sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

"A Fazenda 13" não repetiu o sucesso da temporada passada, mas consagrou a vitória do protagonista da edição

 A décima terceira edição de "A Fazenda" não conseguiu repetir o sucesso da temporada de 2020. O reality de 2021 teve repercussão tímida e uma audiência bem abaixo da esperada. Curiosamente, nem foi por uma ausência de barracos, pois muitas brigas aconteceram ao longo dos meses, mas o elenco fracassou no quesito carisma. Foram poucas as figuras realmente relevantes ao longo do jogo e ao menos a justiça foi feita na final com a vitória de Rico Melquíades, o protagonista de todas as tretas da atração. 

O participante do "De Férias com o ex", reality de 'pegação' da MTV, entrou odiado em "A Fazenda 13". Isso porque era a figura mais polêmica do outro programa e protagonizou diversos barracos, onde a razão estava com os outros e não com ele. Mas sua redenção não demorou a acontecer no novo reality. Com adversários fracos e muitas vezes hipócritas, Rico não se intimidava com ninguém e falava tudo o que achava dos adversários cara a cara. Já seus 'inimigos' falavam por trás, mas mudavam o discurso pela frente. 

Rico era uma espécie de agente do caos. Quando se descontrolava, a casa ia abaixo. O maior barraco da edição foi protagonizado por ele quando jogou o café de todos no chão, logo após ter perdido sua maior aliada no jogo: Érika. Teve até guerra de creme de leite e mostarda entre Rico e Victor Pecoraro. Em um determinado momento do jogo, Rico se consagrou como favorito e ainda formou um quarteto que foi bem visto, formado por ele, Dayane, Valentina e Aline.

Mas a aliança durou pouco e Dayane acabou virando sua principal adversária. O quarteto implodiu, Rico ficou isolado e Day se juntou aos inimigos dele. Tudo só o favoreceu, até porque Dayane incorporou a grande vilã da edição. O momento de maior catarse dessa rivalidade foi quando Rico a apelidou de Cobra Caninana e a chamou dessa forma na hora da formação de uma roça. 

Aliás, Rico foi o maior protagonista do jogo, mas é preciso ser justo: Dayane teve vital importância para o crescimento de Rico. Até porque a maior polêmica da temporada foi quando a ex-Gran Fratello pegou uma faca e rasgou a jaqueta do inimigo após uma forte discussão entre eles. Só Valentina e Bil viram a ação da modelo e o suspense em torno da revelação do ato virou uma novela dentro do reality. E na novela, Rico era o mocinho que precisava descobrir a atitude da vilã. A catarse só ocorreu quando Aline voltou da roça e Bil contou o que havia acontecido. Ou seja, Dayane tentou prejudicar o rival, mas só o beneficiou. E apesar de todas as frases problemáticas da modelo, que mereceram todas as críticas feitas ao longo do reality, é fato que ela foi um dos raros destaques da competição. Arrumava briga o tempo todo, não media suas palavras da hora do voto, criava e desfazia alianças sem qualquer peso na consciência, enfim, movimentou o jogo. 

Mas além de Rico e Dayane, é preciso destacar Solange Gomes. A ex-banheira do Gugu protagonizou várias tretas ao longo da disputa e nunca fugia da discussão durante os 'jogos da discórdia' ou na hora da votação. Não por acaso, a primeira briga da temporada foi dela com Rico, quando os xingamentos "velha" e "feio" viraram meme nas redes sociais. Marina, Mileide, MC Gui, Gui Araújo e Dynho foram alguns outros alvos de Sol durante seus ataques de fúria. Ela fez por merecer a final do jogo e merecia a vice colocação no lugar de Bil, que nada acrescentou em seu terceiro reality. A verdade é que o elenco muito mal escalado afetou bastante o resultado da décima terceira edição do reality e a temporada teria sido ainda pior se Rico, Dayane e Solange não tivessem participado. Apesar dos pesares, também é necessário elogiar o desempenho de Adriana Galisteu no comando do reality. Substituir Marcos Mion não era uma missão simples, mas ao longo dos meses a apresentadora foi se firmando e ficando mais à vontade. 

"A Fazenda 13" não deixará saudades, mas um dos poucos êxitos da temporada de 2021 foi a consagração de Rico como campeão, após uma sucessão de barracos protagonizados pelo participante que não teve medo de se jogar de cabeça, sem receio de 'cancelamentos' ou desaprovações. 

15 comentários:

Anônimo disse...

Foi mt fraca a edição mesmo mas amei a vitória do Rico.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Na realidade, a grande maioria do público da Record TV desconhecia Rico Melquíades. Eu o acompanhei em algumas oportunidades pelo Instagram e ele passava a imagem de simpático. Acredito que ele forçou determinadas situações ao provocar os concorrentes, mas mereceu a vitória por ser um dos poucos que, de fato, lutaram pelo prêmio. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Torcia pro Rico e Solange.

Anônimo disse...

Rico tem muito carisma, impressionante. Qualquer um que fizesse metade do que ele fez seria odiado. Pena que a Érika não durou mais tempo no jogo, seria uma dupla muito legal e chegaria a final com ele.

Lulu on the sky disse...

Não acompanhei o reality e o pouco que vi foram só brigas e confusão. Não me surpreendeu a vitória ser para o Rico.
Desejo um feliz natal e um 2022 incrível pra você.
big beijos
www.luluonthesky.com

Anônimo disse...

Pros números habituais da Record foi sucesso sim: passou Verdades Secretas, passou The Voice, e turbinou a audiência de Gênesis e da minissérie "Quando Chama o Coração". E a repercussão nas redes sociais também foi grande, todos os dias os assuntos relacionados à fazenda ficavam nos trends. Você fica menosprezando o sucesso da Fazenda e tentando abafar o fracasso dessas novelas atuais esquisitas da Globo.

Smareis disse...

Boa noite Sérgio!

Estou dando uma passadinha pra te desejar um Natal Feliz e um abençoado 2022 pra você e os teus, que a chegada de um novo ano seja um presente de Deus repleto de amor, esperança e otimismo.
Um beijo!

Jovem Jornalista disse...

Sua resenha está irretocável! Adorei! Tudo isso verifiquei ao longo do tempo.

Boa semana e Feliz Natal!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, ANONIMO.

Sérgio Santos disse...

É verdade, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Que sucesso, anonimo se derrubou da audiência do ano passado?

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Smareis, saudades.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Emerson.