segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

"Maria do Bairro" completa 26 anos de sucesso entrando para o catálogo da Globoplay

 Produzida pela Televisa entre agosto de 1995 e maio de 1996, "Maria do Bairro" completou 26 anos em 2021, teve 185 capítulos e foi um estrondoso sucesso no México. Mas não só lá. Aqui, através do SBT, que a exibiu pela primeira vez em 1997, a novela se popularizou e virou um dos grandes fenômenos da emissora de Silvio Santos. Tanto que já foi reprisada diversas vezes e agora entrou para o catálogo da Globoplay, serviço de streaming da Globo.


A novela mexicana é a conclusão de uma 'trilogia' de Marias, iniciada em 1992 com "Maria Mercedez", protagonizada pela mesma atriz e cantora, a popular Thalía. Já em 1994 foi a vez da intérprete encabeçar o elenco de "Marimar", outro grande êxito que também fez sucesso no Brasil no SBT e entrou para o catálogo da Globoplay. Até chegar "Maria do Bairro", em 1995. As três produções apresentam muitas similaridades, além de terem a mesma pessoa fazendo a protagonista.

Os folhetins são remakes de tramas venezuelanas, produzidas entre a década de 70 e 80, e todos são protagonizados por uma mulher pobre e ignorante, que muda de vida quando conhece um homem rico.
Mas, apesar de bastante parecidas, as histórias apresentam naturais singularidades, tanto que "Maria do Bairro" foi a que mais fez sucesso entre as três, sendo seguida por "Marimar" em nível de repercussão. A novela já foi exibida sete vezes pelo SBT e sempre obtém um bom retorno quando é transmitida. Resultado parecido com o alcançado por "A Usurpadora", vale ressaltar.

A história é um dramalhão e recheado de todos os característicos exageros típicos de obras mexicanas. O contexto que cerca a protagonista ---- um homem rico que transforma uma moça pobre em uma mulher culta --- é inspirado na peça "Pigmalião", que também foi fonte de inspiração para várias produções, incluindo o famoso filme "My Fair Lady". Aliás, a novela das sete de sucesso da Globo exibida entre 2015 e 2016, a deliciosa "Totalmente Demais", de Rosane Svartman e Paulo Halm, também tinha o DNA do clássico espetáculo teatral.

A personagem título é uma jovem humilde e ignorante que trabalha como catadora de lixo em um imenso aterro sanitário. Ela vê sua vida mudar quando completa 15 anos, pois neste dia a sua madrinha falece e a mocinha acaba indo morar na mansão de uma das famílias mais influentes do país. Isso porque a madrinha Casilda pede para o padre Honório achar um lugar onde sua afilhada tenha um trabalho e seja acolhida. Ele consegue que o poderoso empresário Fernando Dela Vega (Ricardo Blume) fique com a menina e o mesmo se propõe a transformar Maria em uma mulher refinada. Seu intuito é fazê-la um membro da família.

Porém, a mocinha precisa enfrentar vários empecilhos, como a resistência da esposa do todo poderoso (a elegante Vitória Montenegro), que a despreza, juntamente com a grosseira empregada Carlota, que passa a perseguir a garota. Tudo piora depois que ela se apaixona pelo filho do seu 'anjo da guarda', o misógino Luís Fernando (Fernando Colunga) ---- que fica assim depois que é abandonado pela noiva. O rapaz, inclusive, começa a namorar a humilde menina com o intuito de brincar com seus sentimentos, mas acaba se apaixonando de verdade.

E essa paixão provoca a ira da diabólica Soraya Montenegro, sobrinha de Vitória, que sempre planejou conquistar o ricaço Luis Fernando. A vilã ainda faz questão de chamar Maria de 'marginal'. Essa personagem, aliás, é uma das mais icônicas da trama e destacou a atriz Itatí Cantoral, que ganhou vários prêmios na época. Vale citar uma das sequências mais exageradas da novela (e surreais): quando a víbora tem um acesso de fúria e derruba a enteada Alícia (Yulina Peniche) --- que é paraplégica --- no chão, enfia uma tesoura no braço no namorado da garota (que absurdamente desmaia), e ainda empurra a preceptora de Alícia, que bate com a cabeça e desmaia também. A cena é um 'hit' da internet.

