quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Tiago Leifert saiu da Globo no auge, mas quis um breve retorno aos holofotes da pior forma possível

 No dia 9 de setembro, a Globo anunciou a saída de Tiago Leifert da emissora. A notícia pegou todos de surpresa, incluindo jornalistas que cobrem televisão. Afinal, o apresentador estava no auge da carreira e tinha acabado de substituir Faustão no comando da "Super Dança dos Famosos", o que gerou muitos elogios de público e crítica. Pouco tempo depois, Tiago confirmou a informação e disse que o "The Voice Brasil" seria sua despedida. Mas nem isso foi. 

A décima temporada do desgastado formato nem serviu para Tiago aproveitar seus últimos meses na Globo. Isso porque o apresentador esteve no ar apenas nas primeiras semanas de programa e precisou se ausentar por razões familiares até hoje não esclarecidas. Acabou substituído por André Marques. No entanto, a decisão foi dele, o que deixou todos ainda mais surpresos. Após uma avalanche de críticas no comando do "Big Brother Brasil", Leifert, que assumiu o reality em 2017, substituindo o aclamado Pedro Bial, conseguiu imprimir sua marca no programa e teve seu melhor desempenho no "BBB 21", que culminou em um discurso emblemático para a campeã Juliette Freire. Parecia uma consagração para o apresentador. Finalmente tinha se encontrado. 

A escolha para substituir Faustão às pressas não foi por acaso. Teve muito a ver com sua elogiada performance no comando da vigésima primeira edição do "BBB". Mas também é verdade que o fato expôs a 'overdose' de Tiago na televisão. Ficou a impressão que a Globo só tinha ele. E também é natural que o apresentador tenha sentido uma exaustão.

Analisando friamente, do "Big Brother Brasil" migrou para a "Super Dança dos Famosos" e menos de dois meses depois foi para mais uma temporada do "The Voice Brasil". Não teve tempo algum para sua família. Vale lembrar que sua filha com a jornalista Daiana Garbin, com quem se casou em 2012, tem apenas um ano. 

A rotina de Leifert estava desgastante. E ainda é preciso colocar que o apresentador nunca lidou bem com críticas. Não por acaso, acabou com sua conta no Twitter há anos e até hoje reclama dos comentários feitos na 'rede do passarinho', como costuma chamar. Sua vida sempre foi resumida a muita exposição de imagem. Após a mudança de linguagem que implantou no "Globo Esporte" de São Paulo, a carreira do jornalista mudou completamente. Alcançou um novo patamar e virou estrela da emissora quando migrou para o setor do entretenimento. A Globo usou e abusou dele, o que refletiu em um exagero. Não havia necessidade, por exemplo, de colocá-lo para apresentar o "The Voice Brasil" e o "BBB". Ou um ou outro. Vale até lembrar que no início chegou a comandar o "The Voice Kids" e ainda teve um formato de game, o "Zero 1", aos sábados. É muito programa. 

No dia seguinte do anúncio de sua saída da emissora, Tiago esteve no "Mais Você" e falou com Ana Maria Braga sobre a sua corajosa atitude. Disse que pretende voltar a estudar e juntou um 'dinheiro legal', o que proporciona um momento para curtir um pouco sua vida. E a verdade é que o apresentador está com muitos milhões em sua conta. Se quiser, não precisa trabalhar nunca mais. Todavia, ao que tudo indica, Leifert investirá na produção de conteúdos digitais e não descarta um retorno à Globo no futuro. As portas realmente ficaram abertas, pois houve todo o tempo necessário para despedidas e homenagens, o que não aconteceu durante o turbulento (e até hoje mal explicado) desligamento de Faustão. 

Mas, ironicamente, Tiago voltou aos holofotes nesta semana quando escreveu um 'textão' para responder (na verdade, contra-atacar) um comentário idiota do ator Ícaro Silva, que disse no Twitter que não estaria na próxima edição do "Big Boster" pois era um entretenimento medíocre. O ator fez um comentário pedante? Fez. Do mesmo nível daquele pseudointelectual clássico que se acha superior por odiar coisas muito populares, como o "BBB", e preferir os livros (como se uma coisa anulasse a outra). No entanto, é a opinião dele. Foi ingênuo demais em colocá-la em uma rede social e achar que não repercutiria. No entanto, Leifert perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. O apresentador tem todo o direito de querer defender o produto que tanta gente gosta, inclusive ele, que apresentou durante cinco anos. Só que perdeu a razão diante da agressividade de suas palavras e principalmente quando usou o termo: "pagamos o teu salário". Se Ícaro foi pedante em seu comentário, Tiago foi classista e usou uma frase considerada racista. Em uma análise geral, os dois fizeram comentários gratuitos. Mas Ícaro teve total na razão na resposta que deu ao Tiago depois que soube da postagem. Não é preciso transcrever todos os textos aqui, mas basta pesquisar em qualquer lugar que são facilmente encontrados. Aliás, Tiago não quis sair do comando do "BBB"? Não queria descansar e sumir da mídia? Valeu a pena o retorno, ainda que breve, por conta de uma briguinha besta? Nem Boninho se manifestou até porque o pai, Boni, já fez críticas muito mais pesadas ao reality. Tiago quis aparecer e só se prejudicou. 

