quarta-feira, 12 de abril de 2023

Segunda temporada de "O Rei da TV" melhora ao não se levar tão a sério

 A primeira temporada de "Rei da TV foi disponibilizada em 19 de outubro de 2022 na plataforma de streaming Star+. Criada por Marcus Baldini, André Barcinski e Ricardo Grynspan, a produção que conta a saga de Silvio Santos foi massacrada pela crítica. O tom farsesco, as interpretações exageradas e os conflitos controversos da trama --- dirigida por Baldini e Carol Minem --- contribuíram bastante para a má repercussão. No entanto, a segunda temporada, lançada no dia 29 de março de 2023, com oito episódios, provocou uma melhor impressão. 


A nova temporada, dirigida por Julia Jordão, traz novos obstáculos, sucessos e tombos na trajetória de Silvio Santos, na sua busca para se tornar o maior empresário e comunicador do Brasil. A história começa em 1989, quando Silvio se candidata à Presidência da República. Sua candidatura, porém, não é tolerada pelos adversários, e esse ressentimento serve de motivação para transformar o SBT no canal mais assistido do país, em uma grande batalha que marcou a história da televisão brasileira. 

Homem de muitos negócios, enquanto Silvio se lança no ramo dos cosméticos, o escândalo na administração do banco PanAmericano ameaça destruir o império que o empresário levou a vida inteira para construir.

A vida pessoal também sofre as consequências do sucesso, quando os holofotes da mídia se viram contra um dos momentos mais dramáticos da família Abravanel: o sequestro da filha Patrícia. 

"O Rei da TV" conta a história de Silvio Santos, o jovem de vida humilde, genial e ambicioso que foi atrás do seu sonho e se tornou o comunicador mais bem sucedido da televisão brasileira, além de um dos empresários mais reconhecidos do país. A série apresenta um olhar inédito sobre sua intimidade, mostrando as várias fases de sua carreira, erros e acertos, recordes de audiência e insucessos, todos os grandes desafios enfrentados para construir o SBT e seu império. Assertivo e polêmico em suas decisões, é uma figura icônica que faz parte da rotina de milhares de brasileiros. 

Ao contrário da primeira temporada, a segunda não tenta se levar tão a sério, o que proporciona cenas mais divertidas e momentos nostálgicos. José Rubens Chachá segue ótimo como Silvio Santos e uma das melhores cenas da série é o momento em que Silvio muda a grade do SBT dentro da Globo por meio de um simples telefonema. A trama fica muito mais atrativa quando foca na guerra de audiência entre as emissoras porque todos que viveram aquela época, independente da idade, sabem bem a loucura que era a disputa, principalmente aos domingos. Aliás, outra sequência impagável da série é a recriação do pitoresco encontro de Jean-Claude Van Dame com Gretchen no palco do "Domingo Legal", onde dançaram sensualmente. Paulo Nigro interpretando Gugu Liberato foi uma boa escolha. Outros bons nomes do elenco são Leona Cavalli (Íris Abravanel), Cacá Carvalho (Manoel de Nóbrega), Roberta Gualda (Cidinha Abravanel), Pascoal da Conceição (Roberto Marinho) e Ary França (Pedro de Lara). 

"O Rei da TV" parecia fadada ao fracasso após um início turbulento, mas, apesar de algumas cenas toscas, conseguiu melhorar em sua segunda temporada através de situações de fácil identificação do público. E, por mais surpreendente que pareça, mostrou fôlego para outras etapas da vida de Silvio Santos, até porque enredo não falta para explorar sobre o comunicador que está com 92 anos de idade.

12 comentários:

chica disse...

Vim te dizer que adorei tua frase lá! Bem verdade! Ficamos ZURETADOS mesmo...Tantas coisas,né? abração, chica

Marly disse...

Oi, Sérgio,

Silvio Santos fez parte da estória de todos nós (praticamente). Ele vem se apresentando na TV por décadas, de modo que isso é até natural.
No entanto, desde que entramos na louca espiral de acontecimentos políticos, dos últimos anos, muito do meu encanto por ele se esvaiu. E isso principalmente devido ao posicionamento dele, que eu acho contraditório (precisou e precisa do povo humilde, para se afirmar e faturar; mas voltou as costas a esse povo, quando teve que escolher). Não sou ingênua e não tenho nada contra os ricos, mas acho que faltou sensibilidade.
Pra piorar, houve - na web - quem levantasse a história da família dele (coisa de séculos) e à vista da tal história fica muito difícil acreditar que ele um dia tenha realmente pertencido a grupo de pessoas humildes. Enfim, acho que vou passar essa série.

Beijão

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma excelente análise.
Abraços e bom fim de semana

Lulu on the sky disse...

Essa eu ainda não vi.
big beijos
www.luluonthesky.com

Outsiders disse...

Uma temporada boa, divertida, interessante e menos caricata.

Passada a trajetória de crescimento de Silvio Santos ao poder, acompanhamos a época do surgimento do "novo SBT". O arco "futuro" (escândalo do Pan Americano) não tem tanto peso nem constrói tantos paralelos igual ocorreu na temporada anterior. O arco "passado" (novo SBT) porém está repleto de destaques, já começando a tratar sobre a candidatura do apresentador a presidência. Nisso vemos tb as mudanças dentro da emissora e principalmente a luta de audiência contra a Globo. O Faustão ganha destaque nas batalhas contra o Gugu, enquanto o Silvio passa por problemas pessoais e se vê em conflito com os novos tempos.

Temporada muito bacana de assistir. Se tiver uma terceira ficarei no aguardo.

Anônimo disse...

Ola Sergio! Com esse post tive a ideia de vc fazer a análise dos programas atualmente do sbt, principalmente o novo pgm silvio santos que esta no comanda da sua filha! Abçss

Sérgio Santos disse...

Que bom, Chica!!!

Sérgio Santos disse...

Excelente comentário, Marly!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Quem sabe, anonimo... abçs