quinta-feira, 6 de abril de 2023

"Vai na Fé": uma novela abençoada

 A atual novela das sete da Globo está a cada dia melhor. Rosane Svartman e sua equipe de roteiristas estão conseguindo contar uma história sem correria, ao mesmo tempo que nada arrastada. "Vai na Fé" vem angariando elogios desde a estreia e virou rotina enaltecer a trama dirigida por Paulo Silvestrini. Porém, há um outro fator que tem deixado o conjunto ainda melhor: situações na ficção iguais a acontecimentos que vêm sendo notícia na vida real. 


Claro que toda obra aberta é desenvolvida de acordo com a resposta do público e não por acaso todos os folhetins que foram ao ar inteiramente gravados, na época da pandemia, enfrentaram dificuldades. Mas em "Vai na Fé" não tem sido necessário mexer no desenvolvimento do enredo por conta de possíveis rejeições do telespectador. Tudo vem sendo bem aceito e os personagens caíram na boca do povo. E por isso mesmo o excesso de 'coincidências' entre ficção e realidade tem despertado atenção. 

Por ironia do destino, a história exibiu uma de suas sequências mais emocionantes na mesma semana em que houve um caso escandaloso de intolerância religiosa no "BBB 23". Cristian, Key e Gustavo transbordaram preconceito e ignorância por conta da fé de Fred Nicácio.

O ocorrido provocou até uma interferência do apresentador Tadeu Schmidt falando da importância da pluralidade de religiões. E qual foi a cena mostrada na trama das sete? Ben (Samuel de Assis) conhecendo um terreiro de umbanda e participando da cerimônia, se emocionando diante de Mãe Ana (Valdineia Soriano). Obviamente, não foi algo proposital. Tudo já estava planejado. Mas a 'coincidência' impressionou. 

E a história segue apresentando situações parecidas com outras que viraram destaque nas redes sociais. Na mesma semana em que um sujeito machista foi exposto por conta da denúncia da atriz Lívia La Gatto, que mostrou a ameaça de morte feita pelo coach Thiago Schutz contra ela ----- depois que viu um vídeo em que a intérprete debochava de suas declarações repletas de machismo -----, a novela de Rosane Svartman passou a exibir um conflito pontual protagonizado por Lui Lorenzo (José Loreto), que resolveu entrar em uma espécie de 'escola de machos' para inflar sua masculinidade tóxica. Julião (Kiko Pissolato) era a representação perfeita de tudo o que estava sendo discutido no momento. O desfecho, com Vitinho (Luis Lobianco) expondo a babaquice daquele grupo, foi ótimo e até bem-humorado. Se tivesse sido algo combinado, não daria tão certo. Outro caso que chamou atenção pela coincidência: na mesma semana em que a influenciadora Virgínia estava enfrentando uma onda de ataques por conta da má qualidade de sua maquiagem, Guiga (Mel Maia) se esforçava para reverter o seu cancelamento se aproveitando de pautas feministas.

Na semana passada, mais um conflito que teve relação direta a um acontecimento que viralizou nas redes sociais e nos telejornais foi ao ar. Após ter recebido um telegrama amoroso de Lui, Sol (Sheron Menezzes) virou chacota na igreja e passou a ser ainda mais massacrada pelas vizinhas, que já estavam comentando sobre a dúvida de Jenifer (Bella Campos) a respeito da identidade de seu pai biológico. Duda (Manu Estêvão), filha mais nova da mocinha, acabou sofrendo bullying de Meire (Nathalia Costa) na escola em um claro efeito 'manada'. Porém, depois que foi criticada pelos amigos por conta da fala sobre o pai falecido de Duda, Carlão (Che Moais), Meire se arrependeu e protagonizou um lindo momento ao lado da agora ex-inimiga. A cena foi ao ar um dia depois que um vídeo de uma menina autista sendo humilhada pelas colegas, na cidade de Natividade (RJ), se espalhou na internet e parou até nos jornais, o que provocou comoção e indignação. 

"Vai na Fé", além de todas as qualidades mencionadas em outras postagens, vem acertando até na representação precisa de problemas recorrentes na sociedade. Rosane Svartman sempre foi uma autora que se preocupa em se manter atualizada e bem informada. Mas, no caso de sua atual deliciosa história, o universo parece conspirar a seu favor. A novela aparenta ser aquele fenômeno raro, onde tudo funciona. O folhetim certo para o momento certo. Levando em conta seu título, parece até abençoada. 

22 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Não tinha parado pra observar a quantidade de coincidências. MEU DEUS.

Anônimo disse...

Até agora nos deleitamos com 70 capítulos de "Vai Na Fé" com todo o ardor. Realmente nos enche de orgulho apreciar o trabalho de uma equipe que desenvolve seu produto de forma meticulosa e cuidadosa, e as coincidências entre ficção e realidade a respeito de temáticas sociais atuais podem ser consideradas como um dos vários trunfos da atual novela das 19h30min.

Guilherme

Ane disse...

Uma novela que acertaram em tudo!
Boa páscoa!
Ane/De Outro Mundo😊

Anônimo disse...

simplesmente maravilhosa em tudo, até os comentários e briga no twitter é bom por conta da novela, incrível demais ter uma novela tão boa nesses últimos tempos e que agrade 100% do público.

Marly disse...

Bom dia, Sérgio,

Que bom que esta novela esteja sendo bem aceita! Acho que estamos vivendo um momento histórico importantíssimo, em que temas bem assentados, mas injustos, têm sido postos em xeque. E isso numa fase em que nos ficou claro que os que se beneficiam "das coisas como elas estão" estão dispostos a uma luta feroz para mantê-las.
E ainda tem a questão da fé, que é o alicerce de tudo, sem a qual não se faz nada.

Beijão, bom fim de semana e boa Páscoa!

Maria Rodrigues disse...

Pela sua análise é certamente uma excelente novela.
Beijinhos e boa Páscoa

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sou telespectador assíduo de Vai na Fé. Ótima novela. Gostei do trecho "roteiristas estão conseguindo contar uma história sem correria". É bem por aí mesmo... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Pois é, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Ane.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Marly. Tenha uma linda Páscoa.

Sérgio Santos disse...

Boa Páscoa, Maria.

Sérgio Santos disse...

Exato, Fábio.

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Rosane Svartman disse...

Obrigada pela análise criteriosa e pelas palavras generosas. Como é bom ler!

Jovem Jornalista disse...

Me deu até vontade de começar a assistir essa produção agora mesmo.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Fá menor disse...

Nada é acaso... tudo é bem programado para moldarem o povo...

Abraços!

Sérgio Santos disse...

Rosane, é um prazer te ter aqui. Sou fã!!!!

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Rajani.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fá.