quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Jayme Matarazzo e Debora Ozório encantam com o romance de Tenório e Olívia em "Além da Ilusão"

 A atual novela das seis está em plena reta final e uma das qualidades da história de Alessandra Poggi é a boa seleção de pares românticos. "Além da Ilusão" reúne todos os clichês de um folhetim de época, incluindo romances açucarados, típicos da faixa das 18h. A autora tem apostado em bons casais para despertar a torcida dos telespectadores. Um dos mais atrativos tem sido o par formado por Olívia (Debora Ozorio) e Tenório (Jayme Matarazzo). 


O mote do casal é um dos maiores clichês da teledramaturgia: a moça que se apaixona por um padre. A trama mais emblemática até hoje foi a protagonizada por padre Pedro (Nicola Siri) e Estela (Lavínia Vlasak) em "Mulheres Apaixonadas", exibida em 2003. O sucesso de Manoel Carlos caiu na boca do povo e um dos maiores êxitos era o amor que a 'senhorita Estela' sentia pelo padre. A música tema até hoje é lembrada (a canção italiana "Imbranato", cantada por Tiziano Ferro). O final feliz só aconteceu na última semana da produção, após muita insistência da ricaça e várias tentações passadas por Pedro. 

A história atual não teve tanta enrolação. A autora se preocupou em desenvolver o vínculo criado entre os personagens através de pensamentos em comum e atitudes solidárias que os uniam. Olívia logo se apaixonou pelo padre, mas Tenório demorou para perceber as reais intenções da então amiga. Até que levou um choque com a confissão da personagem em uma cena emocionante.

A partir daquele momento, o padre nunca mais teve paz. Isso porque constatou que também estava apaixonado e tinha atração por ela. Olívia tentou se afastar de sua paixão impossível, mas ele sempre se reaproximava. Até que o primeiro beijo aconteceu durante a exibição de um filme em um cinema criado para a população carente da cidade. 

O primeiro beijo provocou uma crise existencial no padre. Para culminar, o personagem contraiu malária e ficou sob os cuidados de Olívia. Não demorou para um novo beijo acontecer. E desta vez com uma iniciativa dele, durante um delírio febril. Recuperado da enfermidade, mas abalado com suas convicções, pouco tempo depois, Tenório resolveu sair da cidade. Acabou tendo uma conversa com um amigo padre mais experiente, interpretado pelo ótimo Jayme Leibovitch, e concluiu que não poderia mais negar seu amor. Voltou sem a batina e iniciou um namoro com sua amada. 

A cena mais bonita protagonizada pelo par até então foi quando Tenório surgiu sem a batina e Olívia o abraçou emocionada, até beijá-lo, mas, pela primeira vez, sem qualquer receio de infringir algum mandamento de Deus. Foi uma sequência que evidenciou a química vista desde o início entre Debora Ozório e Jayme Matarazzo. Nem precisou de texto. Os atores e a boa direção da equipe de Luiz Henrique Rios foram o bastante para o encantamento daquele tão esperado momento. 

Uma pena que o romance tenha perdido relevância quando os dois se uniram. Por um longo tempo a relação dos personagens ficou em segundo plano. Mal tinham cenas juntos. Recentemente, no entanto, o casal vem passando por várias provações. Algumas até forçadas, como por exemplo a prisão de Tenório. Que ser humano minimamente inteligente assinaria um panfleto considerado subversivo em plena ditadura? Pois o ex-padre assinou e acabou na cadeia. A situação soou ridícula. Mas não foi o bastante. Olívia organizou uma manifestação para exigir a liberdade de seu amado e contra a arbitrariedade da polícia, mas acabou levando um tiro na barriga. Não morreu, mas perdeu o útero. A pergunta é: por qual razão? Não havia qualquer necessidade de algo assim para a narrativa. O tiro rendeu ótimas cenas dramáticas, mas a garota perder o direito de ser mãe biológica é um excesso de tragédia que causa uma péssima impressão. Isso porque parece que os dois estão sendo punidos por conta do ex-padre ter largado a batina. Será que é a intenção da autora? 

