ao menos no centésimo capítulo foram observadas algumas alegrias em meio a tanta "fidelidade" em relação à obra de 1990 exibida na extinta Rede Manchete.

Guilherme

Anônimo disse...

EU AMEI!!!!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu assisti à versão original. O ritmo era cadenciado com a direção "poética" da equipe liderada por Jayme Monjardim. Portanto, na minha opinião, a novela da Manchete não era arrastada. É uma obra-prima da nossa teledramaturgia. O remake, sim, está arrastado. Cortaram a primeira fase a aceleraram a história. Agora, empacou. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Fatyma Silva disse...

A novela é muito boa, mas agora teve uns dias muito parada, sem emoção, espero que depois dos casamentos, tenha mais animação.

Sérgio, tenha um feliz domingo com paz e saúde, para você e família.

Um abraço

MARILENE disse...

Ouço muitos elogios à novela e essa passagem, em especial, mereceu comentários felizes sobre ela. Quando venho aqui, fico mais bem informada rss. Abraço.

Fá menor disse...

AS cenas de casamentos serão sempre emocionantes.

Boa semana!

Sérgio Santos disse...

Ao menos isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A original também era, Fabio, até pelo costume da época. Abçs

Sérgio Santos disse...

Voce também, Fatyma!!!

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Marilene.

Sérgio Santos disse...

São mesmo, Fá!