segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Ótima em "Além da Ilusão", Mariah da Penha merece personagens mais diversificados

 A atual novela das seis está a poucos capítulos do seu fim e um dos acertos foi a presença de Mariah da Penha. A atriz virou um dos destaques de "Além da Ilusão", mesmo na pele de uma personagem de pouco destaque. Manuela virou um dos melhores elementos cômicos da trama de Alessandra Poggi, dirigida por Luiz Henrique Rios. 


A empregada fofoqueira é dona das melhores tiradas da novela e diverte em todas as suas aparições, por mais curtas que sejam. Manuela é a única personagem que tem um bordão: "Comigo não tem lorota". O carisma da atriz ajuda bastante e os muitos anos que tem de teatro e televisão deram uma bagagem necessária para aproveitar o pouco tempo que tem de tela. Isso porque já foram muitas participações em novelas e séries da Globo, mas sempre com perfis terciários. E, infelizmente, quase todos sendo papeis de empregadas domésticas ou funcionária de algum lugar. 

Em "Além da Ilusão" não foi diferente, uma pena. A repetição de tipos é tão grande que a atriz pode ser vista na reprise de "A Favorita", exibida em 2008, no "Vale a Pena Ver de Novo" como faxineira de Zé Bob (Carmo Dalla Vechia). A intérprete também pode ser prestigiada no Canal Viva com a reexibição de "Alma Gêmea".

Aliás, o fenômeno de Walcyr Carrasco, exibido em 2005, foi um dos raros trabalhos em que Mariah não foi colocada como empregada. Clarice era a esposa de Abílio (Ronnie Marruda), advogado bem-sucedido, e tinha uma filha. Os três tinham uma vida de classe média em uma novela de época. Sem qualquer estereótipo. Palmas para o autor que deu um tipo diferente para a atriz, que se destacou na história e protagonizou ótimas cenas em um dos núcleos mais queridos do público: o da pensão da Divina (Neusa Maria Faro).  

"Dona Beija" (1986); "A Padroeira" (2001); "Começar de Novo" (2004); "Cobras & Lagartos" (2006); "Aquele Beijo" (2011); "Sangue Bom" (2013); "Segundo Sol" (2018) e "Amor de Mãe" (2020) foram algumas outras novelas que contaram com seu talento, além de filmes como "Tiradentes" (1987); "Tim Maia" (2014); "Chatô, o Rei do Brasil" (2015) e "Os Suburbanos - o filme" (2021). Agora vem brilhando em "Além da Ilusão". 

Mariah da Penha é uma atriz talentosa e carismática. Sua presença cênica faz diferença em qualquer produção. E já passou da hora de ganhar mais destaque na teledramaturgia. E com diversificados personagens. Chega de empregadas domésticas! 

18 comentários:

Chaconerrilla disse...

Eu amo a Manuela! Aqui em casa, a gente chama a personagem carinhosamente de Lorotinha! Especial demais!

Anônimo disse...

Ela está maravilhosa e já chega mesmo de emepregadas.

Anônimo disse...

Não apenas a Mariah da Penha, mas também a muitos outros intérpretes deveriam ser ofertados perfis mais diversificados nas obras das emissoras de TV.

Guilherme

Pedrita disse...

os personagens da vila eram incríveis, cada um tinha o seu momento e a sua história. amei mariah da penha virar celebridade da rádio. estou adorando vê-la tb em alma gêmea. ótima personagem tb. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Comigo nao tem lorota.

Anônimo disse...

Mariah é uma excelente atriz! Um presente para os telespectadores.

Anônimo disse...

Maravilhosa! Super talentosa e com toda certeza merece papéis maiores e mais animados!

Anônimo disse...

Mariah é uma excelente atriz além de ter um carísma incrível. Com toda certeza é um presente para nós telespectadores

Anônimo disse...

Mariah é maravilhosa, amo ver atriz na TV, nas novelas e séries. Queremos mais Mariah na TV...

Sérgio Santos disse...

Que legal, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Chega, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Eu idem, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Amo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Um preesente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Merece papeis maiores, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Queremos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Carisma de sobra, anonimo.