quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Os melhores de 2022 eleitos pela "APCA"

 A "Associação Paulista de Críticos de Arte" premiou, em assembleia realizada nesta segunda-feira, dia 6, os melhores de 2022 em dez áreas, entre elas a de Televisão. E os melhores da TV foram divididos em sete categorias: Novela, Ator, Atriz, Série Drama, Série Comédia, Série Documental/Documentário e Variedades. Todos os finalistas foram merecidos, assim como os vencedores. 


"Pantanal" venceu como Melhor Novela e não há o que discutir a respeito da qualidade do remake de um dos maiores sucessos de Benedito Ruy Barbosa. Apesar do neto Bruno Luperi ter copiado e colado praticamente todo o texto e conflitos, com raríssimas alterações, o que deixou o enredo anacrônico, a obra teve um capricho de encher os olhos e um elenco estelar. A ótima repercussão nas redes sociais refletiram a melhora nos índices de audiência da faixa nobre, hoje derrubados com a fraca "Travessia". A produção concorreu com "Além da Ilusão", "Um Lugar ao Sol" e "Mar do Sertão", as três também da líder, e "Todas as Flores", do Globoplay. 

Osmar Prado ganhou como Melhor Ator e mereceu por conta de sua atuação magistral como Velho do Rio no remake de "Pantanal". Mas os críticos poderiam ter premiado Antônio Calloni pelo show na pele do esquizofrênico Matias, de "Além da Ilusão", que também estava concorrendo.

Como Osmar levou o troféu de Melhor Ator Coadjuvante no "Melhores do Ano", seria uma compensação para Calloni. Os demais concorrentes foram Murilo Benício e Marcos Palmeira (ambos por "Pantanal") e Daniel de Oliveira, que esteve em "IndependênciaS", série da TV Cultura. 


Isabel Teixeira venceu na categoria Melhor Atriz e sua Maria Bruaca foi um dos maiores êxitos de "Pantanal". Não é por acaso que ganhou um novo 'status' na Globo a ponto de ser requisitada para novas produções. A intérprete pegou vários trejeitos que a colega, Angela Leal, tinha quando interpretou a icônica personagem na obra original da Manchete em 1990. Paloma Duarte também concorria e era outra merecedora porque sua Heloísa tinha uma intensa carga dramática em "Além da Ilusão". As outras que disputaram foram as talentosas Dira Paes, por "Pantanal", e Sophie Charlotte e Letícia Colin, por "Todas as Flores". 


A elogiada segunda temporada de "Manhãs de Setembro", da Amazon Prime Video, ganhou como melhor Série Drama. No entanto, o resultado foi uma surpresa porque uma das concorrentes era a última temporada da primorosa "Sob Pressão", do Globoplay. As ótimas "Rota 66 - A Polícia que Mata" e "Rensga Hits!", ambas do Globoplay, e a segunda temporada de "Bom Dia, Verônica", da Netflix, foram as demais concorrentes. Já a vencedora de melhor Série Comédia foi a deliciosa "Encantado`s", do Globoplay. A série de Thais Pontes e Renata Andrade mereceu e foi uma grata surpresa no final do ano passado. Com um elenco composto por 90% de atores negros, a trama mistura humor e delicadeza na medida certa. As demais concorrentes foram "Cine Holiúdy", da Globo; "Eleita", da Amazon Prime Video; e as fracas "Tô de Graça" e "Vai que Cola", ambas do Multishow. 


Na categoria Série Documental/Documentário triunfou "Escola Base - um repórter enfrenta o passado", onde Valmir Salaro reviveu todos os momentos que mancharam a credibilidade da imprensa na época com um caso que até hoje é lembrado. Concorreram as igualmente elogiadas "Brasil em Constituição", do "Jornal Nacional"; "Missão Ucrânia"; da Record; "O Canto Livre de Nara Leão", do Globoplay; e "Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez", da HBO Max. E no quesito Variedades foi premiado o melhor programa de auditório da atualidade: o "Altas Horas", comandado por Serginho Groisman, na Globo. É uma atração que nunca se desgasta e até hoje é bem prestigiada. Os demais indicados foram "1001 Perguntas", da Band; "Lady Night"; do Multishow; e "Caldeirão com Mion" e Domingão com Huck"; ambos da Globo. 


A "APCA" concede o troféu anual desde 1956 e o de televisão desde 1972. 

14 comentários:

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Sergio,
Mais uma vez uma mate´ria
completa!
Grata por partilhar.
Adorei todos os
premiados,
mas o Osmar Prado
super merece mesmo!
Bjins de ótima sexta feira para
nos todos!
CatiahoAlc.

chica disse...

Parabéns aos premiados... abração, lindo fds! chica

Ane disse...

Os premiados estão de parabéns!
Beijos! Ane/De Outro Mundo 💖

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Agradeço a divulgação e li suas ponderações. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Teresa Isabel Silva disse...

Gostei de acompanhar!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Anônimo disse...

Sim, houve produções e profissionais merecidamente premiados em várias categorias desse evento da "APCA". É claro que os investimentos massivos da Globo em "Pantanal" (2022) não foram em vão, embora a "fidelidade" extrema à obra exibida pela extinta Rede Manchete em 1990 tenha sido o principal ponto fraco da novela.

Guilherme

Fá menor disse...

Ui, que bicho é esse nessa segunda foto?...

:)


Boa semana!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Catiaho.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane.

Sérgio Santos disse...

Nada, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Sucuri, Fá!