quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Pioneira inúmeras vezes, Glória Maria era uma das maiores referências do jornalismo

 Nesta quinta-feira, dia 2, faleceu um dos maiores ícones do jornalismo brasileiro e uma referência de profissional. Glória Maria partiu e deixou o país de luto. A jornalista tinha sido diagnosticada com um câncer de pulmão e fez um bem-sucedido tratamento de quimioterapia. Tempos depois, ocorreu metástase no cérebro e foi necessária uma nova cirurgia. Já em meados de 2022 novas metástases ocorreram e o tratamento deixou de surtir efeito. 

Glória foi pioneira várias vezes. Na Globo desde 1970, foi a primeira jornalista a aparecer na TV (antes, os repórteres não apareciam no vídeo) e primeira aparecer e entrar ao vivo e em cores no "Jornal Nacional", em 1977. Em 2007, realizou a primeira transmissão em HD do Brasil. E também a primeira repórter negra da televisão brasileira. Serviu de referência para muitas jovens pretas que sonhavam em fazer jornalismo em uma época onde a representatividade praticamente inexistia. Aliás, seguiu na televisão por muitos anos sendo a única profissional negra com destaque, em meio a uma 'branquitute' que dominava (e ainda domina) os canais abertos e fechados. 

Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória Maria mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. Entrevistou chefes de Estado e inúmeras celebridades de prestígio internacional, como Michael Jackson, Madonna, Jon Bon Jovi, Shakira, Freddie Mercury, entre tantos mais. Também cobriu a Guerra das Malvinas, em 1982; a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista, em 1996; e a Copa do Mundo de 1998, na França.

Teve passagens pelo "Bom Dia Rio", "RJ TV" e "Jornal Hoje", mas foi no "Fantástico" que viveu o auge de sua carreira como apresentadora ao lado de Pedro Bial. O jornalista, por sinal, deu uma emocionante entrevista no "Encontro", onde disse que a amiga estava sofrendo muito nos últimos meses e não queria ser vista por ninguém. 

Vaidosa, Glória nunca quis revelar sua idade e o mistério virava uma brincadeira em qualquer entrevista que dava aos seus colegas. Aliás, a própria fazia questão de dizer que tomava até 100 comprimidos diariamente para cuidar da pele e da saúde. Nunca contou para que serviam e chegava a dizer que muitos deles nem ela sabia muito bem a função. Verdade ou não, a jornalista estava sempre linda. Sua vida pessoal era bastante discreta e foram poucos os relacionamentos que se tornaram públicos, mas fez questão de compartilhar o momento mais bonito de sua trajetória: a adoção de suas duas filhas, Maria, hoje com 15 anos, e Laura, de 14, em 2009. Por causa delas diminuiu o ritmo de trabalho para ter mais tempo em família. Afinal, amava viajar e desafiar o perigo durante suas matérias pelo mundo. 

O último trabalho de Glória na televisão foi no "Globo Repórter", onde estava desde 2010 e era apresentadora ao lado de Sandra Annenberg. Além de âncora, gravou também inúmeras matérias emblemáticas no jornalístico e algumas delas renderam memes que até hoje são lembrados, como o momento em que fumou uma erva da Jamaica e ficou fora de si, com direito a um passeio em uma montanha russa. Na Noruega, mergulhou em um fiorde gelado com temperatura de -5ºC e ainda escorregou na neve posteriormente. O amor pela profissão era tão grande que dava para sentir o seu prazer cada vez que contava em algum programa de entrevistas sobre as suas aventuras. E não tinha quem não a conhecesse. Era uma das jornalistas mais prestigiadas do Brasil. 

A partida de Glória Maria ---- que não queria que a data de nascimento estivesse em sua lápide ---- é uma gigantesca perda, tanto para o jornalismo quanto para a televisão. A admirável profissional abriu muitas portas e será sempre uma referência. Descansou no dia da orixá Iemanjá, a Rainha do Mar. Que fique em paz e junto com ela. 

21 comentários:

Marly disse...

Foi uma perda lastimável, a da Glória Maria. Ela realmente foi uma personalidade muito confiante e inspiradora. Vai deixar um legado importante no jornalismo e também na vida.

Beijão

chica disse...

Muito triste essa perda! Mulher forte, guerreira que soube bem viver!
Que descanse em PAZ! abração, chica

Outsiders disse...

Dos 193 Países no planeta, Glória Maria conheceu 163, conheceu os 5 continentes, mais dezenas de passaportes completados, incontáveis experiências, vivências, gostos, cheiros, conhecimento ímpar.
Ela escolheu viver, não apenas sobreviver.
Descobriu que o mundo é o quintal da sua casa, e que você PRECISA sair e conhecer.
Nossa infância se cala com a perca de glória maria, afinal quantos países podemos conhecer e ter vontade de visitar através das reportagens dela? Lembra quando assistíamos ao globo repórter e ao fantástico, cada vez em um país diferente, pois é!
Ela estava VIVENDO, pois o tempo corre e a vida é tão mais curta do que se imagina.
E você, está esperando o fim chegar, sobrevivendo ou vivendo?
Vai viajar! Pois chegará um dia que você será apenas uma foto num porta-retratos na sala de alguém, e anos depois, nem isso!
“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa.”
Descanse em paz, viajante do mundo!

J.P. Alexander disse...

Muy interesante, te mando un beso.

Anônimo disse...

Glória Maria escreveu uma história muito linda no jornalismo brasileiro, servindo de referência para muitos profissionais, e viveu com sabedoria. Descanse em paz, Glória, você deixa um legado respeitável.

Guilherme

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Jornal Nacional ganhou uma edição histórica com a cobertura da morte de Gloria Maria. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Juvenal Nunes disse...

Paz à sua alma.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Anônimo disse...

a morte da Glória Maria é uma grande perda não só apenas para o jornalismo brasileiro, como também para a TV Globo. que ela descanse em paz.

Maria Rodrigues disse...

Foi uma grande Mulher, que descanse em paz.
Abraços e boa semana

Jovem Jornalista disse...

Uma profissional incrível. Ela fará falta!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Muito, Marly!

Sérgio Santos disse...

Amem, Chica.

Sérgio Santos disse...

Incrivel, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Bjs, JP.

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Foi histórico, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Abraço, Juvenal.

Sérgio Santos disse...

Com certeza, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Foi, Maria!

Sérgio Santos disse...

Muita, Emerson.

José Antônio disse...

As viagens televisionadas da Glória Maria são como aulas de geografia, aonde você aprende sobre cada país mostrado. Utilidade pública ao meu ver!