sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Passagem de tempo prejudica narrativa de "Todas as Flores"

 A novela exclusiva do Globoplay está no capítulo 30. "Todas as Flores" tem se mostrado um novelão e é muito melhor do que as três tramas inéditas da grade da Globo. João Emanuel Carneiro está inspirado. No entanto, na última leva de capítulos (do 25 ao 30, disponibilizados semana passada) houve uma passagem de tempo que prejudicou a linha narrativa da história. 


 No capítulo 28 houve uma passagem de tempo de alguns meses. Isso porque Maíra (Sophie Charlotte) descobriu que estava grávida de Rafael (Humberto Carrão) algumas semanas depois que Vanessa (Letícia Colin) percebeu que estava grávida de Pablo (Caio Castro) e usou o fato para dar um golpe da barriga em Rafael. O intuito do avanço no tempo foi exibir o nascimento do filho de Vanessa e assim iniciar o conflito envolvendo a vilã e o mocinho, já que os dois passaram a morar juntos em uma cobertura no Leblon. 

Porém, a saída do autor deixou toda a linha narrativa sem rumo. A barriga de Maíra não cresceu com o passar dos meses. Nem a de Jéssica (Duda Batsow), que foi inseminada na fundação que trafica pessoas e virou colega de quarto da mocinha. Ou seja, a passagem de tempo só aconteceu para Vanessa. A impressão se concretiza quando as situações envolvendo os núcleos paralelos seguem exatamente iguais ao período antes do avanço dos meses.

O caso de Diego (Nicolas Prattes) foi o mais visível. O personagem ficou meses sem achar novamente o irmão caçula? Mesmo depois que descobriu o local onde Galo (Jackson Antunes) explora as crianças? Para culminar, Débora (Bárbara Reis) combinou com Samsa (Angelo Antônio) que arrumaria um advogado falso para despistar Diego. Só que a vilã só apresentou o cúmplice depois da passagem de tempo. Mais uma situação que teve uma falha no roteiro com o avanço na cronologia: como Zoé (Regina Casé) está falida? Uma criminosa envolvida com tráfico humano não tem dinheiro pra pagar a conta de luz? Difícil de engolir. E Judite (Mariana Nunes)? Ficou meses recebendo mensagem falsa da Maíra e não chamou a polícia?

Outro ponto que despertou incômodo: Garcia (Adriana Seiffert) só foi contar para Zoé que Maíra estava grávida meses depois. Aquilo não fez o menor sentido. A lógica era ter contado para sua chefe assim que os exames apontaram, dias depois, que a protagonista foi internada lá pela mãe. Mais uma situação que demonstrou o equívoco da passagem de tempo foi o núcleo de Oberdan (Douglas Silva). A trama do cantor que trai a esposa é o grande equívoco da novela até pela repetições que envolvem os personagens e não deu para engolir o pagodeiro ter ficado meses acampado na porta de casa, pedindo o perdão de Jussara (Mary Sheila), sem comer. E despertando ainda o interesse da imprensa, que ficou ali cobrindo o 'jejum' todo o tempo. 

"Todas as Flores" segue repleta de qualidades, mas João Emanuel Carneiro não teve cuidado com a passagem de tempo. Mesmo sendo um folhetim curto, de 85 capítulos, não havia necessidade. E o problema seria de fácil solução com uma estruturação melhor de alguns capítulos. 

75 comentários:

Anônimo disse...

Tem erro no que vc escreveu. O Rafael não foi morar com a Vanessa.

Anônimo disse...

sim!
e o bebê da vanessa que já nasceu com uns 6 meses?
😂😂
muita falta de cuidado com coisas tão simples de serem resolvidas... não dá pra entender esse relaxo.

Anônimo disse...

Sabemos que não existem novelas perfeitas, mas autores podem aprender com os próprios erros e os de colegas de profissão para que o emprego equivocado de recursos teledramatúrgicos não se normalize. No caso de João Emanuel Carneiro, ele poderia ter se lembrado de "A Força Do Querer" (2017) e "Órfãos Da Terra" (2019), folhetins com a ocorrência de passagens de tempo que não se mostraram benéficas para seus respectivos enredos.

Guilherme

Recomenzar disse...

É sempre um prazer ler-te

Anônimo disse...

Estou curiosa pelos próximos cinco capítulos, não acredito que ele vai matar o Pablo e sua mãe.
Traz logo a Maíra de volta pra o Rafael e dá o castigo merecido pra Vanessa, não deixa pra o último capítulo por favor.

