sábado, 25 de fevereiro de 2023

"Vai na Fé" expõe pluralidade religiosa e honra seu título

 A novela das sete de Rosane Svartman tem feito por merecer muitos elogios e nesta sexta-feira, dia 24, exibiu um capítulo que vai ficar marcado na teledramaturgia. Após muitas cenas já exibidas da família de Sol (Sheron Menezzes) orando na igreja evangélica do bairro, outra religião serviu como pano de fundo para um momento emocionante vivido pelo mocinho Ben (Samuel de Assis). Pela primeira vez um terreiro de candomblé foi representado com profundo respeito e veracidade. 


O protagonista se envolveu no mesmo engavetamento na estrada que vitimou Carlão (Che Moais), marido de Sol, e foi a único sobrevivente. A partir de então, já recuperado, resolveu ir atrás de todas as vítimas para ajudá-las com a indenização do seguro do caminhão dirigido pelo criminoso que provocou a tragédia. Ben acabou hospedando quatro pessoas de uma família em sua casa, para o desespero da esposa, Lumiar (Carolina Dieckmann), e seguiu atrás das demais pessoas. 

O mocinho foi de moto por uma estrada de terra até chegar em uma casa e tocou a campainha. Quem lhe atendeu foi uma doce senhora. "É a casa da Dona Ana?", perguntou. "Sou eu. Mãe Ana de Oyá. Essa que acabou de tee receber é a verdadeira dona da casa: Iansã. A gente nunca se atrasa pro que é nosso, não é verdade? Pode entrar!", respondeu.

Após a delicada e breve cena, o telespectador foi presenteado com uma sequência que retratou com seriedade a cerimônia do candomblé, sem qualquer deboche ou humor duvidoso, tendo a participação de Ben como convidado. Foi um momento emocionante e inédito na teledramaturgia. 

Benjamin não escondeu o quanto aquele momento tocou seu coração e a última cena do personagem com Mãe Ana primou pela sensibilidade do texto, que também serviu para explicar o significado de algumas entidades: "Sua primeira vez num barracão de candomblé, né? Esse amalá que a gente rodou hoje foi para trazer o fogo de Xangô de volta pro axé. Faz uma semana que a gente encerrou aqui os rituais de luto pelo meu filho. Mesmo com o coração pesado, a vida precisa seguir. Xangô é o fogo da vida e é dele que a gente busca a força para seguir nosso propósito aqui na terra. A nossa única obrigação é a felicidade. Lembra dos atabaques tocando enquanto Xangô dançava? Onde você ouvir seu coração tocar daquele jeito, você pode acreditar que ali é seu lugar!". Foi lindo. Samuel de Assis e Valdineia Soriano brilharam. 

A cena foi escrita por Pedro Alvarenga, um dos colaboradores de Rosane Svartman, e dirigida por Juh Almeida, integrante da equipe de direção da novela. Um detalhe importante é que os dois são negros. A autora fez questão de elogiá-los no Twitter. O resultado ficou incrível e já entrou para a lista de grandes cenas da teledramaturgia. Vale destacar que no mesmo capítulo foi exibida outra linda cena em que Sol cantou no coral da igreja. A pluralidade, somada ao respeito por todas as religiões, está sendo abordada com maestria na novela das sete. "Vai na Fé" honra o seu título. 

26 comentários:

William O. disse...

É ISSO, SÉRGIO. EU CHOREI!

Maria Rodrigues disse...

Parece ser uma novela bem interessante.
Obrigado pela resenha.
Abraços e bom fim de semana

Marly disse...

Oi, Sérgio,

Já era mais do que tempo de trazer essa discussão à luz. É preciso despertar nas pessoas a consciência de que as diversas religiões têm que ser respeitadas.

Beijão

Anônimo disse...

Cortaram a cena, quando procuramos na Internet e no globoplay tá cortada. Uma pena

Anônimo disse...

Rosane Svartman e seus colaboradores primam pela abordagem dos mais diversos tipos de representatividade com naturalidade e respeito. As cenas citadas no texto e exibidas anteontem realmente comprovaram que não há outro título mais apropriado para a atual novela das 19h30min que "Vai Na Fé".

Guilherme

Anônimo disse...

Temos que respeitar a todos e as diversidades gostei muito da cena da novela foi perfeita

Anônimo disse...

É uma novela muito gostosa para assistir, você se envolve. Parabéns para a autora e todo elenco.

Anônimo disse...

Tem tempo que a globo, trouxe uma novela com essa pegada. Amei, Amei. Assisto todos os dias, as partes são curtas não fadiga o telespectador.

Anônimo disse...

Verdade a autora merece ganhar o troféu domingão.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Vai na Fé ressuscitou a faixa das novelas das sete.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Lulu on the sky disse...

Eu vi essa cena Sérgio e achei muito bonito o respeito e o cuidado em abordar o Candomblé. Temos que respeitar e mostrar todas as religões na TV, assim quebramos preconceitos que existem por desconhecê-las.
Big beijos
www.luluonthesky.com

Anônimo disse...

Essa novela está primorosa. E esse capítulo foi extremamente emocionante. A sensibilidade com que trataram o tema, deixou tudo mais lindo. Espero que abordem mais vezes se possível.

Ane disse...

Se é pra ir na fé, então a novela está acertando,
concordo com você. No Brasil há várias religiões,
a fé é plural! E devemos aceitar a fé alheia!

Ane/De Outro Mundo :)

Luiz disse...

Essa novela é primorosa! Esses dias, me dei conta do jogo que a Rosane faz com os nomes do Ben e do Théo: Téo remete a Deus, mas o Bem (Ben) não está, necessariamente, nesse deus, né? Uma das melhores novelas dos últimos tempos.

Sérgio Santos disse...

Foi bonito, William.

Sérgio Santos disse...

É mt boa, Maria.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Marly.

Sérgio Santos disse...

Pena, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

É isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Ane.