A novela é dividida praticamente em quatro fases e abusa de todos os exageros do início ao fim. Os fãs da produção gostam justamente disso, que, como já mencionado, é a maior identidade dos folhetins mexicanos. E a história realmente conquistou o público, assim como os personagens e várias cenas. Alguns atores, aliás, ficaram marcados pela produção em virtude do tamanho do sucesso que fez em vários países.

"Maria do Bairro" é um dos marcos da teledramaturgia mexicana e o folhetim merece o reconhecimento, pois realmente desperta atenção e prende através da boa condução do enredo. Tanto que o SBT exibiu a novela sete vezes e novamente a história se mostra viva e nada desgastada na Globoplay. São 26 anos de um sucesso. O fôlego da saga da humilde Maria, para a alegria dos telespectadores que amaram a trama, parece não ter fim. 'Y a mucha honra'.

14 comentários:

Lulu on the sky disse...

Essa novela é um clássico da Thalia!
Fiquei feliz que você veio buscar meu bolinho virtual no aniversário do blog.
big beijos

Anônimo disse...

A minha preferida é Marimar por ser a única em que a protagonista consegue ser fria e vingativa. Sem contar que o recurso da vingança deixou Marimar mais atrativa e a diferenciou das outras duas histórias. Como você citou no texto cada história teve suas singularidades. Acredito que você também gostou da vingança de Marimar. Nas outras histórias ela era passiva depois de rica. Em Marimar ela ficou mais interessante na fase rica por ter sido vingativa. Mas Maria do Bairro foi a que mais repercutiu mesmo. Isso em todos os aspectos. E achei boa também.

Anônimo disse...

Thalía é de fato talentosa e multifacetada como artista, e nada mais gratificante que notar o sucesso das novelas por ela protagonizadas até nas plataformas de streaming.

Guilherme

Fatyma Silva disse...


Thalía, é uma atriz completa, na minha humilde opnião.
Gosto muito de assistir seus trabalhos.

Um abraço Sergio.

Maria Rodrigues disse...

Parece ser uma novela bem cativante.
Abraços

Adriana Helena disse...

Um dramalhão que ficou para a história e merece ser revisto muitas e muitas vezes amigo!
Fico muito grata por compartilhar conosco tanta coisa linda da tv que ficou para sempre na nossa memória!!
Tenha uma maravilhosa semana Sérgio!!
Beijos!!

Ramon Siqueira disse...

Sérgio, o que dizer desse que é um dos maiores clássicos da teledramaturgia mexicana e mundial.
Também é o maior clássico de Thalia, que se transformou na rainha das telenovelas, tamanho foi o fenômeno dessa novela e, no geral, a emblemática Trilogia das Marias. Tanto que são as novelas mais assistidas EVER, em especial a Maria do Bairro!
Assisti ano passado no YouTube e realmente a Thalia brilhou mais uma vez, mesmo que minha fase preferida seja a primeira, com a Maria toda molecona e ignorante, simplesmente arrebatadora;
Itati Cantoral irretocável como a vilã mais diabólica do México (junto da antológica Catalina Creel), fenomenal. Tomou a novela para ela com todos os méritos possíveis, imagina parar um país com apenas 20 anos. ELA CONSEGUIU;
Fernando Colunga foi um bom nome, mas Luiz Fernando é um dos personagens mais detestáveis de todos os tempos. Misógino nojento, questionou um abraço fraternal e fez da vida de Maria um inferno, mas achou super normal traí-la com outra, dizendo apenas "eu sou um homem". Asqueroso demais;
Todos puderam se destacar ao longo dessa novela que ficou marcada para sempre na história da televisão! Y la mucha honra!

Sérgio Santos disse...

Amei, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Eu tb adorei Marimar, anonimo, e vc fez uma boa observação.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Eu sou fã, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

É bastante, Maria.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço seu carinho, Dri.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Ramon?