segunda-feira, 7 de junho de 2021

Morte de Alan promove uma emocionante virada em "Malhação Sonhos"

 A temporada de "Malhação Sonhos" foi uma das mais elogiadas do seriado adolescente. E motivos não faltaram. A história escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, dirigida por Luiz Henrique Rios, conseguiu mesclar todos os bons elementos de uma produção de qualidade e a boa aceitação da trama há sete anos foi merecida. A Globo acertou com a reprise, em virtude da interrupção das gravações por conta da pandemia do novo coronavírus, e uma das melhores viradas do enredo foi reexibida nesta segunda-feira (07/06).


Todo o mistério em torno da volta de Alan (Diego Amaral), irmão de Duca (Arthur Aguiar) que todos acreditavam estar morto, começou a ser aprofundado, mergulhando a história central em um clima de tensão bastante ousado para o horário. O rapaz se fingiu de morto para reunir um dossiê contra Lobão (Marcelo Faria) e Heideguer (Odilon Wagner) e voltou com o intuito de denunciá-los. Os meandros desta trama foram sendo exibidos aos poucos até resultarem no ápice da adrenalina vista no capítulo da virada.

Após chantagear Nat (Maria Joana), ex de Alan, Heideguer consegue pistas do local onde Duca e o irmão iriam se encontrar. O vilão arma um plano para pegar os dois, mas Lobão acaba descobrindo a verdadeira identidade de Natália, sua então namorada ----- ao ver as mensagens que ela trocou com o neto de Dona Dalva (Iná de Carvalho) ----- e faz questão de também ir ao lugar do encontro para se vingar do rapaz.
O resultado de todo este imbróglio foi um conjunto de cenas muito bem realizadas e interpretadas.

A sequência em que Duca e Alan se reencontraram foi muito bonita, apesar de curta. Arthur Aguiar e Diego Amaral emocionaram na hora que os irmãos se abraçaram e o clima de tensão que permeou todos os momentos que antecederam o encontro foi temporariamente cessado. Mas logo depois o suspense voltou com a chegada dos capangas de Heideguer, que acabaram apanhando da dupla (que luta artes marciais).

Após escaparem, os dois seguem de moto pela estrada, mas acabam caindo na armadilha de Lobão, que os espreitava. Os pneus da moto de Alan acabam furando na tábua de pregos colocada pelo vilão, que ao constatar o êxito do plano, começa a perseguir os rapazes, que sofrem uma grave queda. Assim que vê Alan estirado no chão, o dono da Academia Khan acelera seu carro e atropela o irmão de Duca, que antes de ser atingido empurra o ex de Bianca (Bruna Hamu) para salvar sua vida. Foram cenas de tirar o fôlego.

A direção precisa de Luiz Henrique Rios deixou todas estas sequências verossímeis e ainda driblou muito bem as limitações do horário, que impedem a exibição de situações mais fortes, como um atropelamento intencional. E todos os atores se dedicaram. Tanto Marcelo Faria, que mostrou a fúria de Lobão com competência, assim como Arthur Aguiar e Diego Amaral, que emocionaram em todos os momentos.

Aliás, Arthur brilhou no momento que a ambulância chega para socorrer Alan e o médico diz para Duca que ele não resistiu aos ferimentos. O ator soube mostrar a dor do seu personagem pela perda do irmão. Vale destacar ainda a hora que o protagonista conta para Dona Dalva que seu outro neto havia morrido. A saudosa Iná de Carvalho deu um show de atuação e o sofrimento daquela avó foi angustiante. Quem também merece elogios é Maria Joana, outro bom nome da temporada. A atriz se destacou quando Nat se desesperou ao saber da morte do ex e enfrentou Heideguer.

E todos estes momentos fortes implicaram em mais uma leva de ótimas cenas, uma vez que a tensão continuou na hora do velório de Alan. A ida de Natália provocou a ira dos demais personagens ---- já que ninguém sabe que ela está sendo chantageada por Heideguer e nem que ele é um mau-caráter -----, que a expulsaram da cerimônia simbólica. É preciso aplaudir novamente Iná de Carvalho, que expôs perfeitamente a indignação de Dona Dalva.

É preciso, ainda, aplaudir a tocante sequência em que Sol (Jeniffer Nascimento) canta 'Amanhã', de Guilherme Arantes, enquanto são exibidas imagens de Duca jogando as cinzas de Alan no local onde os dois sempre se encontravam, ao mesmo tempo que é consolado por todos os amigos que acompanhavam a cerimônia. As cenas foram repletas de sensibilidade e emocionaram.

"Malhação Sonhos" conseguiu mesclar comédia, drama e suspense com muita competência e a virada da morte de Alan, pouco antes do capítulo 100, movimentou ainda mais a história, que mereceu muitos elogios em 2014. 

18 comentários:

Chaconerrilla disse...

Não estou podendo acompanhar a reprise, mas sempre vejo seus comentários. Essas cenas são muito tristes. O Arthur brilhou muito, a Iná emocionou e todos os atores impressionaram. Que saudade de acompanhar uma novela da Rosane e do Paulo!

Anônimo disse...

Me emocionei muito.

Lulu on the sky disse...

Não acompanho Malhação, por isso não tenho como avaliar.
big beijos

Anônimo disse...

Que ódio do Lobão depois de matar o Alan ficar tirando onda e o Heideguer é o personagem mais odiado dessa temporada e quando o Gael descobre a verdade e vai tirar satisfação é uma das melhores cenas dessa temporada. Duca e Nat e João e Bianca tinham que ter terminado juntos.

Anônimo disse...

Dona Dalva,Karina e Nat são as melhores personagens femininas dessa temporada e Gael,Duca,Cobra,Hedieguer,João,Lobão e Pedro são os melhores personagens masculinos da temporada.

Lia disse...

Duca e Bianca sempre se amaram, esses outros dois foram um nada na vida deles kkkkk supera

Anônimo disse...

O próprio Duca fala para a Bianca que gostou da Nat de verdade e Bianca fala para o Duca que gostou do João de verdade e a temporada deixava claro isso. Só que no final a temporada mostrou que a mulher da vida do Duca é a Bianca. Eu não concordo com o final mais é o meu direito.

Anônimo disse...

O próprio Duca fala para a Bianca que gostou da Nat de verdade e Bianca fala para o Duca que gostou do João de verdade e a temporada deixava claro isso. Só que no final a temporada mostrou que a mulher da vida do Duca é a Bianca. Eu não concordo com o final mais é o meu direito.

Como muita gente diz que a Eliza tinha que ficar com o Arthur. Eu não concordo e acho que o final da Eliza com o Jonatas foi um tiro certo.

Já temporada 2012 muita gente acredita que Lia e Dinho tem mais química que Lia e Vitor e eu discordo totalmente. Acho que o Lia e Vitor tem muito mais química que Lia e Dinho.

Lia disse...

pois surtou duas vezes. Duanca melhor que Joanca e Dunat, e Lidinho melhor que Litor KKKKKKKKK

Sérgio Santos disse...

Obrigado, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Discordo, anonimo. Achei linda a condução de Bianca e Duca.

Sérgio Santos disse...

São ótimos personagens mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, Lia.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo, sem problemas.

Sérgio Santos disse...

Isso gera muitos comentários mesmo, anonimo. Até hj.

Sérgio Santos disse...

Tb amo Duanca, Lia. Ja Litor e Lidinho eu nao gostei de ambos. Fico com Brutinha e Jugil. rs