segunda-feira, 7 de novembro de 2022

"O Rei do Gado" sempre vale a pena ver de novo

 Um dos maiores sucessos de Benedito Ruy Barbosa começa a ser reexibido no "Vale a Pena Ver de Novo" nesta segunda-feira (07/11). "O Rei do Gado" é um dos grandes clássicos da teledramaturgia e um dos trabalhos mais elogiados do autor. Mas não é a primeira reprise. A Globo já reprisou a produção em duas ocasiões: em 1999 e em 2015 na comemoração dos 50 anos de emissora. A novela também foi transmitida pelo Canal Viva em 2011. Ou seja, é a quarta vez que a história é contada para o público. Agora a decisão foi tomada em virtude do recente sucesso do remake de "Pantanal", escrito pelo mesmo Benedito.


 A tradicional história do ódio entre duas famílias, cujo conflito é aumentado com o amor nascido entre seus herdeiros, foi abordada pelo autor e conquistou o público. A rivalidade entre os Mezenga e os Berdinazi era o eixo central da primeira fase da trama (passada em 1943), que durou sete capítulos e foi impecável. Antônio Fagundes e Tarcísio Meira protagonizaram ótimos embates e os fazendeiros que se odiavam foram brilhantemente interpretados por eles.

 Antônio Mezenga e Giuseppe Berdinazi eram homens poderosos, determinados e extremamente passionais. Defendiam seus interesses com unhas e dentes e a principal razão da grande rivalidade entre eles era a faixa de terra que ficava na divisa das duas fazendas ----- cada um era dono de um cafezal. Mas os eternos rivais não contavam que seus filhos se apaixonassem.
Giovanna (Letícia Spiller), filha de Berdinazi com Marieta (grande Eva Wilma), e Henrico (Leonardo Brício), filho de Mezenga com Nena (Vera Fisher), viveram uma linda história de amor e enfrentaram os pais.

 A segunda fase começa em 1996 e Fagundes passa a interpretar o filho de Giovana e Henrico, um milionário, dono de várias terras e milhares de cabeças de gado, que sabe da história do passado envolvendo a rivalidade das famílias. Conhecido como O Rei do Gado, Bruno Berdinazi Mezenga é um homem íntegro, que respeita seus funcionários, ama seu ofício, e é casado com Léia (Silvia Pfeifer), mulher que tem um caso com o mau-caráter Ralf (Oscar Magrini). Solitário e dedicado aos negócios, tem dois filhos com a esposa: Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak).

 Mas Bruno tem sua vida mexida ao se apaixonar pela linda sem-terra Luana (Patrícia Pillar), mulher que conhece após se deparar com uma invasão às suas terras, comandada por Regino (Jackson Antunes). A situação, aliás, mesclou ficção com merchandising social, uma vez que Benedito fez questão de abordar a vida dos trabalhadores do Movimento dos Sem-Terra (MST) e também a reforma agrária, temas já explorados por ele anteriormente na versão original de "Meu Pedacinho de Chão", em 1972.

 Se na primeira fase Antônio Fagundes fez uma grande dupla com Tarcísio Meira, na segunda o veterano brilhou ao lado do saudoso Raul Cortez, intérprete do Jeremias Berdinazi, tio de Bruno (irmão da falecida Giovana, vivido por Caco Ciocler anteriormente) e um rico fazendeiro que não reconhece os Mezenga como membros de sua família. O velho homem se sente culpado por ter enriquecido traindo os familiares e o único sonho do solitário senhor é conhecer sua sobrinha ---- pessoa que a impostora Marieta (Glória Pires em um papel apagado) fingiu ser, despertando a desconfiança de Judite (Walderez de Barros), fiel escudeira de Jeremias.

 Além dos grandes atores já mencionados, que brilharam na história, é preciso ainda citar Carlos Vereza, que viveu o político incorruptível Roberto Caxias; Bete Mendes (Donana); Ana Beatriz Nogueira (Jacira, esposa de Regino, que discorda dos ideais do marido sem-terra e sonha poder criar o filho com tranquilidade); Ana Rosa (Maria Rosa); Mariana Lima (Liliana); Claudio Corrêa e Castro (Tony); Stênio Garcia (Zé do Araguaia); Jairo Matos (Fausto); entre outros. Vale destacar ainda a ótima parceria de Raul Cortez e Walderez de Barros, que protagonizaram uma cena final na banheira impagável e inesquecível.

"O Rei do Gado" foi um imenso sucesso de Benedito Ruy Barbosa, dirigido brilhantemente por Luiz Fernando Carvalho, e sempre vale a pena ver de novo.

13 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Parece ser muito interessante.
Abraços

chica disse...

Essa novela foi muito legal! Será sucesso novamente! abração, linda semana! chica

Ane disse...

As novelas antigas são as melhores!
Essa é ótima!

......................................
Ane/De Outro Mundo :)
......................................

Parapeito disse...

O Rei do Gado eu vi quando passou em Portugal.
Gostei de ver.
Brisas doces **

Sérgio Santos disse...

É sim, Maria. bjs

Sérgio Santos disse...

Foi sim, Chica.

Sérgio Santos disse...

Um sucesso, Ane!

Sérgio Santos disse...

Que bom, Brisa!!!

Marly disse...

Oi, Sergio, bom dia,

A gente está passando por um momento de tensão e nesses momentos buscamos as coisas boas e já conhecidas, por isso acho que vale a pena rever esta novela. O elenco é ótimo, a estória é boa (com um toque de Romeu e Julieta, rsrs), enfim, eis aí um ótimo entretenimento.

Beijão

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, essa é a novelona que amamos e não importa o quanto já assistimos, sempre vale muito a pena ver de novo!!
É boa demais! Veremos Patrícia Pilar em nova versão, sem ser a vilã de A Favorita e notaremos que super atriz que ela é!
Um grande beijo e uma ótima semana amigo!!

Teresa Isabel Silva disse...

Nunca vi, mas lembro-me de ouvir a minha mãe falar dessa novela!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Jovem Jornalista disse...

Um sucesso inesquecível. A abertura foi emblemática e serviu de meme para muitas brincadeiras.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Fá menor disse...

Um grande sucesso que passou cá em Portugal!
Segui a par e passo.

Beijos e tudo de bom!