quinta-feira, 17 de junho de 2021

Globo desrespeita público e Faustão ao antecipar saída do apresentador

 A Globo enviou um comunicado nesta quinta-feira, dia 17, que caiu como uma bomba: "O apresentador Tiago Leifert estará à frente das tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck. Por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída de Fausto Silva do programa e juntos decidiram formalizar o distrato". A nota fria e burocrática demonstrou uma total falta de respeito com um profissional que esteve na empresa por 32 anos. 


A saída de Faustão da Globo até hoje é muito mal explicada. No comando do "Domingão do Faustão" desde 1989, o apresentador parecia realizado. Quando a notícia foi confirmada, no início do ano, houve o anúncio da aposentadoria de Fausto. E era compreensível. Afinal, está com 71 anos e tem todo o direito de descansar e aproveitar mais sua família e a fortuna que acumulou ao longo de muito trabalho. Todavia, depois de alguns meses, saiu a informação de que o comunicador iria para a Band, canal que o lançou na televisão na década de 80. 

Mas o que motivou Faustão a sair da Globo? O que ele fará de tão diferente na Band que não poderia fazer no "Domingão?" São perguntas que ficam sem resposta. No entanto, deixando as razões de lado, o mínimo que se esperava era uma despedida em grande estilo, fazendo jus ao longo período que Fausto esteve na Globo e nas tardes e noites de domingo na casa dos telespectadores. É o fim de uma era, sem exagero.

Ninguém esquecerá das guerras de audiência que o apresentador travava com o saudoso Gugu Liberato nos anos 90 e muitos menos de tantos quadros emblemáticos da atração, como "Vídeo-cassetadas", "Pegadinhas do Faustão", "Se Vira nos 30", "Arquivo Confidencial", "Dança dos Famosos", entre outros sucessos. 

Privar o público e o Fausto de uma despedida é de um desrespeito gigantesco. É inadmissível simplesmente apagar a existência de Faustão e seguir exibindo a "Super Dança dos Famosos" com o comando de Tiago Leifert. Aliás, o apresentador do "Big Brother Brasil" se saiu muito bem no domingo passado, quando precisou substituir o colega às pressas. Isso porque Fausto precisou ser internado por conta de uma infecção urinária. Mas a Globo aproveitar um problema de saúde de Fausto, e os elogios que Tiago recebeu na missão excepcional, é de uma baixeza muito grande. E não honra a conduta da emissora diante de um seus contratados mais queridos, tanto pelos funcionários da empresa quanto pelos telespectadores. 

A decisão, até a nota de hoje, era manter Fausto no "Domingão" até dezembro. E seria uma ótima homenagem no último programa ter um "Arquivo Confidencial" do apresentador e presenteá-lo também com o "Troféu Mário Lago", uma honraria que Faustão sempre fez questão de conceder a vários profissionais consagrados no final de cada ano. Seria um fechamento de ciclo digno. Bem diferente dessa antecipação desrespeitosa, fria e de péssimo gosto que a Globo resolveu fazer. Deprimente. 

18 comentários:

Artes e escritas disse...

São tantas as mudanças que acontecem, que é melhor aguardar para ver qual será a solução para o excesso de mudanças que estão acontecendo. Um abraço, Yayá.

Anônimo disse...

Achei um absurdo. Uma homenagem ele merecia pelo menos.

Anônimo disse...

Concordo com cada parágrafo.

chica disse...

Estamos vendo cada mudança inexplicada por lá! Credo! abração, chica

piteis da dinha disse...

Oi Sérgio, bom dia!
Eu li uma reportagem explicando que ele começou na Band e que gostaria de encerrar a carreira por lá também. Homenagens de todos os lados virão com certeza...
Bjssss e um feliz FDS p/vcs

Maria Rodrigues disse...

A vida é feita de contínuas mudanças.
Bom fim de semana.
Abraços

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Sérgio,
Sabe, eles nunca
respeitaram o público
ou até mesmo os artistas.
Desculpe, mas
penso assim.
Adoro seu blog.
Ótimo fim de semana.
Bjins
CatiahoAlc.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Jamais admirei o apresentador Fausto Silva. Porém, a emissora deveria exibir alguma edição de homenagem. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Jovem Jornalista disse...

Até hoje não entendi porque ele saiu.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

É verdade, Ya ya.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Chica.

Sérgio Santos disse...

Tem esse lado tb, Piteis. bjs

Sérgio Santos disse...

Beijo, Maria.

Sérgio Santos disse...

Sem problema, Catiaho. bjs

Sérgio Santos disse...

Eu adoro o Fausto, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tem mt caroço nesse angu, Jornalista.