quarta-feira, 20 de julho de 2022

Alanis Guillen tinha que ser a Juma Marruá do remake de "Pantanal"

 Bruno Luperi vem adaptando com raras mudanças o sucesso de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, exibido em 1990 pela Rede Manchete. O remake de "Pantanal" vem angariando merecidos elogios, tendo a beleza das imagens e a boa escalação do elenco como maiores trunfos. E o principal desafio da produção era encontrar uma nova Juma Marruá, papel que mudou a vida de Cristiana Oliveira há 32 anos. Como selecionar uma atriz que lembrasse a colega, mas ao mesmo tempo tivesse um diferencial? Bem, já está claro que a escolha foi a melhor possível. 

Alanis Guillen vem dominando o papel desde sua primeira aparição no início da segunda fase da trama. Grata revelação de "Malhação - Toda Forma de Amar", a última temporada do seriado adolescente exibida em 2019, a atriz reúne todos os requisitos essenciais para um perfil como o de Juma. Queriam um rosto novo, mas com uma mínima experiência para segurar o peso do papel. Uma jovem intérprete, mas sem procedimentos estéticos que dominam a classe artística hoje em dia, como silicone, lentes nos dentes, harmonizações faciais, etc. E se tivesse uma semelhança com Cristiana Oliveira melhor ainda. 

A atriz representa o conjunto perfeito. Porém, de nada adiantaria todas as características mencionadas  se a profissional deixasse a desejar na atuação. Afinal, Juma é mulher que cresceu isolada do mundo, criada apenas pela mãe superprotetora, e muitas vezes se comporta como um bicho selvagem. É um perfil que exige um intenso trabalho corporal somado ao processo dramático.

O risco de cair em uma caricatura existe o tempo todo. Não é uma missão simples. Para culminar, a personagem é uma das principais da novela, ou seja, tem o peso de uma protagonista. Ela é a mocinha do enredo. 

Mas Alanis está tirando tudo de letra. Viver a filha de Maria Marruá (Juliana Paes), mulher que virava onça para defender sua cria, parece fácil para a atriz. Sua interpretação é tão meticulosa que em alguns momentos, sem qualquer exagero, fica nítido Juma se comportar como uma onça desconfiada ou pronta para dar o bote em algum inimigo. O olhar, a leve mexida no pescoço, o andar. A menina que virou mulher parece mesmo o felino. 

Vale até citar uma das melhores cenas da novela até então, quando Juma partiu para cima de um caçador que tentou violentá-la e arrancou sua orelha com uma dentada. Foi a primeira vez que a personagem quase se 'transformou' em onça e a expressão facial/corporal da atriz impactou. Alanis ainda tem uma ótima parceria com Bella Campos, a faladeira Muda, e uma boa química com Jesuíta Barbosa, intérprete de Joventino. Suas cenas com o grande Osmar Prado, o Velho do Rio, também merecem elogios constantes. Ainda é importante mencionar que Alanis conseguiu adaptar bem a forma da personagem falar. Copiou um pouco o jeito de Cristiana na versão original, mas com menos exagero e mais sutileza. 

A personagem, no atual momento da trama, vem enfrentando uma fase de transição por conta de seu casamento com Joventino. É um mundo novo para uma pessoa que fugiu da socialização desde que nasceu. Infelizmente, o autor manteve todos os equívocos da versão original, sendo que a barriga (período de enrolação onde nada de relevante acontece na história) era um dos principais. Ou seja, Juma acaba protagonizando situações repetitivas. As idas e vindas com Jove e as discussões sobre morar ou não na tapera vêm tirando a paciência do telespectador. Mas a atriz segue irretocável. 

É impossível olhar para Juma e não achar Alanis Guillen perfeita para o papel. Modéstia à parte, apostei nela assim que a produção da novela foi anunciada pela Globo. A escalação para o remake de "Pantanal" não poderia ter sido mais feliz. 

16 comentários:

Ane disse...

A atriz é perfeita pra esse papel. Excelente!
Ane⚘
De Outro Mundo

Anônimo disse...

Nunca houve dúvidas de que Alanis Guillen foi a escolha certeira para dar vida a Juma Marruá nesta versão de "Pantanal" produzida pela Globo, e satisfaz a descrição do perfil ideal para interpretá-la, segundo a própria Cristiana Oliveira, que mencionei num comentário de textos anteriores do blog sobre a novela. Independentemente de Bruno Luperi manter ou não alguns equívocos na contextualização da trama para o ano presente, Alanis tem honrado a oportunidade que lhe foi dada de defender a mocinha do folhetim. Merece vencer todas as premiações de televisão em cujas categorias for indicada. E você, Sérgio, não poderia ter sido presenteado da melhor forma por ter apostado em Alanis para a escalação a "Pantanal" no papel de Juma.

Guilherme

Anônimo disse...

Especialmente no capítulo de hoje a Alanis emocionou com sua interpretação brilhante e cheia de camadas na pele de Juma. Escalação certeira, uma das melhores atrizes de sua geração.

Denise disse...

Percebo muitas críticas em relação às situações repetitivas da personagem Juma Marruá, mas a atuação de Alanis é irretocável. Adoro vê-la em cena, merce todas as premiações.

Lulu on the sky disse...

Não acompanho a novela, mas pelos comentários no Twitter a Alanis está perfeita no papel.
big beijos

Maria Lucia (Centelha) disse...

Alanis Guillen é realmente talentosa, sua aparência física, perfeita para Marrua. Não assisto a nova versão. Assisti a primeira, e te digo, é de verdade um clássico das telenovelas.
Parabéns pela postagem.
Beijinhos.

Eslane Costa disse...

Modeste a parte Sérgio, Eu como fã desde de fevereiro de 2019, apostei de cara nela assim que saiu a notícia do Remake. E no mesmo dia você postava sobre essa aposta. Que sólida coincidência. Parabéns por mais um texto impecável e lúcido 👏👏❤️❤️

Anônimo disse...

Além do talento é muito sortuda também. Ser mocinha de uma novela de horário nobre e com uma personagem icônica sendo uma atriz tão jovem é muita sorte grande. Mas é claro que o talento dela é a principal razão. Merece todo o sucesso e com certeza vai longe na carreira.

Sérgio Santos disse...

Está mesmo, Ane!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Guilherme. E nao tinha como ser outra mesmo.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

ÉE sobre isso, Denise.

Sérgio Santos disse...

Está sim, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Maria.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Eslane!!!!

Sérgio Santos disse...

Tem o fator sorte também, anonimo. Verdade.