quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Retrospectiva 2021: as melhores cenas do ano

No segundo ano de pandemia, as produções no setor da teledramaturgia seguiram em passos lentos. Reprises dominando a programação no primeiro semestre e novas tramas gravadas em ritmo cuidadoso. No entanto, os folhetins interrompidos em 2020 por conta da pausa nos trabalhos foram finalizados e tiveram seus desfechos exibidos. Novos produtos também foram gravados e agora, no segundo semestre, a Globo já conseguiu estar com três novelas inéditas no ar. A Record conseguiu manter a inédita "Gênesis" no ar durante quase todo o ano, mas atualmente precisou apelar para a reprise da mesma trama antes de produzir a nova. Vamos então para a lista de melhores cenas do ano: 







Eva chora a morte do filho em "Gênesis":
A primeira fase da novela bíblica da Record retratou a conhecida história de Adão e Eva. O sucesso de audiência foi grande e Juliana Boller foi um acerto do elenco. A atriz brilhou como Eva e sua cena mais emocionante foi a morte de Abel (Caio Manhente), assassinado pelo irmão Caim (Eduardo Speroni). A dor daquela mãe com a perda de seu filho foi passada com muita entrega pela intérprete. 



Animais vão para a Arca de Noé em "Gênesis":
A segunda fase da novela bíblica da Record abordou a mais atrativa trama da Bíblia. E os efeitos especiais dos animais correndo para a arca construída por Noé (Oscar Magrini) ficaram muito bem feitos. A sequência emocionou e teve uma dose de adrenalina que fez toda a diferença. 




Dilúvio em "Gênesis":
A cena mais aguardada da novela da Record fez valer a expectativa. A aclamada passagem da Bíblia teve ótimos efeitos especiais e promoveu uma boa catarse para a segunda fase do enredo. A chegada Embora o elenco não tenha comprometido, a grande protagonista da sequência foi mesmo a computação gráfica. 



Marconi morre em "Amor de Mãe":
Uma das primeiras cenas do retorno da novela de Manuela Dias, após a pausa de quase um ano por conta da pandemia do novo coronavírus. O traficante saiu da cadeia e sequestrou Betina (Isis Valverde) para se vingar de Sandro. Mas os amigos acabaram fazendo as pazes em uma cena emocionante e forte, quando Marconi salvou seu amigo das balas lançadas pelos policiais. "Meu nome é Marconi Eduardo Silva. Nascido e criado no Rio de Janeiro. Minha mãe é dona Flávia e meu pai seu Antônio. Eu sou o Marconi", foram as últimas palavras do bandido. Douglas Silva e Humberto Carrão brilharam. 


Lurdes descobre que Danilo é Domênico em "Amor de Mãe":
A única cena realmente aguardada da novela de Manuela Dias. Lurdes foi a personagem mais carismática da trama e carregou o enredo pelas costas. Foi o único drama que realmente funcionou. E Regina Casé deu um show no momento que sua personagem constata que Danilo (Chay Suede), filho da melhor amiga Thelma (Adriana Esteves), é na verdade o seu filho roubado. Vale elogiar também a direção de José Luiz Villamarim quando Lurdes sai correndo no meio da avenida em êxtase. Bonito.




Domênico e Lurdes se encontram em "Amor de Mãe":
A cena mais aguardada da trama de Manuela Dias só foi ao ar no antepenúltimo capítulo. Após semanas de enrolação em uma reta final repleta de equívocos, a sequência protagonizada por Regina Casé e Chay Suede emocionou do primeiro ao último minuto. O choque de Danilo quando descobriu que Lurdes era sua mãe biológica e que Thelma a mantinha em um cativeiro impactou quem assistiu. Já o abraço emocionado de mãe e filho foi dilacerante. Tudo ao som de "Onde Estará o Meu Amor", de Maria Bethânia. Vale destacar ainda o show de Adriana Esteves que nem precisou falar: o desespero de Thelma quando viu o encontro de longe sensibilizou. 



Danilo se despede de Thelma em "Amor de Mãe":
A cena foi curta, mas Chay Suede e Adriana Esteves emocionaram e protagonizaram a melhor cena do último capítulo da novela de Manuela Dias. O choro do filho que amou uma mãe que não soube amar foi passado com muita sensibilidade, assim como a emoção da mãe que transformou amor em obsessão. 



Camila conversa com os alunos em "Amor de Mãe":
A personagem foi a que mais sofreu desgraças ao longo da história e Jéssica Ellen honrou todos os momentos dramáticos da professora que nunca desistiu da educação. A sequência em que Camila desabafou com seus alunos foi bonita e bem interpretada por uma atriz que merece cada vez mais oportunidades. 


Cena final de "Amor de Mãe":
A novela não poderia terminar sem a personagem que carregou o roteiro nas costas do primeiro ao último capítulo. E foi divertido ver Lurdes rodeada pelos filhos, usufruindo um pouco da felicidade que tanto fez por merecer. Regina Casé roubou a novela para ela e a última foto com a matriarca ao lado de Domênico, Magno, Érica, Camila e Rian emocionou. 


