segunda-feira, 8 de agosto de 2022

"Rensga Hits!" daria uma deliciosa novela das sete

 A Globo exibiu na quarta-feira passada, dia 3, no "Cinema Especial", os dois primeiros episódios de "Rensga Hits!", a nova série do Globoplay. A plataforma de streaming da emissora disponibilizou mais dois episódios um dia depois (04/08). Ao todo foram quatro de um total de oito. No dia 11/08 ficarão disponíveis os episódios 5 e 6, enquanto no dia 18/08 entrarão no ar o 7 e o 8, finalizando a produção. A trama engloba o universo do sertanejo, tão em alta no Brasil. 


O título causa estranhamento por ser uma expressão conhecida apenas em Goiânia, onde é ambientada a história. 'Rensga' é uma interjeição tipicamente goiana, que sai do fundo da alma quando uma coisa impressionante acontece diante dos olhos. Pode ser um espanto, uma admiração, um susto. Você nem pensa para falar. É uma palavra que simplesmente sai direto do coração quando algo impacta, em uma demonstração de que aquilo que você acabou de ver ou ouvir realmente te afetou de alguma forma. É uma expressão natural no meio sertanejo. 

A série conta a história de Raíssa Medeiros (Alice Wegmann), uma jovem do interior que descobre que é traída pelo ex-noivo e o abandona no altar, partindo rumo ao sonho de viver da música sertaneja na grande Goiânia.

Antes de chegar à cidade, Raíssa atola o carro e, com tudo dando errado, usa seu talento musical para expressar seus sentimentos e compor o que, depois de um tempo, vem ser o maior hit do feminejo brasileiro ---- só que não na sua voz, mas, sim, na da estrela em ascensão Gláucia Figueira (Lorena Comparato). 

E é dentro de duas famosas casas de composição musical ---- a "Rensga Hits!", comandada por Marlene (Deborah Secco), e a Joia Maravilha Records, de Helena Maravilha (Fabiana Karla) ---- que se desenrolam as histórias de verdadeiras estrelas da música sertaneja na série. Mudanças de rumo, imprevistos e algumas puxadas de tapete atravessam a trajetória dos personagens, em uma divertida comédia romântica que tem o protagonismo feminino em primeiro plano e temas como sororidade, busca pelos sonhos e a força das mulheres no centro da narrativa. 

A trama é costurada por muitos hits no ritmo da 'sofrência', escritos exclusivamente para a série. E muitos realmente grudam na cabeça do telespectadores. São as chamadas músicas 'chicletes', algo parecido com o que ocorreu em "Cheias de Charme", novela das sete de sucesso exibida em 2012. Todos os hits lançados pelas empreguetes caíram na boca do povo. A série tem vários dramas da vida real e do meio musical, fazendo jus a um típico modão de viola. Aliás, lembra muito o folhetim musical mencionado e também "Rock Story", exibida entre 2016 e 2017, onde o meio da música era tema central. Ou seja, "Rensga Hits!" tinha potencial para ser uma deliciosa produção das 19h. Ainda mais levando em consideração que atualmente a Globo conta com a insossa "Cara e Coragem", que peca no enredo desinteressante e personagens sem carisma. É verdade que a série necessitaria de novos núcleos para ter fôlego de uns 150 capítulos, mas é impossível assistir sem associar ao horário das sete. Há até uma breguice no enredo que se parece com o de "Cheias de Charme". É preciso observar, ainda, as inúmeras referências a vários cantores do meio sertanejo. É possível identificar vários deles em muitos momentos. O que mais tem na história é indireta bem-humorada. 

O elenco está ótimo. Alice Wegmann foi a escolha perfeita para a protagonista Raíssa. A atriz disse em entrevistas que se inspirou em Marília Mendonça e há mesmo semelhanças. A saudosa cantora faria uma participação na trama, mas, infelizmente, não deu tempo. Lorena Comparato é outro nome que se destaca e a rivalidade das irmãs, um plot twist bem novelesco exposto logo no começo, desperta atenção. Maurício Destri também convence como Enzzo Gabriel, assim como Deborah Secco e Fabiana Karla na pele das produtoras que se odeiam. Já Alejandro Claveaux está muito bem como Deivid Carvalho, conhecido como Cafajeste, um cantor sertanejo de sucesso que tem fama de mulherengo e 'pegador', mas por trás das câmeras se relaciona com homens e se apaixona por Kevin Costa (Samuel de Assis), seu segurança ---- genial a referência ao filme "O Guarda-Costas", de 1992, com Kevin Costner e Whitney Houston. Vale mencionar ainda a volta da grande Lúcia Veríssimo como Maria Abadia, mãe de Raíssa, e Ernani Moraes como Zé Roberto, pai da protagonista. Jeniffer Dias (Thamy), Sidney Santiago (Theo), Mouhamed Harfouch (Isaías), Maíra Azevedo/Tia Má (Carol), Stella Miranda (Maria Alvina) e Guida Vianna (Maria Amália) são outros bons nomes do time. 

"Rensga Hits!" é uma série original Globoplay produzida pela Glaz Entretenimento com criação de Carolina Alckmin e Denis Nielsen, roteiros de Bia Crespo, Nathalia Cruz, Otávio Chamorro, Renata Corrêa e Victor Rodrigues, com redação final de Renata Corrêa e produção de Mayra Lucas. É uma trama despretensiosa e gostosa. Vale a pena conferir. 

10 comentários:

Anônimo disse...

"Rensga Hits!" de fato desperta interesse em todo o conjunto apresentado e daria muito certo como um folhetim da faixa das 19h30min, ao contrário de "Cara E Coragem". Mas daqui a alguns meses virá "Vai Na Fé" para nos deleitar e realmente merecer a divulgação que a Globo fez para a novela de Claudia Souto, Sérgio.

Guilherme

Anônimo disse...

Eu achei a série uma delicia.

Outsiders disse...

Clima de novela das sete, em uma produção agradável e voltada para toda a família com trilha sonora de sofrência.
Alice Wegmann carrega a série nas costas.

tô gostando. tem partes forçadinhas? sim. mas no geral tá bem legal sim. é bom ver coisas com as quais a gente se identifica. E dá pra notar que a maioria estudou bastante pra entrar nos personagens.

Deve ter uma segunda temporada.

Anônimo disse...

Eu adorei e ja vi os outros dois na Globoplay.

Ane disse...

Adoro dicas de séries!
Não conhecia esta mas fiquei com vontade de ver!

💓Um abraço!

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Eu idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Ane.