sexta-feira, 9 de julho de 2021

Único triângulo amoroso consistente de "Salve-se Quem Puder" é o formado por Rafael, Kyra e Alan

 A atual novela das sete vai caminhando para seu final e ficou claro que Daniel Ortiz usou e abusou dos triângulos amorosos. O autor já tinha usado bastante o recurso em "Haja Coração", sua novela anterior, e aproveitou bem mais o recurso em "Salve-se Quem Puder". As três protagonistas estão envolvidas em dilemas amorosos e vários outros personagens também não escapam da situação. Mas, analisando friamente o roteiro, o único triângulo que apresenta consistência é o formado por Kyra (Vitória Strada), Rafael (Bruno Ferrari) e Alan (Thiago Fragoso). 

Logo no início da trama, houve uma bonita construção do relacionamento de Kyra e Rafael. O pedido de casamento que o íntegro personagem fez para a atrapalhada companheira, durante um engarrafamento e em meio a um temporal, foi bonito e engraçado, além da química dos atores  ---- vista em "Tempo de Amar", de 2017 ---- ter sobressaído. Era aquele momento da apresentação dos perfis individuais, que acabou somado com a relação 'Kyrael'. Foram poucas cenas porque na mesma semana a protagonista acabou dada como morta, após ter presenciado um crime em Cancún, no México, no meio de um furacão. Ainda assim houve um envolvimento do público. 

Já quando Kyra precisou usar o nome falso de Cleide, diante das condições do serviço de Proteção à Testemunha, foi trabalhar como babá na casa de um advogado, viúvo, pai de duas crianças adotadas. No caso, primo de Alexia (Deborah Secco), sua então nova companheira de 'fuga'.

E a construção do novo casal se iniciou. Baseado em todos os clichês infalíveis do gênero, já vistos em muitos filmes românticos: o ricaço solitário que se encanta pela babá, que por sua vez demora um bom tempo para conquistar a confiança das crianças e, quando se dá conta, também se apaixona pelo patrão. 

Tudo foi muito bem trabalhado pelo autor e a interrupção das gravações em virtude da pandemia do novo coronavírus aumentou ainda mais a expectativa pelo primeiro beijo de 'Alyra'. Cleide foi ficando cada vez mais íntima da família e virou o xodó dos filhos de Alan. O clima entre eles aumentava a cada momento juntos. Ortiz soube preparar bem o instante do tão aguardado beijo na retomada da novela ---- durante um Karaokê, quando Alan cantou a música tema do par ("You and Me", de James TW) ---- e Thiago Fragoso e Vitória Strada transbordaram química. A espera fez valer a pena. 

Agora o desafio de Kyra é se afastar das crianças porque sua relação com o patrão acabou. Alan não quis seguir com o relacionamento e colocou um ponto final. Isso por causa da insegurança da personagem por conta do sentimento que ainda diz sentir por Rafael. Para culminar, o ex flagrou Cleide viva na semana passada em uma das melhores catarses da trama, o que promoveu uma outra virada. Rafael e Kyra se beijaram e a química entre Vitória Strada e Bruno novamente surgiu em cena. Há uma divisão de torcidas do público, o que é compreensível porque toda a construção é bem realizada e nada parece forçado. A atriz também tem química com os dois atores, o que facilita e divide quem assiste. É até fácil torcer pelos dois casais, por incrível que pareça, ainda que o roteiro vá mostrando um final feliz da babá com Alan, já que Rafael protagonizou deliciosas cenas com Júlia (Sophia Abrahão). 

O triângulo deixa bem evidente como os dilemas amorosos das outras duas protagonistas soam artificiais. Luna (Juliana Paiva) namorava Juan (José Condessa), no México, mas a construção do romance deles no início da novela não foi tão atrativa quando a de Rafael e Kyra. No entanto, o autor tinha a chance de reverter o jogo ao longo da história. Mas o ator abandonou a produção quando ocorreu a interrupção das gravações e afirmou ter um compromisso já firmado em Portugal. Com isso, Ortiz precisou inserir outro personagem para substituí-lo: Alejandro (Rodrigo Simas), outro tipo vindo do México. 

Para trazer um pouco de densidade na relação do novo perfil com Luna, Daniel inventou um primeiro beijo na adolescência e usou uma cena de Bruno e Fatinha, casal sensação de "Malhação Intensa", exibida em 2012. O escritor foi inteligente com a escalação de Rodrigo. Porque há um grande fandom dos atores até hoje por causa do sucesso do casal de 9 anos atrás. Ele sabe que se colocasse qualquer outro intérprete a chance do público comprar a ideia seria nula. Mas ainda assim, todo o desenvolvimento soa raso. Houve uma construção primorosa do romance entre Fiona e Teo (Felipe Simas). E o casal tem vários elementos catárticos, como o fato dele ter sido o 'Anjo Salvador' da mocinha durante o furacão; e Luna ainda ser filha de Helena (Flávia Alessandra), que é madrasta de Teo. A personagem também é fisioterapeuta e o rapaz teve um problema sério no joelho após o furacão, o que implicou em muitas cenas de tratamento de Fiona com o enteado de sua mãe. O relacionamento do casal só acabou porque Úrsula (Aline Dias) a ameaçou. Ou seja, um conjunto que nem se compara ao enredo simplório com Alejandro. Por isso ficou pouco convincente esse breve envolvimento de Luna com seu amor da infância. Não seria a atitude volúvel que ela teria apenas dias depois de um término tão traumático. 

