quarta-feira, 19 de abril de 2023

"BBB 23" acabou com a saída de Domitila Barros

 Nesta terça, dia 18, foi exibida a final do "BBB 23". O encerramento do reality está marcado para a terça que vem, mas acabou com a eliminação de Domitila Barros. A participante era a única que tinha possibilidade, ainda que bem pequenas, de tirar o prêmio de Amanda e por conta disso o paredão entre Domitila, Larissa e Amanda era uma decisão sobre como seria o desfecho da vigésima terceira temporada. Tanto que houve uma movimentação atípica de pessoas que estavam desanimadas diante de declarações de apoio dadas por Juliette e Gil do Vigor a favor de Domi. Foi quase uma espécie de sopro de esperança.


A permanência de Domitila abriria a chance para um embate de torcidas na final, ainda que a participante precisasse passar por mais um paredão antes, caso perdesse a última prova do líder. Mas o embate foi antecipado e a vitória da médica, que angariou uma legião de fãs por conta de um casal inexistente com Cara de Sapato, expulso por importunação sexual e atualmente investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, é um fato consumado. A estratégia de repetir constantemente o discurso de ser uma 'mulher real e fora do padrão' também funcionou, além do seu jeito atrapalhado e de fácil identificação. A torcida fanática ainda adotou Larissa e Bruna, que nunca tiveram Amanda como prioridade. Lari voltou na repescagem e passou a bajular a colega porque percebeu a força do fandom quando foi eliminada com a terceira maior rejeição da temporada. A sua estratégia deu certo.

Mas voltando ao jogo em si, Larissa também soube aproveitar a fala machista que Domitila teve sobre ela a seu favor e passou a repetir o quanto se sentiu machucada com o intuito de tirar, ou diminuir, o favoritismo que a rival tinha. De uma certa forma funcionou a partir do momento que a torcida mais forte, a da Amanda, comprou o discurso e passou a defender Lari ferrenhamente.

Até porque Domi e Amanda nunca tiveram discussões ou embates diretos. Pelo contrário, as duas estavam com uma boa convivência antes do retorno da namorada de Fred Desimpedidos. E nem adiantou Domitila ter se desculpado várias vezes pelas suas falas equivocadas, o assunto sempre retornava quando era conveniente para o jogo das chamadas 'desérticas'. No entanto, se por um lado a participante sentiu o baque com as armas que a 'repescada' usou contra ela, acabou  ganhando força com o retorno de Fred Nicácio, seu grande aliado e amigo. 

Domitila e Fredão formaram uma dupla impagável e repleta de boas tiradas. O melhor momento vivido por eles foi a crise de riso provocada pela lembrança do primeiro jogo da discórdia que teve como consequência bomba de fumaça. A lembrança de Domi toda laranja fez Fred gargalhar por quase cinco minutos. Mas vale mencionar também a hilária parceria que a ex-Miss Alemanha teve com Cezar Black, onde o amor e o ódio caminhavam juntos. Inimigos declarados nas primeiras semanas, os dois foram criando um afeto inesperado até por eles mesmos. Embora os períodos turbulentos tenham permanecido até o final, a amizade se solidificou de forma bonita nos últimos dias do enfermeiro na casa, quando foi atacado e ofendido por Bruna e Aline de forma gratuita. As duas o humilharam aos berros. Domi não saiu do lado dele e fez questão de reforçar que os dois não tinham o privilégio de gritar com ninguém porque não eram brancos. 

Aliás, a eliminação de Domitila marca a resposta que o público, ou parte dele, deu ao elenco mais diverso que o "Big Brother Brasil" já teve. Nunca o reality teve tantos competidores negros. Mas foram eliminando um a um, o que ficou bem explícito nas últimas semanas. Nunca que Bruna ficaria em dois paredões com o comportamento que tem se fosse negra. A eliminação precoce de Tina, chamada de agressiva e maldosa porque ousou enfrentar Cara de Sapato no jogo da discórdia, é a maior prova. E por mais que digam que as eliminações em nada têm a ver com cor de pele, a saída de Domitila deixa explícito que não foi um mero acaso. Tudo bem, realmente Gabriel Santana, Marvvila e Sarah não tiveram grandes movimentações no jogo, mas se Domi fosse branca, depois de ter sido perseguida por vários na casa e ter ido a sete paredões, ela não conseguiria eliminar Larissa ou Bruna, por exemplo? Fica a dúvida.