Luna escapa de Dominique em "Salve-se Quem Puder":
O retorno da novela de Daniel Ortiz foi de tirar o fôlego. Após a reprise da fase exibida em 2020, interrompida por conta da pandemia do novo coronavírus, a Globo começou a exibir a parte inédita no dia 17 de maio. E logo no início o público foi presenteado com uma ótima sequência protagonizada por Juliana Paiva e Guilhermina Guinle, quando Luna foi sequestrada pela vilã, mas acabou desarmando a algoz e escapando. As atrizes brilharam e a direção de Fred Mayrink disfarçou muito bem todos os empecilhos provocados pelos protocolos sanitários das gravações.


Luna  conta a Kyra e Aléxia sobre Dominique em "Salve-se Quem Puder":
Juliana Paiva, Vitória Strada e Deborah Secco emocionaram na cena em que Luna chegou em estado de choque em casa e contou para as amigas que tinha sido flagrada pela assassina que as persegue. Todas se assustaram e as atrizes mostraram o desespero das personagens com precisão. O momento ainda marcou a virada da fase inédita da trama, pois o trio protagonista resolveu parar de fugir para se vingar de seus algozes. 


Luna, Kyra e Alexia despencam em um andaime em "Salve-se Quem Puder":
A cena foi o mais delicioso besteirol que o público precisava em tempos tão difíceis. Juliana Paiva, Vitória Strada e Deborah Secco estiveram impagáveis em uma sequência de pastelão e desespero cômico. Destaque também para a sempre maravilhosa Grace Gianoukas, que deu show com o susto de Ermelinda quando viu as três naquela situação. Hilário. 


Lúcia enfrenta Dominique em "Salve-se Quem Puder":
A cena destacou o ótimo desempenho de Cristina Pereira e Guilhermina Guinle. O momento ainda expôs para o público um dos enigmas da trama a respeito do passado das personagens. A governanta da vilã era sua mãe e avó de Renzo (Rafael Cardoso). Lúcia desafiou a filha a matá-la e ainda ameaçou a assassina. A revelação provocou o impacto digno de um bom folhetim. 


Primeira vez de Luna e Teo em "Salve-se Quem Puder":
O esforço da produção valeu a pena. Após um período de isolamento e vários testes de covid-19, Juliana Paiva e Felipe Simas gravaram a linda cena da transa dos personagens da novela de Daniel Ortiz. Teve delicadeza e química de sobra entre os atores. Tudo ao som da música-tema do casal: "A Vida é um Rio", cantada por Raffa Torres. 



Primeiro beijo de Alan e Kyra em "Salve-se Quem Puder":
A cena foi muito bonitinha e repleta de clichês que o público ama. Alan levou Kyra, a quem chamava ainda de Cleide, para um Karaokê e os dois se divertiram. O personagem, então, cantou a música tema do casal ("You and me", de James TW), e a babá não resistiu aos encantos de Alan. Thiago Fragoso e Vitória Strada transbordaram sintonia e foi um momento lindo da novela de Daniel Ortiz. 


Alan se declara a Kyra em "Salve-se Quem Puder":
Uma cena que nem precisou de texto. Ou melhor, texto falado. Porque texto escrito teve no melhor estilo comédia romântica. Linda e delicada a sequência em que Alan declara todo seu amor por Cleide apenas com cartazes e deixa a babá encantada. Thiago Fragoso e Vitória Strada conquistaram o público. 



Kyra se revela a Bia em "Salve-se Quem Puder": 
A cena protagonizada por Vitória Strada e Valentina Bulc emocionou e destacou as atrizes em um momento aguardado. Bia tentou competir na ginástica artística e escondeu seu problema cardíaco. Mas Kyra viu o nome da irmã na televisão e resolveu impedi-la. A sequência primou pela emoção e teve até uma pequena dose de humor em virtude das trapalhadas da protagonista. 


Mário e Helena se reencontram em "Salve-se Quem Puder":
Murilo Rosa e Flávia Alessandra se entregaram na forte cena em que seus personagens se encontram, após muitos anos separados por conta de uma armação do grande vilão da trama. Mário tirou satisfação com Helena, que entrou em choque ao ver o pai de sua filha vivo. Ótimo momento. 



Rafael flagra Kyra viva em "Salve-se Quem Puder":
A cena provocou todo o impacto necessário para aquele momento tão esperado. Após o choque, Rafael foi atrás de Kyra na chuva e os dois acabaram se beijando. A situação propositalmente lembrou o pedido de noivado, feito no início da novela, ainda em 2020, durante uma forte chuva. A química entre Bruno Ferrari e Vitória Strada transbordou e os atores emocionaram. 