A questão envolvendo Alexia, Zezinho (João Baldasserini) e Renzo (Rafael Cardoso) é outra que não apresenta um bom resultado. Fica claro em todos os momentos que Aléxia ama o caipira que virou praticamente um guarda-costas. Todavia, todo o contexto envolvendo Renzo é muito mais convidativo para o telespectador. O sobrinho da grande vilã, que iniciou a história sendo um mero comparsa, teve um arco de redenção ótimo graças ao amor que sempre sentiu por sua então vítima. De vilão virou mocinho. E de forma convincente. Todavia, isso nunca deixou Josimara de fato balançada. Todas as cenas criadas pelo autor não convencem e fica clara a tentativa de preencher tempo e plantar uma falsa dúvida na cabeça do telespectador. Se houvesse um desenvolvimento de fato entre Aléxia e Renzo, o casal teria um forte apelo popular. Mas é óbvio que ela ficará com Zezinho, até como uma espécie de 'prêmio' para o ator, pois até hoje uma parcela do público não se conforma com o final de "Haja Coração", com Beto ficando sem Tancinha (Mariana Ximenes). Ortiz só deveria ter se preocupado em criar um enredo para Zezinho. O personagem vive exclusivamente para sentir ciúmes de Alexia e não tem um drama para chamar de seu. Fez falta. 

"Salve-se Quem Puder" tem se mostrado um folhetim delicioso e a reta final está cada vez mais empolgante. Mas Daniel Ortiz pecou no excesso de triângulos amorosos. Claro que os dilemas rendem discussões nas redes sociais e um bom engajamento. O autor está no seu direito de criar situações que promovam uma repercussão. Mas bastaria os conflitos envolvendo Rafael, Kyra e Alan. Cumpririam a função com louvor. Porque com os demais não havia necessidade. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Sergio, eu te amo. ENTENDA.

Unknown disse...

Zamenza seus textos são perfeitos, Alyra Endgame

Heitor disse...

Vc descreveu perfeitamente tudo o que eu acho. Os outros trios são desnecessários e só servem pra enrolar.

Vinicius disse...

Kyrael perfeito precisam ser endgame

Dalila disse...

Uma excelente análise.
Acho mesmo que o Ortiz pecou no excesso de triângulos que não se fazem necessários
E também pecou por não desenvolver bem as histórias dos personagens. Muitos ficaram esquecidos e mesmo com potencial, não foram explorados como Agnes por exemplo, que teve o luto de mãe apagado pelo luto do Rafael... Ou júnior, que ninguém sabe quem de fato é, além de irmão da Kyra e da Bia...
Sem falar nas inúmeras pontas soltas que até agora não foram esclarecidas,mas deixam o público curioso como a relação de Alexia com o pai, os pais do Alan? A morte da Roberta, pai de Kyra, família do Rafael...
Vilões mal explorados, temos Petra que nem chegou a ser vilã, a Úrsula que é mais uma pessoa precisando de ajuda médica do que realmente má, a Renatinha... Ela não é nada além de chata e ardilosa
Até a Dominique mal fez maldade de fato, ela é uma bandida que passa a novela fingindo ser vilã
Na minha opinião, o único vilão de fato é o Hugo
Tinha mais coisas, mas falei demais

Anônimo disse...

É exatamente isso. Esse tem base, agora Luna com Alejandro? Uma forçação só e a Alexia sempre gostou daquele jeca mesmo.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Kyra tem que chegar ao final feliz com o Rafael... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
O Dilema sempre será: Com quem irá ficar? A Kyra parece não querer decidir-se, né? Ela tende a ficar com os dois (rs*)
Beijus,

Aline disse...

Kyra me deixou confusa também, pois até agora não sei pra quem torcer: se por Alan ou por Rafael kkkk ótima análise!

Leitora disse...

Olá, Sérgio! Eu não poderia concordar mais. E olha eu estou muito dividida. Eu amo o Rafa e amo o Alan. No lugar da Kyra eu tbm estaria #confusa. Ela deve ser libriana igual eu. kkkkk. Acredito que o final será Alyra e isso me deixa feliz, porém tbm fico triste pelo Rafa. Mesmo ele ficando com a Júlia eu fico triste. A verdade é que odeio triângulos amorosos. Olha só o que faz com a gente. Ou faz sofrer ou faz raiva qnd é sem sentido, servindo apenas pra encher linguiça.
Sobre T, L,A não tem nem o que dizer. L e A não tem o peso da história de T e L. Não tem cartase, como vc disse.
Sou Alenzo por questão de química e se o Ortiz não tivesse vacilado em Haja eu poderia ter Alenzo agora pq é evidente que embora a Alexia ame o Zezinho, ele tbm tá fazendo média com o João pra "se desculpar" por ele ter sido preterido na outra. Ainda mais que rolou aquele lance deles gravarem de novo na reexibição da novela.
Vou sentir sdds da novela. Apesar de alguns problemas eu me apeguei a alguns personagens e ela era muito divertida.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. kkkk

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo....Nao deu pq o autor resolveu surpreender no final e deixou a narrativa jogada fora.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Heitor.

Sérgio Santos disse...

E foram, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nao falou nao, Dalila, eu assino embaixo de cada palavra.

Sérgio Santos disse...

Forçação mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

E foi, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Poderia ter sido esse o final, Luma.

Sérgio Santos disse...

Beijão, Aline.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Leitora. Eu tb odeio triângulos amorosos.