segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Tudo sobre a segunda coletiva online de "Travessia", a nova novela das nove

 A Globo promoveu na quinta-feira passada (15/09) a segunda coletiva online de "Travessia", a nova novela das nove. Estiveram presentes a autora Gloria Perez e os atores Humberto Martins, Vanessa Giácomo, Cássia Kiss, Bel Kutner, Rafael Losso, Noêmia Costa, Dandara Mariana, Jade Picon e Alessandra Negrini. Fui um dos convidados e conto tudo sobre o bate-papo.


Gloria Perez comentou sobre a abordagem da internet na trama: "Não vou focar no aspecto dos ataques na internet. E sim em como as relações humanas se configuram. Você pode se unir com outras pessoas para algo bacana e reunir para destruir uma pessoa. Essa tendência de hoje a criar realidades paralelas e a viver em mundos que não são reais me interessa muito. E isso faz parte de uma nova percepção de realidade. Quero falar de algo bem maior do que isso. Quando fiz a série 'Dupla Identidade' fui a Polícia Federal em Brasília e me mostraram como era a Deep Web. Nunca tive coragem de instalar aquilo no meu computador para ver como é. Mas faz parte da novela porque é ali que os crimes acontecem. É uma grande história de amor cheia de muitos conflitos. Quero que as pessoas se dividam sobre com quem a Brisa (Lucy Alves) deve ficar. Tem horas que o telespectador vai ficar com muita raiva do Ari (Chay Suede), mas tem horas que ele faz algo que o público vai voltar a gostar dele e deixar de torcer pelo Oto (Romulo Estrela). Mas depois pisa na bola de novo e vão voltar a preferir o Oto. Não sei como ela vai terminar porque novela tem um ponto de partida, mas a gente não sabe como termina", pontuou a autora

Jade Picon falou sobre sua personagem e o desafio de estrear em uma novela: "Ainda estou descobrindo tudo o que eu e Chiara temos de semelhante. Somos duas garotas jovens que estão antenadas na moda. Sinto conexão muito grande com ela. Tendência. Mas tem muitas coisas na maneira de lidar com situações que eu lidaria de maneira diferente. Quem me conhece vai ver melhor quais são as semelhanças e as diferenças.

Uma coisa que to aprendendo com a Chiara é que ela é muito decidida de verdade. Ter uma ideia e querer fazer. Claro que ela tem as facilidades dela, mas gosto de pessoas assim. É como se ela tivesse um estalo, uma ideia, e vai lá e faz. Ela dá a cara a tapa. Eu penso demais antes de fazer qualquer coisa e é algo que tenho aprendido com a Chiara. E na questão do figurino ainda estamos testando algumas coisas. Eu e o time de figurino estamos fazendo essa construção. É um objetivo nosso lançar tendências. Ainda não consigo dizer um item ao certo, mas já há coisinhas em testes. Já sobre a Chiara e o Ari, ele é diferente de todos os homens que Chiara conheceu porque ela vive na bolha dela. Ele é muito mais velho que ela e fora dessa bolha. Isso a encanta. Quando a personagem o vê há um estranhamento, mas um encantamento também. Ela vai se apaixonar bastante por ele. Quando essa oportunidade chegou para mim eu já imaginei que viriam as críticas. Já estou costumada com gente falando mal desde os meus 12 anos. Mas não deixaria de aproveitar uma oportunidade como essa por conta do que as pessoas fossem dizer. É algo que vão ter que esperar para ver e não vai impedir que eu viva meu sonho. Estou acostumada a lidar com pressão desde pequena. Não é algo que me paralisa. Meu foco é muito claro: agradar quem idealizou esse projeto que é a autora e o diretor. Só depois é o público. Porque se a autora e o diretor estão satisfeitos é porque estou fazendo um bom trabalho. Está tudo sendo um desafio e um aprendizado. Sou muito observadora e estou aprendendo muitas coisas. Estou me sentindo bem amparada", finalizou.

Humberto Martins analisou sua longeva parceria com a autora: "O convite partiu diretamente da Gloria. Desculpa, Gloria, mas sempre fui sincero. Ela me ligou e fez o convite. Estava em Orlando. E topei de cara por tudo o que ela significa na minha vida e por tudo o que me deu de personagens. Por ela faço até o pipoqueiro da esquina. Muito fácil aceitar um convite dela. Sempre a admirei muito. Eu estive por 12 capítulos em 'Carmem' (novela de Gloria Perez exibida na Rede Manchete) e a Gloria nem estava sabendo disso, deve estar sabendo apenas agora. E já admirava a ousadia da novela. Me sinto mais do que honrado em trabalhar com ela. Sou quase um apadrinhado dela, que teve uma importância muito grande na minha carreira. O conforto de vida que eu tenho sou muito grato a ela. Nem sei se a emissora estava pensando em mim porque as coisas estão bem diferentes na Globo e nem me considero mais da Globo, sou da Gloria. Ela deve ter batalhado muito por mim. E nas novelas da Gloria não tem núcleo esquecido, todos têm destaque. O Guerra é mais um empresário de tantos que já fiz, o que acaba sendo difícil para não me repetir. Procurei algo diferente para compor, mas que tenha um pouco do Humberto também. Não é um personagem que montei sozinho, o mérito também é do Mauro (Mendonça Filho, diretor). Tenho entendido como esse personagem se comporta mentalmente e estamos chegando a um objetivo interessante. É um cara muito passional, egocêntrico. Até o comparo a um globalista. Quer apagar tudo o que é conservador e construir um mundo novo, moderno, que é isso que é o globalismo. Se os globalistas não gostarem do que estou falando, dane-se. E o meu encontro com a Jade foi ótimo. Já trabalhei com muitas atrizes novinhas, já fui pai de várias delas, e, não criticando as outras, mas a Jade quer dar um algo a mais e quer crescer. Não é só pelo ego. Parece que tem dez anos de carreira. Até me vejo a assistindo em cena", contou o ator.

Noêmia Costa, uma conhecida atriz portuguesa, fez questão de falar de sua estreia no Brasil: "Era muito menina quando começaram as novelas brasileiras em Portugal. Primeiro foi 'Gabriela' e gosto muito de acompanhar. São novelas extraordinárias. Estar aqui hoje, sendo que com onze anos nem imaginava ser atriz, neste universo é algo que ainda não caiu a ficha. Mas é muito bom. E estou ansiosa para dar um abraço na Gloria. Não só pelas novelas dela, mas por ela. É uma inspiração. Fui convidada pelo Mauro Mendonça Filho. E tinha mais quatro projetos para fazer, mas preferi fazer a novela. Pela experiência. É um papel dramático. Normalmente sou escolhida para papéis de comédia em Portugal. Inácia é intensa. Como o Humberto disse, pela Gloria eu até entregaria cartas na novela", se emocionou a intérprete. 

Cássia Kiss falou brevemente sobre sua personagem: "Cidália tem uma participação gigante na vida do homem que fundou a construtora, que é o pai do Guerra. Ela conhece a empresa com a palma da mão. Ela tem uma preocupação gigante em defender o patrimônio da empresa. É uma mulher que deve ter seus setenta e tal e sabe que precisa ficar de olho no Guerra e na relação dele com a filha (Chiara)". Gloria Perez complementou: "Ela é mais uma dama de ferro, não é ambiciosa. Ela já chegou lá".

Bel Kutner elogiou a autora e sua personagem: "As novelas da Gloria são de pessoas de verdade. Ela sempre inova. Eu estou dentro do universo da tecnologia. Faço a Lídia, a secretária do Guerra. Faz parte do universo de pessoas poderosas, mas ela é a voz do povo. Faz o trabalho dela muito bem, mas tem uma vida e está mais preocupada com a vida pessoal dela. E a vejo como um termômetro porque sempre faz alguma observação. Fica ali acompanhando uma trama que é muito importante na história, mas não vou dar spoiler", se divertiu.

Rafael Losso mostrou o quanto está empolgado com seu novo papel: "A junção Gloria e Maurinho dá pano para manga para contar uma boa história. O Gil é um personagem que me apaixonei. Tem sido um encontro ótimo com o Chay e a Dandara, mas não vou dar muito spoiler. Só posso dizer que é uma história incrível", observou o ator. 

