quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Retrospectiva 2021: as melhores atrizes e os melhores atores do ano

 Como já mencionado na retrospectiva anterior, ano de 2021 foi o segundo com pandemia. Após o caos mundial instaurado pelo novo coronavírus em 2020, gravações foram interrompidas e o setor audiovisual foi um dos mais afetados. As reprises viraram as protagonistas da programação. A esperança veio com a chegada da vacina e o avanço da vacinação causou um impacto positivo. Embora os protocolos ainda sejam necessários, os trabalhos vão sendo retomados pouco a pouco. A Globo conseguiu finalizar as novelas interrompidas ano passado e está com três inéditas no ar no segundo semestre. A Record conseguiu produzir uma novela dividida em várias fases ao longo do ano. Vamos então aos eleitos melhores intérpretes: 





Melhores Atrizes: 





1- Regina Casé.

A Lurdes foi o maior acerto de "Amor de Mãe". Tanto que foi a única personagem que se manteve na memória do público. Tirando a procura desesperada da mãe pelo filho Domênico, quase  ninguém lembra mais do restante do enredo. Isso é fruto do carisma da personagem e do talento da atriz, que compôs uma mãe crível e de fácil identificação. Regina despertou risos e lágrimas com grande facilidade no enredo de Manuela Dias. 


 

2- Marjorie Estiano.

Uma atriz que brilha em todo papel. E Carolina segue como uma de suas mais densas personagens. Marjorie continuou emocionando na pele da médica na quarta temporada de "Sob Pressão" e protagonizou várias cenas ótimas com Julio Andrade e Ana Flávia Cavalcanti. A temática central da fase de 2021 foi a disputa pela guarda do filho de Evandro e sua companheira teve vital importância durante todo o processo, o que valorizou a atriz. 



3- Adriane Esteves.

Elogiar a atriz virou um mais do mesmo, mas ainda assim é necessário citar seu ótimo desempenho na pele da obsessiva Thelma em "Amor de Mãe". Mesmo com o enredo que se perdeu ao longo dos meses, Adriana se manteve bem do início ao final do folhetim, quando a personagem acabou se transformando em uma vilã louca. 


4- Juliana Paiva.

A atriz viveu a única protagonista que não tinha traços cômicos em "Salve-se Quem Puder". O que foi ótimo, após tantos perfis com essa veia já interpretados tão bem por ela. E Juliana esteve perfeita como a sofredora Luna. Foram muitas cenas emocionantes na novela das sete, como o momento em que encontrou seu "anjo salvador" (Teo - Felipe Simas) e quando revelou para a mãe, Helena (Flávia Alessandra), que era a sua filha --- o momento mais impactante da trama. 


 
5- Deborah Secco.

Ela logo se destacou no início de "Salve-se Quem Puder" na pele da perua Alexia. E também teve uma deliciosa sintonia com Juliana Paiva e Vitória Strada. A personagem era uma grande caricatura e Deborah não teve como se livrar disso, mas segurou algumas cenas bastantes infantis com competência, algo difícil para uma intérprete menos experiente.




6- Vitória Strada. 

Após duas mocinhas dramáticas ("Tempo de Amar" e "Espelho da Vida"), onde deu um show de emoção em cena, a atriz teve a oportunidade de fazer rir pela primeira vez em "Salve-se Quem Puder". E conseguiu na novela das sete, mesmo diante de um perfil infantilizado pelo autor. Não era à toa o carinho que Vitória recebia do público infantil quando a novela estava no ar. Ainda teve química com seus dois colegas de cena: Thiago Fragoso e Bruno Ferrari. 


7- Alinne Moraes. 

"Um Lugar ao Sol" não está há muito tempo no ar, mas Lícia Manzo já disse a que veio e Bárbara é uma das personagens mais complexas do enredo. Embora algumas atitudes pareçam de uma vilã, a patricinha vive uma avalanche de sentimentos e tem uma relação tóxica com Christian/Renato. Alinne está irretocável em cena e sua parceria com Cauã Reymond está boa de se ver. 



8- Andreia Horta. 

A atriz é outro grande nome de "Um Lugar ao Sol" e a heroína Lara vem sendo bem conduzida por Lícia Manzo. Andreia tem feito uma dobradinha gostosa com a grande Marieta Severo, a avó Noca, e sua saga atrás de Christian sempre rende bons ganchos na novela das nove e ótimo desempenho da intérprete. 