Alan e Rafael brigam por Kyra em "Salve-se Quem Puder":
A continuação da sequência do reencontro de Kyra e Rafael foi o flagra que Alan deu nos dois. Obviamente, houve uma discussão e logo depois os personagens trocaram socos, para o desespero da mocinha. A cena merece elogios pelo desempenho dos atores e o trabalho da direção de Fred Mayrink. Afinal, gravar uma cena com quatro atores, debaixo de uma chuva artificial e com os protocolos sanitários por conta de uma pandemia não deve ter sido fácil. 


Luna enfrenta Hugo e defende Helena em "Salve-se Quem Puder":
Juliana Paiva, Flávia Alessandra e Leopoldo Pacheco merecem elogios pela cena. A mocinha viu sua mãe ser agredida pelo marido e foi atrás para defendê-la. O embate entre vilão e heroína foi bem defendido pelos atores e a sequência acabou sendo uma prévia do que ainda estaria por vir na reta final da trama. 



Hugo descobre que Fiona é Luna em "Salve-se Quem Puder":
Uma das catarses mais aguardadas: o grande vilão da novela descobrir que a garota que esteve debaixo do seu teto por tanto tempo é uma das sobreviventes do atentado que ele planejou. Leopoldo Pacheco demonstrou toda a fúria de Hugo e Guilhermina Guinle também brilhou diante da perplexidade de sua vilã. 



Luna revela a Helena que é sua filha em "Salve-se Quem Puder":
A sequência mais emocionante e esperada da novela de Daniel Ortiz. Juliana Paiva e Flávia Alessandra se entregaram na cena em que a mocinha finalmente contou para a mãe que era sua filha. O momento ainda ocorreu na Igreja da Virgem de Guadalupe, a santa que sempre uniu as personagens. A cena teve mais de dez páginas de texto e foi gravada em dois dias. 


Hugo ataca Luna em "Salve-se Quem Puder":
A reta final da novela foi repleta de boas cenas e essa é uma delas. O momento em que o grande vilão sequestra Luna e tenta matá-la teve toda a adrenalina necessária e Juliana Paiva e Leopoldo Pacheco brilharam. Ela mostrou o desespero da personagem e ele a psicopatia do chefe da organização criminosa com precisão. 


Luna e Helena escapam de Hugo em "Salve-se Quem Puder":
Toda a cena em que o grande vilão mantém a esposa e a 'enteada' como reféns merece elogios. Juliana Paiva, Leopoldo Pacheco e Flávia Alessandra brilharam. Mas a sequência em que a mocinha consegue se livrar de Hugo jogando água quente em seu rosto e salvando a mãe de um estupro vale uma menção especial. 


Dominique tenta matar Alexia em "Salve-se Quem Puder":
Guilhermina Guinle e Deborah Secco se destacaram na cena em que a refém se desespera diante da vilã que tanto a caçou ao longo da história. Ainda é necessário citar o ótimo momento que expôs a humanidade da vilã quando contou sobre o amor que sempre sentiu pelo sobrinho Renzo. 


Helena mata Hugo em "Salve-se Quem Puder":
Aplausos para a boa direção na complicada cena em que Helena caiu da escada durante uma rajada de tiros, enquanto Hugo pegou Luna como refém pouco tempo depois. A mãe da mocinha ainda conseguiu se levantar, pegou o elevador e tacou o extintor de incêndio na cabeça do ex-marido, que caiu do segundo andar e morreu na hora. Flávia Alessandra, Juliana Paiva, Leopoldo Pacheco e Felipe Simas brilharam.

Alexia estapeia Dominique em "Salve-se Quem Puder":
A surra da mocinha na vilã é um clássico folhetinesco e aconteceu na última semana de novela. Com a assassina já rendida, Alexia a estapeou várias vezes (uma pelo juiz assassinado, outra pela Kyra e mais uma pela Luna) e a cena destacou Deborah Secco e Guilhermina Guinle. Um clichê que  nunca se desgasta. 


Luna reencontra Mário em "Salve-se Quem Puder":
A mocinha interpretada lindamente por Juliana Paiva esteve nos momentos mais emocionantes da novela. E esse foi um deles. Juliana e Murilo Rosa fizeram o telespectador chorar com o aguardado encontro de pai e filha, após longos meses separados. Bonito demais. 



Kyra reencontra a mãe em "Salve-se Quem Puder":
Vitória Strada e Carolina Kasting emocionaram no bonito momento em que Agnes recebe a surpresa da filha viva, após um longo período achando que tinha perdido Kyra no furacão. As atrizes tiveram uma cena relativamente curta, mas convenceram. 



Renzo descobre que Lúcia é sua avó em "Salve-se Quem Puder":
Lindo momento em que o sobrinho de Dominique recebe a notícia que a empregada da casa era mãe de sua tia. Rafael Cardoso e Cristina Pereira emocionaram e vale destacar também Gabriela Moreyra, que expôs a sensibilidade de Aurora com aquele abraço de avó e neto. 



Dulce se revela uma safada em "Salve-se Quem Puder":
A talentosa Marilu Bueno não teve muitas cenas porque é do grupo de risco e precisou ser poupada das gravações, mas ao menos a religiosa Dulce teve um hilário desfecho na novela das sete. A falsa moralista foi desmascarada e fugiu com dois garotões em um carro de luxo. A atriz aproveitou a chance dada pelo autor e divertiu. 



