terça-feira, 29 de junho de 2021

"Falas de Orgulho" primou pela emoção, sensibilidade e informação

 Nesta segunda-feira, dia 28, foi comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A sigla reúne diversas orientações sexuais e de identidades de gênero: lésbicas, gays, bissexuais, trans, queers, intersexuais, assexuais e outras variações. Para homenagear a data, a Globo exibiu "Falas de Orgulho", logo após a reprise da novela "Império", e o programa primou pela emoção, sensibilidade e informação. 

Dirigido por Antonia Prado, a atração mostrou a jornada de oito personagens de diferentes idades, regiões, trajetórias de vida e religiões ---- e por trás delas histórias de superação, preconceito e auto aceitação, passando por temas transversais às letras que formam a sigla LGBTQIA+, que culminam na celebração de poder ser quem se é e na exaltação das vozes. 

Foram eles: Richard Alcântara, 24, jovem transgênero de Caçapava, interior de São Paulo, que sonha ser bombeiro civil; Ariadne Ribeiro, 40, mulher transgênero que é assessora de apoio comunitário da Unaids/ONU; Geisa Garibaldi, 37, lésbica carioca que é criadora do "Concreto Rosa", empresa de serviços de mão de obra feminina;

Ângela Fontes, 69, enfermeira aposentada que só falou abertamente sobre ser lésbica na terceira idade; Fábio, 30, jovem gay de São Paulo que dá vida à drag queen Sasha Zimmer; Mário Leony; 46, homem gay de Aracajú, que é delegado da Polícia Civil há 20 anos; Maycon Douglas, 27, jovem bissexual que trabalha como barraqueiro na praia de São Conrado e mora na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro; e Mariana Ferreira, 35, médica bissexual, que tem um consultório particular e trabalha como ginecologista do SUS. 

Para contar essas histórias, a equipe do programa percorreu diversos estados do país e acompanhou essas pessoas em seu cotidiano: na intimidade de suas casas, trabalho e no dia a dia com os amigos. Além de ter dado voz a essa lutas na frente das câmeras, o especial também refletiu a diversidade nos bastidores, em uma equipe majoritariamente LGBT em diversos setores que puderam ser vistos no encerramento da atração: desde direção, passando pelos assistentes, fotografia e roteiristas. 

Aliás, o desfecho do especial foi lindo. Os homenageados receberam a visita dos seus maiores aliados (chamados assim pelo programa) com direito a muita emoção e abraços apertados. Já o momento mais emocionante foi o pedido de casamento que Ângela recebeu de sua companheira, Willman, com quem vive há mais de 26 anos. Tudo ao som de Pabllo Vittar, Majur e Johnny Hooker. 

"Falas de Orgulho" foi uma ótima iniciativa da Globo e a maior emissora do país (segunda maior do mundo) mostra a razão de ser tão superiora às demais. Um produto como esse ser exibido para tanta gente é de extrema importância. Ainda mais em um momento onde tanto ódio e intolerância se proliferam. 

20 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Me emocionei muito.

Anônimo disse...

Os especiais de representatividade exibidos pela Rede Globo, com "Falas" no título, não apenas informaram, sensibilizaram e emocionaram, mas também prestaram um serviço de qualidade à população, sobretudo às pessoas com lugar de fala retratadas nesses produtos. E a emissora mais uma vez fez bonito com este de horas atrás, "Falas De Orgulho".

Guilherme

Penghuni 60 disse...

artigo muito bom

saudações da indonésia
Eu sigo seu blog

chica disse...

Que bom que assim foi. Tema merece importância! abração, tudo de bom,chica

Teresa Isabel Silva disse...

Não vi, mas acho importante que se destaquem programas assim!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Lulu on the sky disse...

Foi muito incrível esse especial.

Big Beijos,
Lulu on the sky

Jovem Jornalista disse...

Quero ver, assim como os outros "Falas". Valeu pela resenha.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Adriana Helena disse...

Sérgio, eu achei sensacional, foi muito emocionante!!
Um programa muito bem feito e delicado nas informações!
Precisamos de mais trabalhos assim!!!
Beijos amigo!
Tenha um lindo e especial final de semana!!

Ahh estou comemorando 10 anos de Blog!! Beijos!!

Maria Rodrigues disse...

Foi certamente um programa extraordinário. São de louvar todas as atitudes e formas, de realçar e informar, a importância de que todos têm o direito de serem respeitados e não discriminados, pelas suas orientações sexuais.
Um grande abraço

Margarida Pires disse...

Todos têm direito a ser Respeitados!
Um beijinho, Sérgio!
MegyMaia👄💕👄

Sérgio Santos disse...

Idem, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Que honra, amigo!!!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

É sim, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Foi, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Abraço, Jornalista.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Adriana.

Sérgio Santos disse...

Abraço, Maria.

Sérgio Santos disse...

Todos, Megy.