terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

"BBB 23", intolerância religiosa e a importância de Tadeu Schmidt

 A vigésima terceira edição do "Big Brother Brasil" vem apresentando um jogo morno e uma audiência preocupante. São poucos os participantes que se destacam, embora a produção se esforce para provocar embates durante as dinâmicas, como o 'Jogo da Discórdia'. No entanto, as polêmicas têm dominado a temporada, o que expõe uma escalação equivocada de parte do elenco. No entanto, o apresentador e a produção têm marcado presença e tentado impedir que determinadas situações se agravem. 


Logo na primeira semana, Tadeu Schmidt teve que intervir para que a relação abusiva entre Gabriel Fop e Bruna Griphao acabasse antes que algo pior acontecesse. O participante a tratava com estupidez e chegou a dizer que 'em breve daria cotoveladas em sua boca'. Ainda que uma parcela do público tenha achado interferência demais no jogo, o jornalista fez muito bem em cortar o mal pela raiz. Até porque os erros do passado não podem mais ser repetidos, vide o traumático "BBB 17", onde Marcos Harter só foi expulso depois que agrediu Emily. 

E foi com base na correção de graves falhas do passado que houve mais uma interferência da produção ontem, dia 20. Cristian, Key e Gustavo já estavam há alguns dias praticando intolerância religiosa através de comentários preconceituosos e ignorantes sobre as rezas de Fred Nicácio.

O caso mais grave aconteceu quando Cristian insinuou que Fred ficou em pé, de frente para sua cama, à noite, e isso o deixou com muito medo. A produção ainda exibiu flashbacks de Key e Gustavo segurando um terço como uma espécie de 'defesa' contra Nicácio e, para culminar, debocharam do participante rezando na cama. E durante várias conversas disseram que estavam muito assustados. Foi vergonhoso e deprimente. 

O apresentador, então, falou sobre diversidade religiosa com todos os participantes e pediu para Fred Nicácio falar da sua religião, o Culto de Ifá: filosofia vinda dos iorubás, da região da Nigéria, que chegou ao Brasil depois do período escravagista. Fred falou que era filho de Oxum e comentou um pouco sobre os significados de sua crença, entre elas o culto à natureza como sua principal divindade. Cristian, Gustavo e Key mudaram a expressão assim que Tadeu abordou o assunto, enquanto os demais nem perceberam a razão para o debate. Mas os três identificaram na hora que o recado era direcionado a eles. O trio demonstrou preocupação com a reação de quem assiste ao programa, mas nenhum teve arrependimento porque todos garantiram que não foram preconceituosos. Key ainda reforçou sua intolerância quando afirmou que não é obrigada a aceitar ou ser 'amiguinha'.

Tadeu Schmidt deveria ter nomeado os responsáveis pela intolerância religiosa? Deveria ter sido mais duro? Bem, quanto aos detalhes cada um tem a sua opinião, mas o fato é que houve uma evolução em cima do tema. Impossível não lembrar do tenebroso "BBB 19", o pior da história do reality, que teve como vencedora uma participante que proferiu uma avalanche de falas problemáticas, entre elas preconceito religioso e racial. Na época, Tiago Leifert, o então apresentador, além de ter ignorado totalmente os absurdos que eram ditos por ela ao longo da temporada, fez questão de enaltecê-la com um discurso de vitória revoltante que muitos não esquecem até hoje: "Teve a audácia de ser imperfeita e a ousadia de ser real". Algo que já era absurdo há quatro anos, mas que hoje em dia seria intolerável. A eliminação do Cristian nesta terça (21), com 48,32%, provou que o público também vem se dando conta do que é ou não aceitável. Ainda que a pequena diferença para Ricardo (que teve 40,39%) exponha que uma parcela significativa das pessoas não se importa e até concorda com o que foi dito, o que não deixa de ser preocupante.

Porém, é um alívio que Leifert esteja fora da apresentação do "Big Brother Brasil" e Tadeu Schmidt tenha entrado em seu lugar. O "BBB 23" anda deixando muito a desejar em vários aspectos, mas tem um ótimo apresentador. Vale citar ainda outra interferência recente do jornalista a respeito das brincadeiras dos participantes durante o pós-festa que já quase resultaram em agressões. Reality show não é escola para ensinar nada a ninguém, mas é sempre bom quando há um apresentador que não se omite diante de situações que ultrapassam os limites do jogo. 

12 comentários:

Pedrita disse...

bom, acho que os discursos são feitos em equipe e com o jurídico, já q nas duas intervenções foram cometidos crimes. se a globo se silencia como fazia anteriormente, pode ser acionada judicialmente por ser cúmplice. quem é advogado deve saber explicar melhor. q bom q os tempos mudaram e a tv aberta se silencia menos. o q mais me assusta é q cristian continuou dizendo q não era intolerância e sim a intenção. q bom q saiu. sim, key disse q respeita, mas não quer ficar perto. e ela por ser jogadora, sempre foi orientada a respeitar as diferenças e culturas dos oponentes. o preconceito e intolerância dela é tão grande q ela vai contra o q sabe e contra a lei. importante postagem. beijos, pedrita

Anônimo disse...

ESSA EDIÇÃO TÁ MUITO RUIM E COM GENTE PIOR.

Anônimo disse...

Essa edição infelizmente tá destinada ao flop. Tá sendo muito frustrante acompanhar a perseguição de Fred por parte dos próprios “aliados”. Não tem Domitila o suficiente que consiga oferecer um alívio cômico pra essa situação.

Marly disse...

Olha, vou ser sincera, eu me surpreendo com muitas atitudes que tenho testemunhado, nesses últimos tempos. E não só no BBB, mas em muitos lugares. É como se as pessoas já não recebessem, da família, da escola, ou seja de onde for, as orientações básicas, para um convívio minimamente respeitoso, com os demais indivíduos.
Penso que vai chegar o momento em que os escolhidos para participar de um reality desse, deverão passar por um cursinho, rsrs.
E isso é arriscado, pois pode inibir comportamentos espontâneos, que é o que dá 'sabor'a essas interações.

Beijo e - desde já - bom fim de semana

Fá menor disse...

Um espelho das sociedades.

Bom fim-de-semana!

Sérgio Santos disse...

Exato, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Nao ta grandes coisas mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Isso lá é verdade, Marly...

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fá.

Anônimo disse...

Tá ruim demais esse bbb