Alexia reencontra o avô em "Salve-se Quem Puder":
Os esforços da equipe para a gravação com Otávio Augusto, do grupo de risco, valeram a pena para o encerramento da novela. O veterano, Deborah Secco e Thiago Fragoso emocionaram no aguardado reencontro de Alexia com o avô Inácio, que sofria do Mal de Alzheimer. Bonito. 


Petra chama Globo de comunista em "Salve-se Quem Puder":
A atriz (Bruna Guerin) se revoltou porque foi descartada do elenco da novela por causa da volta de sua irmã, Alexia, e caiu no lago dos Estúdios Globo. Revoltada, chamou a Globo de comunista e disse que a emissora está tentando destruir os cidadãos de bem. Discurso típico dos eleitores fanáticos pelo presidente que o autor Daniel Ortiz soube usar muito bem em tom de deboche. 


Diná é estuprada em "Gênesis":
Apesar do desserviço da Record, que transformou um estupro conhecido da Bíblia em um mero sexo antes do casamento, Giovanna Coimbra emocionou com o desespero de sua personagem diante daquela situação tão assustadora para uma menina na época. Foi difícil não ter chorado com ela. Aplausos apenas para a atriz e vaias para o contexto ridículo da direção da trama.



Dom Pedro II beija Luísa em "Nos Tempos do Imperador":
A cena da declaração do imperador do Brasil, que logo culmina em um beijo na Condessa de Barral, expôs a química entre Selton Mello e Mariana Ximenes, mesmo diante de toda a controvérsia que envolve o casal. No entanto, o chamariz da sequência foi a fotografia de encher os olhos. Pedro II levou Luísa até Niterói. O momento não pôde ser feito do outro lado da Baía por causa da pandemia. Acabou gravada na Pedreira dos Tamoios, em Curicica. Na edição, foi aplicado o fundo com a linda paisagem do Rio de Janeiro, com o Pão de Açúcar e arredores. De arrepiar. Tudo ao som de "Sabiá", música de Tom Jobim, cantada por Elis Regina. 


Carolina relembra trauma em "Sob Pressão":
Todos os telespectadores da série lembram do traumático desfecho da terceira temporada. A protagonista sofrendo um aborto. E o momento foi lembrado por ela quando Evandro tentou convencê-la a operar uma criança que acreditava ser seu filho. "Eu já perdi um filho seu", disse com os olhos lacrimejados. Marjorie Estiano é uma baita atriz. 



Evandro e Carolina salvam o filho de Diana em "Sob Pressão":
A melhor série nacional já produzida apresentou uma quarta temporada tão primorosa quanto as anteriores. E vale elogiar a cena em que os protagonistas conseguem salvar o filho da ex de Evandro. O momento em que os médicos contam a ela o sucesso da cirurgia foi emocionante. Ana Flávia Cavalcante, Marjorie Estiano e Júlio Andrade maravilhosos. 

Vera flagra o filho em "Sob Pressão":
A cena em que a médica acha uma receita com a falsificação de sua assinatura no quarto do filho rendeu um grande momento para Drica Moraes e João Vitor Silva. Vera se indignou com Leonardo, que falsificou a receita da mãe para comprar anfetamina e assim se concentrar melhor nos estudos para ser médico. Cena curta, mas brilhantemente interpretada por ambos. 




Cândida tem uma visão dos amigos em "Nos Tempos do Imperador":
Dani Ornellas emocionou na sensível sequência em que sua personagem vê os amigos até então desaparecidos e se dá conta que estão mortos. A imagem do casal coberto de neve, como se estivesse em um ambiente gélido e triste, foi comovente. Destaque também para Mary Sheila e Alan Rocha, que encerraram suas participações com a cena. 


Vera chora a morte de uma colega em "Sob Pressão":
A cena em que a médica fica devastada ao não conseguir salvar uma enfermeira que tinha acabado de conhecer, após o incêndio no hospital, destacou o talento de Drica Moraes e emocionou o público. Vale destacar a participação da ótima Tatiana Tibúrcio na pele da vítima. Um momento de profunda dor. 


Todas as sequências envolvendo o incêndio em "Sob Pressão":
O episódio baseado nos casos reais de incêndio no hospital Badin e o Hospital Geral de Bonsucesso, ambos no Rio de Janeiro, impressionou pela qualidade das cenas. Nem parecia que todas foram gravadas com os protocolos sanitários por conta da pandemia do coronavírus. O nível de realismo impactou e o trabalho da direção da equipe de Mini Kerti está de parabéns. 


Nicolau se despede de Lurdes em "Nos Tempos do Imperador":
A cena da morte da fiel escudeira de Dom Pedro II foi comovente e o momento em que Nicolau confessa que sempre a amou endossou o talento de Cássio Pandolfh e Lu Grimaldi. O primeiro e último beijo dos criados da família imperial  comoveu e os intérpretes tiveram a oportunidade merecida de destaque. 



