terça-feira, 27 de setembro de 2022

"Central das Eleições" promove o melhor debate político da atualidade

 A GloboNews estreou no dia 15 de agosto o "Central das Eleições" como uma espécie de aquecimento para o início das eleições de 2022. Foram edições semanais nos dias 15, 18, 22 e 29 de agosto. Já a partir do dia 5 de setembro o formato passou a ser diário, entre 18h e meia noite. Desde então, o programa virou uma das maiores audiências do canal por assinatura e vem se mostrando a melhor opção para um debate político de qualidade.


O jornalístico tem cerca de três horas de duração, mas é intercalado pela programação do canal. Vai ao ar ocupando a hora final do "Edição das 18h", "Em Pauta" e "Jornal das Dez". A primeira edição começa por volta das 19h, a segunda às 21h e a última às 23h. Parece muito tempo para debater as campanhas dos candidatos e os índices das pesquisas eleitorais. Mas não é. Pelo contrário, muitas vezes falta tempo. Isso porque o bate-papo é tão bom que nem dá para sentir as horas passarem. 

Até porque com a proliferação de canais de notícias ficou possível fazer comparativos e há vários debates onde o desrespeito reina, assim como a desinformação. E não tem a ver com diferença de ideias e, sim, com ofensas mesmo. Nem vale a pena citar o principal veículo responsável pela maior baixaria do atual período eleitoral.

Por mais que os jornalistas da GloboNews tenham suas ideologias, o que é normal, já que todo mundo tem, as conversas sempre se voltam para todas as perspectivas a respeito de como cada campanha vem se comportando, assim como os eleitores. 

Aliás, Mauro Paulino foi a contratação mais recente da emissora e muito acertada. Após 35 anos de atuação como diretor-geral do Instituto Datafolha, o sociólogo é o novato do time de comentaristas, o que provoca uma natural insegurança em alguns momentos. Mas suas análises sobre os índices nas pesquisas Datafolha e IPEC (EX-IBOPE) são precisas e embasadas estatisticamente. Já os conhecidos Octavio Guedes e Fernando Gabeira são os responsáveis pelos comentários mais ferinos e bem-humorados, assim como Gerson Camarotti. 

Eliane Cantanhêde, Mirian Leitão, Merval Pereira, Mônica Waldvogel, Julia Duailibi, Mario Sergio Conti, Valdo Cruz e Flávia Oliveira são outros jornalistas que abrilhantam o debate. Vale destacar ainda as aparições de Nilson Klava sempre anunciando as novas pesquisas e os dados que foram recentemente divulgados. Já Natuza Nery é a apresentadora do programa e esbanja competência e carisma, além de conduzir com maestria as conversas sem perder o timing. 

O "Central das Eleições" é o melhor programa de debate político da atualidade. Informativo e agradável. Merece o sucesso que vem fazendo.

8 comentários:

Jovem Jornalista disse...

Não tinha ouvido falar. Parece ser um programa promissor.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Fá menor disse...

Para quem goste será interessante. Eu não gosto de debates políticos...

Adriana Helena disse...

Debates políticos são essenciais para conhecermos melhor o candidato!
E são absolutamente necessários!
Veremos hoje o debate final da tv aberta!!
Um grande abraço amigo!

Ane disse...

Eu vejo muito a Globo News, gosto muito! Já conheço todos estes jornalistas que vc citou. Inclusive já vi o Central das Eleições, gosto de ouvir as opiniões principalmente após sair uma nova pesquisa eleitoral.

Ane :)
De Outro Mundo

Sérgio Santos disse...

É muito bom, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Ok, Fá. bjs

Sérgio Santos disse...

Bjs, Dri!

Sérgio Santos disse...

Idem, Ane.