9- Letícia Sabatella. 
"Nos Tempos do Imperador" é uma novela das seis com vários problemas visíveis, mas a escalação da atriz para interpretar Teresa Cristina foi certeira. Letícia está segura na pele da imperatriz do Brasil e consegue passar toda a passividade daquela triste mulher diante das traições do marido com habilidade. Suas cenas com Selton Mello e Mariana Ximenes sempre são merecedoras de elogios. 



10- Mariana Ximenes. 
A Condessa de Barral é um perfil ingrato. Os autores de "Nos Tempos do Imperador" quiseram diferenciá-la da Domitila de Castro, de "Novo Mundo", embora todo o contexto criado deixe as situações quase idênticas. O esforço acabou transformando a personagem em uma mulher sonsa que banca a defensora dos princípios, mas por debaixo dos panos tem um caso com o imperador do Brasil. Apesar de todos os obstáculos do roteiro, Mariana se sai bem em cena, o que não é uma surpresa. A atriz sempre convence e defende sua personagem com talento. 



11- Sophie Charlotte. 

"Passaporte Para Liberdade" estreou na penúltima semana de dezembro em um horário ingrato. Mas a minissérie escrita por Mário Teixeira e dirigida por Jayme Monjardim é de um capricho impressionante e a escalação de Sophie para viver Aracy de Carvalho, a protagonista da trama, foi precisa. A atriz está brilhante na pele de uma mulher que realmente existiu e ajudou a salvar milhares de judeus durante a Segunda Guerra. Vale a pena assistir. 


12- Gabriela Medvedovski. 

A atriz não ganhou um tipo fácil de interpretar. Pilar começou como uma mocinha irritante que vivia repetindo que seria a primeira médica do Brasil. O enredo dela parecia ser só aquilo. Mas a personagem foi ganhando boas cenas e  Gabi correspondendo. Protagoniza bons momentos ao lado de Daphne Bozaski, sua parceira de "Malhação - Viva a Diferença" e Michel Gomes. 

13- Valentina Herszage.

A atriz já tinha brilhado em sua estreia na televisão em "Pega Pega", reprisada recentemente, onde viveu a problemática e frágil Bebeth. Depois emocionou na pele de Hebe Camargo na primeira fase da série "Hebe". Agora se destaca como uma das protagonistas de "Quanto Mais Vida, Melhor!". Flávia é a personagem central mais atrativa do roteiro de Mauro Wilson e Valentina tem sabido explorar bem as dualidades daquela mulher que aparenta ser forte, mas por dentro não passa de uma menina carente de afeto. 


14- Giovanna Antonelli.

Após duas mocinhas insossas e muito mal desenvolvidas, finalmente a atriz ganhou um papel que a valoriza como merece em "Quanto Mais Vida, Melhor!". Paula Terrare é uma empresária bem-sucedida, egocêntrica, arrogante, mas humana e engraçada. Um perfil que beneficia qualquer intérprete. E ainda é inegável que a personagem tem uma energia bem parecida com a de Giovanna. A atriz tem se destacado em cena e ainda há muita água para rolar na novela das sete que acabou de começar. 











Melhores Atores: 





1- Cauã Reymond. 

O ator vive o melhor papel de sua carreira em "Um Lugar ao Sol". Vale lembrar que Cauã já viveu gêmeos na minissérie "Dois Irmãos", baseada na obra homônima de Milton Hatoum, em 2017, e ganhou merecidos elogios. Mas é na pele de Christian, gêmeo que assume o lugar do irmão Renato, que o intérprete vive seu grande momento na televisão. Não é fácil interpretar um tipo tão rico dramaticamente quanto o protagonista da história de Lícia Manzo e Cauã faz parecer até simples. Vale uma menção especial ao seu minucioso trabalho de composição para viver o problemático Renato, mesmo por tão poucos capítulos. Parecia outra pessoa, sem exagero. 


2- Juan Paiva.

Ravi é o co-protagonista de "Um Lugar ao Sol". A voz da consciência de Christian, como a própria Lícia Manzo disse recentemente no podcast do Novelíssimas. E Juan vem brilhando a cada capítulo. O ator, assim como seu parceiro Cauã, vive o melhor momento de sua carreira, ainda que esteja no início de sua jornada como ator. Grata revelação de "Totalmente Demais" (2016), Juan emociona na pele do sofrido Ravi, que apresenta um certo déficit de atenção e é apaixonado por insetos. É o perfil mais cativante da novela. 



3- Júlio Andrade.

Enquanto "Sob Pressão" estiver no ar, o ator não sairá das primeiras posições da lista. O médico Evandro é seu grande personagem e o ator ganhou cenas ainda mais fortes na quarta temporada, quando o protagonista descobriu a existência de um filho e ainda se viu obrigado a lutar por sua guarda. Foram muitas sequências de forte carga dramática brilhantemente defendidas por Julio. 



4- Felipe Simas.

O ator ganhou mais um mocinho em "Salve-se Quem Puder" e não decepcionou. Após ter brilhado na pele do íntegro Jonatas, em "Totalmente Demais" (reprisada em 2020), Felipe virou um dos pontos positivos da novela das sete de Daniel Ortiz. Téo era um sujeito íntegro e sua química com Juliana Paiva foi visível. O ator defendeu o personagem com talento. 


4- Thiago Fragoso. 

Alan era um tipo que o ator já estava acostumado a interpretar: o advogado de caráter e solitário. Mas mesmo diante de tantas similaridades, principalmente com o Patrick, de "O Outro Lado do Paraíso", o intérprete conseguiu brilhar e diferenciar o papel. Vale destacar ainda a boa sintonia com Vitória Strada em "Salve-se Quem Puder". 


5- Bruno Ferrari. 

O ator esteve muito bem na pele do carismático Rafael em "Salve-se Quem Puder". Ironicamente, o personagem tinha um TOC de limpeza e vivia andando de máscara. Sem querer, o autor criou um tipo perfeito para uma época de pandemia. Seria interessante ver Rafael reagindo ao caos que o mundo vive. Mas a novela não abordou a pandemia na retomada das gravações. Independente disso, Bruno mereceu elogios e teve uma química bonita com Vitória Strada. 


6- Irandhir Santos. 

Figura rara na televisão, o ator sempre rouba a cena quando aparece. Não foi diferente em "Amor de Mãe". Irandhir esteve irretocável na pele do empresário Álvaro. O vilão era caricato e maniqueísta, mas mesmo assim o intérprete dominou o papel e convenceu em todas as cenas. É um privilégio a produção que pode contar com seu talento e "Pantanal" será uma em 2022. 


7- Alexandre Nero. 

Tonico Rocha é um vilão que mescla momentos cômicos com instantes de pura crueldade. E Alexandre Nero dominou o personagem logo que surgiu em cena. Não demorou até virar um dos maiores trunfos de "Nos Tempos do Imperador". Ainda foi possível acompanhar o show do ator na reprise de "Império", quando viveu seu auge na carreira, quando interpretou o comendador José Alfredo. 



8- Selton Mello. 

Pedro II era um sujeito passivo, amante dos livros e de pouco carisma. Ao menos é o que garante muito historiador. Portanto, a composição do ator para o protagonista de "Nos Tempos do Imperador" é adequada. O perfil não caiu nas graças do público como Dom Pedro I, de "Novo Mundo", vivido por Caio Castro, mas são tipos bem distintos. Selton merece elogios pelo seu trabalho, após 22 anos afastado das novelas. 


9- Michel Gomes. 

O ator tem uma força dramática que faz a diferença na composição de Samuel/Jorge. O mocinho tem muitas cenas difíceis e o ator corresponde em todas. Ganhou uma bela oportunidade e tem conseguido aproveitá-la com talento. 



10- Zécarlos Machado. 

O ator engrandece qualquer produção e não foi diferente em "Gênesis", novela bíblica da Record. Zécarlos se destacou como Abraão na fase protagonizada por seu personagem e protagonizou ótimas cenas ao longo de sua participação. 




11- Rodrigo Lombardi. 

O ator foi uma escalação certeira para interpretar João Guimarães Rosa em "Passaporte Para Liberdade". Além da caracterização perfeita, Rodrigo protagonizou ótimas cenas ao lado de Sophie Charlotte na minissérie escrita por Mário Teixeira e dirigida por Jayme Monjardim. 







Melhores Atrizes Coadjuvantes: 





1- Flávia Alessandra.

A atriz ganhou um bom papel em "Salve-se Quem Puder" e se destacou na pele da enigmática Helena, personagem que parecia uma quase vilã, mas que se mostrou a mais enganada da história. Suas cenas ao lado de Juliana Paiva, intérprete da filha Luna, foram grandiosas e o momento em que mãe e filha finalmente se 'reencontraram' foi a mais emocionante da história. 


