terça-feira, 22 de novembro de 2022

Casal formado por Brisa e Oto é o maior acerto de "Travessia"

 A atual novela das nove vem tendo um início conturbado. "Travessia" tem enfrentado várias críticas a respeito da fragilidade de seu roteiro, dos conflitos pouco interessantes e dos vários furos que a história apresenta. A audiência também não anda correspondendo. Mas entre tantos erros presentes na trama que estreou há pouco mais de um mês, há algum acerto? A resposta é sim. O casal formado por Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela) é o maior êxito do folhetim até então. 


 O curioso é que Glória Perez acertou em algo que costuma ser uma das maiores dificuldades das novelas: os mocinhos. Não é incomum os protagonistas acabarem ofuscados pelos enredos paralelos e romances secundários. É complicado criar um par central que caia no gosto do público. A própria autora já enfrentou muitos problemas em folhetins anteriores. O sucesso de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício), em "O Clone" (2001), foi quase uma exceção. Basta lembrar o fracasso do romance de Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício) em "América" (2005) ou o de Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia), em "Caminho das Índias" (2009), além dos péssimos mocinhos que eram Morena (Nanda Costa) e Theo (Rodrigo Lombardi) em "Salve Jorge" (2013). 

 Agora, em "Travessia", Gloria teve uma preocupação para desenvolver a relação dos personagens. Não houve uma construção rasa e apressada. O famigerado amor à primeira vista, que funcionava há muitos anos, mas que passou a ser a ruína de qualquer casal na teledramaturgia, não aconteceu. Brisa e Oto vivenciaram um clichê que raramente falha na ficção: o ranço à primeira vista.

A mocinha precisou se esconder na mala do carro do rapaz para não ser linchada por populares que acreditaram em uma montagem mal feita na internet que a acusava de ser uma sequestradora de crianças ----- drama baseado em um fato real ocorrido em 2014. Oto estava hackeando a empresa de Guerra (Humberto Martins) a mando de Moretti (Rodrigo Lombardi) e se irritou com aquele furacão que surgiu na sua frente, bagunçando sua vida. 

 A questão é que Brisa deixou Oto balançado e assim que soube o que tinha acontecido resolveu ajudá-la. Porém, durante a viagem que os dois faziam para o Rio de Janeiro, Oto deixou cair sua arma enquanto dava um casaco para a mocinha na frente de um policial e ambos foram presos. A situação foi muito forçada e inverossímil a partir do desdobramento da prisão de Brisa, que chegou a ser transferida para um presídio usando um nome falso, algo inacreditável. Mas deixando os furos de lado, o desenvolvimento daquela relação foi despertando interesse e expectativa no público. Até porque houve um breve rompimento já que a protagonista achou que o sujeito que tinha acabado de conhecer era um bandido perigoso. Ele, no entanto, ofereceu ajuda para tirá-la da cadeia e aos poucos o vínculo foi se fortalecendo, mesmo que com uma certa distância. 

 A decepção de Brisa com Ari (Chay Suede), que a trocou por Chiara (Jade Picon) e ainda iniciou um processo de pedido de guarda do filho deles, ajudou na sua aproximação com Oto. Mesmo que involuntariamente, o hacker acabou virando um porto seguro para a mocinha. E nas redes sociais a expectativa para o primeiro beijo estava cada vez mais alta, algo bastante positivo para uma novela que enfrenta críticas diárias e quase todas merecidas. A sintonia entre Lucy Alves e Romulo Estrela surgiu logo na primeira cena e foi aumentando à medida que a história dos personagens avançava. Tanto que a cena do beijo, exibida no último sábado, dia 19, esbanjou química. Uma pena que a trilha, "Evidências", cantada por Roberto Carlos, destoe. A música não condiz com a temperatura do casal. Aliás, as escolhas das canções se mostra bastante equivocada na novela como um todo, incluindo "Tempos Modernos", cantada por Seu Jorge, na abertura. Parece que todas estão mal selecionadas. 

Voltando ao ótimo casal protagonista, a saga de Brisa ganhou uma boa virada quando Glória parou de humanizar Ari e passou a retratá-lo como um típico interesseiro folgado. Ao reforçar os traços vilanescos do personagem, aumentou a torcida pela mocinha e também a nova relação que merece ter ao lado de Oto. Nada melhor para um folhetim do que ter mocinhos para torcer. Até porque toda a trama das fake news foi muito mal desenvolvida e o fato da montagem ter sido feita por um adolescente frustrado destrói qualquer possibilidade de vingança da protagonista. A foto fake foi criada sem qualquer intuito ou objetivo, o que enfraqueceu a narrativa e ainda retratou de forma rasa um assunto tão sério que vem assolando o país há anos. Agora, com a luta pela guarda do filho, Brisa ganhou um conflito mais atrativo para o público e o romance com Oto acaba tendo um destaque merecido já que ele se coloca como ponto de apoio. Pena que até o momento o personagem de Romulo não tenha dramas pessoais para vivenciar. O trabalho que fez para Moretti é muito pouco para um perfil principal. Nem família ele tem. 

"Travessia" ainda está em seu início e Glória Perez tem muitos problemas para resolver. A história apresenta muitas falhas que precisam ser corrigidas, mas, ao menos em se tratando de casal protagonista, a maré que a autora está navegando é tranquila. Brisa e Oto são cativantes juntos e o entrosamento de Lucy Alves e Romulo Estrela é o principal acerto da produção até agora. 

25 comentários:

Gabriella disse...

Concordo mas a direção dessa noveela é pavorosa.

J.P. Alexander disse...

Gracias por la recomendación. Te mando un beso

Anônimo disse...

