terça-feira, 22 de junho de 2021

Não-casamento de Maria Clara rende ótimas cenas em "Império"

 A reprise de "Império" não vem marcando índices de audiência satisfatórios. A média está bem abaixo das reprises de "Fina Estampa" e "A Força do Querer", que a antecederam. Deixando a questão dos números de lado, a trama de Aguinaldo Silva foi mediana e o maior atrativo sempre foi o núcleo central com o enredo em torno do comendador, personagem que caiu nas graças do público. Os demais núcleos nunca se destacaram. Mas um das poucas sequências realmente ótimas da produção foram reexibidas nesta semana. 

Após um longo período de estagnação, a novela ganha uma boa catarse com os barracos protagonizados por Enrico (Joaquim Lopes). O homofóbico surta na sua despedida de solteiro, após o ataque a um travesti que foi colocado em sua festa, implicando em boas cenas, que ainda culminam no 'não casamento' de Maria Clara (Andreia Horta). Uma boa movimentação em torno do núcleo central do folhetim, o que destacou vários atores.

Joaquim Lopes pôde mostrar uma faceta ainda desconhecida do grande público com o destempero do seu personagem homofóbico, que perdeu o controle e surtou depois que se deparou com um travesti em sua despedida de solteiro. O ator convenceu nas cenas difíceis escritas por Aguinaldo Silva e mostrou que também tem talento para interpretar tipos mais densos, após ter interpretado dois papéis cômicos em sequência na época ----- Josué em "Morde & Assopra" (2011) e Lucindo em "Sangue Bom" (2013).

O desespero de Enrico fez com que o rapaz desistisse do casamento com Maria Clara, por vergonha dos julgamentos alheios, e toda esta situação provocou uma sucessão de boas cenas, principalmente para Andreia Horta e Alexandre Nero. Os atores puderam brilhar em vários momentos e a cumplicidade presente entre pai e filha ficou ainda mais evidente nos recentes capítulos.

O poderoso comendador se viu desesperado e indignado por não poder fazer nada para impedir o sofrimento da filha predileta, que foi abandonada pelo noivo no dia do casório, situação típica de um tradicional folhetim. Tanto que, por uma ironia, foi Maria Clara quem precisou confortar o pai e acalmá-lo, quando teoricamente era ela quem mais precisava de consolo. As cenas foram ótimas.

Andreia Horta, após meses subaproveitada, pôde finalmente mostrar a grande atriz que é e brilhou absoluta nas sequências. Ela se destacou quando sua personagem desabafou com Zé Alfredo e deu um show no momento que Maria Clara colocou Enrico contra a parede e o humilhou. Para culminar, Andreia emocionou na cena onde a filha de Maria Marta comunicou a todos os convidados da festa que não haveria casamento, mas que a festa iria continuar. Foi seu grande (e merecido) destaque na novela. Uma pena que depois o perfil volta a se apagar.

Já Alexandre Nero mais uma vez se sobressaiu, principalmente nos momentos de ternura do seu duro comendador. Tanto na sequência onde o protagonista dança com a filha preferida, quanto na hora que abre a guarda e convida Cristina (Leandra Leal ótima) para dançar no meio do salão. O personagem era repleto de nuances e o ator dominava todas com maestria.

Vale destacar ainda as ótimas cenas protagonizadas por Suzy Rêgo e José Mayer, com Beatriz e Cláudio tendo que lidar com a homofobia de Enrico e o preconceito dos demais. Eles também tiveram chance de brilhar nos momentos do não-casamento. Outra atriz que conseguiu boas cenas nestes capítulos recentes foi Lilia Cabral. O sofrimento de Maria Marta, ao ver Maria Clara abandonada pelo noivo, mostrou que, apesar de sempre criticá-la, a matriarca da família ama sua filha. Foram alguns bons momentos de "Império" que merecem ser elogiados novamente com a reprise. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu nao lembrava como essa novela era ruim.

Gabriella disse...

Andreia Horta deu show e tomara que seja valorizada por Licia Manzo.

Anônimo disse...

Maria Clara foi a mocinha moral dessa novela.

Zyn disse...

Esse é o melhor capítulo da novela, depois é só ladeira abaixo.

Sérgio Santos disse...

Sempre achei mediana, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo. E o Aguinaldo destruiu a personagem depois pra favorecer a mocinha que fracassou.

Sérgio Santos disse...

É isso, Zyn.