Anônimo disse...

Se o autor matar o Pablo e a Judite o que será da coitada da maira? Se isso acontecer de aí ferrou tudo. João Emanuel Carneiro dá um jeito aí nessa situação favorável ao sucesso que vem sendo até agora essa novela. Por favor não nos decepcione.

Anônimo disse...

Até agora só a vilã Vanessa se dá bem. Por favor, dê um castigo bem merecido à ela. Ninguém aguenta msis ver a nossa querida Maíra sofrer tanto!! Pfv!!!

Anônimo disse...

E o Oberdan e família que passaram meses sem trocar de roupa

Anônimo disse...

Adoro a novela conto os dias para chegar quarta-feira mas meu coração dói de ver uma deficiente sofrer assim ela é tão boa, a Vanessa que não presta ganha tudo porque a principal só é feliz no último capítulo e injusto Maíra e forte diretor da muitos castigos para Vanessa e zoey

Anônimo disse...

Porque o mal tem que se dar bem a novela inteira ? Só no final que o bem vence, isso é injusto. Zoé e Vanessa tem que sofrer logo e todos do mal

Anônimo disse...

Eu acho que eles fizeram isso para não pegar um bebê recém nascido. Até porque a alta do Covid e bastante gente do elenco contaminado

Anônimo disse...

Já está na hora da Vanessa começar a pagar pelas suas maldades junto com sua mãe a zoe

Anônimo disse...

Eu também tô adorando mais tô muito triste que eu não vou poder assistir mais os outros capítulos não tenho acesso o Globo pley. Minha irmã que táva mandando os capítulo pra mim e agora não vai poder mandar mais .😭😭😭😭😭😭😭😭😭

ARTHUR SOARES disse...

BEBÊS ABAIXO DOS 6 MESES ESTÃO PROIBIDOS DE PARTICIPAR DE NOVELAS.

Anônimo disse...

Não dá para acompanhar a história sem ficar procurando erros não??

Elaine disse...

O filho de Vanessa nasceu enorme.. tava quase falando... Rs

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: o casal Brisa e Oto é um dos problemas da péssima novela Travessia.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Estou amando a novela,pena que é só 5 capítulos semanais, poderia ser 10.

J.P. Alexander disse...

Gracias por la reseña. Te mando un beso.

Gina Gonçalves disse...

O castigo de Vanessa é ir para fazenda e ficar lá abandonada tendo que trabalhar duro.

Anônimo disse...

Querido só um esclarecimento sobre 9 bb ter cara de 6 meses. Segundo a vara de infância e os juízes responsáveis. Segundo a lei, não se pode mais usar recém nascidos em nenhum tipo de programa de TV.

Anônimo disse...

Saco cheio porque não acontece nada de bom,Samsa também é bandido,quando apareceu,achei que foi preso injustamente!

Anônimo disse...

Tbm acho elas tem que sofrerem agora são muito mas com a Maira .

Anônimo disse...

Quando o Diego vai acordar e ver que se tornou bandido também?? Ele vai ter que se unir ao advogado para acabar com a quadrilha do Sansa. Ele precisa acordar urgente!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tô odiando muita maldade até desisti de assistir, não vou assistir mais

Anônimo disse...

Na verdade, a Jéssica e a Maíra ficaram grávidas no período respectivos 5, 6 meses de gravidez da Vanessa. Desse modo, assim que o Bebê nasceu, tanto Jéssica, como Maíra deveriam estar com uns 3 ou 4 meses de gravidez mas não teve nenhuma alteração nessa passagem de tempo. Realmente o tempo só passou p Vanessa, o que é estranho.

Anônimo disse...

Bom dia, João Emanoel Carneiro, gentilmente, todas as flores e sucesso para a TV aberta, porém não perca tempo, estenda a trama você tem potencial, e uma novela que prende emociona e nos faz querer mais. Meus parabens

Anônimo disse...

Bom dia eu também concordo, você foi rebaixado, agora mostre o que eles perderam, ter escolhido atravessar na frente de todas as flores. Aumente os capítulos

Anônimo disse...

Mesmo com os erros ainda continua sendo a melhor novela do momento, o mau tem que se dar mau, agora, seria uma cadeia onde aos poucos os vilões iriam sendo desmascarados. Não deixar tudo para o último capítulo, que é onde os outros e escritores peçam, tentando mostrar tudo e resumindo deixando o sucesso acabar e decepcionando o publico

Anônimo disse...

