sexta-feira, 18 de novembro de 2022

"Encantado`s" é um encanto de série

 O Globoplay estreou nesta sexta, dia 18, mais uma série exclusiva: "Encantado`s". Uma coletiva presencial com o elenco, as autoras e a equipe foi realizada na última quarta-feira, dia 16, no Kinoplex Globoplay no Leblon, Rio de Janeiro, e fui um dos convidados. O clima era de alegria diante da realização de uma produção escrita por duas mulheres pretas com um elenco majoritariamente preto, sem o estereótipo da violência como sustentação do roteiro. As gravações ainda foram feitas na época da pandemia do novo coronavírus e todos conseguiram produzir sem problemas a primeira temporada de onze episódios, sendo que o primeiro e o segundo foram exibidos no evento. O público presente se divertiu genuinamente.


A série conta a história de dois irmãos, Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda), que aos 50 anos precisam lidar com a morte do pai e assumir a gerência de um local que funciona como supermercado durante o dia e, à noite, vira a escola de samba Joia do Encantado. Cabe a Olímpia, proprietária e gerente-geral do "Encantado`s", a gestão sustentável do comércio. E a Eraldo, presidente da Joia do Encantado, a missão de realizar o próximo desfile do grêmio recreativo. Conectados pelos laços sanguíneos e pelo amor que os une, os dois vivem encontros e desencontros na tentativa de conciliar suas distintas maneiras de seguir os sonhos. 

Criada pelas roteiristas Renata Andrade e Thais Pontes, que assinam a obra em parceria com Chico Mattoso e Antônio Prata, responsáveis pela redação final, a série é fruto da oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. Renata classifica a trama como uma comédia de sonhos e a descrição se mostra perfeita.

Quem assiste se vê mergulhado em um enredo leve, de fácil identificação, recheado de personagens carismáticos e que não proporciona uma comicidade forçada ou boba. Várias situações se mostram naturalmente engraçadas através de momentos inusitados e inspirados.

Os personagens da série, que tem direção artística de Henrique Sauer, também apresentam múltiplas camadas ---- maior do que a transformação do espaço físico é a metamorfose humana em prol da realização de sonhos. No núcleo que gira em torno do supermercado é possível ver em boa parte das pessoas em diferentes versões: funcionários do "Encantado`s"; componentes da escola de samba Joia do Encantado; e protagonistas de suas próprias vidas, com os desejos e os anseios que cada um carrega dentro de si. Aliás, isso fica claro logo na estreia. A personalidade de cada um é exposta de forma hilária, o que cativa quem assiste. Outro atrativo é a trama ser ambientada quase que integralmente em um supermercado, ambientado no subúrbio do Rio de Janeiro, onde cada corredor é um núcleo diferente. 

Olímpia representa o lado prático, a que traz a dura realidade da vida. A que se preocupa com os boletos que tem para pagar. Eraldo é o lado sonhador, a criança no corpo de um adulto. Aquele que sempre tem uma ideia mirabolante que nunca dá certo e acaba prejudicando os que ficam ao seu redor. No entanto, em meio a tantas tentativas falhas, o presidente da escola de samba do grupo D consegue convencer a irmã a transformar o supermercado em uma bela quadra de ensaios para a escola à noite. Para saber como o convencimento acontece, é necessário assistir ao primeiro episódio. Luis Miranda e Vilma Melo estão com uma sintonia perfeita em cena. Emocionam e divertem com a mesma facilidade. Mas a boa construção dos protagonistas também ajuda. 

O elenco é muito bem escalado e todos se destacam nos episódios em algum momento, algo que não é muito comum em séries. Paralelamente ao enredo dos irmãos, há também uma bonitinha história de amor de Pandora (Dandara Mariana) e FlashBlack (Digão Ribeiro); a saga da influenciadora Maria Augusta (a genial Evelyn Castro); e o interesse do bicheiro Madurão (participação luxuosa de Tony Ramos) em comprar o terreno do supermercado. Mas há vários outros personagens ótimos, vide a mal-humorada Ana Shaula (Luellen de Castro), uma das caixas do supermercado; a folgada patricinha Melissa (Ramille); a carismática Crystal (Ludmillah Anjos); o puxa-saco Leozinho (Augusto Madeira); o atrapalhado Celso Tadeu (João Côrtes); Ceroto (Leandro Ramos), o braço direito de Madurão; o galinha Pedro (Dhonata Augusto); a fofoqueira Tia Ambrosia (Neusa Borges) e Dona Ponza (Dhu Moraes), a matriarca da família que tem preguiça de andar e por isso está sempre pelo mercado com uma cadeira de rodas motorizada. 

"Encantado`s" ---- que tem direção de Deo Cardoso e Naína de Paula, com produção de Juliana Castro e direção de gênero de José Luiz Villamarim ---- é um encanto, com o perdão do inevitável trocadilho. É uma série despretensiosa que diverte através de um roteiro criativo e bem sustentado por personagens que transbordam carisma e alegria de viver. 

24 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de veer tres episódios e adorei.

Gabriella disse...

Gostei da sinopse!

Anônimo disse...

Pelo conjunto da obra, "Encantado's" de fato deve ser um produto encantador. Aliás, a Globoplay anda muito bem servida de séries em seu catálogo.

Guilherme

chica disse...

Desconhecia! Tomara seja bem legal! abração, lindo fds! chica

- R y k @ r d o - disse...

Acredito que seja uma série muito interessante de ver
.
Feliz fim de semana … (14 anos)
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: Minha mãe gosta da novela Cara e Coragem. Detesta Mar do Sertão e Travessia. É a opinião de uma dona de casa. Fica o registro. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Marly disse...

Boa noite, Sérgio,

Acho muito legal ver o esforço que algumas pessoas estão fazendo para superar o racismo. Na minha opinião, já passou há muito da hora de dar às pessoas pretas o valor e o destaque que elas merecem, especialmente em obras culturais.

Beijo

J.P. Alexander disse...

Gracia spor l reseña, parece genial. Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

Maria Rodrigues disse...

Parece ser muito interessante. Obrigado pela partilha.
Bom domingo
Abraços

CÉU disse...

Não conheço a série, porque ainda não chegou a Portugal, mas vc fez um belo resumo. Parabéns!

Beijos.

Lulu on the sky disse...

Terminei hoje de assistir e achei bem divertida de acompanhar.
big beijos

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, annonimo.

Sérgio Santos disse...

É mtt boa, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Está mesmo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Rykardo.

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio. abçs

Sérgio Santos disse...

Está coberta de razão, Marly.

Sérgio Santos disse...

Abçs, JP.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Maria.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ceu.

Sérgio Santos disse...

Idem, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Bjs Teresa.

Jovem Jornalista disse...

Realmente é fabulosa. Um dos maiores acertos desse ano da TV.


Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia