quarta-feira, 2 de junho de 2021

Tudo sobre a coletiva online da quinta temporada de "Sessão de Terapia"

 A Globo promoveu nesta quarta-feira, dia 2, a coletiva online sobre a quinta temporada de "Sessão de Terapia", que estreia na Globoplay na próxima sexta-feira. Participaram Selton Mello, Jaqueline Vargas e Roberto d`Avila. Rodrigo Santoro não conseguiu por conta de outros compromissos, mas gravou um vídeo para os presentes virtualmente. Fui um dos convidados e conto um pouco sobre o bate-papo a respeito de uma das melhores séries nacionais já produzidas. 

Permeada por um tema que une todos os pacientes: a vida, a quinta temporada de "Sessão de Terapia" trará novos desafios para Caio Barone (Selton Mello). Sem Sofia (Morena Bacarin) por perto, ele precisa procurar um novo profissional para acompanhá-lo. É então que chega à série Davi Greco (Rodrigo Santoro), um terapeuta que cuida de adultos mas sobretudo de crianças, fato que vai gerar uma tensão entre eles. A nova temporada vai marcar o reencontro dos amigos Rodrigo e Selton, que não trabalham juntos desde a novela "Olho no Olho", de 1993, onde se conheceram. A temporada foi gravada nos Estúdios Globo e os dez primeiros episódios estreiam na Globoplay no dia 4 de junho. A cada semana cinco novos episódios sobem à plataforma. Sempre às sextas-feiras. 

Dirigida por Selton Mello, escrita por Jaqueline Vargas e produzida por Roberto d`Avila, "Sessão de Terapia" é uma série original Globoplay, produzida pelo GNT e Moonshot Pictures. "É muito comovente fazer essa série, que na quinta temporada se passa durante a pandemia. O acolhimento e a escuta, que são fundamentos da terapia, são ainda mais necessários e o eixo da relação do Caio com os pacientes se torna ainda mais sólido e fundamental nesse momento.

Através de uma ficção, você consegue tocar o coração do público e fazer com que ele se enxergue e que sublime muitas dores, então ela chega em um momento primordial", definiu Selton. 

"Conversei com alguns terapeutas e o Davi é um pouco resultado dessas conversas. Ele trata de crianças e vocês depois vão descobrir a razão disso. Mas o Davi está ali para tentar ajudar o Caio, mas a ajuda será mútua. É um encontro desses terapeutas e será um encontro muito importante. É um processo muito abrangente e complexo. Não podemos reduzir a saúde mental. Meu primeiro contato com isso foi no filme que fiz "Bicho de Sete Cabeças" (2000). Me sinto muito feliz e honrado em participar de algo que tenha tanta relevância, ainda mais neste momento que vivemos", contou Rodrigo Santoro. 

"A pandemia não está em todos os personagens. Mas permeia todos eles. A figura principal será a enfermeira (vivida por Miwa Yanagizawa). O que estamos vivendo atualmente é algo atípico, mas os conflitos dos personagens são coisas que sempre existiram e a pandemia pode ter sido um gatilho", contou a autora Jaqueline Vargas. "Ficou uma dúvida se a gente colocaria a data "outubro de 2020", mas achamos melhor não. Passa em algum momento da pandemia", acrescentou Selton Mello, que também falou sobre sua amizade de longa data com Rodrigo Santoro: "A pandemia possibilitou esse trabalho juntos porque ele estava aqui com a família. Eu trouxe para ele essa ideia. Porque na temporada passada o Caio e a Sofia ultrapassaram uma barreira. E mesmo que a Morena (Bacarin) pudesse, não daria mais para ela continuar. Veio essa ideia em ter alguém próximo da idade do Caio para ter uma tensão entre eles. É bonito porque são dois terapeutas e são dois atores. Também bom pro público ver a gente juntos", finalizou. 

Sobre o trabalho com Danton Mello, seu irmão na vida real e que interpreta o irmão do Caio na série, Selton contou animado: "Também há um encontro bonito com meu irmão. Embora nós dois sejamos cria da televisão, nunca fizemos nada juntos na TV. Nenhum autor teve a ideia de nos juntar. E que bom. Nos proporcionou isso agora. Foi um encontro emocionante dos personagens e de nós irmãos também. E o público sempre gostou de nos comparar. Ah, mas eles são muito iguais. Até a voz é igual. Ou não são tão parecidos. Agora verão isso na série. Foi lindo. Uma honra". 

Perguntei aos três se houve alguma alteração no roteiro por causa dos novos protocolos de distanciamento dos atores em virtude da pandemia. Selton Mello foi o primeiro a responder: "Essa série nasceu protocolar. Já há um distanciamento natural. Então nem foi preciso muito, mas vou deixar eles falarem". "É o que o Selton falou. A estrutura da série já tem esse cuidado mesmo sem pandemia. E as histórias dos personagens não foram pensadas por causa dos protocolos. E como desta vez não teve uma Sofia, um contato erótico, não foi necessário", declarou Jaqueline. "Sim, na trama não houve alteração. Foi mais por trás das câmeras mesmo que todos os protocolos foram feitos. Mas diante das câmeras vocês vão ver uma história que não foi pensada para distanciamento. Houve uma evolução no enquadramento, etc. Uma coisa grande mudou com a pandemia. A gente fez essa série no Rio (de Janeiro). Filmamos pela primeira vez nos Estúdios Globo. Ela sempre foi gravada em São Paulo. Mas rigorosamente na tela vocês vão ver 'Sessão de Terapia' como sempre", concluiu Roberto d`Avila. 

Os novos pacientes, que Caio atenderá durante a semana são: Manu (Letícia Colin) --- que sofre de depressão pós-parto ---, Tony (Christian Malheiros) --- motoboy que precisa sustentar seis pessoas e tem preconceito com terapia ---, Giovana (Luana Xavier) --- uma vendedora que sofre de compulsão alimentar --- e Lídia (Miwa Yanagizawa) --- enfermeira que deixou a família e foi para a linha de frente do combate a pandemia. A nova temporada também abordará a vida familia de Caio Barone. Com a notícia da morte da mãe (vivida por Nathalia Timberg no último episódio da quarta temporada), seu grande fantasma do passado, Caio entrará em conflito com sua irmã, Mariana (Bruna Chiaradia), que insiste para que ele conheça o irmão Miguel. O protagonista resistirá, imaginando que este inesperado novo irmão seja um cara mimado e irresponsável. Miguel será vivido por Danton Mello, em uma participação especial desta temporada. 

A coletiva online rendeu uma boa entrevista e a quinta temporada tem tudo para ser tão atrativa e envolvente quanto as anteriores. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a entrevista. Já ansioso pela temporada, mas queria a Morena também.

Yasmin disse...

Nossa, parece que será tão boa quanto as outras. Voce falou com o Selton??? Ai que inveja.

Anônimo disse...

EU AMO.

Sérgio Santos disse...

Ta mt boa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Falei, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.