quinta-feira, 20 de abril de 2023

Trama envolvendo pedofilia se mostrou um grande acerto de "Travessia"

 A novela das nove de Glória Perez está em plena reta final, após longos meses transbordando problemas, tanto de desenvolvimento quanto de conflitos. E "Travessia" segue com todos os defeitos apontados ao longo de sua exibição. Uma pena que a história não tenha apresentado qualquer virada atrativa. No entanto, a autora acertou com a abordagem em cima da pedofilia na internet. 

O drama envolvendo Karina (Danielle Olímpia) foi inserido com mais da metade da novela no ar. A personagem nunca teve relevância e aparecia poucas vezes, sempre para ser uma espécie de 'orelha' para os desabafos de Brisa (Lucy Alves). Mas era um conflito que já estava planejado. A única mudança foi na duração do enredo. Seria bem breve, mas o impacto da imagem do pedófilo, vivido brilhantemente por Claudio Tovar, fez com que a participação do ator fosse ampliada e consequentemente a duração do conflito. 

O maior destaque da perturbadora situação vivida por Karina foi benéfica para o folhetim. A trama ganhou uma tensão que nunca teve nos demais núcleos, nem mesmo em cima da vilania de Ari (Chay Suede) e Moretti (Rodrigo Lombardi). Isso porque Glória foi muito hábil na construção do pesadelo vivido pela filha de Joel (Nando Cunha).

A menina passou a conversar pela internet com uma influenciadora que sempre admirou, Bruna Schuller, vivida por Giullia Buscacio. E por causa da nova 'amizade' achou que seu sonho de ser uma modelo estava cada vez mais próximo de ser realizado. A personagem só não tinha ideia que estava conversando com um holograma criado pelo criminoso. A sequência em que o pedófilo acabou revelado para o público foi a mais aterrorizante de "Travessia". A expressão de Claudio Tovar assustou, assim como todo o processo para a mudança de sua voz feita pelo computador. Tudo muito bem explicado para o telespectador através de imagens. Porém, Karina ainda seguia acreditando que falava com a influenciadora de sucesso. 

A cena em que o pedófilo tirou a máscara para sua vítima foi exibida na semana retrasada e provocou todo o horror necessário para despertar o alerta em de uma situação que costuma ser comum entre crianças e adolescentes. Claro que na novela houve um certo exagero na criação do holograma que era a própria Giullia Buscacio que interpretava, mas é um tipo de licença poética válida. O choque de Karina ---- quando viu o monstruoso sujeito mostrando suas fotos nua e a ameaçando ---- foi exposto com total entrega de Danielle Olímpia, uma grata revelação da trama. É a estreia da atriz na Globo, após uma elogiada participação em "Sintonia", série da Netflix (2019/2023). O desespero da menina impressionou, assim como a expressão de satisfação do criminoso. Aliás, Claudio Tovar está irreconhecível na pele de um personagem que é tão assustador que nem nome tem. A autora foi inteligente quando resolveu aproveitá-lo mais em sua história. Vale destacar a continuação da cena, quando o pedófilo exigiu que Karina tirasse a roupa para não divulgar suas fotos. Logo depois, uma sequência em que Helô (Giovanna Antonelli) explicou sobre o significado de estupro virtual foi exibida. Uma fórmula já usada várias vezes por Glória Perez em seus folhetins, vide o mechandising social com o alcoolismo de Escobar (Osmar Prado) e o vício em drogas de Mel (Débora Falabella), em "O Clone", a descoberta da transexualidade de Ivana/Ivan (Carol Duarte), em "A Força do Querer", enfim. 

"Travessia" tem muitos defeitos e faz por merecer todas as críticas que recebe desde a estreia. Mas Glória Perez está de parabéns pelo desenvolvimento de uma situação tão importante envolvendo pedofilia e os riscos que a exposição na internet pode trazer como consequência.

22 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

O único acerto, né.

Anônimo disse...

Embora as abordagens de vários temas relacionados à tecnologia tenham sido feitas de forma superficial e sem a seriedade com que deveriam ser tratadas, Glória Perez felizmente abriu uma exceção para a trama sobre pedofilia, proporcionando à Danielle Olímpia momentos de grande entrega cênica em "Travessia" como Karina.

Guilherme

chica disse...

Não assisto mais novelas, mas sei que foi muito bem trabalhado esse tema nessa. Minhas filhas comentaram que foi realmente um acerto ! Tema importante! abração, lindo fds! chica

- R y k @ r d o - disse...

Nunca é de mais falar-se sobre esse cancro mundial que é a pedofilia.
Quem abusa de uma criança sexualmente ou de outra forma qualquer, NÃO merece perdão.

Feliz fim de semana

Marly disse...

Já falei aqui e repito: gosto que a arte aborde (e denuncie, às vezes) os fatos da vida. Há assuntos que se tornam tabus, então é bom que a arte 'cutuque a ferida'.
Parabéns à Glória Perez por expor essa questão melindrosa.

Beijo e bom fim de semana

Camila Nere disse...

Sérgio, a Glória passou meses na trama do vício do Theo e não conseguiu gerar a mesma empatia e impacto da trama da Karina. O acerto dela foi apresentar a personagem com calma e também a família dela , isso automaticamente gerou empatia com o público. Nem acho ruim essa trama ter entrado na reta final , até por ser muito pesada. Só acho que faltou a Glória ter explorado outros crimes da internet. A atriz que faz a Karina está muito bem , quem viu como era a personagem antes de sofrer o abuso sabe como ela era uma personagem solar e que mudou radicalmente depois do abuso . Ela consegue passar muito bem a angústia e dor da personagem. Espero que a atriz tenha mais oportunidade

Citu disse...

Gracias por la reseña Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

Fá menor disse...

A pedofilia é um flagelo na humanidade que tem de ser combatido por todos os meios. A novela está de parabéns por ter bem aproveitado a oportunidade.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Concordo plenamente. A novela prestou um excelente serviço ao público. Infelizmente, Travessia terminará com uma série de problemas na construção do enredo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Adriana Helena disse...

Um acerto da Glória Perez, pois abordar esse tema é muito delicado e por demais chocante. Parabéns aos atores que foram mestres na interpretação. Obrigada por também abordar esse tema em seu blog amigo, é muito necessário.
Abraços!!

Jovem Jornalista disse...

Pelo menos algo de positivo nessa trama bem insossa né?

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Sim, Andressa...

Sérgio Santos disse...

Pelo menos nesse ponto ela acertou, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Foi sim, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Nao merece mesmo, Rykardo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Marly!

Sérgio Santos disse...

Perfeito seu comentário, Camila.

Sérgio Santos disse...

Beso, Citu.

Sérgio Santos disse...

Com certeza, Fá.

Sérgio Santos disse...

É isso, Fábio.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo carinho, Dri.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Emerson.