segunda-feira, 5 de setembro de 2022

"O Cravo e a Rosa" afundou "A Hora da Venenosa" e resolveu o maior problema da Globo

 A Globo sempre foi a líder de audiência do país com larga vantagem. Só perde em situações esporádicas e pouco tempo depois volta ao seu posto de sempre. Porém, a emissora estava precisando se acostumar com o segundo lugar na faixa do extinto "Vídeo Show". Há muitos anos que o "Balanço Geral", na Record, vencia a rede dos Marinhos quando o quadro "A Hora da Venenosa", comandado por Fabíola Reipert, entrava no ar em SP. Tinha virado rotina e nada parecia mudar. Até vir a reprise de "O Cravo  a Rosa". 


Assim que a reexibição da primeira novela de Walcyr Carrasco na Globo, exibida em 2001, entrou no ar a resposta foi imediata: derrotou a concorrente. Com pouca diferença, mas venceu. Não demorou para que a distância numérica aumentasse cada vez mais. Agora a Record não chega nem perto da Globo na única faixa que triunfava com facilidade. O folhetim vem alcançando mais de 15 pontos diários, chegando a impressionantes picos de 18, enquanto "A Hora da Venenosa" dificilmente passa dois 6 pontos. Antes era comum o quadro de Fabíola Reipert alcançar cerca de 12 pontos contra 8 da Globo. 

Vale lembrar que o sucesso do programa da Record foi o responsável pelo cancelamento do "Vídeo Show", um dos formatos mais longevos da Globo. Estava há mais de 35 anos no ar. A emissora tentou de tudo para frear o crescimento da concorrente. O péssimo "Se Joga" foi a tentativa mais fracassada. A atração comandada por Fernanda Gentil, Érico Brás e Fabiana Karla era um show de vergonha alheia e nunca ameaçou o quadro de fofocas da jornalista.

Depois a estratégia foi aumentar a duração do Jornal Hoje, durante o período do auge da pandemia do novo coronavírus. Até houve um resultado satisfatório, mas nunca uma liderança com folga. Até vir a ideia de uma nova faixa de reprises de novelas. 

A reprise atual de "O Cravo e a Rosa" expõe mais uma vez a força da história protagonizada por Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis). A opção pela reexibição deste sucesso do Walcyr se mostrou uma estratégia certeira. A faixa ainda nem tem um nome, pois foi um claro improviso da emissora, mas bastou colocar a trama no ar para a concorrente nunca mais ameaçar a liderança. E vale a lembrança, a novela foi reprisada pelo Canal Viva em 2019, há menos de três anos. Também já foi reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2003 e 2013. Ou seja, está sendo reexibida pela quarta vez e com o mesmo bom retorno do público.

 O sucesso é compreensível. A história, baseada no clássico "A Megera Domada", de Shakespeare, é uma ótima produção e repleta de personagens cativantes. A química entre Adriana Esteves e Eduardo Moscovis é um dos maiores acertos, mas vários outros núcleos despertam interesse, como o da fazenda e o da casa de Cornélio (Ney Latorraca). A trama ainda ganha muito com a chegada de Marcela (Drica Moraes), uma vilã que inferniza os mocinhos. Vários atores se destacam. Além dos mencionados, Luis Melo (Batista), Tássia Camargo (Joana), Ana Lucia Torre (Neca), Pedro Paulo Rangel (Calixto), Suely Franco (Mimosa), Eva Todor (Josefa), Maria Padilha (Dinorá), Taumaturgo Ferreira (Januário), Carlos Vereza (Joaquim), Vanessa Gerbelli (Lindinha) e Miriam Freenland (Candoca) brilham. É aquela novela que nunca perde a força ou se desgasta. Entrou para a galeria dos folhetins favoritos dos telespectadores. 

Vários sites especializados anunciaram que a Globo planeja a volta do "Vídeo Show" em 2023 com apresentação de Maísa e Ana Clara. Seria um retorno muito bem-vindo porque o programa faz muita falta e o espaço sobre os bastidores das gravações das novelas e produtos da emissora nunca foi preenchido. Porém, será um tiro no pé colocá-lo na faixa que antes era o maior problema do canal. Seria bem mais inteligente colocar o programa aos sábados em um formato semanal. Não se mexe em time que está ganhando, agora que a nova faixa se reprises de novelas resolveu a questão da audiência. Não por acaso, o canal já escolheu o folhetim que substituirá "O Cravo e a Rosa", já em reta final: "Chocolate com Pimenta", mais um fenômeno de Walcyr Carrasco às 18h, exibido em 2003. O inferno da Record vai continuar.

18 comentários:

Anônimo disse...

BEM FEITO PRA RECORD KKKKKK

Anônimo disse...

Há folhetins que, independentemente da quantidade de re-exibições na televisão, sempre farão um merecido sucesso por vários fatores. "O Cravo E A Rosa" (2000) é um deles, e não há dúvidas de que "Chocolate Com Pimenta" (2003) manterá a glória vivida pela TV Globo atualmente nessa faixa horária. Ainda sobre a grade vespertina de programação da emissora, uma re-reprise de "Mulheres Apaixonadas" (2003) substituirá "A Favorita" (2008) no "Vale A Pena Ver De Novo". Realmente, o martírio da Record TV não cessará tão cedo. Concordo quando você diz que o "Vídeo Show" merece voltar a ser produzido numa periodicidade diferente da costumeira que consolidou o programa, para não comprometer a ótima fase da audiência das atrações vespertinas. E até a extinção de "Malhação" foi, por um lado, benéfica para a chegada da atual situação, pois os índices da re-reprise de "O Clone" (2001) ficaram mais expressivos com o aumento da duração diária do "Vale A Pena Ver De Novo". Essa boa fase na grade vespertina pode se estender à grade noturna de programação, só precisa encerrar o fiasco atual das 19h30min, "Cara E Coragem", para intensificar o momento de triunfo da TV Globo.

Guilherme

Heitor disse...

Agora com Chocolate com Pimenta vai ser o enterro de vez dos bispos....

J disse...

Com Chocolate com Pimenta substituindo O Cravo e a Rosa, e agora com a confirmação de Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo, é possível concluir que Walcyr Carrasco e Manoel Carlos viraram os reis das tardes da Globo.

Ane disse...

Quando uma novela é boa de verdade, é assim!
A gente assiste várias vezes e não cansa!

Ane🌼
De Outro Mundo

Fá menor disse...

"O cravo e a rosa", essa eu vi. Gostei muito.

Beijos.

Jovem Jornalista disse...

Ponto para a Globo!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Ross J disse...

After reading throungh your context ,This has to be one of the best blog I have come across in a while.
The delivery is almost similar to the buy norco pills online 10mg cheap without prescription
we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content

Anônimo disse...

Muito bom kkkkkk e agora vai ter chocolate com pimenta

Ross J disse...

After reading throungh your context ,This has to be one of the best  blog I have  come across in a while.
The delivery is almost similar to the Bank to bank transfer  
we offer our clients. I gotta bookmark this blog to come back for more amazing content

Sérgio Santos disse...

Anonimo.... kkkk

Sérgio Santos disse...

É sobre isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, Heitor...

Sérgio Santos disse...

Verdade, J.

Sérgio Santos disse...

Fato, Ane.

Sérgio Santos disse...

É boa demais, Fá Menor.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo...kkk