O casal é muito carismático e espero que tenha mais espaço e desenvolvimento a partir de agora. Também queria que o Oto tivesse um desenvolvimento melhor, pois acho ele bastante interessante e complexo. Só estou acompanhando certas partes da novela pelo Globo play mesmo. Não tenho paciência pra ver a novela pela TV.
Comecei a acompanhar Travessia por causa de Helô e Stênio, pois tenho um amor imenso pelo casal desde Salve Jorge, mas Brisoto foi uma ótima surpresa.

Anônimo disse...

Até o momento, "Travessia" não é de todo descartável, haja vista que Gloria Perez vem acertando na construção do casal protagonista. Mesmo assim, o folhetim não atendeu às minhas expectativas de que fosse uma continuação da impressão de "volta por cima" deixada por "A Força Do Querer" (2017), e penso que às vezes merece o fracasso que faz quando assisto a certas cenas de personagens secundários, como por exemplo, Stenio (Alexandre Nero). E, na minha humilde opinião, há tramas que despertam apatia, como a que envolve Moretti (Rodrigo Lombardi), Leonor (Vanessa Giácomo) e Guida (Alessandra Negrini). Não entendo porque Moretti se mostra tão incomodado com o romance de Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela), porque creio que Brisa tem preocupações mais importantes do que denunciar os esquemas dele. E o que dizer do plot de Guerra (Humberto Martins) indagando as preferências de Talita (Dandara Mariana), apenas para sustentar uma mentira para Chiara (Jade Picon) sobre a mãe dela? Simplesmente ridículo. Mesmo que sejam promovidas melhorias em capítulos posteriores, seria mais plausível a novela contar com um total de 143, e não 191 capítulos, pois acredito que o conjunto apresentado não terá forças para se manter por quase oito meses em exibição.

Guilherme

Lulu on the sky disse...

Parei de ver essa novela, agora acompanho Todas as Flores.
Big beijos

Marly disse...

Oi, Sérgio,

Tenho que concordar com você, pois tenho lido muitos comentários sobre este casal. A dupla conseguiu despertar simpatia e interesse, no público, e isso não é pouca coisa.

Beijão

Anônimo disse...

Brisoto foi o maior acerto

Anônimo disse...

Nossaaaa é tudo que penso.

Ane disse...

Também não vejo esta novela,
mas não sabia que era da Glória Perez.
Gosto das novelas antigas e de séries.

Beijos!:)
Ane
De Outro Mundo

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, gostou muito da química do casal, é o melhor da novela, sem dúvida nenhuma..Veremos como ficará o romance da Helô e do Stenio...Rende sempre boas risadas!!
Um beijo e amigo e um maravilhoso restante de semana!

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Jp.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Onnde eu assino, Guilherme?

Sérgio Santos disse...

Faz bem, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Sim, Marly.

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Dri!

Anônimo disse...

Concordo que Brisoto é um acerto. Só vejo as cenas deles

Anônimo disse...

Concordo que é a melhor coisa dessa novela pouco interessante. Romulo e Lucy têm uma química absurda (com que o Romulo não tem? rs) e o Oto é um mocinho gostável, o que é raro em se tratando de mocinhos de Gloria Perez, rs. Porém ao mesmo tempo em que brisoto é a melhor coisa da novela, também criou a pior, que é o fandom do casal. Esse fandom parece que nunca assistiu uma novela na vida, querem que o mocinho e a mocinha fiquem numa felicidade eterna, sem briga, separação, sem ninguém nem nada pra atrapalhar por mais de 100 capítulos, ou seja, eles não querem uma novela. Não precisa ser um PhD em novelas, ou um PhD em novelas de Gloria Perez pra saber que Brisa e Oto ficam juntos no final, na sinopse divulgada meses antes já citava que o ex da mocinha atrapalharia a felicidade do casal de mocinhos. Esse negócio da GP falar que não tem nada definido é só papo de autor*
Agora não pode nem mais ter cena de Ari e Brisa (como a de ontem, continuação pra hoje, da primeira audiência) que o fandom brisoto faz um drama desnecessário, tirando sei lá de onde que a Gloria Perez não quer que Brisa e Oto fiquem juntos no final, justo ela que é conhecida por mudar o casal pra agradar a audiência, se o casal emplacou, por que razão ela mudaria, rs? A construção de Ari - Brisa - Oto é feita propositalmente pra gente torcer pra ela ficar com o Oto, mas não precisa gostar de brisari pra reconhecer que Chay e Lucy têm ótimas cenas juntos. Isso me lembra a mesma situação de AFDQ. Era mais que obvio que Ritinha e Zeca não iam ficar juntos (GP até desenhava, com a frase "eu gosto mais de mim")
mas não podia ter uma cena dramática de Isis e Pigossi que o fandom jeizeca surtava.

*papo de autor, como MAA e VV no final de Sangue Bom, querendo fazer um falso suspense sobre se Malu ia ficar com Maurício ou com o Bento, sendo que o verdadeiro mistério era se Bento e Amora iriam voltar

Anônimo disse...

Brisoto foi o maior acerto, assisto a novela por causa deles💓amo o casal

Anônimo disse...

Queremos mais cenas de brisoto juntos..os melhores que o Brasil inteiro já viu❤️❤️assisto a novela por causa deles..amoo

Anônimo disse...

Queremos que Glória foca mais ainda no nosso casal brisoto ( Oto e Brisa) que amamos, o casal que conquistou o Brasil inteiro 🥰 amamos pois eles tem uma conexão surreal, mas do que qualquer casal real, obg a Deus por nos proporcionar viver esses momentos com eles, os protagonistas..os melhores de todos os tempos, um encontro de almas que ficaram lindo juntos, mto maravilhoso de ser ver que virou um vício só público Brasileiro..