terça-feira, 18 de abril de 2023

"Falas da Terra - Histórias Impossíveis" aborda temas importantes e lança três talentos

 O projeto da Globo chamado "Falas Femininas - Histórias Impossíveis" foi lançado no dia 6 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a história com o título de "Mancha" foi protagonizada por Luellen de Castro e Isabel Teixeira. A produção impactou e repercutiu nas redes sociais. Agora, nesta segunda-feira, dia 17, mais de um mês depois e na semana do Dia dos Povos Indígenas, foi exibido mais um episódio, intitulado "Pintadas", logo após o "BBB 23". 


Preservação do meio ambiente, violência contra a mulher e ancestralidade são algumas das temáticas presentes na narrativa de 'Falas da Terra’, sendo protagonizada por três jovens indígenas. Luara (Ellie Makuxi), Josy (Dandara Queiroz) e Michele (Isabela Santana) se encontram no Mato Grosso do Sul para gravação de um videoclipe de rap na floresta e, quando se veem diante de uma natureza destruída, são impactadas por uma série de acontecimentos fantásticos que as levarão a um mergulho na ancestralidade de seus povos.

De origens distintas e com visões de mundo diferentes, Luara está de volta à sua terra com a melhor amiga da faculdade, Michele, depois de passar anos fora, estudando. O retorno visa apoiar a parente rapper, Josy, com seu trabalho na música. Mas, ao chegar ao local da gravação, que remete à memória afetiva de Josy e Luara, as jovens se deparam com a degradação da natureza. Frente a um cenário destruído, elas precisam encontrar uma nova solução para a filmagem, mas, no caminho, acabam por enfrentar desafios que as levam a encontros e desencontros com seus próprios medos, identidades e histórias.  

O elenco é um diferencial do episódio: estreantes, as jovens atrizes indígenas têm raízes nos povos originários Makuxi, em Roraima (Ellie), Mato Grosso do Sul (Dandara) e Pataxó do Sul da Bahia (Isabela). As três passaram por um processo de seleção e preparação, conectando suas emoções às das personagens. O trabalho surtiu efeito. O trio está incrível em cena. A história tem um início aparentemente leve e ao longo do tempo um clima de tensão vai dominando a narrativa e prendendo a atenção do telespectador, até que o trio encontra uma onça debilitada dentro de uma tapera, o que provoca uma lembrança imediata da novela "Pantanal". Enquanto cuidam do animal, há uma sensível conversa que mescla temas importantes: preservação do meio ambiente, violência contra mulher e ancestralidade. 

Composta por tramas ficcionais de suspense criadas a partir de medos femininos, a antologia ‘Histórias Impossíveis’ é apresentada no projeto ‘Falas’, marcando as efemérides do ano na TV Globo. Criada e escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, com direção artística de Luisa Lima, a obra se destaca pela diversidade tanto na frente das câmeras quanto nos bastidores. Em ‘Pintadas’, as autoras e Luísa convidaram roteiristas, consultoras e sensíveis aos temas tratados nos episódios. Juntam-se ao olhar cuidadoso de Luísa as diretoras Thereza de Medicis e Graciela Guarani, que estreiam assinando a direção de um projeto na TV. Já na sala de roteiro, somam-se às autoras as roteiristas Thais Fujinaga, Hela Santana e Renata Tupinambá, além de Graciela Guarani, para que os elementos e linguagem da cultura indígena (em especial a do povo Guarani-Kaiowá, que dá base para a história), estivessem devidamente representados. 

O projeto convida o público ao diálogo sobre tópicos atuais e importantes para a sociedade através da linguagem do mistério e da fantasia, com enredos que possibilitam múltiplas interpretações e provocam a reflexão. Em ‘Pintadas’, ao longo do episódio, memórias ligadas à violência no passado das protagonistas trazem essa questão à tona. 

A antologia ‘Histórias Impossíveis’, apresentada nos especiais ‘Falas’ deste ano, foi criada e escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, escrita com Thais Fujinaga, Hela Santana, Graciela Guarani e Renata Tupinambá. A direção artística é de Luísa Lima e direção de Thereza Médicis, Everlane Moraes, Graciela Guarani e Fábio Rodrigo e produção de Leilanie Silva. Alinhado à jornada ESG da Globo, o projeto tem direção executiva de produção de Simone Lamosa, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.

8 comentários:

Adriana Helena disse...

Até que enfim programas que exaltam a importância e a beleza dos povos originários, naturais e indígenas!!
Eu mesma também fiquei bastante impressionada com a Série Cidade Invisível que enaltece as lendas brasileiras em duas temporadas muito interessantes!
Excelente texto amigo, adorei, como sempre!!
Tenha uma semana maravilhosa!!

Marly disse...

Desde sempre artistas (de vários 'matizes') abordam os temas impactantes da vida em suas obras. Nos dias que atravessamos, porém, essa abordagem ganhou um sentido de urgência, de anseio para que as coisas sejam logo resolvidas, e eu estou amando isso, rsrs.
Então eu gostei do anúncio desse projeto e quero ver todos os os episódios que vierem a ser feitos.

Beijão

Anônimo disse...

Mais um especial abordando com serviço e responsabilidade temas importantes e bastante atuais, e a experiência se torna ainda mais enriquecedora quando há o contato direto com pessoas na equipe que falam com propriedade dos temas por pertencerem às comunidades destacadas nesses projetos dramatúrgicos.

Guilherme

Fá menor disse...

Parece interessante!

Beijinhos.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Dri!!!

Sérgio Santos disse...

Eu tb adorei, Marly!

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Foi sim, Fá!