segunda-feira, 17 de maio de 2021

Tudo sobre a coletiva online da volta de "Salve-se Quem Puder"

 A Globo promoveu na terça-feira passada (11/05) a coletiva online sobre o retorno dos capítulos de "Salve-se Quem Puder". A novela de Daniel Ortiz, dirigida por Fred Mayrink, precisou ser interrompida em virtude da pandemia do novo coronavírus. Ao contrário da já encerrada "Amor de Mãe", o folhetim não estava na reta final. Ainda nem tinha chegado na metade do enredo. A trama precisou ser encurtada, mas foram gravados 53 capítulos que começarão a ir ao ar a partir desta segunda (17/05). 

Um misto de orgulho e alívio. A sensação de dever cumprido, experimentada por toda equipe e elenco da trama das 19h, toma proporções ainda maiores agora que se aproxima a estreia da fase inédita. A produção retornou à grade praticamente após um ano e com a reexibição desde o primeiro capítulo. Uma estratégia inteligente da Globo para evitar a reprise de outra novela, caso as gravações da próxima história --- "Quanto mais vida melhor" --- atrasem por conta dos imprevistos que uma pandemia fora de controle pode causar. 

"Salve-se Quem Puder" será a única novela da Globo inédita no ar. O esforço de equipe, direção, elenco e do autor para entregar aos telespectadores o desfecho da trama é comemorado por todos. A saga e os desafios do trio formado por Alexia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva) são o fio condutor desta reta final.

As três estão cada vez mais unidas na missão de resgatar suas identidades, voltarem a ter uma vida sem medos e perto de suas famílias. 

O autor Daniel Ortiz recorda o susto ao receber a notícia da paralização das gravações e o árduo processo para reescrever e adaptar a história nesta fase. "Era um domingo, quando o Silvio de Abreue, que estava à frente da dramaturgia da Globo naquela época, me ligou e avisou que as gravações da novela seriam interrompidas, e que eu teria que criar um desfecho para aquela chamada primeira fase. Foi muito intenso. A partir daí, comecei a escrever a novela dentro de uma nova realidade", recorda Daniel, exaltando ainda o papel da comédia: "Muitas vezes a comédia não é tão valorizada e a gente viu a importância dela durante a pandemia. Fazer comédia, para mim, é mais difícil do que fazer drama, porque envolve tanta coisa... timing, texto, direção. E fazer tudo isso durante a pandemia foi uma responsabilidade muito grande que todos nós tivemos". 

As sequências de ação e adrenalina que pontuam muitas cenas desta reta final são destacadas por Vitória Strada. "Essa é uma novela de muito contado. Tanto as cenas de ação quanto as de carinho têm muito contato físico. Como fazer isso, passando dinamismo, a rapidez das cenas, sem a proximidade? Gravamos várias cenas acreditando que estávamos nos encostando de verdade. Foi muito desafiador, mas uma delícia".

Um momento bastante aguardado é o reencontro entre Luna e sua mãe, Helena, vivida por Flávia Alessandra. As atrizes comentaram sobre a emoção de gravar essa sequência. "Todas as cenas que eu fazia com a Flávia tinham muito subtexto. Era um misto de rancor, de amor, e de muita dúvida por causa do abandono... Foi muito especial construir essa relação. A cena da revelação, em especial, o que eu posso dizer, de bastidor, é que foi o dia mais emocionante da novela pra mim", afirma Juliana Paiva. "O fato de já termos trabalhado juntas, em "Além do Horizonte" (2013), acho que ajudou muito a alcançarmos a química e a dose de emoção que as cenas precisavam. De fato, a sequência que o Daniel escreveu, em que a Helena descobre a Fiona como Luna, é muito comovente. O texto já era emocionante, e a gente tinha o desafio de superar o que estava no papel", complementa Flávia. 

Agora, nesta fase final, outros personagens chegam abrindo os caminhos para novas tramas, como músico Alejandro, papel de Rodrigo Simas. O ator vai contracenar pela primeira vez com o irmão, Felipe Simas, que faz o Téo, e seus personagens disputarão o amor de Luna: "Acho que, como já estava na reta final da novela, Felipe e eu só tivemos um gostinho de contracenar juntos. Espero trabalhar com ele muitas vezes mais", torce Rodrigo. Ao descobrir que seu amor de infância está vivo e com outra identidade, Alejandro se muda para São Paulo para investigar o paradeiro de Luna. Isso acontece porque o ator português José Condessa, intérprete de Juan, namorado de Luna, não conseguiu participar do retorno das filmagens. Na cidade, Alejandro será recepcionado por Marlene (Marianna Armellini), a irmã gêmea 'fogosa' de Verônica (Marianna Armellini). Outra novidade criada por conta de outro problema: Sabrina Petraglia engravidou e precisou sair da novela. Com isso, todo o enredo da vingança de Verônica contra Micaela precisou ser anulado. A solução para manter Marianna na trama foi criar uma gêmea 'boa'. "Parecia que eu estava fazendo outra novela. Antes eu estava em um lugar de desafio, uma vilã, e agora vou para comédia, que é meu lugar de conforto", conta a atriz. 

Marlene e Ermelinda (Grace Gianoukas) serão vizinhas de bairro e viverão às turras. A rixa aumenta quando Nanico, vivido por Babu Santana, entra em ação. O policial federal é escalado para reforçar a segurança das testemunhas Alexia/Josimara, Kyra/Cleide e Luna/Fiona. O flerte entre Ermelinda e Nanico promete situações divertidas. "Sempre achei Babu um talento e fui acompanhando os trabalhos dele. Quando o Daniel contou que ele estava entrando na novela para vivermos um triângulo, foi uma felicidade. Nunca tínhamos contracenado e fomos criando uma amizade", conta Grace. Babu também fala da parceira de cena e comemora a oportunidade de voltar a atuar em uma novela desde a sua saída do "BBB 20". "Sou muito fã da Grace, então no início fiquei bastante nervoso, confesso. Foi reconfortante demais entrar na novela, mesmo com o trem já andando. Me sinto honrado em fazer parte disso", vibra. 

Outras duas personagens também surgem na história. Júlia, vivida por Sophia Abrahão, é sobrinha de Hugo (Leopoldo Pacheco) e de Helena. Chega para balançar o coração de Rafael (Bruno Ferrari). "O convite para a novela foi uma surpresa muito grande porque eu achei que não voltaria a atuar tão cedo, por conta da pandemia. Fiquei bastante animada por entrar para fazer parte de um triângulo amoroso. Os fãs da novela já estão até me xingando", conta Sophia aos risos. Interpretada por Gabriela Moreyra, Aurora é uma estudante que sonha com a carreira diplomática e terá em Renzo (Rafael Cardoso) um grande incentivador. "Eu nunca tinha entrado em um projeto em andamento e também me senti muito acolhida. Fiquei honrada por estar pegando o bastão da Cristina (Pereira) para dar continuidade à trama e ajudar a trazer novos ares para a história", comenta a atriz. 

A volta de "Salve-se Quem Puder" marca o fechamento do ciclo das produções da Globo que sofreram uma paralisação até então inédita em virtude da pandemia do novo coronavírus. A conclusão dos trabalhos e a agora exibição do esforço de todos não deixa de ser uma bela vitória. Resta torcer para um bom resultado no ar.



Vídeo da querida Vitória Strada chamando vocês para a nova fase da novela. 




10 comentários:

Anônimo disse...

Nao sabia que teria tanto ator novo entrando. Nao sei se gostei.

Alex disse...

Amo a Sophia, mas não queria a personagem dela endgame com o Rafael (o que vai acontecer, ao que tudo indica). Preferia ele com a Kyra, e Luna com Téo.

E você, Sérgio? Tem seus preferidos nesses triângulos?

Anônimo disse...

Amei essa volta de hoje. O capítulo foi de tirar o fôlegooooooo

Pedro disse...

To adorando a nova fase da novela e amei saber que a Sophia Abrahão vai entrar.

Anônimo disse...

Vou acompanhar a pergunta do Alex. só que vou fazer duas perguntas.

1) Qual os casais que vc torce para ficarem juntos?

2) Qual os casais que vc acha que vão ficar juntos?

Sérgio Santos disse...

Ta bem legal, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nesse triangulo, Alex, eu shippo ambos. