quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Com pressa, Mário Teixeira atropela acontecimentos e priva público de várias catarses em "Mar do Sertão"

 A nova novela das seis está há muito pouco tempo no ar. Menos de três semanas. Mas o tanto de conflito que já aconteceu impressiona. Só que não é um elogio. Agilidade não pode ser confundida com correria e o autor de "Mar do Sertão" não está sabendo diferenciar uma coisa da outra. Quanto mais o tempo passa na trama, mais cenas são ignoradas e mais incômodo provoca no telespectador. Em menos de cinco capítulos já foram mais de três passagens de tempo e muitos cortes. 


O curioso é que a primeira semana de história foi tranquila e com poucos acontecimentos relevantes. Tudo parecia seguir em um ritmo moderado. No entanto, no dia do acidente sofrido por Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes), que marcou a primeira virada do enredo, o folhetim ganhou um ritmo que prejudicou a narrativa. Há um atropelo de situações que não tem como o público compreender. É tanta pressa que muitas vezes quem está assistindo se perde. E seria algo compreensível se a produção fosse curta, mas tem a duração normal de uma novela e só chega ao fim em março de 2023. 

Todo o impacto do acidente sofrido por mocinho e vilão foi diluído pelo descarte de sequências vitais, como Zé Paulino tentando se salvar no mar e não conseguindo, Tertulinho chegando em casa e contando mais alguma mentira para os pais, Candoca (Isadora Cruz) recebendo o choque da notícia do desaparecimento de seu grande amor, enfim.

Já houve uma passagem de tempo de sete dias e com a exibição de uma cena de um guindaste retirando o carro das águas. Ou seja, nem a tensão dos personagens com a expectativa de encontrarem o protagonista vivo foi mostrada. Cenas que renderiam ótimas atuações para o elenco. 

E era só o começo da correria desenfreada. Logo após o velório do mocinho, já houve o desenvolvimento de uma aproximação entre Tertulinho e Candoca. A mocinha nem teve tempo de ter um luto. Para culminar, sua mãe, vivida pela grande Cyria Coentro, descobriu que Zé Paulino estava vivo, mas morreu antes de contar para a filha. Tudo muito rápido. A mocinha nem conseguiu chorar pela morte de sua 'mainha'. Isso porque as duas melhores amigas já estavam empurrando o vilão para Candoca não criar o filho sozinha e sem dinheiro. Ah sim, a personagem engravidou, mas é tudo tão atropelado que um telespectador mais desatento nem perceberia. 

Tertulinho acabou descobrindo que Zé Paulino estava vivo e já providenciou uma identidade falsa para se passar por primo do rival e assim ser credenciado como acompanhante no hospital. Hospital? Sim, porque o senhor que ajudou o mocinho o levou para ser internado em uma clínica e encontrou o vilão por acaso. Tudo em um piscar de olhos. Tertulinho também soube que Candoca venderia sua casa para investir o dinheiro em estudos e se tornar uma médica. Só que a mocinha não sabia que a mãe já tinha vendido a casa para este objetivo. Soube por Vespertino (Thardelly Lima), agiota da cidade. O agiota, por sua vez, aceitou o carro do vilão para devolver a casa para Candoca, só que antes mandou um capanga (Caio Blat) furtar o dinheiro que tinha dado para a falecida. Tudo em uma cena de menos de cinco minutos. 

Mas o telespectador ainda não tinha ideia que mais uma leva de atropelos estaria por vir. Nesta segunda-feira (05/09), Tertulinho tentou matar Zé Paulino e desligou os aparelhos que o mantinham vivo. Só que os médicos conseguiram salvá-lo. O vilão não perdeu tempo e foi logo pedir Candoca em casamento. A mocinha não aceitou. Só que houve outra passagem de tempo. Desta vez de um ano. E logo com a exibição da cena do casamento e tudo diante dos olhos de Zé Paulino, que observou a união da porta da igreja ---- com um visual maltratado e usando uma bengala. Como o mocinho conseguiu sair do hospital? Para onde foi? Com quem ficou? E Candoca? Quando decidiu se casar? Como foi o nascimento de seu filho com Zé Paulino? Tertulinho teve uma briga séria com o pai e saiu de casa antes da passagem de tempo. Foi morar em que lugar? Enfim, nada disso o autor achou relevante mostrar. 

Ainda é preciso mencionar outra situação que decepcionou: o encontro do mocinho com seu pai. Zé simplesmente apareceu na casa de Daomé (Wilson Rabelo) e o pai agiu como se tivesse visto o filho outro dia. Não se emocionou em vê-lo vivo e nem um mísero abraço teve. Zé também pouco se lixou com o momento. Só disse que tinha perdido parte da memória, se indignou com o casamento de Candoca com Tertulinho e encerrou dizendo que se vingaria do coronel que demitiu seu pai. Não houve qualquer catarse. E o que significa catarse? O sentimento de alívio ou forte emoção que o telespectador sente após uma cena dramática, uma virada, ou quando o roteiro atinge seu ápice. 

Já no capítulo desta terça-feira (06/09) ocorreu a passagem de tempo definitiva de dez anos. Zé Paulino voltou milionário e com sede de vingança. Como ficou rico? O autor não achou relevante contar. Ah, o pai que o protagonista tanto amava morreu e o telespectador nem viu. E Zé ficou mais de dez anos sem visitá-lo. Candoca e Tertulinho já descobriram que o mocinho está vivo no capítulo desta quarta (07) e Zé soube que tem um filho. Tudo em menos de cinco minutos. Não houve catarse, não houve impacto, não houve nada. Uma cena jogada sem qualquer cuidado. O vácuo das cenas que não foram sequer gravadas dificilmente será preenchido e todas farão muita falta. Não eram situações irrelevantes para o roteiro. Todas enriqueceriam a obra. Aliás, que fim levou o prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues) em dez anos? É importante lembrar que Mário Teixeira cometeu o mesmo erro crasso em "O Tempo Não Para", novela das sete exibida em 2018, quando correu tanto com a história que transformou o folhetim --- que teve um início delicioso --- em algo sem rumo e cansativo. Foram muitas críticas na época sobre a perda de qualidade da trama. Não é possível que não tenha aprendido nada. 

"Mar do Sertão" é uma novela tradicional, onde o clichê se encontra em todas as situações, principalmente no triângulo central. A audiência está ótima. O enredo se mostrou promissor. O elenco está bem escalado e os personagens são atrativos. Só que a pressa de Mário Teixeira destoa em meio a tantos acertos. Não dá para entender o objetivo do escritor. Do que adianta correr tanto para depois criar uma barriga (período de enrolação presente em quase todos os folhetins) imensa ao longo dos meses, afastando o público? Resta torcer para que a correria não tenha provocado estragos maiores. Porque o início da história já foi muito prejudicado. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Sua capacidade analítica é perfeita, Sergio. Estava adorando a novela mas desse jeito está inviável seguir acompanhando.

Fernanda disse...

CONCORDO COM TUDO!

Anônimo disse...

Éssa correria em "Mar Do Sertão" também lembra "Órfãos Da Terra" (2019), de Duca Rachid e Thelma Guedes, em que a morte do sheik Aziz Abdallah (Herson Capri) nas primeiras semanas de exibição desandou a trama central, e nem mesmo a maioria das paralelas seguiu despertando interesse. Mário Teixeira precisa perceber a tempo o equívoco que vem cometendo para não ter mais uma boa ideia folhetinesca desperdiçada por precipitação.

Guilherme

Andie disse...

Acho que a análise é diferente. Na situação da novela atual, cenas de cartase e importante para o andamento da trama não foi escrita. É uma correria desnecessária.

Outro dia estava assistindo a novela e quanfo pisquei Zé Paulino já estava como um andarilho.

Se tivesse tais cenas, daria no máximo um mês para nos familiarizarmos com os personagens e a história.


https://gibrealityalternativo.blogspot.com/2022/09/gib-07x03-coracao-versus-razao.html

Pedrita disse...

tá esquisita mesmo. desde o começo tudo soa artificial. não convincente. sim, parece q ser amigo de rico faz a pessoa ser rica. um horror o filho desnaturado q abandona o pai. foi tão perverso quanto o coronel. o texto machista da novela me incomoda muito. só candoca luta pela escola, pela cidade, está em tudo qt é lugar. agora médica cuida da casa sozinha pros marmanjos filho e marido ficarem aguardando o jantar. e só ela estudou. as amigas continuam no mesmo nada de antes. beijos, pedrita

Lulu on the sky disse...

Não acompanho essa novela.
big beijos

Teresa Isabel Silva disse...

Como não vejo, não posso opinar, mas é sempre bom saber!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Ross J disse...

After reading throungh your context ,This has to be one of the best  blog I have  come across in a while.
The delivery is almost similar to the Bank to bank transfer  
we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Excelentee lembrança, Guilherme. E depois a novela delas acabou....

Sérgio Santos disse...

É uma correria desnecessária, Andie.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Pedrita...

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa.

Unknown disse...

A novela está muito acelerada e cheia de furos.
A história deveria ter começado em 1998, Zé paulino tem um coma de 2 anos e nesse meio tempo a candoca passou no vestibular e se casou com o tertulinho, sue pai morreu.
O manduca seria filho do tertulinho e candoca. Mostraria o casamento de candoca e tertulinho, como Zé Paulino se tornou um executivo. Zé Paulino desconfiaria que tertulinho tentasse mata-lo para se casar com a candoca, mas não tem provas. Para se vingar, ele investigaria os podres de sua família para destruí-lo. Zé Paulino retornaria para a cidade 24 anos depois já em 2022. Mas Zé Paulino estaria noivo de outra mulher já que tem magoa de candoca.

Anônimo disse...

Um enredo bem melhor, anonimo.

Iara Alencar disse...

é o que ocorreu com pantanal.
muitos acontecimentos no incio e no final varios capitulos com emblomação.

Anônimo disse...

A impressão que tenho é que essa novela não tem mais trama para se sustentar, foi tanta correria na primeira e segunda semana, e pra que? Tipo, algumas mudanças teriam feito total diferença na trama, Tertulio expulsando o pai de Zé Paulino das terras dele, e o homem morrendo de desgosto, Zé Paulino tendo um momento de lucidez no hospital quando Tertulinho tenta matar ele, esses duas mudanças fariam total diferença na historia, Zé Paulino saindo do hospital sabendo que tudo foi uma armação de Tertulinho, indo atrás do pai e descobrindo que ele morreu, Zé então decide ir atrás de Candoca e vê o casamento dela com Tertulinho, vai embora dali virado na raiva, jurando vingança, estuda, fica rico, e põe em prática seu plano de vingança, contrata um laranja para influenciar os negócios de Tertulio, até o homem ver que a única solução é vender suas terras para não ficar na miséria... ai acontence a volta de José Mendes, dono das terras de Tertulio e pronto para se vingar... tipo, o autor tinha ouro nas mãos e jogou tudo fora, os personagens principais tão sem relevância alguma, pq não tem historia mais para contar... Xaviera está roubando o papel da mocinha pra ela, assim como o casal Labibe e Maruan.