Pedro se desespera com a morte de Lurdes em "Nos Tempos do Imperador":

Selton Mello se entregou na delicada cena em que Dom Pedro II não aguenta ao constatar que sua segunda mãe partiu. Aquele choro de um até então apático e até frio imperador expôs uma nova faceta do personagem, até então desconhecida do público. Foi uma das melhores cenas do ator na trama das seis. 

Leopoldina flagra o pai beijando Luísa em "Nos Tempos do Imperador":
Melissa Nóbrega é um talento mirim e não à toa vive sendo escalada para participações em novelas e séries. A menina esteve muito bem como Leopoldina e conseguiu passar o choque da personagem vendo o pai beijando a condessa de Barral. 


Germana e Licurgo morrem em "Nos Tempos do Imperador":
Os personagens que fizeram um baita sucesso em "Novo Mundo", de 2017, voltaram na primeira fase da novela das seis e repetiram o ótimo desempenho. Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva brilharam e o trabalho de caracterização da equipe merece elogios. A sequência final do casal foi simbólica e emocionante: os dois atropelados por um trem, mas ricos, como sempre sonharam, após terem roubado as joias da imperatriz. 


Marido pede a esposa para aliviar seu sofrimento em "Sob Pressão":
As participações especiais da melhor série da Globo sempre engrandecem os episódios. Emocionante a cena em que Pérsio pede para Marilda realizar uma eutanásia, após outra internação por conta de uma dor violenta que o acomete há anos. A enfermeira aposentada resiste, mas depois cede ao pedido do esposo e acaba desmaiando ao lado do corpo do companheiro. Luiz Octavio Moraes e Márcia Santos brilharam. 


Dolores se desespera com o tiro em Pilar em "Nos Tempos do Imperador":
Daphne Bozaski emocionou no momento em que Dolores descobriu que sua irmã tinha sido baleada, sendo impedida por Tonico de ir atrás dela. Ainda houve um bom flashback da primeira fase, quando a talentosa Júlia Freitas, intérprete da personagem criança, protagonizou uma cena semelhante. 


Paciente confessa que era abusada pelo avô em "Sob Pressão":
Triste e sensível o momento em que Carolina consegue arrancar a verdade de sua paciente, que foi abusada sexualmente e acabou fazendo um aborto clandestino. Marjorie Estiano como sempre honrou o protagonismo da série e a participação de Laura Barreto como Debora foi ótima. 



Evandro e Carolina se abraçam em "Sob Pressão":
A cena que não precisa de texto. Basta a interpretação dos atores para mostrar tudo o que os personagens estão sentindo. Dilacerante a sequência final do penúltimo episódio da quarta temporada, quando Evandro chora desolado após ter perdido a guarda do filho Francisco. Carolina chora junto e o abraça forte. Júlio Machado e Marjorie Estiano irretocáveis. 


Dona Maria se emociona em "Sob Pressão":
Após uma longa espera e muita fé, a acompanhante que se transformou em uma amiga de todos os profissionais da saúde do hospital comemorou o despertar de seu neto, William. Maria emocionou com seu discurso final, quando agradeceu a Deus e aos novos amigos que fez. Cláudia Di Moura foi a melhor participação especial da quarta temporada e ficou na série do sexto ao décimo primeiro episódio. 


Diana decide ficar e coloca Carolina como segunda mãe de Francisco em "Sob Pressão":
A cena final da quarta temporada primou pela delicadeza e uma mensagem de esperança. Diana desistiu de viajar para Minas Gerais e aceitou ficar no Rio de Janeiro para compartilhar a guarda de Francisco com Evandro. De surpresa, ainda disse para Carolina que a registraria como outra mãe do menino. A última sequência, com as duas posando com o menino para uma foto de Evandro, em um clichê irresistível, ao som de "Força Estranha", cantada por Gal Costa, foi linda. 


Teresa Cristina canta em "Nos Tempos do Imperador":
Segundo dados históricos, a imperatriz do Brasil cantava muito bem. A escalação de Letícia Sabatella para o papel foi perfeita e ainda teve o bônus do talento vocal da intérprete. Tanto que não precisaram de dublagem na cena em que a esposa de Pedro II faz uma apresentação maravilhosa de canto lírico. Cena incrível. 



Teresa expulsa Luísa em "Nos Tempos do Imperador":
A aguardada cena demorou, mas honrou o talento de Letícia Sabatella e Mariana Ximenes. O momento em que a imperatriz do Brasil se cansou de tantas humilhações, como viver debaixo do mesmo teto que a amante de seu marido, foi de lavar a alma. Teresa Cristina disse para a condessa de Barral tudo o que estava entalado e e empurrou para fora de sua casa. 


Eudoro pede perdão a Pilar em "Nos Tempos do Imperador":
Emocionante e bem interpretada a cena em que o coronel que nunca aceitou as decisões da herdeira protagonizou ao lado da filha. Com tuberculose, Eudoro já começou a se despedir da vida e aproveitou para mostrar seu arrependimento pela forma como criou Pilar. José Dumont e Gabi Medvedovski brilharam em um momento tocante. 