Perguntei a Vanessa Giácomo sobre as características de sua personagem, o que difere a atriz do papel e como será a relação dela com a irmã, vivida por Alessandra Negrini, já que as duas terão um conflito por conta do relacionamento que Guida terá com o ex de Leonor: "A minha personagem é muito intensa, ela ama demais. Vai sofrer demais. Uma coisa humana. Leonor passa por um grande trauma na vida dela no início e vai carregando essa dor. A relação das irmãs tem muito amor. Quando ela sofre a decepção vem aquilo de briga de irmãos. Mas existe o amor. O que eu tenho de diferente dela é difícil dizer porque acho que a gente empresta muito para o papel o que viveu. Tudo o que escuto e vejo nas minhas amigas acabo trazendo para algum personagem. Tenho uma amiga muito parecida com ela. Não que eu não tenha nada da Leonor. Sou parecida na questão da honestidade. Fala o que pensa e eu sou muito assim. Sou muito ariana nesse sentido. Amo essa personagem, a minha parceria com a Alessandra. Estou adorando e fico feliz em trabalhar de novo com o Maurinho porque trabalhei com ele em 'Amor à Vida' e fui muito feliz com a Aline", lembra a atriz da sua vilã na novela de Walcyr Carrasco exibida em 2013.

Dandara Mariana não escondeu a animação com sua personagem: "Estou aprendendo com a Talita, ela fala sobre neurociência, tecnologia. Tenho assistido a muitos filmes. Tem sido muito desafiador porque é muito desconhecido para mim essa questão do metaverso. Embora eu saiba mexer em celular e tal, é algo novo. Tenho ouvido muita coisa. E está sendo maravilhoso viver a Talita. É uma personagem diferente de tudo o que já fiz. Talita é oposta a Marilda de 'A Força do Querer' (personagem que interpretou na novela de Gloria Perez exibida em 2017). É observadora, esperta. Até fisicamente estou construindo uma personagem muito distante de mim. E ela vai ser a ponte do encontro de Ari e Chiara, mas paro por aqui para não dar spoiler", encerrou a atriz. 

Alessandra Negrini falou sobre a sua volta às novelas das nove, após 13 anos de hiato (a última foi 'Paraíso Tropical', em 2007, onde viveu as gêmeas Paula e Taís): "Eu estou muito feliz de estar fazendo a novela. Porque é da Gloria Perez e trabalhar com mestres marca sua vida. Também gosto muito do Maurinho. E a Guida é muito divertida, é diferente daquelas personagens que a Globo costuma me dar. Aquelas vilãs e tal. Já estava cansada de fazer. É muito gostoso de jogar com a Guida. São diálogos muito bons. E trabalhar com a Vanessa e Rodrigo (Lombardi, intérprete de Moretti) tem sido muito gostoso. Porque sou atriz para isso: brincar com meus colegas. As irmãs são órfãs, então há uma relação forte e fraterna entre as duas", analisou. 

Aos poucos, a trama da nova novela das nove vai se revelando. A terceira coletiva online é na próxima quarta-feira. "Travessia" estreia no dia 10 de outubro. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Acho um absurdo essa ex-BBB com um papel de destaque.

Anônimo disse...

CARAMBA O BOLSOMINION HUMBERTO MARTINS TÁ COM ÓDIO DA GLOBO....kkkkk

Chaconerrilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marly disse...

Oi, Sérgio,

Esta novela promete e eu vou dar um jeito de assisti-la. E isso porque, pelo jeito, ela será a primeira a abordar os temas ligados à Internet e, especialmente, às divisões e distorções criadas recentemente.

Beijão

Adriana Helena disse...

Sérgio, que informações positivas e preciosas sobre essa novela que parece que vai ser incrível pois a Glória Perez não erra mesmo!!
É incrível coo a Glória se reinventa e está antenada com a modernidade da era digital, e assim segue leve, mesmo carregando a dor pesada da perda trágica da filha...
Obrigada amigo querido!!
Linda semana!!

MARILENE disse...

O enredo foca o novo, pelo que percebi. E isso atrai. Lendo sua postagem encontrei vários pontos positivos a estimular o acompanhamento da novela. Abraço.

Lulu on the sky disse...

Essa novela promete. Sempre a Glória Perez à frente do seu tempo.
big beijos
www.luluonthesky.com

Anônimo disse...

Ai, que delícia ler e imaginar como serão observadas na televisão todas as coisas relativas às obras que temos interesse em acompanhar! Até então tenho lido sobre prováveis trunfos de "Travessia". Até a próxima coletiva!

Guilherme

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma brilhante análise.
Um grande abraço

Anonimo disse...

Oi sei que nao tem nada haver com o tema mas voce nao vai falar sobre o caso jose Dumont preso por pedofilia? Gostava de ver um texto seu sobre o assunto.

Teresa Isabel Silva disse...

Parece interessante, obrigada pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube