terça-feira, 1 de junho de 2021

"Malhação Sonhos" abordou câncer de mama de forma corajosa e responsável, mas reprise censurou cena mais importante

 A temporada de "Malhação" exibida em 2014 foi um grande acerto e a reprise tem sido muito bem-vinda. Aliás, vem marcando mais audiência que a exibição original. Além dos ótimos pares românticos, da trama verossímil, dos bons conflitos, da atrativa história, do texto de qualidade e do elenco de gratas revelações, a história de Rosane Svartman e Paulo Halm  foi muito feliz na abordagem de temas importantes para a sociedade.


O câncer de mama, por exemplo, foi explorado de forma marcante. A maneira de prevenir o câncer foi realizada através de uma cena sensível e de muito bom gosto. A doença foi inserida na trama com Lucrécia, mãe rígida de Jade (Anajú Dorigon) e professora da Ribalta. A cena onde ela apalpa os seios diante do espelho e chora foi muito bonita, além de importante. Helena Fernandes emocionou.

Os autores foram muito felizes na inserção deste útil tema na temporada, ainda mais no mês que foi exibida na época (outubro), onde há a campanha 'Outubro Rosa', responsável pela conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
E o interessante da sequência é que não foi preciso uma só palavra para deixar a história da personagem clara, assim como a utilidade pública do autoexame das mamas. Não precisou de didatismo. Todo o conjunto de extremo bom gosto durou menos de um minuto, mas deixou seu recado.

A teledramaturgia não tem obrigação de ser informativa e muito menos educativa. É um mero e saudável entretenimento, sempre é bom enfatizar. Entretanto, quando uma produção se propõe a informar em prol de uma causa, é preciso fazer com competência. E "Malhação" conseguiu atingir este objetivo com louvor. 

É preciso citar ainda a ousadia de Rosane Svartman e Paulo Halm, que conseguiram driblar todas as limitações do horário, marcado pelas constantes intervenções do Ministério da Justiça. Tanto que era impensável, até hoje, ter em "Malhação" uma cena com uma mulher de seios à mostra, ainda que seja por algo de utilidade pública.

Vale destacar também um outro tema muito importante que foi abordado na temporada: o preconceito. Através de Jeff (Cadu Libonati) e Lincoln (Edmilson Barros), a homofobia foi tratada de uma forma concreta e apropriada para o público adolescente. Ironicamente, um cozinheiro não admite que seu filho dance com a turma da Ribalta por não considerar isso 'coisa de homem'. Jeff ainda se vê 'obrigado' a assumir a paternidade do filho de sua amiga ---- agora namorada (Mari - Maria Luiza) ---- para ajudá-la e também com o intuito de não duvidarem mais de sua sexualidade. Outro tema bem explorado.

"Malhação Sonhos" merece elogios pelo conjunto da obra, enquanto que Rosane Svartman e Paulo Halm merecem o reconhecimento pelo bom trabalho que apresentam. Os autores conseguiram mesclar ficção e temas de utilidade pública com muita competência. Uma pena que a reprise tenha cortado a cena em que o seio da atriz aparece. Se trata de uma censura incompreensível. Há sete anos foi uma atitude elogiosa. Agora, com o corte da emissora, parece que retrocedemos. 

6 comentários:

Anônimo disse...

A reprise tá com tantos cortes que desanimei rever.

Gabriella disse...

Essa cena foi maravilhosa na época e agora cortaram? Retrocedemos MESMO.

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, que bela descrição, uma novela adolescente abordar um tema tão importante é essencial para todos!
Infelizmente esse corte prejudicou todo o trabalho de conscientização e combate ao câncer de mama, realmente, parece que retrocedemos décadas...

Tenha uma lindo mês de junho amigo!! :)))

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Muito, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Vc tb, Dri!!!