sexta-feira, 2 de julho de 2021

Juliana Paiva, Deborah Secco e Vitória Strada honram o protagonismo de "Salve-se Quem Puder"

 A novela das sete de Daniel Ortiz vem apresentando uma 'segunda parte' muito melhor que a primeira, interrompida por conta da pandemia do novo coronavírus. "Salve-se Quem Puder" já era uma novela agradável e despretensiosa, mas agora, com o inevitável corte de capítulos, a trama ficou mais ágil e quase toda focada na saga do trio central. Além de se tornar mais atrativa, a trama também expôs o acerto na escolha de Juliana Paiva, Vitória Strada e Deborah Secco para os principais papeis. 


Luna, Alexia e Kyra formam um trio que se aventura em várias confusões e não por acaso parece oriundo de qualquer filme transmitido pela Globo na "Sessão da Tarde". As três são claramente inspiradas em "As Panteras" ---- série de sucesso da década de 70 que resultou no conhecido filme de 2003 ----, mas com um tom mais farsesco. E a proposta da produção do autor, dirigida por Fred Mayrink, seria um fiasco se as atrizes selecionadas não tivessem talento ou falhassem na sintonia em cena, o que felizmente não aconteceu.

Juliana Paiva, Deborah Secco e Vitória Strada tiveram química logo no início, quando as personagens se  conheceram e pouco tempo depois testemunharam um assassinato, virando alvos de um grupo criminoso e entrando para o Serviço de Proteção a Testemunhas. Ao longo dos capítulos, a sintonia foi aumentando e as cenas do trio ficam cada vez melhores. As atrizes ainda enfrentam uma dificuldade que muitas vezes pode virar uma armadilha para a atuação: interpretar momentos dramáticos e cômicos quase simultaneamente. Não são poucas as vezes que as três passam por alguma situação tensa ou até triste e logo depois encaram várias trapalhadas de humor pastelão. Conseguem convencer sempre. 

Luna é o perfil mais tradicional de um folhetim. A típica mocinha sofredora. O autor até debocha da situação a partir do momento que coloca a personagem com dupla nacionalidade: brasileira e mexicana. Realmente, em alguns momentos os dramas da mocinha deixam qualquer saga de novela mexicana devendo. E após vários perfis cômicos em folhetins, Juliana ganhou a protagonista de menos comicidade do trio. A filha de Helena (Flávia Alessandra), que tem a missão de investigar o motivo de ter sido abandonada pela mãe, ao mesmo tempo que foge da assassina Dominique (Guilhermina Guinle), vem sendo defendida com talento, o que prova mais uma vez a versatilidade da atriz. Vale citar ainda a boa química com Felipe Simas, intérprete de Teo, que salvou Luna do furacão nos primeiros capítulos, e com Rodrigo Simas, que vive Alejandro, personagem inserido para compor um novo triângulo. 

Alexia e Kyra são tipos mais caricaturais. Mas nem por isso menos difíceis. Até porque o risco de cair no ridículo era elevado. Para se disfarçar, Alexia usa aparelho nos dentes, óculos e uma peruca ruiva chamativa. É muito parecido com o visual da protagonista de "Betty, a feia", novela colombiana de sucesso de 1999. Se Deborah errasse no tom, naufragaria a personagem facilmente. Mas a atriz tem experiência na comédia ---- vide a inesquecível Darlene, de "Celebridade" (2003) ---- e vem tirando de letra. A protagonista é a mais mal-humorada e pessimista das três, o que proporciona alguns momentos hilários e a intérprete ainda tem uma boa parceria com os colegas de cena Rafael Cardoso (Renzo), João Baldasserini (Zezinho) e Juliana Alves (Renatinha). 

Já Vitória Strada é a grata surpresa do trio central. Após ter se destacado na pele de duas mocinhas com intensa carga dramática ---- em "Tempo de Amar" (2017) e "Espelho da Vida" (2019) ----, a atriz ganhou sua terceira protagonista seguida. Mas totalmente diferente dos perfis anteriores. Kyra é um desastre ambulante. Não pode dar dois passos sem provocar algum acidente pelo caminho. Atrapalhada e histriônica, a personagem lembra um desenho animado. Vitória foi encontrando o tom ao longo da novela, inicialmente exagerado demais, e agora domina o papel com precisão. Não é exagero afirmar que a personagem é a mais carismática. Também é a que tem o melhor triângulo amoroso. Isso porque a intérprete tem química tanto com Thiago Fragoso (Alan) quanto Bruno Ferrari (Rafael), que foi seu par em "Tempo de Amar". A relação de Kyra e Rafael, apresentada nos primeiros capítulos, conquistou sem muito esforço. Ao mesmo tempo que toda a construção do amor nascido entre a babá e o viúvo solitário, pai de dois filhos travessos, virou um dos trunfos da trama. Tem sido uma delícia assistir. 

"Salve-se Quem Puder" tem feito por merecer muitos elogios e um deles foi a escalação de Juliana Paiva, Deborah Secco e Vitória Strada. As atrizes estão cada vez melhores em cena e honram o protagonismo da novela das sete.

21 comentários:

Gabriella disse...

Elas estão maravilhosas mesmo.

Lois Racca disse...

Você e seus textos impecáveis!!!!!

Andressa Mattos M. disse...

To ansiosa pra ver todos descobrindo elas. E amo o carinho que as atrizes tem por voce.

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Rajani Rehana disse...

PPlease read my post

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Na realidade, a galinha Filipa é o maior destaque da novela ... Baita atriz kkkkk Sempre assisto Salve-Se Quem Puder. E curto bastante. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Sabe o que pensei depois de muito tempo. Fiquei pensando em qual ator poderia ter interpretado o Ruy na Força do Querer no lugar do Fiuk. Poderia ter sido o Bruno Ferrari.

Vinicius disse...

Louco pra ver juliana e vitória fazendo vilas,principalmente a vitoria mas parece que ela vai protagonizar a nova novela da glória perez tomara que ela recuse porque as mocinhas da glória com excessao da jeiza são chatas,sem falar que vai ser a 4 mocinha seguida, mas enfim as três realmente são maravilhosas e tão arrasando ps:kyra precisa ficar com rafael

Teresa Isabel Silva disse...

Um elenco de luxo!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Unknown disse...

Boa tarde, Sr. Sérgio Santos!

Me chamo Laura Guedes e sou repórter da Jornalismo Júnior (jornalismojunior.com.br), veículo ligado à Universidade de São Paulo (USP).

Estou escrevendo uma matéria sobre o impacto social das telenovelas. Gostaria muito de poder entrevistá-lo, dado que o senhor é um especialista em teledramaturgia. A entrevista seria feita por e-mail.

O fechamento do meu texto é dia 18/07. Se sua resposta for positiva, peço que resposta esse comentário para eu passe meu e-mail de contato.

Agradeço imensamente pela sua atenção e desejo uma ótima semana para o senhor!

Atenciosamente,
Laura Guedes - Repórter da Jornalismo Júnior.

Sérgio Santos disse...

Estão, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Lois.

Sérgio Santos disse...

São umas queridas, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Rajane.

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Poderia mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

De luxo, Teresa.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Obrigado, Laura! Respondido.

Hudson disse...

Amei o texto e amo a novela. Não perco um capítulo! As protagonistas, de fato, são excelentes e merecem todos os aplausos. Muito feliz com essa novela, só que eu queria mais capítulos... rars

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Hudson!!!