terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Enrique Diaz fez de Timbó um dos maiores acertos de "Mar do Sertão"

 A atual novela das seis da Globo, dirigida por Allan Fiterman, teve um início conturbado. O atropelo de acontecimentos atrapalhou a narrativa. Mário Teixeira confundiu correria desnecessária com ritmo ágil e privou o público de várias catarses envolvendo o trio protagonista de "Mar do Sertão". Ainda não deu para entender o objetivo de tamanha pressa. Tanto que até hoje a história anda em círculos, sem ter mais o que contar. Mas desde o primeiro capítulo o autor acertou em cheio com um personagem: Timbó, vivido por Enrique Diaz. 


O personagem conquistou o telespectador assim que surgiu em cena. O sujeito é um típico malandro de alma boa. Há claras referências a outros tipos que marcaram a dramaturgia, mas o principal é João Grilo (Matheus Nachtergaele), de "O Auto da Compadecida". Em uma das cenas iniciais, Timbó foi contratado para pintar a fachada da igreja e engatou um papo furado com um transeunte até colocá-lo para trabalhar em seu lugar. Impossível não ter lembrado do clássico de Ariano Suassuna. Já em outro momento o personagem apareceu carregando uma cruz durante uma caminhada, em uma referência ao Zé do Burro (Leonardo Villar, no cinema, e José Mayer, na televisão), do clássico "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes.

Enrique Diaz está irretocável no papel. Não é exagero afirmar que é um de seus melhores momentos na carreira. Suas cenas sempre cativam independente da situação. Embora a maioria das sequências seja cômica, há também situações delicadas que destacam o ator e emocionam quem assiste. A restrição de comida que a família do personagem tinha durante as refeições proporcionaram grandes atuações. Aliás, os colegas formam uma grande parceria e o resultado cênico é sempre proveitoso. Clarissa Pinheiro (a esposa, Teresa), Miguel Venerabile (o filho, Joca), Lucas Galvino (o filho, Mirinho) e Sara Vidal (a filha, Rosinha) estão ótimos. 

Já Xaviera acabou virando uma das melhores amigas de Timbó, o que proporciona cenas hilárias e a melhor de todas foi quando a ex-prostituta fingiu ser Nossa Senhora  da Conceição Aparecida com a ajuda do parceiro para enganar um assassino de aluguel. Enrique e Giovana Cordeiro formam uma dupla divertida. Pena que a relação que o personagem tinha com Zé Paulino (Sérgio GGuizé) tenha perdido a força ao longo da história e por conta da inverossimilhança do roteiro. O protagonista voltou milionário, depois de dez anos dado como morto, e a única coisa que fez pelo melhor amigo foi dar um emprego. Deixou Timbó e a família seguindo em condições de miséria. 

Porém, o personagem teve uma criativa virada recentemente quando descobriu petróleo em suas terras. Agora Timbó está milionário, o que vem rendendo novas situações e destacando o núcleo. O capítulo exibido nesta segunda-feira (13) foi um primor e praticamente voltado apenas para as aventuras de Timbó e família em um dia de luxo. Todas as cenas transbordaram delicadeza e sensibilidade. Impossível não ter se emocionado com a felicidade de Timbó entrando em um Shopping Center pela primeira vez e vencendo o medo da escada rolante. O choque do personagem com a beleza da esposa também merece elogios pela singeleza na troca de olhares protagonizado por Enrique e Clarissa. Já o pai se divertindo com o filho nos brinquedos transbordou alegria. Um conjunto que explorou muito bem o lado lúdico daquilo tudo.

Timbó é um dos maiores acertos de "Mar do Sertão" e o show diário de Enrique Diaz tem que ser enaltecido na novela de Mário Teixeira. 

12 comentários:

Anônimo disse...

É o melhor personagem da novela.

- R y k @ r d o - disse...

Todos os atores ( e atrizes) são bons. Apenas uns são melhores que outros.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Jovem Jornalista disse...

Um personagem marcante e inesquecível.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Marly disse...

Eu adoro assistir a obras em que o ator ou atores 'encarnam' mesmo os personagens que interpretam. Vou assistir ao trabalho desse ator. As referências a outras obras e a outros personagens também me interessam, rsrs.

Beijão

Anônimo disse...

O que Mário Teixeira erra na construção dos protagonistas, acerta na dos personagens coadjuvantes de "Mar Do Sertão". Assim como Xaviera (Giovana Cordeiro), Timbó (Enrique Diaz) também é um exemplo do que vingou na atual novela das 18h15min.

Guilherme

Anônimo disse...

A história dos coadjuvantes me prende de fato. Atuação de Enrique Diaz é um masterclass.

Chaconerrilla disse...

Minha mãe é apaixonada pelo Timbó. Por ele, por Sabá Bodó epelas crianças da novela. Ela se diverte muito com esses personagens!

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nem todos, Rykardo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Marly!

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.