Eudoro falece em "Nos Tempos do Imperador":
A despedida de José Dumont da novela rendeu uma linda e triste cena protagonizada pelo grande ator ao lado de Gabriela Medvedovski e Daphne Bozaski. Vítima de tuberculose, o ex-amigo do vilão Tonico não resistiu. O coronel pediu perdão para suas filhas e partiu em paz. Um momento de delicadeza da novela das 18h. 



Ravi desabafa com Cris em "Um Lugar ao Sol":
A cena mais emocionante do primeiro capítulo da novela de Lícia Manzo foi o choro de Ravi, logo após ter flagrado Christian beijando Lara. O irmão de coração do protagonista tinha se interessado pela mulher, mas não esperava que fosse perdê-la tão rapidamente. Juan Paiva brilhou e fez todo mundo chorar junto com ele. 



Christofer e Christian se encontram em "Um Lugar ao Sol":
O aguardado encontro dos gêmeos ocorreu no terceiro capítulo. Lícia Manzo não estava preocupada com o plot e, sim, com a narrativa da troca de vidas. E a sequência ficou perfeita, tanto pelo trabalho primoroso da computação gráfica (a linha dividindo as cenas e depois sumindo foi uma sacada genial) quanto pela atuação de Cauã Reymond, que conseguiu diferenciar um irmão do outro com maestria. 

Renato e Christian se comparam em "Um Lugar ao Sol":
Infelizmente, a convivência dos irmãos durou apenas um bloco da novela. Merecia ter durado ao menos uma semana para aproveitarem a boa atuação de Cauã vivendo os gêmeos tão diferentes. A cena em que Renato troca suas roupas com as de Christian e ambos se comparam foi uma aula de boa técnica, tanto da direção quanto da atuação do ator. 


Renato sobe o morro e é assassinado em "Um Lugar ao Sol":
Drogado e desnorteado, Christofer tenta ajudar o irmão e sobe o morro para negociar a dívida com os traficantes. Mas tenta enfrentá-los e acaba metralhado. O momento em que os tiros foram dados arrepiou principalmente pela atuação de Andreia Horta, que demonstrou brilhantemente o susto de Lara. Destaque também para Cauã Reymond com o choque de Christian com a notícia. 


Lara descobre que Christian morreu em "Um Lugar ao Sol":
A cena em que a personagem vivida lindamente por Andreia Horta reconheceu o corpo de Renato como sendo de Christian foi devastadora. Após relutar em acreditar, a mocinha resolveu ir até ao IML (Instituto Médico Legal) e se chocou. A atriz emocionou e a sequência foi muito forte, principalmente quando Lara gritou "Mataram meu amor". 



Bárbara termina com Renato em "Um Lugar ao Sol":
Achando que Christian era Renato, Bárbara resolveu dar um ultimato ao rapaz e fez questão de jogar na cara do protagonista sobre a toxidade da relação deles. A cena foi praticamente um monólogo brilhantemente interpretado por Alinne Moraes, que engrandeceu a novela de Lícia Manzo desde que surgiu em cena. 




Dolores e Nélio se beijam em "Nos Tempos do Imperador":
Os personagens roubaram tanto a cena da novela das seis que viraram os mocinhos morais. Daphne Bozaski e João Pedro Zappa têm uma sintonia perfeita e a cena do primeiro beijo do casal mais tímido da trama encantou pela sensibilidade, que dominou a sequência, sendo necessário elogiar ainda a trilha embalada por "Era pra ser", de Maria Bethânia, cantada por Adriana Calcanhoto. 


Justina depõe contraa escravidão em "Nos Tempos do Imperador":
Embora todo o contexto da novela tenha sido muito questionado, a cena em que Justina protestou contra a escravidão e teve uma forte fala a respeito da quantidade de injustiças sofridas pelo povo negro sensibilizou e destacou o talento de Cinara Leal, que deixou a emoção tomar conta da cena. 



Noca aconselha Lara em "Um Lugar ao Sol":
Que cena grandiosa de Marieta Severo proferindo o delicado texto de Lícia Manzo no momento em que Nova incentiva a neta a viver e dá um choque de realidade na neta. Vale elogiar também Andreia Horta, que está muito à vontade na pele da mocinha da trama. A parceria das atrizes é bonita de se ver. 



Rebeca visita a mãe em "Um Lugar ao Sol":
Uma cena delicada e triste. Todo mundo já viveu ou vive a traumática experiência de ter algum parente com o Mal de Alzheimer, a doença que apaga memórias e o amor. A mãe da modelo tem a enfermidade e a sequência protagonizada por Andrea Beltrão e Fernanda Marques emocionou. Destaque ainda para a luxuosa participação de Débora Duarte na pele da mãe da personagem. 


Zayla é presa em "Nos Tempos do Imperador":
A personagem feriu a patroa com uma tesoura acidentalmente durante uma discussão e acabou atrás das grades. O momento de injustiça foi interpretada com muita entrega por Heslaine Vieira e Dani Ornellas, que demonstrou o desespero da mãe em ver a filha senedo levada para a cadeia. Uma injustiça de 1864, mas que seria ainda atual em 2021. 




Bárbara perde o filho em "Um Lugar ao Sol":
Dilacerante a sequência em que a filha de Acácio descobre que seu filho nasceu morto na novela de Lícia Manzo. Alinne Moraes brilhou absoluta e expôs todo o sofrimento daquela mulher tão dependente emocionalmente. Destaque também para José de Abreu, que conseguiu dividir a cena com a colega com a mesma dose de emoção. 



Leopoldina se casa e Solano Lopez invade o Brasil em "Nos Tempos do Imperador":
Ficou muito bem realizada a sequência do casamento da princesa Leopoldina com o príncipe Augusto, enquanto Solano Lopez invadiu o Mato Grosso e declarava guerra contra o Brasil. Uma cena bonita indo ao ar juntamente com o início de um confronto sangrento. Belo trabalho da direção de Vinícius Coimbra. 



Morte dá um ultimato em "Quanto Mais Vida, Melhor!":
A novela das sete escrita por Mauro Wilson em seu primeiro folhetim como autor solo, dirigida por Alan Fiterman, teve um bom começo. A cena em que os quatro protagonistas têm um encontro com a Morte no céu foi divertida e os efeitos especiais, embora longe da perfeição, deram um toque especial para a cena, que ainda contou com a estreante A Maia na pele da Morte. 



Protagonistas recebem uma segunda chance em "Quanto Mais Vida, Melhor!":
A cena em que Neném, Guilherme, Flávia e Paula ganham uma segunda chance da Morte e voltam para a Terra foi muito bem feita e destacou Vladimir Brichta, Mateus Solano, Valentina Herszage e Giovanna Antonelli. Um toque lúdico que fez toda a diferença para deixar a história leve. 


Christian e Bárbara soltam balões em "Um Lugar ao Sol":
Muito bonita e delicada a cena protagonizada por Cauã Reymond e Alinne Moraes. O casal foi a uma cerimônia simbólica para uma homenagem ao filho que nasceu morto e Christian aproveitou para também homenagear o irmão Renato, cuja vida pegou para si. O texto de Lícia Manzo foi lindo. 




Rebeca se masturba em "Um Lugar ao Sol":
Lícia Manzo foi ousada ao colocar em pleno horário nobre uma cena de masturbação feminina, com uma mulher de 50 anos, diante de uma sociedade ainda tão conservadora. Andrea Beltrão brilhou e a autora estreou na faixa das 21h da melhor forma possível. Um momento que ficará marcado. 



Túlio arma para Renato em "Um Lugar ao Sol":
Nada como barracos em plena mesa de jantar. A cena em que Túlio contou para todos que Renato tinha um filho com uma outra mulher provocou um caos na família e resultou ainda em uma quase agressão física. Destaque para Cauã Reymond, Daniel Dantas, Andrea Beltrão e Alinne Moraes. 



Bárbara expulsa Renato de casa em "Um Lugar ao Sol":
Alinne Moraes é uma atriz excepcional e já virou uma especialista em cenas de briga. A cena em que a instável personagem coloca Renato para fora de sua vida, após a descoberta do tal filho com outra mulher, foi defendida com total entrega pela intérprete, que demonstrou toda a dor daquela mulher tão dependente emocionalmente. 



Renato sofre um acidente em "Um Lugar ao Sol":
Um dos ganchos mais impactantes da maravilhosa novela de Lícia Manzo. Enquanto Renato dirigia em alta velecidade e bêbado para contar a verdade a Lara, Bárbara ligou para o marido e contou que já tinha recebido o exame de DNA que comprovava que ele não era o pai do filho de Maria Fernanda (Fernanda Nobre). Desnorteado, o personagem tentou uma ultrapassagem e acabou caindo com o carro em uma ribanceira. Uma cena bem dirigida pela equipe de Maurício Farias e que tirou o fôlego de quem assistia. 

A Noite dos Cristais em "Passaporte Para Liberdade":
A minissérie produzida pela Globo em parceria com a Sony Pictures é de um capricho impressionante. E uma das cenas mais impactantes foi a reprodução de um dos momentos mais aterrorizantes do regime nazista: a Noite dos Cristais, quando o governo mandou soldados destruírem templos, lojas e sinagogas judaicas, com livros sendo queimados nas ruas. A direção da cena foi primorosa e o grau de realismo impressionou. 


Guilherme passa batom em Rose em "Quanto Mais Vida, Melhor!":
Cena repleta de delicadeza protagonizada por Mateus Solano e Bárbara Colen. O momento em que o casal se reaproxima de forma até então inesperada e singela. Uma sequência que primou pela sensibilidade dos atores e da direção de Allan Fiterman. 




