segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Brilhante como Maria Bruaca, Isabel Teixeira rouba a cena em "Pantanal"

 O remake de "Pantanal" vem repetindo o sucesso da versão original, exibida em 1990 na TV Manchete. Um dos muitos êxitos da trama adaptada por Bruno Luperi é a escalação do elenco. São vários excelentes nomes e, mesmo com o time enxuto, todos têm a oportunidade de destaque. E Isabel Teixeira tem sido uma das melhores surpresas da novela. 

Maria Bruaca é aquela coadjuvante que tem trama de protagonista. Os conflitos da personagem seguem atuais mesmo 32 anos após a exibição da novela. É a típica mulher que cresceu aprendendo a ser submissa e internalizou a condição humilhante depois do casamento. Casada com Tenório (Murilo Benício), a mulher nunca contestou a forma como sempre foi tratada pelo marido. O sobrenome 'Bruaca' nem existe, foi apenas a solidificação do xingamento constante que recebe de seu esposo. Conformada, Maria se dizia feliz, mesmo com um semblante deprimido. 

Porém, a descoberta da vida dupla de seu companheiro provocou uma virada na trama. A personagem escutou a filha, Guta (Julia Dalavia), conversando com o pai e perguntando até quando esconderia sua outra família. Isso porque a própria Maria escutou Tenório chamando por Zuleica (Aline Borges), a outra esposa, enquanto dormia. A desconfiança se instaurou até resultar no flagrante do diálogo entre pai e filha.

Desde então, Bruaca se revoltou e mudou sua postura. Deixou de ser uma serva e passou a tomar suas próprias decisões, sempre com o intuito de afrontar o marido. Começou a passear de barco com Alcides (Juliano Cazarré) e iniciou um flerte com Levi (Leandro Lima) assim que o peão foi abrigado na fazenda. Ainda exigiu que Tenório contratasse uma empregada porque não ia mais cozinhar e limpar a casa. 

A virada proporcionou emblemáticas cenas para Isabel Teixeira, que já estava brilhando desde sua primeira aparição na tela. O irretocável desempenho da atriz ocasionou uma empatia arrebatadora do público. Tanto que foi de lavar a alma cada afronta de Maria. Embora seja muito sofrida, a personagem tem um lado cômico por conta de sua inocência. É uma mulher que sabe muito pouco do mundo porque passou quase a vida toda trancada dentro de casa. A cena em que Maria tomou banho de rio pela primeira vez e se emocionou (em um passeio com Alcides) foi de uma delicadeza ímpar, ao mesmo tempo que todos os seus embates com Tenório resultaram em momentos incríveis. É um perfil que apresenta uma mescla harmônica de humor e drama. Tanto que houve uma 'regressão' na trajetória da personagem, que voltou a ser submissa depois do susto que levou com o assédio de Levi. Mas logo voltou a trair o marido e nem teve tempo de lamentar a morte do peão, pois seguia com seu caso com Alcides. 

Recentemente, a personagem teve um choque quando foi obrigada a aceitar a presença de Marcelo (Lucas Leto) em sua casa. Ver o filho da amante do marido diariamente foi minando Maria, por mais gentil que o rapaz fosse. A raiva da mulher foi crescendo e explodiu quando Tenório avisou que traria Zuleica e os dois filhos restantes para o Pantanal. Isso porque o vilão descobriu sobre a traição da esposa. Desde então, Bruaca vem vivendo um inferno diário, o que proporciona cenas ainda mais impactantes para Isabel Teixeira. Destaque para a sequência emocionante protagonizada ao lado de Julia Dalavia, pouco depois que Maria foi expulsa por Tenório. O desabafo daquela mãe sobre como as leis são feitas por homens e para os homens se mostrou cruelmente atual. O texto é de 1990, mas segue 100% real. O choro desolador da intérprete comoveu quem assistiu. E o que dizer do embate entre Bruaca e Tenório? Isabel expôs a fúria da matriarca com o olhar, enquanto a então esposa do grileiro apontava a arma para seu algoz. 

Em meio a tantas repetições de elenco, é um grande feito a escolha de um nome pouco conhecido para um papel assim. Vale lembrar que Debora Bloch foi a escalação inicial para Maria Bruaca, mas a talentosa atriz acabou não conseguindo conciliar as gravações com outros compromissos assumidos anteriormente. Com certeza brilharia. Mas que bom que a sua recusa resultou na escalação de Isabel. Com uma vasta carreira no teatro (são mais de 20 peças no currículo), a intérprete teve poucas oportunidades na televisão. Apenas breves participações. Sua primeira grande chance foi na controversa "Amor de Mãe", em 2019, onde viveu Janice, amiga de Thelma (Adriana Esteves) que acabou assassinada pela vilã. Também esteve na série "Desalma", em 2020. Mas é como Maria Bruaca que se consagra com o grande público. 

"Pantanal" tem feito jus ao sucesso e um dos grandes acertos do remake é a escolha de Isabel Teixeira para viver o papel que foi tão bem defendido por Angela Leal em 1990. Até os trejeitos da personagem e sua entonação na voz estão semelhantes. Uma atriz incrível honrando o legado de sua colega. 

17 comentários:

Anônimo disse...

Sempre agrega a uma emissora investir em rostos pouco conhecidos não apenas por conta do talento, mas também para descansar a imagem de veteranos que emendam ou não uma obra seguida de outra. Isabel Teixeira honra a oportunidade de dar vida a uma personagem rica em nuances, não devendo em nada ao desempenho de Angela Leal na novela da Rede Manchete exibida em 1990.

Guilherme

Anônimo disse...

ELA ESTÁ MAGISTRAL.

Anônimo disse...

Com o todo perdão de Ângela Leal que também foi incrível em 1990, mas eu tenho a sensação que a personagem casou melhor com Isabel Teixeira nesse remake. Juro que tenho preferido a versão da atual atriz. Acho ela muito entregue e verdadeira. Tem uma atuação mais forte e intensa que a sua antecessora. Ela incorporou esse papel de forma visceral. Espetacular o seu desempenho. Um indiscutível show diário nas noites de horário nobre da grande emissora desse país. Que seja apenas o começo. Ela merece voar ainda mais alto no mundo das artes.

MARILENE disse...

Vi muitos pedacinhos da novela e concordo com você, Sérgio. Ela está magnífica na trama. Uma atuação que merece aplausos. Abraço.

Lulu on the sky disse...

Ela se entregou de corpo e alma ao personagem e está tão maravilhosa quanto a Ângela Vieira na primeira versão.
big beijos

Adriana Helena disse...

A melhor atriz e que abraçou com categoria esse papel!
É simplesmente maravilhosa e me encanta a cada cena, a cada atuação!!
Dobradinha sensacional com o Murilo Benício que está um carrasco terrível e que nos faz ter tanta "reiva" dele..rsrs
Isso é sinal de que a atuação está brilhante!!
Excelente texto Sérgio!!
Tenha uma linda semana!

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma excelente revisão.
Abraços e brisas suaves

Outsiders disse...

Ela tá dando um show em Pantanal

Sérgio Santos disse...

Sempre, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Está, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ela está incrível meesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Deemais, Marilene.

Sérgio Santos disse...

Está, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Adorei seu comentário, Dri!!!!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

Está, Outsiders.

Anônimo disse...

A Isabel tem a característica de atrizes de teatro, ser visceral nos personagens. Ela deu a Maria sua característica, seu jeito de cativar o público e não deu outra, todo mundo se rendeu a personagem e ao brilhantismo da Isabel. Ela caiu perfeitamente no papel, hoje não consigo imaginar outra atriz fazendo a Maria