A atriz estreou na televisão em 2016, na novela "Totalmente Demais", quando interpretou Gilda (Leona Cavalli) na adolescência. Eram breves cenas de flashback, mas Debora já tinha mostrado talento. Fez uma breve participação em "O Rico e Lázaro" na Record, em 2017, vivendo Nitócris jovem, e voltou para a Globo em 2018 novamente para viver outra personagem na juventude: Alzira (Deborah Evelyn). Após ter participado de três produções durante poucos capítulos, teve a oportunidade de estar em um folhetim inteiro em "Espelho da Vida", exibida em 2019. Foi na história de Elizabeth Jhin que a intérprete teve sua maior chance. E se destacou na pele da deslumbrada Paty, uma patricinha mimada e debochada. Na série "Filhas de Eva", exibida pela Globoplay e atualmente na Globo, expôs uma faceta ainda desconhecida e se destacou como Dora, uma ativista determinada. Já Jayme estreou na tevê em 2009, na minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração", e participou de várias novelas, entre elas vários sucessos como "Cordel Encantado" (2011), "Cheias de Charme" (2012), "Sangue Bom" (2013) e "Sete Vidas" (2015). 

"Além da Ilusão" está a poucas semanas do fim e a relação entre Olívia e Tenório foi um dos acertos da produção. Sempre bom ver dois talentos com tanta química em cena. Debora Ozório e Jayme Matarazzo transformaram o casal em um dos mais bonitos da novela das seis. A ponto de parecerem até os mocinhos da história. 

43 comentários:

Chaconerrilla disse...

Torci tanto para você escrever sobre eles. Não me conformo que a autora apagou os dois para dar palco para cenas repetitivas como as cenas envolvendo o trio protagonista, aquelas que Davi conversa com Augusta sobre Joaquim ser um homem perigoso ou até as cenas de Julinha fazendo besteira em todos os núcleos. Eles tinham uma história tão bonita e com tanto potencial. Fico triste por não ter tido a oportunidade de vê-los por mais tempo na minha tv. Ainda bem que as cenas dos dois, mesmo que poucos, fazem tudo valer a pena. Como diria o poema musicado que escrevi para os dois "No final da rua, o amor espera // Sorrindo, de braços abertos // O amor diz sem palavras // Que, às vezes, demora // Mas chega, de repente // A qualquer hora // O amor está nos detalhes // É companheiro, cúmplice, é amigo // É abraço que se torna abrigo // O amor está nos momentos // É o gesto, o olhar, o sorriso // É tudo aquilo que, de fato, preciso.

Chaconerrilla disse...

Comentando novamente, porque eles são preciosos demais. Espero que a cena do casamento dos dois seja linda e que o pós seja ainda melhor. Não me contentarei com cenas curtas e sem emoção. Eles merecem um casamento digno de contos de fadas e uma recepção cheia de mimos. Aiai, acho que estou obcecada por esses dois. ahhh!

Anônimo disse...

Apesar das situações absurdas criadas por Alessandra Poggi para o par romântico formado por Olívia (Débora Ozório) e Tenório (Jayme Matarazzo) não perder a relevância em "Além Da Ilusão", os dois despertam torcida e merecem, ao lado de Violeta (Malu Galli) e Eugênio (Marcello Novaes), Heloísa (Paloma Duarte) e Leônidas (Eriberto Leão), figurar na retrospectiva deste blog na categoria dos melhores casais do ano. Não se sintam ofendidos, Isadora (Larissa Manoela) e Davi (Rafael Vitti), risos.

Guilherme

Chaconerrilla disse...

Esqueci de dizer: muito obrigada por ter retuitado meu poema musicado que escrevi para Tenóvia. PArece que o Jayme e a Débora viram. Muito, muito, muito obgd mesmo!

Anônimo disse...

