quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Tudo sobre a coletiva online de "Passaporte Para Liberdade", nova minissérie da Globo e Sony

 A Globo promoveu na última sexta-feira, dia 10, a coletiva online sobre a nova minissérie da Globo, em parceria com a Sony Pictures, "Passaporte Para Liberdade". Estiveram presentes o autor Mário Teixeira, o diretor Jayme Monjardim e os atores Sophie Charlotte, Rodrigo Lombardi, Gabi Petry e Peter Ketnath. Fui um dos convidados e conto um pouco sobre o bate-papo sobre a produção que promete impactar o telespectador através da história de Aracy de Carvalho, esposa de Guimarães Rosa, que ajudou milhares de judeus a fugir da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial.  

"São três anos que estamos envolvidos nesse trabalho. Foi muita dedicação. Um trabalho em plena pandemia. Tanto na versão brasileira quanto na versão estrangeira está um espetáculo. Tenham certeza que são muitas horas de dedicação. Começamos na Argentina, depois Brasil. E cenas que voltamos um ano depois por causa da interrupção (em virtude da pandemia). Estamos muito felizes com o resultado. Costumo dizer que as histórias procuram seus contadores. Claro que a gente procura, mas alguma coisa tem de destino. Encontrei o filho da Aracy que já estava com uns 78 anos, uma neta e uma bisneta. Quando ouvi a história fiquei tão emocionado que procurei o Silvio de Abreu e falei sobre isso. O Mário (Teixeira, autor) estava começando a fazer uma novela. Aí fizemos algumas reuniões. Cuidado com o que você pede para o destino que pode acontecer. Mais uma mulher na minha vida. Chiquinha, Olga, Maysa, as sete mulheres... Agora Aracy. Me sinto muito feliz, é uma honra. Um momento muito importante para a minha carreira. Dei um outro passo como profissional", disse Jayme Monjardim. 

"Não li toda obra de Guimarães Rosa. E todas que eu li já tinha lido. Não li por causa da série. Ele era apaixonado pela palavra. Aprendeu sozinho 23 idiomas. E temos pouco registros dele em vídeo. Seria para mim impossível construir a partir dos poucos vídeos que a gente tem. Construí por fatos. O Guimarães Rosa pelo que ele fez.

A prosódia dele era quase sulista. E eu não podia fazer isso porque ficaria uma caricatura à frente dos fatos", confessou Rodrigo Lombardi sobre seu personagem, que ainda acrescentou sobre sua parceria com Sophie Charlotte: "Aracy era uma pessoa que não queria ser exposta. Então eu e Sophie armamos uma licença poética para fazer daquilo a nossa verdade. Nossa parceria foi incrível. Sophie é muita pessoa que ao mesmo tempo que é chique e inteligente, é uma parceria que você pode fechar o olho e se entregar. Eu assisti a série porque dublei e ela está incrível. A gente formou um time muito bom. Quero deixar meu amor incondicional. To muito emocionado e muito feliz. É um trabalho que coloco em uma prateleira especial".

"Foi um prazer e privilégio escrever essa minissérie. Um formato novo para mim. Depois tive a colaboração de Rachel Anthony, roteirista inglesa mais habituada com isso e premiada. Muita gente conhecia essa história através do Guimarães Rosa e agora contamos com a Aracy protagonizando. Espero que agora a Aracy deixe de ser vista dessa forma tão machista e misógina de ser apenas a viúva de Guimarães Rosa", falou o autor Mário Teixeira.

Sophie Charlotte comentou sobre a importância da minissérie em sua vida: "Foi arrebatador descobrir essa história. No Projac, descobri que esse projeto seria uma série. Aprendi muito. Meu coração acelera assistindo às chamadas. Começo a decantar o tanto que aprendi nesses anos. Três anos envolvida. Quando fui bater na porta do Jayme era uma série em português e depois virou em inglês como um novo passo da Globo com a Sony. Então se arriscar em outra língua foi uma dificuldade imensa. Foi um processo longo de muita troca com minhas duas preparadoras. Se adaptar a uma língua que não é sua. Jayme deu conta de um set imenso. Além de ter uma ligação muito profunda com aquele lugar que vivi por oito anos. Me sinto privilegiada de ter tido essa oportunidade de conviver com a Aracy. Li a biografia dela. A mãe da Aracy era alemã assim como minha mãe. Muitos paralelos foram sendo criados. Me reconectar com minha cidade foi para mim o máximo. Deu uma sensação de ciclo. De que nada é por acaso. A série poderia ter acontecido quando eu era criança ou daqui a 25 anos. Jayme me dirigiu na minha primeira novela que foi "Páginas da Vida". E a parceria com Rodrigo Lombardi foi incrível. É uma história de amor (de Aracy e Guimarães) que acontece durante a Segunda Guerra. Mesmo em tempos tenebrosos as pessoas precisam viver. Isso acaba intensificando as relações. Vocês não sabe o que pode acontecer em cinco minutos. A parceria com o Rodrigo foi uma das melhores da minha vida. Sou muito grata". 