JOAO EMANOEL CARNEIRO, entre para a história, mude a forma de fazer novela, crie uma nova forma, ainda que seja 85 capítulos, Mas crie todas as flores parte 2, assim como fazem em filmes. Deixe um suspense no finL, onde tenha uma continuação, uma reviravolta, pois é muita história para acabar logo.

Anônimo disse...

Imagina o felizes para sempre, pois só que não, a história volta com gosto de vingança a morte da mãe de Jéssica, a mudança na família de mauritania, fazendo a vida mostrar,reviravoltas onde eles fiquem mais pobres e mauritanea seja o socorro deles quebrando o ódio e o orgulho, mostrando a punição de zoe tempos depois na segunda continuação ela na versão boa mas sofrendo por tudo que fez com as pessoas e as filhas.

Anônimo disse...

Na segunda versão o filho de Vanessa sendo sequestrado, a vida dando o troco em Vanessa para que ela prove junto da mãe o próprio veneno. Existe isto na mente do público. Será que eles viveram felizes para sempre, então seria a primeira novela mostrando o feliz para sempre na realidade da vida

Anônimo disse...

Pois uma novela normal seria uns 180 capítulos todas as flores entraria para a história com 170 capítulos mas mostrando que não é bem assim o felizes para sempre.e sabe aquele personagem que não teve um final merecido no fim, voltaria a mostrar o que realmente o público gostaria de ver.

Anônimo disse...

João Emanuel, desculpe não estou querendo te ensinar a fazer novelas, e que minha mente viaja longe e seria uma mudança inédita na história da novela. A primeira fase falaria de tráfico de pessoa ensiminacao de bebês, distorcer a família, mãe sem coração, prostituta sendo estilizada,entre outras na 2 história sequestro mudança de caráter mãe redimida arrependida , prostituta sendo reconhecida fazendo o bem mas também pessoas do bem virando bandido, sendo comprada e se vendendo para o mau.

Anônimo disse...

As pessoas passariam a assistir a primeira em virtude da outra, estigar, criar expectativas e isto que as pessoas gostam, o momento agora é de política, compre a ideia, pessoa que se passa de ruim depois volta ao poder se fingindo de cordeiro só que não o povo agindo por justiça por que não dá para esperar pela justiça. Imagina na próxima trama a reunificação ou a cobrança destas mãe pelos seus filhos, daria maior audiência, a novela passaria para outra dimensão, fantástica o público iria amar, pois já vejo estes pontos de interrogação na cabeça das pessoas dizendo a novela acabou mas deixou a desejar e essas mãe não foram feita justiça, então se descobrisse o a Fazenda acabasse com o tráfego, mas é o depois como ficaria, pense nisto João Emanoel, e um salto histórico em novelas

Anônimo disse...

Está de volta todas as flores 2, ou a continuação

Anônimo disse...

Sabe você treminando todos felizes mas no final surge um acontecimento que mexe com a mente do público deixando parecer haverá continuidade da trama. Nenhuma novela ainda fez isto, a sua está repleta de história para haver uma continuação.

Anônimo disse...

Caso queira saber quem sou eu a pessoa destas ideias e dicas meu telefone é 37991291410

Anônimo disse...

João Emanoel acho que isto seria emocionante e mudaria a forna de ver as novelas, sucesso poderia voltar em dose dupla como Avenida Brasil, a favorita entre outras Imagina

Anônimo disse...

provavelmente, a Judite vai contar que o Pablo é filho do Humberto ou algo assim... eles não morrem

Personal da Beleza disse...

Eles não morrem! Não aguentei esperar até quarta pra saber o desfecho! Tô amando essa novela

Fernanda Mendes disse...

Quando Vanessa descobriu q era menino ela estava com 16s (4 meses) foi no msm capítulo que Maíra descobriu com 5s (1 mês).
Se passaram pelo menos 4 meses na trama.

Anônimo disse...

Foi explicado mais acima que agora crianças com menos de seis meses não podem mais participar de novelas.

Anônimo disse...

Vi um spoiler do que vai acontecer.

Anônimo disse...

Pq se não a novela acaba no terceiro capítulo kkk

Rubia disse...

Outra situação difícil de engolir é não ter uma câmera de segurança na sala do cofre com a fórmula, ou se tem, ninguém atinou em verificar. E mais, o Rafael poderia ter mostrado uma foto da Maira pra confirmar se era ela mesma quem vendeu a fórmula e se daria conta do disfarce ridículo da Vanessa

Anônimo disse...

Aaaffff
Ate a maldade cansa.

Anônimo disse...

O problema de novela é deixar tudo pra resolver no último capítulo e aí muitas vezes deixam a desejar, eu desisti de novela faz tempo, qdo assisto alguma espero acabar e depois assisto tudo de uma vez na globo play e vou pulando capítulos porque nunca muda mesmo

Anônimo disse...

Verdade concordo plenamente

Lulu on the sky disse...

Super concordo com você, a narrativa ficou mais chata e perdeu um pouco do ritmo alucinante do começo da novela. Espero que o novo bloco de capítulos seja mais interessante.
big beijos

Anônimo disse...

Também percebi isso e todos os furos citados acima

Anônimo disse...

É baratinho, assina Globo Play que vale a pena

Anônimo disse...

Concordo!!!! Seria perfeitoooo

Anônimo disse...

Tem que ser mais impactante, mais suspense, mais reviravolta na novela

Anônimo disse...

Ficou muito claro que a Zoe tem uma grande importância no esquema da fazenda. Mas o chefe da quadrilha é o Samsa.

Anônimo disse...

Verdade ele não foi morar com a Vanessa

Anônimo disse...

Porque o Sansa ta pres

Anônimo disse...

Porque o Sansa ta pres

Anônimo disse...

O que.mais.me.irritou foi a Maira ligar pra madrinha mto antes da Débora ir falar com a zoe e mesmo.assim tinha alguém já na frente da casa dela esperando eles sair.... Sem falar q não chamaram a polícia lá na lá chonete já qdo viram pessoas suspeitas.... Aff essas coisas que.fizeram parar de ver novela ..

Anônimo disse...

Essa novela realmente é uma das melhores que já vi mas por conta desses erros berrantes, os vilões sempre se dando bem e nunca é descoberto a verdade, que as vezes não tenho vontade de assistir. Concordo com o comentário sobre a venda da fórmula. Se realmente quisessem descobrir, teriam que olhar as câmeras ou mostrar a foto da Maira que logo seria descoberto quem realmente roubou

Anônimo disse...

Há tempos existem bebês cenográficos, idênticos aos humanos, até mexem os bracinhos, etc. Mas nunca vi um bb nascer já com as mãozinhas abertas e olhos idem.

Anônimo disse...

Realmente tem umas coisas que o autor pensa que o telespectador é bobo, hoje em dia, todo lugar tem câmera.

Anônimo disse...

Todos esses furos acima eu percebi e espero que eles corrijam isso pq ficou feito.mesmo sabendo que novela não tem perfeição

Anônimo disse...

Verdades Secretas 2 foi isso que aconteceu .
E poderia ter uma Verdade Secreta 3

Anônimo disse...

Para variar as novelas tem sempre que encher linguiça e terminam inevitavelmente acontecendo coisas surreais. Sim a novela é boa, mas com tantas coisas inverossímeis acontecendo fica difícil de acompanhar. E aquela fazenda é um núcleo total mal explicado ... sem sentido !

Anônimo disse...

o que mais me incomoda é o Biel na rua , isso pra mim não faz sentido ele tinha que tá com o Diego

Anônimo disse...

realmente teve muita falha, as vezes não assisto porque só os bandidos se dão bem

Anônimo disse...

Ao menos até o capítulo 30 não foi. Essa semana não sei.
A propósito, dos capítulos da semana passada, só o 30 foi realmente bom

Anônimo disse...

Quando saem os próximos 5 capítulos 31 a 35?

Anônimo disse...

Amanhã devem sair novos capítulos, sempre as quartas-feiras.

Anônimo disse...

Observei também o filho da Brenda, continua um bebezinho de colo quando já deveria aparecer maiorzinho

Unknown disse...

Eu percebi estes deslizes que não poderiam ter acontecido sera que eles não assistem antes de colora no ar? e percebem esta falhas? foi gritante. Mas vou continuar assistindo, gosto muito, mas se estes deslises aumentar paro.

Anônimo disse...

Eu também não quero mais assistir só a cobra da Vanessa se dando bem e a Maira além de cega injustiçada o tempo todo . Aí não dá

Anônimo disse...

Não entendo por que a Globo não compra uma boneca relialista pra ser os bebês, tem tantas tão perfeitas! Melhor que um bebê nascendo rindo

Anônimo disse...

Nao gostei do final porque a Vanessa nao foi presa junto com a mae . E mesmo que a Vanessa ía deixar a mae morrendo naquele buraco e torturada . A Zóe ficou com a filha como nada estivesse aconyecido . Normal . Entendi nada 😕