sábado, 13 de agosto de 2022

Homenagem a Claudio Marzo surpreende e emociona em "Pantanal"

 O remake de "Pantanal" tem sido fielmente idêntico ao original, com raríssimas alterações. Bruno Luperi evita ao máximo mexer uma vírgula sequer do texto e dos conflitos do folhetim original exibido em 1990 na TV Manchete. A atitude do neto de Bendito Ruy Barbosa muitas vezes prejudica o remake, que acaba repetindo os erros que foram exibidos há 32 anos. E as poucas novidades inseridas sempre costumam agradar. A melhor delas até agora foi exibida no capítulo deste sábado, dia 13. 

A passagem da comitiva fantasma aconteceu na obra original, mas a cena não foi exibida. Ficou apenas imaginada. Agora houve a preocupação de mostrar o momento para o público e o resultado foi um verdadeiro espetáculo fotográfico. A imagem da sombra dos boiadeiros cavalgando e contrastando com um lindo céu azulado, mais escuro e nublado, teve uma beleza ímpar. O lúdico dominou a sequência e aquele encantamento tão presente em algumas cenas de "Pantanal" se fez presente. Mas era apenas uma parte do show. 

A surpresa ficou por conta da emocionante homenagem ao Claudio Marzo, saudoso ator, falecido em 2015, que interpretou o Velho do Rio e o José Leôncio na obra de 1990. Houve um cuidadoso trabalho de edição e computação. Pegaram a imagem do veterano da última novela que contou com seu talento: "Desejo Proibido", trama de Walther Negrão, exibida em 2008, na faixa das 18h da Globo. Foi um instante breve para evitar uma artificialidade, mas o impacto foi gigante.

Que cena linda em que Osmar Prado tirou o chapéu e se curvou em um respeitoso cumprimento. Era a saudação do Velho do Rio do presente com o Velho do Rio do passado. Não precisou texto e nem trilha dramática. O instante de poucos segundos foi o bastante para a sensibilidade daquele 'encontro'.

A equipe da novela merece todos os elogios. Não só pela cena tão bem realizada, mas também pelo não vazamento da informação. É verdade que o público não costuma reclamar muito de spoiler em novela, pelo contrário, um dos maiores prazeres do noveleiro é leer os resumos dos capítulos e caçar revista de fofoca com informações dos futuros acontecimentos. Ainda mais em um remake, cuja obra original foi tão emblemática. Mas é sempre prazeroso demais ser surpreendido por alguma sequência que nenhum veículo de imprensa conseguiu divulgar. É muito raro, mas acontece. Alguns poucos momentos que surpreenderam, de fato, o telespectador na teledramaturgia foi Nina (Débora Falabella) cortando o cabelo de Carminha (Adriana Esteves), em "Avenida Brasil", de 2012, e Carolina (Drica Moraes) se suicidando em "Verdades Secretas", de 2015. 

A homenagem a Claudio Marzo no remake de "Pantanal" foi um dos maiores êxitos de Bruno Luperi até então. O que só prova que exibir tudo igualzinho ao que aconteceu na obra original não é uma boa ideia. Mudanças são sempre válidas e o autor deixa claro que sabe fazer quando quer. A cena já entrou para a lista das melhores da adaptação e reesta torcer para que outras venham. O público agradece. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Não esperava. Chorei muito.

Anônimo disse...

A homenagem a Claudio Marzo em "Pantanal" foi de fato emocionante e comprova que mudanças, quando corretamente empregadas, são bem-vindas e enriquecem as adaptações de obras consagradas, coisa que Bruno Luperi deveria fazer um pouco mais.

Guilherme

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma excelente revisão.
Beijinhos

Welton disse...

A novela atualmente é carregada nas costas pela saga da Maria Bruaca, virou a protagonista moral(Juma INSUPORTÁVEL ninguém merece, a personagem não evolui), Isabel Teixeira tá impecável, a novela morreu com as mortes de Madeleine(que poderia render ótimos plots no Pantanal) e Levi, não assisti essa sequência, vou assistir na globoplay, mas deve ter sido linda e emocionante a homenagem ao Cláudio Marzo!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? O adaptador mexeu nas características do Jove e do Tenório, o que, na minha opinião, enfraqueceu a obra.... Linda homenagem a Claudio Marzo. Merecedíssimo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Adriana Helena disse...

Sérgio, foi uma das cenas mais emocionantes de todos os tempos de uma telenovela brasileira! O Cláudio Marzo sempre foi um dos meus atores preferidos!! E vê-lo na novela encheu meu coração de alegria! Ele estava com um semblante tão doce e o Velho do Rio tirando o chapéu para ele foi de arrepiar!! INCRÍVEL!!
Adorei sua narrativa amigo!!
Tenha uma semana maravilhosa!! :)))

Sérgio Santos disse...

Eu tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Mariaa.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Welton. E vale a pena ver a cena.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Fabio!

Sérgio Santos disse...

Foi lindo demais, Dri.