Na minha opinião, Tenório e Olívia formam o melhor casal dessa novela. Eles são muito mais que namorados, são amigos, são cúmplices. É uma pena que a autora tenha sumido com os dois depois que ficaram juntos. Aliás, as tramas paralelas são muito melhores que a principal.

Anônimo disse...

Sérgio, que casal encantador! Os atores estão brilhando e tem uma baita química. Que venha o casamento desses lindos!!!!

Anônimo disse...

Que bom vê-los aqui! O casal merece demais esse reconhecimento. Além de serem o melhor casal, eles têm ótimas tramas solos. Quer dizer, Tenório mais agora, né? Tomara que ainda tenhamos várias cenas dos dois antes do casamento!

Anônimo disse...

Que texto maravilhoso! Espero que Jayme e Débora vejam seu texto. O melhor casal da novela junto com Helônidas, se quer saber minha opinião.

Anônimo disse...

Preciso confessor que esperei por esse texto. Tenovia é de uma delicadeza ímpar. Fazem jus a outros cais de novela das seis!

Nina disse...

Finalmente veio aí!!!!! Eles merecem, eles merecem!!!!!! Estou ansiosíssima pelas cenas que envolvem o casamento!!!!!!

Lívia disse...

Amei o texto! Acho que o par formado pela Débora e pelo Jayme é o melhor da novela. Como disseram nos comentários acima, é muito bonito ver como a relação deles é baseada na amizade e na admiração mútua. E reforço o que foi dito acima, é triste perceber que eles perderam espaço depois que ficaram juntos. Tinha tanta coisa que a autora podia ter trabalhado. Infelizmente ela preferiu investir em coisas repetitivas.

Danielle disse...

Minha filha basicamente só assiste à novela por conta deles. Ela fica toda animadas nas cenas em que os dois aparecem.

Bianca disse...

Minha amiga me obrigou a vir comentar. Ela disse que o mundo tem que saber como tenovia é maravilhoso. kkkkkk. Apesar de achar que ela está um pouco obcecada, concordo que Tenório e Olívia formam o melhor casal da novela.

Andreza disse...

Ahhh! Que bom que eles ganharam texto! Ótimo vê-los valorizados, pelo menos aqui.

Anônimo disse...

Um casal que me esqueci de mencionar e que acredito que também pode figurar na tradicional retrospectiva do blog: Arminda (Caroline Dallarosa) e Inácio (Ricky Tavares).

Guilherme

Ana disse...

Os mocinhos morais da novela!

Izabelle disse...

Estou simplesmente encantada com esses dois!

Graciely disse...

Como sempre, ótimo texto! Um dos melhores casais dos últimos tempos.

Juliana disse...

É tão bom ver atores talentosos e com muita química darem vida a uma história de amor tão bonita!

Vitória disse...

Amo, amo, amo! Sentirei saudade deles!

Gisele disse...

Parabéns pelo texto! Sempre muito bem escrito. Tenório e Olívia vão fazer falta na minha televisão. Ainda bem que tem o gshow para reviver esta história de amor!

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Disse tudo, Guilhermee.

Sérgio Santos disse...

De nada, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Eu tb amo eles, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pena quee o casamento foi tão curto, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Não tivemos, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Eles viram, anonimo. Fiquei feliz.

Sérgio Santos disse...

Honrado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Triste que foram cenas rapidas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeeu, Nina!

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, Livia...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Andreza.

Sérgio Santos disse...

Estarão com certeza, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Amo, Ana.

Sérgio Santos disse...

Que legal, Danielle!

Sérgio Santos disse...

Que bom que veio, Bianca. hahahaha

Sérgio Santos disse...

Idem, Izabelle.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Graciely.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Juliana.

Sérgio Santos disse...

Idem, Vitória.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Gisele.

Anônimo disse...

Tô muito chateada e decepcionada com o descaso da autora para com Tenóvia. Eles mereciam mais. Foram os únicos que não tiveram desfecho narrado.

Chaconerrilla