Perguntei a Sophie se sentiu uma dificuldade maior em ter interpretado uma mulher que realmente existiu e foi tão importante na vida de tantos judeus em comparação aos vários papéis ficcionais que ela já defendeu tão bem: "Foi totalmente diferente. Foi muito forte. Nunca aprendi tanto. Por admirar esses feitos, o Jayme, o Mário. Essa responsabilidade de dar voz a Aracy. Essa parada que a gente teve de onze meses me fez amadurecer muito. A volta foi um bênção. Me sinto muito sortuda e privilegiada. Querendo apenas aproveitar cada oportunidade e aprender a seguir meu coração e ter coragem. Para viver a Aracy precisei inventar uma coragem que foi se apresentando. Uma grande mulher. Quero aproveitar a pergunta e mostrar toda minha gratidão. Quis contribuir o máximo possível. A caracterização foi muito importante para eu não me enxergar e enxergar a Aracy. Preciso agradecer ainda a família de Aracy. Ainda mais vendo minha responsabilidade em saber que a neta dela se chama Sophie. É muita coisa, uma honra sem tamanho". 

A atriz Gabi Petry falou um pouco sobre seu papel: "Faço uma mulher judia. É uma personagem fictícia. Mas existem muitas iguais a ela... Uma mulher forte e determinada que vai contra seus princípios familiares para fazer o que ela quer, que é ser cantora de cabaré. Como não é uma personagem verdadeira, pudemos criar um sotaque para ela. Conseguimos construir do zero. É muito legal ter um perfil tão complexo sem precisar se inspirar em alguém que existiu. Foi um presente poder interpretar em inglês. Comecei meus primeiros cursos de teatro nos Estados Unidos. Não é minha língua mãe, mas tenho uma identificação. O inglês para mim é fácil, mas trazer o sotaque foi difícil. Gratificante mesmo. E como o elenco é muito diverso pude pegar um pouco do sotaque de cada um. Achar o tom foi complicado. É uma personagem que se inspira em outras mulheres", contou a intérprete. 

Peter Ketnath comentou sobre seu personagem: "É diferente a experiência de fazer um alemão nazista. O que me chamou atenção é que quis desenhá-lo como ser humano e não um malvado desde o nascer. Ele se apaixona por um amor impossível. O sistema político não tinha pena de qualquer fracasso. Esse processo por oito capítulos é muito difícil de desenvolver para um personagem. A série foi toda feita em inglês por ser a língua universal, né. E eu curto muito atuar em outros idiomas. Já sou alemão e imprimir o sotaque alemão é algo que vem naturalmente", declarou o ator. 

"Passaporte Para Liberdade" terá oito capítulos e estreia na Globo, dublada, no dia 20 de dezembro. Poderá ser assistida com áudio original através da tecla SAP ou então diretamente na Globoplay, serviço de streaming da emissora.  

12 comentários:

Ane disse...

Adoraria assistir, uma linda e corajosa história
em tempos tão sombrios da segunda guerra!

Ane
De Outro Mundo

mariagomes. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rainbow Evening disse...

this miniseries sound good for me....

thank you for sharing

Fatyma Silva disse...

Bom dia Sérgio!
Pelas chamadas,parece que vai ser muito boa.
Vou tentar assistir, digo quero assistir se a hora permitir ;)

Tenha um bom fim de semana. Com saúde e muita paz.
Um abraço.

Unknown disse...

Great article. Keep writing such kind of information on your blog.

Who we are?
Mednetlabs is the best Hospital Management Software In India for hospitals & clinics. Compare reviews, features & pricing of the most popular hospital management system.

Visit us
Best Hospital Management Software in India
Best Hospital Software in India

Maria Rodrigues disse...

Pela sua resenha parece que irá ser bastante interessante.
Bom fim de semana
Abraços

Sérgio Santos disse...

Promete, Ane.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Rainbow.

Sérgio Santos disse...

O horário nao é mt atrativo, Fatyma...

Sérgio Santos disse...

Tomara, Maria!

Jovem Jornalista disse...

Deve ser um primor de série.

Boa semana e Feliz Natal!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

É sim, Emerson!