segunda-feira, 22 de agosto de 2022

"Mar do Sertão": o que esperar da nova novela das seis?

 Após muitos anos na equipe de colaboradores de várias novelas, Mário Teixeira estreou como autor solo em "Liberdade, Liberdade", folhetim das 23h, exibido em 2016. Na verdade foi uma estreia turbulenta porque foi chamado às pressas para assumir e modificar a sinopse de Márcia Prates, desligada do projeto. Dois anos depois, em 2018, foi para a faixa das sete e escreveu "O Tempo Não Para", uma deliciosa trama que teve um ótimo início, mas se perdeu totalmente ao longo dos meses. Em 2021, o escritor escreveu a primorosa minissérie "Passaporte Para Liberdade". Agora inicia um novo desafio em um novo horário: "Mar do Sertão", a nova novela das seis, que estreou nesta segunda-feira (22/08). 


Em um Brasil onde o sol nasce com toda sua intensidade a cada dia está a pequena Canta Pedra, cidade fictícia da história. Um lugar que, segundo contam, já foi mar e virou sertão. É nesse ambiente que a fábula contemporânea se passa, em um pedaço que é físico, mas que também é parte essencial da personalidade de cada uma das figuras que compõem o enredo. Na obra criada e escrita por Mario Teixeira, com direção artística de Allan Fiterman, ocorre o desenrolar do triângulo amoroso vivido por Candoca (Isadora Cruz), seu grande amor Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes). Também estará em foco o poder dos coronéis da região, principalmente, se nas mãos deles estiver o bem mais precioso da região: a água. 

Outros personagens têm importância na trama, como o padre que promove a bondade e a fé na pacata Canta Pedra, além do prefeito e do delegado que pouco ligam para o povo da cidade. A história tem como pano de fundo um sertão colorido e solar ---- sem esquecer de suas mazelas, mostradas na incansável luta da sua protagonista por justiça e igualdade ----, que leva ao encontro da beleza exuberante do nordeste brasileiro.

O autor tem a intenção de mostrar o sertão que existe, mas utiliza a liberdade poética para apreseentá-lo de forma metafórica. As chamadas já deixavam claro o objetivo do escritor e muitos telespectadores compararam nas redes sociais a novela com o sucesso "Cordel Encantado", exibido em 2011.

No início da trama, Candoca e Zé Paulino estão noivos. E o público noveleiro já está acostumado com o clichê: mocinhos que começam já com uma boa relação encaram alguma desgraça logo no início do enredo. A ansiedade do casal é grande, já que em breve, vão, finalmente, realizar o sonho de casar. O problema é que coronel Tertúlio (José de Abreu) ---- dono da Fazenda Palmeiral ---- dá ordem para que Zé Paulino leve um cavalo até uma outra cidade justamente na data em que a cerimônia está marcada. Enquanto isso, Tertulinho retorna a Canta Pedra depois de uma longa temporada na capital. Ao reencontrar Candoca, o encantamento dele é imediato. É aí que o destino vai agir. O coronel Tertúlio avisa que o filho deve acompanhar Zé Paulino, mas uma forte chuva durante a viagem provoca um acidente: Tertulinho consegue se salvar, enquanto Zé Paulino é dado como morto. Quando dez anos se passam e Zé Paulino retorna mais vivo do que nunca a Canta Pedra, a vida de todos os moradores da pacata cidade será afetada, principalmente a de Candoca. Os dois ficarão entre o dilema de viver o que sentem ou deixar que a mágoa fale mais alto. Zé Paulino ainda está tomado pela vontade de fazer justiça e mudar a configuração de poder da região. 

Quem também terá o destino transformado pela volta de Zé Paulino é Timbó (Enrique Diaz). Sobrevivente da seca e da vida agreste que o povo da região está condenado há gerações, ele enfrenta todas as dificuldades levando a vida com bom humor, criatividade e um pouco de malandragem. Até que o retorno do amigo que ele acreditava estar morto ---- e uma dose de sorte ---- muda esse cenário. A história ainda tem uma grande vilã vivida pela grande Debora Bloch. Deodora é uma fazendeira ambiciosa e cúmplice do filho, Tertulinho. Está sempre disposta em agir pelos seus interesses, sem se preocupar com terceiros. É uma figura que tem tudo para tomar conta da trama. 

As gravações de várias cenas foram feitas no interior do nordeste. Entre o final de maio e início de junho, durante duas semanas, um grupo de aproximadamente 60 profissionais esteve em Pernambuco e Alagoas para cumprir um plano de filmagens, lideradas pelo diretor artístico Alla Fiterman e pelo diretor geral Pedro Brenelli. Cenas com parte do elenco foram gravadas ali. A jornada teve início pelo Vale do Catimbau, em Pernambuco. Localizado entre o Agreste e o Sertão pernambucano, é o segundo parque arqueológico do Brasil. Os trabalhos seguiram em Piranhas, Alagoas, onde foram gravadas cenas que mostram o Rio São Francisco. Ainda foram realizadas muitas imagens de paisagens para serem usadas ao longo da novela em passagens de cena. 

A estreia teve um capítulo repleto de lindas imagens, um clima lúdico e uma mocinha ativa. Candoca está nas mãos de uma atriz ainda iniciante, mas segura.. Renato Góes já se destacou com seu carisma e na pele de um cafajeste adorável. Welder Rodrigues foi outro bom nome na pele do prefeito caricato e corrupto. E Débora Bloch tem tudo para roubar a cena como a vilã Deodora. Foi umm começo despretensioso e agradável. Vale destacar ainda a criatividade no anúncio das cenas do próximo capítulo dada por dois repentistas. Citar as sequências em versos de cordel deu um clima especial para a produção. 

"Mar do Sertão", escrita e criada por Mario Teixeira e dirigida por Allan Fiterman, também é escrita com Marcos Lazarini, Claudia Gomes e Dino Cantelli, e com colaboração de Carol Santos. A direção geral é de Pedro Brenelli com Bernardo Sá, Natália Warth e Rogério Sagui. A produção é de Silvana Feu e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Que a terceira incursão de Mário Teixeira como autor solo em uma novela siga uma trajetória correta e mantenha a boa qualidade observada no capítulo de estreia.

Guilherme

Anônimo disse...

Eu achei uma novela encantadora.

Fá menor disse...

Parece-me qie iria gostar :)

Marly disse...

Oi, Sérgio, boa noite,

Li ainda há pouco que o tema musical desta novela será a música "Sobradinho", gravada há várias décadas pela dupla Sá e Gurabira. Agora parece que haverá outro intérprete.
Eu gosto muito desta música, então a novela já ganhou pontos comigo, rsrs.

Beijão

Jovem Jornalista disse...

Uma trama simples, mas que tem tudo para agradar o público.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Tomara, Guuilherme.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Acho que sim, Fa!

Sérgio Santos disse...

Que legal, Marly!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Emerson.

Sérgio Santos disse...

É sim, Teresa.

Ross J disse...

After reading throungh your context ,This has to be one of the best  blog I have  come across in a while.
The delivery is almost similar to the Bank to bank transfer  
we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content