terça-feira, 20 de julho de 2021

Embate entre Ana e Manu resultou na cena mais memorável de "A Vida da Gente"

 Nesta terça-feira, foi reprisada a cena mais aguardada de "A Vida da Gente", exibida originalmente no dia 14 de fevereiro de 2012, também uma terça: a briga entre Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano). Ao saber através de Júlia (Jesuela Móro) que sua irmã não iria em seu casamento com Lúcio (Thiago Lacerda), Ana resolve ir ao encontro de Manu para entregar o convite pessoalmente e, quem sabe, fazer as pazes. Mas acontece justamente o contrário: uma explosão de mágoas e feridas expostas, que resultaram em uma das melhores cenas da história da teledramaturgia.

A sequência tem oito minutos de duração. Uma eternidade já na época em que a novela foi exibida, em virtude da mudança da linguagem dos folhetins, que precisaram de um maior dinamismo para não afugentar a atenção do público. Mas, ainda assim, Lícia Manzo é uma autora que costuma desafiar essa 'regra' em suas obras, sempre valorizando os diálogos. A sua primeira novela já tinha deixado bem explícita a sua forma de trabalhar. E a cena se tornou a maior lembrança que o telespectador tem da saga sobre o amor de duas irmãs. De fato, entrou para a história. 

 Assim que Ana chega, Manu a recebe com frieza, como tem sido desde que flagrou a irmã beijando Rodrigo (Rafael Cardoso), seu então marido e ex-namorado de Ana. Poucos segundos depois os ânimos já se exaltaram e o embate começou. A autora foi perspicaz e colocou na boca de cada personagem os argumentos que os respectivos fãs de Ana e Manu sempre escreviam em blogs, Twitter e afins em uma época em que ainda não era tão normal comentar folhetins em redes sociais; muitas vezes provocando acaloradas discussões entre os torcedores mais fanáticos --- o que ocorre também com a reprise, vale ressaltar. 

O teor das discussões nas redes sempre se dá através dos defeitos que cada uma tem, onde um tenta provar que a outra errou mais e é, portando, a 'cretina' da história. Porém, nunca houve vilão em "A Vida da Gente", mesmo com parte do público classificando Eva (Ana Beatriz Nogueira) e Vitória (Gisele Fróes) como vilãs. . Ana e Manu erraram ao longo da vida e não há uma grande culpada na história toda.  A trama opta pelo realismo e consegue atingir o objetivo com êxito, uma vez que os telespectadores acabam se identificando e se envolvendo com todos os núcleos apresentados. É justamente através do embate entre Ana e Manu que os erros das duas são expostos em palavras que machucam muito mais que qualquer tapa. 

O resultado da sequência é o melhor possível. Um texto de imensa qualidade sendo interpretado brilhantemente por duas atrizes que honraram o posto de protagonistas em todos os momentos. Marjorie Estiano e Fernanda Vasconcellos foram exemplares e mostraram com segurança e competência toda a gama de sentimentos que estavam guardados há tanto tempo por Manu e Ana. Quando quem assiste a uma cena esquece que aqueles personagens estão sendo interpretados, e não são pessoas reais, é porque os intérpretes atingiram o objetivo. E foi o que as duas fizeram. Se entregaram de uma forma visceral e aquele momento marcou a carreira de cada uma. 

O mais interessante da sequência é a forma como Lícia explora as fragilidades de cada irmã. No início da discussão, é Manuela quem está por cima e deixa Ana destruída com cada verdade que joga na cara da irmã, que tenta fugir da conversa. Logo depois, quando escuta de Manu que só sabe fugir mesmo, é Ana quem cresce e vira o jogo atacando Manuela com palavras duras, muitas delas já ditas por Eva. E é quando Manu tenta acabar com a discussão. Já a finalização do embate se dá quando Ana entrega, sem querer, que ainda tem sentimentos pelo Rodrigo, mesmo após ter ido até a casa de Manuela para entregar o  convite de seu casamento com Lúcio (Thiago Lacerda). E Manu acaba dando o xeque-mate. 

 Valeu muito a pena rever a melhor cena de "A Vida da Gente", que até hoje é uma das mais exibidas nas redes sociais quando alguém elogia a novela primorosa de Lícia Manzo. É aquele momento em que a arte chega no ápice. 

14 comentários:

Unknown disse...

Uma cena brilhantemente escrita, dirigida e interpretada

Anônimo disse...

ESSA CENA É ANTOLÓGICA. MANUELA TINHA QUE TER DADO UMA SURRA NESSA SONSA.

Victor Ramos disse...

Nem num simples texto sobre a novela você consegue ser imparcial

Anônimo disse...

Essa cena é, sem dúvidas, o ponto alto de "A Vida Da Gente" (2011) já em sua antepenúltima semana de exibição. Não faltou entrega por parte de Marjorie Estiano e Fernanda Vasconcellos nessa cena de diálogos afiados que arrebatou todo bom noveleiro raiz. Só uma correção, Sérgio: a cena foi ao ar pela primeira vez em 14 de fevereiro de 2012, uma terça-feira.

Guilherme

Yasmin disse...

Essa cena é pra guardar na memória e sempre aplaudir.

Chaconerrilla disse...

Eu não consigo gostar dessa novela. Eu nunca vi tanto personagem irritante junto. Também me incomoda esse lance dos casais. A Ana está com o Rodrigo, depois ele está com Manu - depois de toda construção, claro (essa parte é boa!). Tudo desmorona quando a Ana acorda. O que acontece? Ela e Rodrigo traem a Manu - e olhe que a Manu perguntou se os dois realmente não sentiam nada. O envolvimento não dura muito, e ela se envolve com o Lúcio, mas o relacionamento acaba num piscar de olhos. Mais uma vez ela volta pro Rodrigo. Então, o Lúcio se envolve com Laura, mas também acaba rápido demais. O mesmo acontece com a Ana, que se separa mais uma vez do Rodrigo e aceita se casar com o Lúcio. Nesse meio tempo, Manu se envolve com Gabriel e Rodrigo fica mais perdido do que tudo... Antes do casamento, Ana e Lúcio terminam mais uma vez - e acho que parte da culpa é do Rodrigo. Acho que pede para a ex-tenista não casar com o médico. No final, Manu termina o namoro com Gabriel, volta pro Rodrigo e Ana volta pro Lúcio... Esse vai e vem me deixou sem vontade de assistir a novela. A única coisa boa disso tudo é a cena em que Ana e Rodrigo enviam um e-mail um pro outro dizendo que atravessaram o rio.

Anônimo disse...

Olha, não consigo defender a Manu, ela jamais deveria ter ficado com o Rodrigo e ter ocupado o lugar de Mãe na vida da Julia, eu entendo que tudo aconteceu de forma natural e não foi algo premeditado, mas como a própria Manu disse, de boas intenções o inferno está cheio.

A criação da Julia cabia ao Rodrigo, Manu ajudar e dar uma força é sim compreensível, só que a Manu tinha que ter seguido com a vida dela, e deixado a responsabilidade do resto com o Rodrigo, que é o pai da Julia, não ter ocupado um papel que jamais foi dela.

Lana

Sérgio Santos disse...

Inesquecível, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Antologica, anonimo. Pelo menos um tapinha merecia. kkkk

Sérgio Santos disse...

Victor, em um texto opinativo não existe imparcialidade, ainda mais na análise de personagens. Sinto mt se isso te indigna.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Entendo, chaconerrilla. Mas é uma das minhas novelas preferidas.

Sérgio Santos disse...

Discordo, Lana, o papel de mãe foi dela desde a infãncia da menina. Ela nao roubou o lugar de ninguem.