domingo, 9 de maio de 2021

"BBB 101" foi uma boa ideia que merece ser continuada

 A Globo promoveu uma novidade para aproveitar o grande sucesso da vigésima primeira edição do "BBB". Como foi a temporada de maior duração (cem dias de confinamento), Boninho criou o "BBB 101". Pela primeira vez em 20 anos, os participantes foram colocados novamente na casa mais vigiada do Brasil para uma espécie de confraternização de despedida. Um reencontro sem barracos ou brigas. Muitos acharam um tiro no pé. Mas funcionou. 

A tradicional "Lavagem de roupa suja", quando a produção reúne todos os eliminados para um acerto de contas, sempre foi exibido exclusivamente na internet. As poucas exceções foram as duas primeiras edições do reality, cujo acerto de contas foi exibido na grade da emissora. Após algumas temporadas, o reencontro passou a ser promovido no Gshow, dentro da "Rede BBB". Mas a última reunião foi a do "BBB 18". A do "BBB 19" acabou cancelada por conta do racismo premiado pelo público e a do "BBB 20" não foi produzida por conta da pandemia. 

A situação do "BBB 21" foi um pouco diferente. Todos ficaram em um hotel para depois entrarem na casa. Ainda assim, o isolamento promovido por Boninho merece muitas críticas. Todos os eliminados podiam ir ao quarto dos outros e todo mundo vivia se abraçando e tirando máscara.

Um desserviço e um perigo para todos. Não custava promover um isolamento de uma semana, pelo menos. Porém, no quesito entretenimento, foi uma boa ideia. Embora as brigas e os acertos de contas tenham sido deixados de lado, o programa se mostrou emocionante e encerrou a temporada de forma bonita. 

Viih Tube se desculpou com Juliette, que não quis muita conversa. Camilla e João mataram as saudades um do outro, enquanto Karol Conká e Projota se mostraram mais leves, assim como Lumena, que tentou se acertar com Carla Diaz. Lucas e Juliette reviveram a curta trajetória que tiveram juntos na primeira semana e o rapaz refez o funk que tinha feito para a amiga, agora a declarando campeã. Gil do Vigor brincou com Arthur e até pularam na piscina. Todos esses momentos aconteceram porque a produção trouxe de volta os participantes e os deixou na casa livres, sem roteiro. Parecia mesmo que a edição estava recomeçando. 

Houve ainda um bate-papo com Tiago Leifert. O apresentador conversou com o elenco e até se emocionou quando anunciou o fim. Juliette fez um lindo discurso de campeã e aconselhou a sua torcida a não atacar mais ninguém fora do jogo, pois uma das características que todos amaram nela foi justamente a empatia pelo outro. Gil também fez um discurso semelhante. Karol contou que não se reconheceu nas imagens tão agressivas e Lucas não demonstrou mágoas. Até Nego Di tentou apaziguar os ânimos quando declarou que não se arrependeu de ter entrado no "BBB" ---- embora suas declarações nas redes sociais sejam diferentes. 

Já a parte final foi divertida com todos se escondendo na despensa e "furtando" os produtos da casa. Levaram desodorante, ferro de passar, sabonete, enfim, tudo o que puderam carregar. Ironicamente, Juliette foi a última a deixar a casa e fez questão de se despedir dos cactos, em uma homenagem aos seus torcedores. Uma imagem bonita e sensível para o encerramento da temporada. A campeã foi a primeira a entrar e a última a sair. É preciso lamentar apenas a proibição do PPV dos participantes na casa enquanto gravavam o reencontro. Leifert declarou que conversou por mais de 50 minutos com o elenco e obviamente não puderam exibir tudo. E todos ficaram horas lá. Muitas conversas não foram exibidas, como o acerto de contas entre Sarah e Juliette. Até disponibilizaram a foto das duas juntas no site, mas ignoraram no ar. Se a equipe da Globoplay for inteligente, colocará o conteúdo exclusivo para assinantes. 

O "BBB 101" foi uma ideia ótima de Boninho e equipe. O público fã de "BBB" fica com uma 'abstinência' quando a edição chega ao fim. É uma quebra de rotina, afinal, todas aquelas pessoas passam a fazer parte da vida de quem assiste ao  programa e ao Pay Per View por quase 4 meses. Que o reencontro seja mantido nas futuras temporadas. E com conteúdo na íntegra. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Concordo e a sacanagem foi nao terem liberado na íntegra.

Pedrita disse...

achei artificial. parecia pedido da gravadora pra limpar a barra dos seus músicos. beijos, pedrita

Andressa Mattos M. disse...

Concordo com cada vírgula e também acho que o erro foi nao terem disponibilizado na íntegra.

Anônimo disse...

Uma ótima ideia mal aproveitada. Ficaram horas na casa, poderiam ter dividido em uns 3 episódios e/ou liberado material extra no Globoplay. Poderiam ter focado bem mais em momentos "delicados" como a Viih Tube chorando ao ver a Juliette com medo do que ela viu, Arthur desabafando com Caio sobre a Carla, O reencontro constrangedor do Lucas com o Nego Di e coisa do tipo

Felipe disse...

Assistindo aos programas de fofoca, notei que esse especial teve um objetivo mais maldoso: ofuscar a estreia do Power Couple!
Além de disputar as atenções com o No Limite, os realities da Recópia ainda podem causar dores de cabeça na Glóbulo - como aconteceu em 2018 com A Fazenda X Cazalbé X Fernanda Lima.
Se é assim, por que não passaram isso no domingo, onde a grade ficou "vazia" e haveria mais tempo na grade? Ou que pelo menos não exibissem o Vai Que Cola e passassem o especial logo após Império!

Sérgio Santos disse...

Sacanagem mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso realmente, Pedrita. bjs

Sérgio Santos disse...

Foi um erro, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nem achei, Felipe. Achei que foi pra aproveitar mais ainda o sucesso que teve.

Jovem Jornalista disse...

Já eu achei tudo fake e roteirizado demais. Difícil acreditar em alguma palavra que foi dita pelos participantes. Eles falaram bonito daquele jeito porque não estava valendo mais nem um prêmio. Achei o programa sem emoção de tudo. Mas parabéns pela resenha e seu ponto de vista.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Entendo, Jornalista.