Tiago Leifert é um talentoso profissional e tem todo direito de uma pausa para descansar. Também se mostrou inteligente ao parar no auge e recebendo vários elogios, após um período turbulento na época do "BBB 17", "BBB 18" e "BBB19", quando sua apresentação e comentários eram bastante questionados. Uma pena que tenha sido tão ególatra a ponto de defender algo que nem precisava ser defendido, ainda usando palavras que pegaram muito mal. Acabou trazendo à tona várias lembranças de seu questionável desempenho nas três edições mencionadas do "Big Brother Brasil" exibidas entre 2017 e 2019. Saiu da Globo sem uma despedida digna e voltou a aparecer na mídia na penúltima semana do ano da pior forma possível. 

17 comentários:

Clyvia disse...

Cirúrgico em Sérgio.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

Maria Rodrigues disse...

Sérgio passei para lhe desejar umas Festas Felizes e um Bom Ano Novo �� pleno de tudo o que mais desejar.
Um grande abraço

LUIZ CLAUDIO disse...

TÔ NEM AÍ PRA ESSE BIG BOSTER, NÃO GOSTO E NUNCA GOSTEI, MAS VOCÊ SÉRGIO É TÃO PEDANTE QTO ESSE TIAGO POIS BLOQUEIA TODO MUNDO NO TWITTER QUE DISCORDA DE VOCÊ. ATITUDE IMATURA E BURRA POIS UM ASPIRANTE A CRÍTICO DE TV OU QUALQUER PESSOA TEM QUE ACEITAR ELOGIOS E CRÍTICAS, ATÉ PRA TER REPERCUSSÃO. SEJA MAIS HUMILDE.

Anônimo disse...

Faço parte do time que torce o nariz para o BBB, mas não ligo se tem quem goste, simplesmente não assisto e vida que segue. E no inicio até gostei do comentário do Icaro. Mas ele não sustentou e apagou e depois fez novos postagens no Twitter de uma arrogância singular, acho que foi nessas novas postagens que ele se perdeu e soou arrogante. Aí depois todos os dois partiram para uma quedinha de braço bem adolescente, com texto de superioridade com intenção de humilhar e inferiorizar o outro ao invés de provocar uma reflexão e fazer cada um repensar sobre o que falaram. Por isso que não tenho muita esperança no Brasil, é difícil as pessoas discordarem com educação e apontarem seu ponto de vista fazendo com que o outro repense suas falas e atitudes. Vão sempre pelo caminho do ataque, dos senhores da razão. Vocês acham que essa polêmica toda vai nos levar para algum lugar, vai mudar um pouco as pessoas? O Brasil? Não. Só ver que cada um já escolheu seu lado e o defenderá ferozmente. E assim entraremos em mais um ano, do mesmo jeito, evoluindo (?) pifiamente para um mundo melhor.

Gabriela

Rafael disse...

AMIGAAA, sua louca, desliga esse caps lock. não precisa gritar, o Sérgio não vai te mamar.

Rafael disse...

Nessa treta toda, a única certa foi a Thelminha, mas porque nunca errou em toda a vida; avisa, Sérgio!

Adriana Helena disse...

Sérgio, nossa, eu estou nesta correria de fim de ano que essa treta passou desapercebida..
Mas o Tiago sempre tão talentosos não precisa ficar "batendo boca"em redes sociais não é verdade?
Aproveito para desejar-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso!!
Estamos juntos nessa amigo!
Beijos!!

Anônimo disse...

A máscara do Tiago tá caindo. É um ótimo profissional e só. Ele como pessoa nunca me enganou.
Já o Ícaro não tem uma carreira tão brilhante assim (por enquanto) pra achar que um dia ele não tenha que recorrer a outras fontes de renda. Pois a carreira de artista é bem instável. O Babu é tão talentoso quanto o Ícaro, mas teve que apelar pro BBB pra melhorar sua condição financeira.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Clyvia!

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Maria.

Sérgio Santos disse...

Pior que é verdade, Gabi...

Sérgio Santos disse...

Thelma maravilhosa, Rafael!

Sérgio Santos disse...

Nao perdeu nada, Dri... rs bjão

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Jovem Jornalista disse...

Adorei seu ponto de vista.

Boa semana e Feliz Ano Novo!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Emerson!

Juliana Lima disse...

Agora sabemos o motivo, a filha dele está com câncer. Tenho ctz que ele repensou a vida...e achei que foi a melhor coisa que ele fez , se desligar de tudo 100% e dedicar 100% do seu tempo para a família. Tomara que ele tire uns 4 anos de férias no mínimo. Televisão ocupa muito a vida da pessoa .