sábado, 20 de agosto de 2022

Cláudia Jimenez sabia divertir sem esforço

 Com problemas no coração há 13 anos, Cláudia Jimenez faleceu aos 63 anos, na manhã deste sábado, no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, por insuficiência cardíaca. A querida atriz era uma das melhores humoristas do país e marcou a memória do público com personagens que jamais serão esquecidas. 


"Nos últimos anos, a atriz passou por três cirurgias no coração, que ficou enfraquecido por conta de uma radioterapia para tratar de um câncer no tórax, diagnosticado em 1986. Em 2009, Cláudia infartou e colocou cinco pontes de safena. Em 2012, passou por uma cirurgia de substituição da válvula aórtica e precisou botar quatro stents ---- pequenos tubos que são inseridos no interior das artérias para facilitar a circulação sanguínea. Já em 2014, sofreu uma parada cardíaca e precisou ser operada para colocar um marca-passo. Após a cirurgia, teve pericardite, a inflamação da membrana que envolve o coração". (trecho de uma matéria de O Globo)

Os constantes problemas de saúde acabaram afastando Cláudia da televisão. Sua última novela na Globo foi "Haja Coração", de 2016, onde viveu Lucrécia Abdalla. Ainda assim não tinha tantas cenas par não ser muito exigida. Já sua última aparição na emissora foi no especial "Infratores", dentro do "Fantástico", em 2018. E foram mais de 40 anos no canal que a lançou para o mundo. Sua estreia foi em uma participação no seriado "Malu Mulher", em 1979. Depois fez várias personagens pequenas em "Os Trapalhões" (entre 1980 e 1983). Foi convidada apenas para a abertura de "Viva o Gordo" em 1981, mas não demorou para ser contratada para o elenco do humorístico protagonizado por Jô Soares. 

Em 1982 entrou para o "Chico Anysio Show", onde viveu personagens como Cacilda, Pureza e Enfermeira Alda. Ou seja, na década de 80 esteve em todos os principais programas de humor da Globo. Mas a parceria com Chico mudou sua vida. O humorista apostou nela e em 1990 a colocou na "Escolinha do Professor Raimundo, onde ficou por três anos e fez um baita sucesso na pele da atirada Dona Cacilda, personagem que já tinha vivido no humorístico anterior de Anysio. A própria Cláudia declarou em várias entrevistas que foi graças a essa personagem que comprou seu primeiro apartamento. 

Mas a profissional ainda não imaginava que um sucesso ainda maior estava por vir. Em 1996, estreou um dos mais memoráveis programas de humor da Globo: o "Sai de Baixo". E Cláudia fez parte do elenco que iniciou o projeto. A empregada Edileuza virou o maior destaque da turma do Arouche. O timing de comédia perfeito da atriz fez da personagem um marco. E sua dobradinha com Miguel Falabella era impagável. Amigos de longa data, os dois sempre improvisavam em cena e não conseguiam segurar o riso. A atriz também se divertia muito ao lado de Aracy Balabanian e Tom Cavalcante. Porém, desavenças com os roteiristas a fizeram sair do programa um ano depois. O curioso é que a sitcom ficou no ar entre 1996 e 2002, ou seja, seis anos. E Cláudia só participou do primeiro ano. Mas ainda assim virou uma das figuras mais lembradas da atração, o que só comprova o seu talento e como o papel entrou para a história. Sabia divertir sem esforço.

A querida artista também participou de outros humorísticos, como o "Chico Total" (1997) e o "Zorra Total" (entre 1999 e 2001). Mas muitas novelas também contaram com sua luxuosa participação. A sua melhor personagem em folhetins foi a empregada Bina, em "Torre de Babel", de 1998. A atriz fez uma ótima dobradinha com Adriana Esteves (Sandrinha) e divertiu ao lado de Eliane Costa, intérprete da calada Luzineide. Outro papel de importância m sua carreira foi Custódia, de "Sete Pecados", exibida em 2007. Foram muitas ótimas cenas na trama de Walcyr Carrasco. Em vários momentos, a atrapalhada anja parecia a protagonista. Já o amigo Miguel Falabella sempre a escalava para suas novelas e séries. O autor a colocou no elenco de "Negócio da China" (2008), "A Vida Alheia" (2010); "Aquele Beijo" (2011) e "Sexo e as Negas" (2014). Ainda esteve em "América" (2005), de Glória Perez, e em um episódio do seriado "As Brasileiras" (2012). Fez seis peças de teatro ---- incluindo o sucesso "Como Encher um Biquíni Selvagem (1993), escrito por Falabella especialmente para ela, após um pedido da amiga para mostrar que não sabia fazer apenas comédia ---- e oito filmes.

Cláudia Jimenez partiu cedo demais, após muitos anos de luta. A notícia de sua morte é mais um baque no meio artístico, que perdeu Jô Soares há menos de três semanas. Em uma recente entrevista ao "Fantástico", em homenagem a Jô, Tatá Werneck disse que o humor ultimamente a deixava muito mais triste que alegre desde a morte de Paulo Gustavo. Ela tem razão. 

17 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Estamos perdendo todas as nossas referências.

chica disse...

Mais uma triste perda. O Brasil que anda precisando tanto de bom humor está perdendo muito... abração,chica

Outsiders disse...

Muito linda e de sorriso cativante! Sou muito fã dela! P/ mim sempre será a dona Cacillllllda, a Edileuza e eterna Bina Colombo também. Ela arrazava na TV, no teatro e no cinema!

PS: e ai você ta montando um casting? Não importa beleza; apenas personalidade e conseguir dar vida a um personagem. Claudia como atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira, ela está dentro!

Anônimo disse...

Cláudia Jimenez nos deixa, mas seus carismáticos personagens ficarão eternamente na lembrança dos admiradores das artes cênicas. Que descanse em paz.

Guilherme

Adriana Helena disse...

Sim Sérgio, a Tatá tem toda razão...
Desde a partida de Paulo Gustavo tudo está tão triste ( eu mesma não consigo mais assistir um episódio de Vai Que Cola que fico triste ao lembrar dele)
Depois o Jó Soares e agora a guerreira Cláudia que lutou tanto!! Nossa, o Brasil está ficando demasiadamente triste... :(
Grata pela linda homenagem Sérgio, a Cláudia merece!
Beijos!

Marly disse...

Sim, a Cláudia realmente era talentosa e por isso mesmo obteve o merecido reconhecimento. Ficamos triste com o passamento dela.

Anônimo disse...

a Cláudia também dublou a Ellie das duas primeiras sequências de A Era do Gelo de 2006 e 2009 dirigidas pelo Carlos Saldanha sendo a única dublagem dela na dublagem brasileira. ela iria voltar dublar ela no quarto filme, visto no trailer dele mas por causa da cirurgia de risco dela em 2012 no mesmo ano do lançamento do filme foi substituída pela Carla Pompilio, que já substituído a Cláudia no especial de natal desde então. que o legado dela não seja esquecido e sua homenagem que você fez à Cláudia ficou muito bonita, Sérgio

Jovem Jornalista disse...

Ninguém esperava por isso. Uma pena...

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Todas, Andressa...

Sérgio Santos disse...

Mais uma, Chica.

Sérgio Santos disse...

Tambem era fã, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Gui.

Sérgio Santos disse...

Uma perda atrás da outra, Dri.

Sérgio Santos disse...

Estamos, Marly!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo. E boaa lembrança a sua.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Emerson.

Ross J disse...

After reading throungh your context ,This has to be one of the best  blog I have  come across in a while.
The delivery is almost similar to the Bank to bank transfer  
we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content