2- Jéssica Ellen. 

Foi a protagonista de uma das cenas mais emocionantes da novela, quando Camila acabou baleada enquanto pendurava uma faixa alertando sobre uma escola no local durante um tiroteio. Já internada e se recuperando, a personagem fez um discurso dilacerante e a atriz se entregou. Aliás, a personagem passou por uma sucessão de desgraças em "Amor de Mãe" e todas foram lindamente interpretadas por Jéssica, que também brilhou no especial "Juntos a Magia Acontece 2". 


3- Drica Moraes. 

Sua presença em "Sob Pressão" sempre rende bons momentos. Não foi diferente na quarta temporada da melhor série produzida pela Globo. Uma de suas cenas mais marcantes foi quando Vera chorou a morte de uma enfermeira, após um incêndio que devastou o hospital. 




4- Grace Gianoukas.

A atriz deu um show na fraca "Haja Coração" e repetiu a parceria com o autor Daniel Ortiz em "Salve-se Quem Puder". E esteve ótima na pele da caipira Ermelinda, fazendo uma dupla bem entrosada com Juliana Paiva. É a típica intérprete que faz crescer qualquer papel. Vale destacar suas cenas hilárias com Babu Santana na reta final da trama. 




5- Andréa Beltrão. 

Um dos maiores trunfos de "Um Lugar ao Sol". Lícia Manzo criou uma espécie de Helena, perfil típico do Manoel Carlos, mas sem o contexto machista do autor. Rebeca é uma ex-modelo que não sabe lidar com o envelhecimento e a atriz está irretocável em cena, após 20 anos longe das novelas. Não poderia ter voltado em um folhetim melhor. Difícil imaginar a personagem sendo vivida por outra atriz. 



6- Ana Beatriz Nogueira. 

A atriz e Lícia Manzo fizeram uma parceria bem-sucedida em "A Vida da Gente", reprisada recentemente. Agora repetem o êxito em "Um Lugar ao Sol". Elenice é a típica perua de classe média alta que ama esbanjar virtudes, mas não passa de uma picareta sem qualquer escrúpulo. A personagem traz uma leve comicidade para o enredo e Ana está à vontade no papel. Basta aparecer para engrandecer a cena. 



7- Mariana Lima. 

Outra atriz de qualidade de "Um Lugar ao Sol". A escalação da trama foi feita com cuidado e tem sido um prazer ver Mariana tão bem na pele de uma competente empresária que precisa lidar com um marido que não sabe o que quer da vida. Sua parceria com Andréa Beltrão é mais um acerto da produção e suas cenas com Marco Ricca também merecem elogios. 



8- Regina Braga. 

Figura rara na televisão, a atriz está muito bem na pele da terapeuta Ana Virgínia em "Um Lugar ao Sol". A personagem esbanja sabedoria com seus pacientes, mas tem uma relação difícil com a filha, Júlia. Suas cenas com Denise Fraga, outra atriz que pouco aparece em folhetins, são grandiosas, assim como sua parceria com Gabriel Leone, intérprete do neto Felipe. 




9- Denise Fraga. 

Como é bom ver a atriz de volta aos folhetins. Júlia é uma alcóolatra que sente imensa dificuldade em colocar rédeas em sua vida e encara com timidez sua relação com o filho, Felipe. Denise entrou recentemente na trama e já tem protagonizado ótimos momentos com Gabriel Leone e Regina Braga. 



10- Daphne Bozaski.

Dolores virou a mocinha de "Nos Tempos do Imperador". Isso porque sua trama sempre foi a mais atrativa e bem desenvolvida da novela das seis. A típica menina sofredora e tímida, de baixa autoestima, que se vê obrigada a casar com um homem asqueroso, mas encontra o amor nos braços de um rapaz tão introspectivo quanto ela. Daphne encanta em cena e sua parceria com João Pedro Zappa (Nélio) é linda. 



11- Heslaine Vieira. 

Zayla é uma vilã que já deveria ter sido extinta das novelas: a que vive em função do mocinho e fazendo maldades para separá-lo da mocinha. No entanto, Heslaine é uma talentosa atriz que cumpre a função que o roteiro pede em "Nos Tempos do Imperador". E a intérprete costuma fazer ótimas cenas ao lado de Dani Ornellas e Alexandre Nero. Ao menos agora a personagem está na fase da redenção. 