Paula acarinha Flávia em "Quanto Mais Vida, Melhor!":
A novela das sete ainda está em seu início, mas vem presenteando o público com uma deliciosa comédia romântica. E há um claro mistério sobre o passado de Paula e Flávia. Há fortes indícios que sejam mãe e filha. O autor Mauro Wilson vem instigando isso desde o começo. E foi muito bonita a cena em que Paula faz um leve carinho em Flávia, após a garota ter demonstrado tristeza assim que chegou em sua casa. Giovanna Antonelli e Valentina Herszage não precisaram de texto. 


Bárbara agride Luan em "Um Lugar ao Sol":
Alinne Moraes mostrou mais uma vez a grande atriz que é na forte cena em que Bárbara vai tirar satisfação com Luan sobre o abajur que o menino quebrou e acaba chutada por ele. A filha de Santiago revida com um tapa no rosto. Uma sequência forte e que também contou com o talento de Miguel Schmidt, que é uma grata revelação mirim da novela das nove. 


Érica desmascara Bárbara em "Um lugar ao Sol":
Fernanda de Freitas e Alinne Moraes brilharam na aguardada cena em que Bárbara tem a farsa de seu conto revelada por Érica, que vai defender seu filho com unhas e dentes. Uma catarse muito bem trabalhada por Lícia Manzo e vale elogiar também Cauã Reymond e José de Abreu. 


Bárbara conta a verdade em "Um Lugar ao Sol":
Após a briga com Érica, a esposa de Renato acaba confrontada pelo marido e pelo pai. Sem saída, acaba confessando que o conto premiado não era seu. Alinne Moraes deu uma aula de emoção em cena e fez o telespectador sentir pena de sua personagem, mesmo diante de uma atitude tão condenável. Aquele choro de Bárbara foi um pedido de socorro. 

Lara chora por Chris em "Um Lugar ao Sol":

Que cena incrível protagonizada por Andreia Horta ao som de "Outra Vez", clássico de Roberto Carlos. A música é perfeita para a relação dela com Christian e o protagonista foi cruel demais quando resolveu se aproximar de Lara como Renato. Mais uma cena primorosa de "Um Lugar ao Sol", novelão de Lícia Manzo. 



Foram 83 cenas que presentearam o público com grandes atuações, direções precisas e alguns momentos inesquecíveis. Que em 2022 a teledramaturgia siga com sequências merecedoras de elogios e com o mercado audiovisual aquecido. De preferência com a pandemia já dando adeus. 

13 comentários:

Fernanda disse...

Fico impressionada com o seu trabalho, Sérgio. Sério.

Anônimo disse...

Ainda rendeu muitas cenas mesmo com poucas produções inéditas. Salve se Quem Puder e Um lugar ao sol foram as novelas que mais renderam. Sob Pressão também rendeu como seriado. Sergio, eu tenho uma dúvida sobre você. Além das produções brasileiras você também assiste seriados americanos? Ficou muito legal tudo o que você escreveu e é impressionante a sua dedicação. Imagino ser a parte mais difícil da retrospectiva: as cenas. Afinal, são muitas até mesmo em um tempo como esse com poucas produções inéditas no ar. Fiz Ano Novo e que no próximo ano a teledramaturgia se sobressaia ainda mais.

Pedrita disse...

a cena de lurdes descobrindo domênico é linda demais. vi muito pouco de salve-se quem puder, mas a cena da mãe e filha foi linda. nossa, a cena da cândida com os amigos cheios de algas do mar foi de cortar o coração. a morte da lurdes foi intensa mesmo. ai que triste o fim de licurgo e germana. bom teresa cristina cantando foi dublado. dolores e nélio, o casal da década. que personagem a justina. a cena da barbara "agredindo" o luan além de bem feita foi incrível. beijos, pedrita

Fá menor disse...

Não sou fã de televisão nem de programas televisivos,
mas deixo-lhe os meus melhores votos de um Novo Ano repleto de tudo o que de bom mais ansiar, Sérgio!

Abraços.

Anônimo disse...

QUE TEXTO!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Foram ao todo 83 cenas que marcaram o ano de 2021 na teledramaturgia brasileira, embora nem todas as cenas mencionadas no texto sejam provenientes de obras de excelente qualidade e apuro em sua totalidade. Mas faz parte, todo ano tem. Um pouco a mais que o ano anterior e bem menos que o ano retrasado, por razões óbvias, mas sempre com força de vontade para produzir conteúdo da melhor qualidade a ser exibido na televisão e nas plaformas de streaming.

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, anonimo. Assisto sim. Vejo The Resident, The Good Doctor, Supergirl, Flash, The Blacklist, New Amsterdan.... E outros que já foram finalizados.

Sérgio Santos disse...

Feliz ano novo, Fá!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É exatamente isso, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Endosso seu comentário, Pedrita. bjs

Ross J disse...

After reading throungh your context ,This has to be one of the best blog I have come across in a while.
The delivery is almost similar to the buy norco pills online 10mg cheap without prescription
we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content