quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Clarice voltou e "Cara e Coragem" continua ruim

A atual novela das sete da Globo chegou ao capítulo cem no dia 22 de setembro. Após muitas tentativas da emissora para emplacar a trama de Claudia Souto, dirigida por Natalia Grimberg, a realidade que impera é que a produção se tornou um caso perdido. "Cara e Coragem" até apresentou um ponto a mais de audiência que a sua antecessora em seus meses iniciais, mas já está empatada com a deliciosa "Quanto Mais Vida, Melhor!" e sem um terço da repercussão. Praticamente ninguém comenta nas redes, ninguém se importa com o enredo e as cenas apresentadas não ajudam. 


O único mote da história é o mistério do assassinato de Clarice (Taís Araújo) e não há mais nada de relevante a se contar. Para culminar, nem mesmo o conjunto de mistérios envolvendo o crime desperta interesse. Aliás, houve claramente uma intervenção da Globo para tentar erguer a produção: a antecipação da grande revelação sobre a falsa morte da personagem. Isso porque Clarice não morreu e estava em coma. Anita (Taís Araújo) é apenas uma 'sósia' mesmo e não a empresária fingindo ser outra pessoa. A escritora certamente não tinha planejado soltar o 'spoiler' tão cedo. Até porque a produção fica no ar até janeiro de 2023. A falta da intenção em revelar o enigma fica clara pela narrativa. A notícia não impactou em nada o roteiro. 

São raros os acontecimentos relevantes. Se o telespectador abandonar a novela por duas semanas e voltar depois, verá que não perdeu nada e tudo segue na mesma. Quem mais perde com isso são os atores. A novela é recheada de cenas burocráticas. Ou seja, são sequências que não despertam emoção, raiva, riso, nada. Porque não há situações que provoquem algo em quem assiste. É impossível se sentir envolvido pela história que está sendo contada.

Não dá para ter carinho ou empatia por qualquer personagem. E muito menos ódio pelos vilões. Porque não acontece nada. A impressão é que o elenco apresenta uma interpretação automática, sem maiores esforços. Afinal, as cenas não exigem um grande desempenho. A produção seria ótima para atores medíocres porque não teriam momentos de difícil execução cênica. Mas não é o caso de "Cara e Coragem". Quase todos os profissionais escalados têm talento. Mas até nomes de peso não conseguem se destacar. Estão apagados.

E todos os casais são ruins. Não há química entre Paolla Oliveira e Marcelo Serrado. O intérpretes se esforçam, mas Pat e Moa são mocinhos insossos. Até o enredo deles é cansativo. Para culminar, Moa agora perdeu a memória. Um recurso insuportável que já deveria ter sido abolido da teledramaturgia. Com todo respeito aos dublês de todo o país, acompanhar a rotina de trabalho deles não é nada atrativo e jamais renderia um folhetim. Também não dá para entender o objetivo de colocar Anita se envolvendo amorosamente com os dois ex de Clarice: Jonathan (Guilherme Weber) e Italo (Paulo Lessa). Os dois pares não funcionaram e ainda causou a impressão de que a personagem é uma psicopata que quer viver a vida de sua 'cópia', quando a intenção da autora não é essa. O único romance que apresenta uma certa densidade é o formado por Regina (Mel Lisboa) e Leo (Ícaro Silva), duas pessoas desequilibradas emocionalmente. Mas a trama se esvazia quando foca apenas da ambição da 'vilã' pela empresa a ponto de fazer sua sogra se apaixonar por um golpista ---- conflito que se desgastou ainda mais depois que a personagem se casou com o herdeiro, ganhando o direito a parte da fortuna. 

A volta de Clarice era para ter sido a grande virada da novela. A empresária reapareceu durante uma festa em um sequência que foi evidentemente inspirada no icônico retorno de Clara Tavares (Bianca Bin) em "O Outro Lado do Paraíso", exibido em 2017. Mas não chegou nem perto do impacto da produção de Walcyr Carrasco. A trilha escolhida foi equivocada e tirou a emoção do momento. A curta duração da cena também prejudicou o clímax. Não houve emoção no anúncio. Era a última cartada que a autora tinha para melhorar sua história. E não conseguiu. Para culminar, a volta da protagonista não alterou em absolutamente nada o enredo. Tudo seguiu na mesma. A explicação de Clarice sobre seu desaparecimento era algo que o telespectador já estava cansado de saber: estava sendo ameaçada de morte e tentou se proteger. O pior é que as justificativas para a perícia ter identificado um corpo no mar como sendo o dela ultrapassaram todos os limites do absurdo. E o enigma a respeito do mandante do crime provavelmente só será revelado no último capítulo porque é o único conflito do folhetim, ainda que seja óbvio que o autor é um dos vilões insossos da história: Regina, Leo ou Danilo (Ricardo Pereira). Já os núcleos paralelos em nada acrescentam e os atores parecem figurantes de luxo. 

"Cara e Coragem" é uma produção tão fraca que nem parece que está no ar. Não há interesse nem em criticar a trama de Cláudia Souto, dirigida por Natália Grimberg. E não há nada pior para uma novela do que a indiferença. Serão dois meses e meio difíceis até o desfecho da produção. 

28 comentários:

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Sergio,
Obrigada por essa
matéria que atualiza pessoas
como eu de programações
que não tenho como assistir.
Mas lamento de verdade que as
novelas não emplaquem
como antigamente.
Bjins de mesmo que com chuva
ou sol a nova semana seja boa
e favorável.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

Anônimo disse...

Não entendo como uma novela que tem PAOLLA OLIVEIRA no elenco conseguiu ser tão ruim!

Anônimo disse...

A apatia que "Cara E Coragem" desperta é tamanha que, nas vésperas e dias de Natal e Réveillon, provavelmente marcará índices de no máximo 15 pontos de audiência juntamente com as demais novelas inéditas da grade de programação da Globo, "Mar Do Sertão" e "Travessia", também com audiência abaixo das expectativas e equivocadas em alguns aspectos.

Guilherme

Anônimo disse...

Concordo. No início da novela um casal que embalou e animou todo mundo foi Clarice e Ítalo. Mas depois da volta da Clarice, o grande amor que o Ítalo dizia sentir, parece que morreu por causa de uma simples paixonite de curta duração. Enquanto a Clarice, que o Ítalo dizia ser o grande amor, capaz de morrer por ela, enquanto ela passa pelos maiores perrengues, até correndo risco de vida, ele corre atrás da Anita. Pra um grande amor, eu esperei mais do Ítalo. Deixou a novela sem graça também.

Anônimo disse...

A PIOR NOVELA DAS SETE JÁ FEITA.

Anônimo disse...

Cansada da mesmice. A prisão do Gustavo foi determinante para eu deixar de assistir. Esse negócio de prender inocentes é moda nas novelas. Sejam mais criativos.

Anônimo disse...

Novela sem rumo. Alegrias e sofrimentos devem ser para todos. Bateu, levou. O que desejo. Impunidade é moda tbm.

Ane disse...

Não vejo esta novela, não poderia opinar.

Beijos! :)
Bom fim de semana!

Sara Ramona disse...

Fico muito triste por causa das atrizes e atores que são obrigados por contrato a trabalhar nessa bomba. Tem tanto atores excelentes e que não temos tanta oportunidade de ver sempre em cena. Uma pena. E um desperdício de Malapia. Acho que está fazendo muita falta os grupos de opiniões para as novelas da globo.
Atualmente só tem bomba no ar. Também acho que os roteiros deveriam passar por mais revisões. Porque eles estão sendo muito problemáticos, não tem atuação, direção ou edição que salve um roteiro sem emoção. Enfim meus sentimentos para todos envolvidos, em especial Guilherme Weber,Thaís, Ícaro, Mariana Santos e Rodrigo Fagundes vocês mereciam mais. Obrigada pelos comentários pertinentes Sérgio.

- R y k @ r d o - disse...

Não vejo essa novela
.
Feliz fim de semana … (14 anos)
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anônimo disse...

Cometi um pequeno equívoco no meu comentário anterior: as novelas "Mar Do Sertão", "Cara E Coragem" e "Travessia" não serão exibidas nos dias de Natal e Réveillon, porque esses cairão em domingos.

Guilherme

DENNIS disse...

Umas das piores novelas que a Globo fez. Assisto às vezes e acho péssima

Anônimo disse...

Até quem fim alguém disse a verdade. Um saco de assistir. Deveria antecipar o término e tirar logo do ar.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Catiaho.

Sérgio Santos disse...

Triste, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vc está correto, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

É tudo ruim demais, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Já está na lista, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Se esse fosse o maior problema, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Vdd, annonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Sara.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Rykardo.

Sérgio Santos disse...

Mas terão o impacto, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

É péssima, Dennis.

Sérgio Santos disse...

Deveria, anonimo...

Anônimo disse...

Mar do Sertão tá mantendo os bons índices de Além da Ilusão, a única inédita com a audiência aceitável

Anônimo disse...

Unica novela no momento: "Mar do Sertão". Me conquistou. Leve engraçada. Ótima para o horário.