Incontestável que Domitila foi uma das grandes protagonistas do "BBB 23". Viveu, defendeu os aliados, combinou votos, aproveitou as festas, protagonizou memes hilários, não fugiu de seus embates diretos, não teve medo de jogar, foi para o Quarto Branco com seu maior inimigo, ficou 12 vezes na Xepa, foi votada 21 vezes e ainda ganhou a liderança na penúltima semana de jogo. Também nunca usou os vários projetos sociais que tem há mais de 23 anos, e que já ajudaram várias mulheres e crianças, como instrumento para angariar simpatia do público. Foi um prazer ter conhecido uma mulher de tamanha potência. Que sorte o "BBB" teve com a presença de Domitila Barros em seu elenco. Azar do público que não a levou para a final. 

20 comentários:

Gabriella disse...

O RACISMO VENCEU.

Anônimo disse...

Que texto lindo🥰😘

Art disse...

Texto incrível. Obrigado por traduzir o que penso. Como preto, feliz demais pela representatividade e por, em rede nacional, mostrar o racismo sendo tão escancarado. Meu consolo é saber que quanto mais tempo essas pessoas (Bruna, Amanda, Larissa)ficaram na casa, pior pra elas no pós. E uma tristeza imensa por Aline. Imensa.

Yuri disse...

Perfeito o texto Sérgio.A saída(absurdamente injusta)só é mais uma prova de como o Bbb 23 foi o pior da historia(em minha opinião).Venceu o racismo,a hipocrisia(larissa,bruna,Aline que criticaram o "machismo" da Domitila mas dançaram em homenagem ao "papato".enfim uma edição para esquecer.E de 11 participantes negros provavelmente a final será entre 3 brancas.Triste,lamentável,revoltante..

Pedrita disse...

muito triste, minha favorita saiu. mas fiquei desolada qd sarah saiu. diziam q domitila era grosseira qd eu nunca vi ela alterar a voz, enquanto outras... q continuam no programa... lembro de uma q tinha tanto pi pq era palavrão q nem consegui entender o q a pessoa bravejava. e continua lá. mas domitila é a grosseira. q domitila continue sendo muito feliz em sua trajetória. obrigada pelo texto. ela merecia. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Texto perfeito! sou sua fã! parabens!

Anônimo disse...

Estou bem triste ao ver um grupo de fanáticos, acabar com um programa como o BBB. Desde o ano passado quando a chamada "padaria" deu o prêmio para o Arthur,percebo que os torcedores "normais " de antigamente perderam a vez...somos obrigados a ver participantes sem carisma e que são plantas durante o programa inteiro, se escondendo do jogo,sair como vencedor.Na verdade saem com o prêmio mas sem a aceitação do público e logo são esquecidos...Esse fandon que o elegeu,na verdade só quer mostrar que são poderosos. Que tem o BBB nas mãos. Em sua maioria são desocupados e mal educados que ficam afrontando e zombando de quem realmente quer eleger um participante com valores éticos e carismáticos. Uma pena vermos participantes como Sarinha e Domitila,que nos representam sair sem o prêmio, mas com certeza terão muitas oportunidades aqui fora.Tomara que a Globo melhore esse sistema de votação para que em 2024,possamos realmente dar o prêmio a quem merece!!!

Thaliny Valério disse...

era a minha favorita, não consigo entender.....

Sérgio Santos disse...

Triste, Gabi...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Art.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Yuri. Pra mim é impossivel o BBB 19 ser superado em ruindade, mas esse quase empata.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Pedrita. Era minha favorita também. bjs

Sérgio Santos disse...

Que honra, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É uma pena mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A minha também, Thalyne.

Anônimo disse...

ENGOLE O CHOROO

Anônimo disse...

Concordo que a Sarah e a Domi mereciam ir pra final, mas não vamos ser hipócritas né? desde o BBB da Emily isso virou um padrão, mas quando é alguém que todo mundo adora (Juliette, por exemplo), ninguém xinga ou culpa torcida. o Arthur não foi o primeiro e nem a Amanda será a última, porque ao invés de votarem, as pessoas preferem ficar militando na internet.

Jovem Jornalista disse...

Gostei muito da descrição que deu sobre a jogadora. Não sabia nada sobre ela. Aliás, não sei nada sobre esse 'BBB 23' pois eu não acompanhei.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson!