quarta-feira, 2 de novembro de 2022

"Cine Holliúdy" manteve o bom humor e a leveza na segunda temporada

Baseada no filme homônimo de sucesso, exibido em 2013 ---- escrito e dirigido por Halder Gomes e coproduzido pela Globofilmes ----, "Cine Holliúdy" estreou sua primeira temporada em 30 de abril de 2019 na Globo. A série escrita por Marcio Wilson e Claudio Paiva teve um ótimo retorno da audiência e agradou. O resultado foi a garantia de mais duas temporadas. A segunda estreou no dia 23 de agosto, quase três anos depois, por conta do atraso das gravações em virtude da pandemia do novo coronavírus. 


Com direção artística de Patricia Pedrosa, a série segue explorando acontecimentos, símbolos e referências da cultura nordestina, brasileira e do pop mundial da década de 70, usando como pano de fundo uma narrativa divertida com a disputa entre cinema e TV. A fórmula não apresentou desgaste e a produção se mantém cativante. Ainda na primeira temporada, Francisgleydisson (Edmilson Filho) tinha o cinema como única atração cultural de Pitombas. Mas o protagonista não contava com a chegada da televisão, sua grande adversária. Por isso, decidiu fazer filmes em 'cearensês', com apoio de Marylin (Letícia Colin) e a despeito do prefeito Olegário (Matheus Nachtergaele). 

Agora, o ano é 1974. Com a TV já establecida, o cinema de Francisgleydisson está cada vez mais vazio e decadente. Filmes, novelas, Copa do Mundo, festas regionais, discoteca, musicais e parque de diversões: tudo ao alcance do público. A cidade de Pitombas preseencia o auge da cultura dos anos 70, mesmo passando a impressão de ter parado no tempo.

Ainda assim, o protagonista tenta sustentar seu cinema por meio de suas produções criativas. Mas a notícia de que Marylin não voltará mais porque seguirá sua carreira de atriz pelo mundo o desanima. Só que Francis se depara, em plena rodoviária, com um novo amor logo no primeiro episódio: Francisca (Luisa Arraes, que entrou no lugar de Bianca Bin, inicialmente escalada) 

A jovem chega a Pitombas com o objetivo de encontrar seu pai desconhecido. Em meio a muitas procuras equivocadas, Francisca se torna a nova protagonista dos filmes de Francis. Só que sua aproximação com o protagonista desperta a fúria de Formosa (Lorena Comparato), filha de Lindoso (Carri Costa) e Belinha (Solange Teixeira), que, apaixonada por Francis, faz de tudo para tirar a rival de seu caminho. Munízio (Haroldo Guimarães), amigo fiel de Francis, investe em Formosa para conquistar seu coração, de quebra, ajudar o parceiro. Já Socorro (Heloísa Périssé) agora é prefeita de Pitombas e seu marido, Olegário, não se conforma com a nova posição de coadjuvante. A personagem, ao assumir a prefeitura, se recusou a fazer parte das falcatruas do esposo e por isso enfrenta vários protestos de vereadores da cidade. 

Além dos roteiristas principais (Marcio e Claudio), a série é escrita com Adriana Falcão, Juca Filho, Chico Soares e César Amorim. A produção é de Erika da Matta e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. A produção tem 11 episódios e o elenco ainda conta com excelentes nomes, como Cacá Carvalho, Frank Menezes, Falcão Maia, Gustavo Falcão e Flávio Bauraqui. As participações especiais também merecem menção: Gero Camilo, Luiza Tomé, Lucas Veloso, Nanda Costa, Stepan Nercessian, Eduardo Sterblicth, entre outros. A segunda temporada manteve a leveza e o bom humor da primeira, além de ter inserido uma novidade deliciosa no penúltimo episódio: um clima de musical claramente inspirado na novela "Dancin`Days" e no filme "Embalos de Sábado à Noite". Foi o melhor episódio da temporada. Outro trunfo da trama é a sintonia do elenco. 

"Cine Holiúdy" é um produto que entretém e diverte de forma despretensiosa, o que acaba sendo algo raro no momento atual da Globo, depois que o setor de humor foi encerrado por completo. Não é um programa humorístico, mas tem na comicidade a sua maior essência. A segunda temporada chega ao fim na próxima terça-feira, dia 8. 

6 comentários:

Marly disse...

Oi, Sérgio,

Gosto do filme e da série por conta de dois fatores (principalmente): aborda a cultura brasileira e - especialmente - a nordestina, rsrs.

Beijão e boa semana

Anônimo disse...

Eu adorei a primeira temporada mas a segunda acabei nao vendo.

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, pq a Bianca saiu da série?

Sérgio Santos disse...

Tb amo, Marly!

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Chaconerrilla, segundo divulgado em vários sites, ela pediu mais folgas e a Globo, já sem paciência pq ela tinha recusado várias novelas, a demitiu.