12- Marieta Severo. 

Que atriz! Após ter brilhado como a debochada Fanny, em "Verdades Secretas", Marieta ganhou a doce Noca de Lícia Manzo. A avó da mocinha Lara é um tipo que rende cenas emocionantes e engraçadas, vide o golpe que deu em um velhinho que estava prestes a morrer. É um prazer ver uma profissional tão talentosa em cena no horário nobre e em um papel tão bem escrito. 


13- Guilhermina Guinle. 

Já acostumada a interpretar vilãs ---- quase sempre só a escalam para esse tipo de papel ----, Guilhermina brilhou como Dominique em "Salve-se Quem Puder". A personagem cresceu com a retomada da novela e teve boas cenas na reta final. 



14- Bruna Griphao. 

Leopoldina é a personagem mais interessante da família real de "Nos Tempos do Imperador". Sem papas na língua, a personagem é a única que não sente medo de jogar verdades na cara da família e ainda vive um romance gostoso de ser acompanhado com o príncipe Augusto (Gil Coelho). Bruna está muito bem em cena e merece elogios. 



15- Giulia Gayoso. 

Viver um perfil tão conhecido quanto a Princesa Isabel não é uma tarefa muito simples. Mas a atriz vem conseguindo driblar essas dificuldades com competência. A personagem de "Nos Tempos do Imperador" não apresenta muitos conflitos relevantes e tem como principal drama a dificuldade de engravidar, ainda assim Giulia convence em cena. 



16- Maria Clara Gueiros. 

Bom ver a atriz em um papel que a tira de sua zona de conforto. Embora esteja no núcleo cômico de "Nos Tempos do Imperador", Vitória não é um perfil engraçado. Pelo contrário, é a figura que representa um resquício de responsabilidade em meio a tantos trambiqueiros. E Maria também acertou com as 'fungadas' que a arqueóloga dá em virtude de sua constante crise alérgica. 



17- Paula Cohen. 

O núcleo de Lota nunca despertou maior atenção em "Nos Tempos do Imperador". A tentativa dos autores de repetir o sucesso de Germana e Licurgo, de "Novo Mundo", não deu certo. No entanto, Paula sempre esteve ótima na pele da ambiciosa Lota, baronesa que comprou seu título, mas não conseguiu comprar educação. 



18- Ana Baird. 

Como é bom ver uma atriz que não aparece muito na televisão tendo uma boa oportunidade em uma novela. É o que aconteceu com Ana. A atriz ganhou de Lícia Manzo a sincericida Nicole em "Um Lugar ao Sol" e vem se destacando na trama das nove. Suas cenas com Alinne Moraes sempre rendem e o perfil ainda promete bons conflitos. 



19- Débora Duarte. 

Afastada da televisão desde uma participação em "Babilônia", de 2015, a atriz teve breves aparições em "Um Lugar ao Sol", mas sempre emocionantes. Isso porque interpretou com brilhantismo Eva, mãe de Rebeca, que sofria do Mal de Alzheimer. Suas cenas com Andréa Beltrão comoveram com facilidade. 



20- Fernanda de Freitas. 

Mais uma boa atriz que vem se destacando em "Um Lugar ao Sol". Fernanda protagonizou recentemente uma cena de impacto com Alinne Moraes, quando Érica desmascarou a farsa de Bárbara. Era um dos momentos mais aguardados da trama e a atriz teve sua chance de brilhar. Também tem sintonia com José de Abreu, o Santiago, e Miguel Schmidt, que vive Luan. 



21- Renata Gaspar. 

Stephany é uma mulher que sofre violência doméstica. Um tipo que passa longe de qualquer traço de humor, o que é uma oportunidade e tanto para Renata expor sua versatilidade, após anos no humorístico "Tá no Ar". E tem conseguido. Sua cena recente, quando a irmã de Érica leva uma cotovelada do marido, foi bem forte. 



22- Dani Ornellas. 

Mãe Cândida é uma personagem que merecia ter muito mais destaque em "Nos Tempos do Imperador". Mas mesmos nas poucas cenas que tem há uma dose de emoção que comove quem assiste. Dani tem uma capacidade rara de se emocionar, o que deixa suas aparições sempre tocantes. 


23- Bel Kutner. 

A atriz está muito bem como Celestina, a dama de companhia da imperatriz Teresa Cristina em "Nos Tempos do Imperador". Na atual fase da trama, a personagem acabou pedindo para se afastar por conta de um amor, mas suas cenas com Letícia Sabatella seguem na trama e com um entrosamento das atrizes que faz toda diferença. 


24- Lara Tremouroux. 

Joy é um tipo bem controverso de "Um Lugar ao Sol". Na maior parte do tempo irrita o telespectador, mas em alguns momentos expõe fragilidades que despertam empatia no público. E Lara consegue se destacar em todas as situações. Ganhou um bom papel e tem honrado seu destaque.

 
25- Evelyn de Castro. 

Após o sucesso que fez no canal "Porta dos Fundos" e no humorístico "Tô de Graça", no Multishow, a atriz finalmente ganhou um papel fixo em uma novela. E a empregada Deusa tem sido defendida com muito talento em "Quanto Mais Vida, Melhor!". Cheia de boas tiradas, a personagem diverte em muitos momentos e Evelyn tem brilhado na história sem fazer muito esforço. Sua parceria com Thardelly Lima, o motorista Odaílson, é genial. 








Melhores Atores Coadjuvantes: 





1- Chay Suede.

O ator conseguiu segurar toda a carga dramática de Danilo/Domênico e protagonizou fortes cenas na segunda parte de "Amor de Mãe". O momento em que o rapaz encontra Lurdes foi defendido com talento por Chay, assim como o instante em que o personagem vai se despedir de Thelma no leito de morte da mulher que o comprou. Sua parceria com Regina Casé e Adriana Esteves foi ótima. 


2- João Pedro Zappa.

Nélio é o perfil masculino mais cativante de "Nos Tempos do Imperador". Tímido e passivo, o rapaz encontrou o amor nos braços de Dolores e o casal virou o melhor da novela das seis. Claro que João tem muito mérito nisso. Emprestou seu carisma e seu talento ao papel, após muitas participações pequenas na televisão. É seu primeiro personagem de destaque na TV, após bons tipos que viveu no cinema e no teatro. 


3- José de Abreu. 

O doce Santiago, de "Um Lugar ao Sol", é um perfil totalmente diferente na carreira do ator, que já viveu tantos vilões e tipos mais exagerados. O patriarca da família que 'acolhe' Renato como um filho que nunca teve protagoniza muitas cenas merecedora de elogios. Vale destacar ainda as boas cenas que Zé tem com Cauã Reymond, Alinne Moraes, Andréa Beltrão, Ana Baird e Fernanda de Freitas, intérprete da personal Érika. 



4- Daniel Dantas. 

O ator ficou estigmatizado na televisão pela quantidade de personagens passivos e bonzinhos que interpretou. Uma das raras exceções foi o vilão Natércio, do remake de "Ciranda de Pedra", em 2008. Agora o ator finalmente ganhou um tipo diferenciado de Lícia Manzo em pleno horário nobre. Túlio é um empresário sem escrúpulos e que vive um casamento infeliz. Ainda foi o responsável por uma das boas viradas de "Um Lugar ao Sol" quando o genro de Santiago descobriu o segredo de Christian e passou a chantageá-lo. Daniel está muito bem e valorizado como merece. 


5- Leopoldo Pacheco. 

O ator convenceu em "Salve-se Quem Puder" na pele do grande vilão da trama. O tipo era caricato, mas não afetou o desempenho do ator, que teve várias cenas fortes na reta final da novela de Daniel Ortiz. Aliás, Leopoldo ganhou bem mais destaque desde que foi revelado o verdadeiro caráter de Hugo. 



6- Rafael Cardoso. 

O ator costuma emendar uma novela na outra e foi o 'rei' das reprises da Globo. Esteve em todas. Mas ainda teve tempo para se destacar como Renzo em "Salve-se Quem Puder", personagem que aparentou ter um caráter duvidoso, mas acabou se redimindo na trama. 




7- Gabriel Leone. 

O ator honrou o protagonismo da elogiada "Dom", série da Amazon Prime Video, sobre um bandido de classe média que aterrorizava a elite do Rio de Janeiro na década de 90. Agora tem brilhado em "Um Lugar ao Sol" na pele do tímido Felipe, rapaz que se envolve amorosamente com Rebeca. Suas cenas com Andréa Beltrão são ótimas, assim como sua parceria com Regina Braga e Denise Fraga. 


8- José Dumont. 

Coronel Eudoro merecia mais destaque em "Nos Tempos do Imperador". O personagem só teve relevância nas primeiras semanas de novela e depois foi perdendo importância. Ao menos o ator teve boas cenas na despedida do personagem, que conseguiu se redimir perto de sua morte. José é um ator que faz diferença em qualquer produção. 




9- Gil Coelho. 

O príncipe Augusto é um chato. Mas um chato carismático. E boa parte do mérito é do desempenho de Gil, que está muito bem em "Nos Tempos do Imperador". Como o personagem tem sotaque, o risco era maior para o intérprete não cair no ridículo ou na caricatura. Mas o ator tem se saído bem e suas cenas com Bruna Griphao (Leopoldina) são divertidas. 


10- Rogério Brito. 

Dom Olu é um personagem que sofre do mesmo mal que Cândida: a falta de destaque. Os dois foram colocados como "Reis" da Pequena África no lançamento de "Nos Tempos do Imperador", mas aparecem muito pouco. Ainda assim, Rogério merece elogios na pele do íntegro pai de Zayla. 



11- Augusto Madeira. 

Quinzinho é o protagonista de seu núcleo em "Nos Tempos do Imperador". E Augusto pela primeira vez ganha um papel de destaque em uma novela, após tantas breves participações. Tem honrado a confiança dos autores. Sua parceria com Maria Clara Gueiros funcionou. 


12- Isio Ghelman. 

Uma luxuosa participação em "Um Lugar ao Sol". O 171 Alípio foi muito bem defendido pelo ator, com longa carreira no cinema e no teatro. A dobradinha com Ana Beatriz Nogueira (Elenice) foi um dos maiores acertos do começo da trama de Lícia Manzo. 




13- Fernando Eiras. 

Teodoro ainda não teve muito destaque, mas a dupla formada com Ana Beatriz Nogueira deu certo logo no início e os atores protagonizam vários divertidos momentos juntos em "Um Lugar ao Sol". Os irmãos que amam uma cafonice rendem inspiradas cenas na novela das nove. 








Revelações Femininas: 




1- Fernanda Marques. 

A atriz estrou com o pé direito. Cecília é um perfil enriquecedor para qualquer atriz, mas desafiador também,. Isso porque representa a típica jovem que se acha a certa e não pensa duas vezes antes de se colocar contra a mãe. Ainda que em alguns momentos tenha razão. Fernanda se mostra segura e tem feito uma ótima parceria com Andréa Beltrão. Vai longe. 


2- Indira Nascimento. 

A atriz tem feito uma das participações mais marcantes de "Um Lugar ao Sol". Sua personagem parecia pequena, mas foi crescendo ao longo dos capítulos graças ao bem construído conflito em torno do roubo  da autoria de um texto. Janine acabou virando a salvação e a ruína de Bárbara. Indira tem feito grandes cenas ao lado de Alinne Moraes. Merece novas oportunidades. 


3- Nina Tomsic.

"Quanto Mais Vida, Melhor!" ainda está em seu início, mas Nina já tem se saído muito bem na pele de Ingrid Terrare, filha da egocêntrica Paula. Sua dobradinha com Giovanna Antonelli funciona e suas cenas com Jussara Freire e Valentina Herszage também merecem destaque. A personagem tem boas camadas e a atriz está segura. 


4- Sara Vidal.

Após uma pequena participação em "As Aventuras de Poliana", no SBT, em 2018, na pele da personagem de Milena Toscano na adolescência, a atriz faz sua estreia na Globo em grande estilo. Bianca é uma personagem difícil e a atriz está se destacando em "Quanto Mais Vida, Melhor!". Bibi tem um problema grave no coração e ao que tudo indica será salva pelo pai, Neném, no final da trama. Bianca tem feito boas cenas com Vladimir Brichta, Carol Garcia e Agnes Brichta. 


5- Agnes Brichta.

A atriz estreou na televisão em "Quanto Mais Vida, Melhor!" interpretando a filha de seu pai na vida real. E não está fazendo feio. Agnes e Vladimir Brichta, claro, se beneficiaram da sintonia que já existe entre eles e transferiram para a ficção. O resultado tem sido uma bonita relação entre Tina e Neném, que são amigos e parceiros um do outro. 




Revelação Masculina: 


Thardelly Lima.

Difícil chamar de revelação um ator que já tem carreira no cinema e no teatro. Mas é sua estreia na televisão. Após o sucesso no filme "Bacurau" (2019), onde viveu um prefeito corrupto, Thardelly ganhou o motorista Odaílson em "Quanto Mais Vida, Melhor!" e tem protagonizado cenas impagáveis na novela das sete. O paraibano de alma tijucana é um perfil que transborda carisma e o intérprete está ótimo, fazendo ainda uma dobradinha hilária com Evelyn de Castro (Deusa). 







Atores Mirins: 





1- Pedro Guilherme. 

O ator esteve muito bem como Tiago, filho de Vitória, em "Amor de Mãe", e protagonizou bonitas cenas com Taís Araújo. Já no final do ano o ator se destacou protagonizando o especial "Juntos a Magia Acontece 2". 

2- Miguel Schmidt. 

Uma grata surpresa de "Um Lugar ao Sol". O ator está ótimo como Luan, filho da personal Érika, que conquista o amor de Santiago jogando xadrez com o ex-aluno e agora namorado de sua mãe. Miguel tem feito cenas tocantes com Fernanda de Freitas e José de Abreu. 



3- Theo de Almeida Lopes.

O menino foi um dos destaques de "Novo Mundo" na pele do levado Quinzinho, em 2017, agora diverte em "Nos Tempos do Imperador" como Hilário Martinho, filho de Quinzinho (Augusto Madeira), seu mesmo personagem na novela anterior. 







Atrizes Mirins: 



1- Maithê Rodrigues.

A menina está encantadora como Mimi em "Um Lugar ao Sol". Irmã de Joy (Lara Tremouroux), a criança vive aterrorizada pela mãe e pelo padrasto que já abusou dela. A atriz consegue demonstrar o que sua personagem está sentindo com o olhar. Sua parceria com Juan Paiva, o Ravi, tem sido ótima. 


2- Maria Carolina Basílio. 

A atriz fez uma breve participação na terceira temporada de "Sob Pressão" na pele de uma menina que perdia a mãe durante um desabamento. Convenceu. Agora diverte na pele da sapeca Prisca em "Nos Tempos do Imperador, filha de Quinzinho que se apegou a Vitória depois que a mãe fugiu de casa. Maria merece elogios por suas cenas com Augusto Madeira, Theo de Almeida Lopes (Hilário) e Maria Clara Gueiros.  




3- Maju Lima.

Após uma ótima participação na primeira fase do remake de "Éramos Seis", como Isabel, a atriz está brilhando em "Um Lugar ao Sol" na pele da doce Marrie, filha de Mateus. Suas cenas com Danton Mello, Andreia Horta (Lara) e Marieta Severo (Noca) são sempre agradáveis e bem atuadas. 






Foram 75 nomes que se destacaram ao longo de 2021, ainda que vários outros atores também tenham brilhado, mesmo em perfis de menor importância. Que em 2022 tenhamos mais uma leva de talentos para elogiar e aplaudir. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Esse povo com cara de sujo e lacrador nessas novelas horrorosas e decadentes,kk, só esse Zamenza mesmo pra assistir tanto trem ruim.

Anônimo disse...

Nossa, Sérgio, mais uma retrospectiva primorosa sua. É a melhor parte do blog quando chega o final do ano.

Quércia disse...

Onde eu assino? Ainda reitero todas as suas justificativas.

Pedrita disse...

as três protagonistas de amor de mãe arrasaram. amo vitória strada desde a novela do espelho. alinne q nos dá tanta raiva, q personagem. barbara estava certíssima qd disse q renato não podia condená-la, mas sem saber o real motivo. ele tomou o lugar de outra pessoa. ela comprou o texto, mas ele tomou o lugar de outra pessoa. em uma entrevista letícia dizia q a novela falaria mais da "imperadora". q todos elogiavam pela educação, cuidados, compreensão. gabriela está incrível mesmo.

Anônimo disse...

Neste penúltimo texto de retrospectiva do blog do ano de 2021, ficou constatado o excelente desempenho não apenas de atores e atrizes consagrados das mais diversas emissoras de TV, mas também de vários estreantes nelas.

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Quércia.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Pedrita!!!

Sérgio Santos disse...

É verdade, Guilherme. Obrigado pelo carinho de sempre.

leo disse...

a Sophie Charlotte tinha que estar em primeiro,fazer uma referência a uma heroína não é pra muitas, a atuação dela foi a melhor de todas,e a marjorie com essa série ta saturada de mais

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, Leo. Eu amo as duas.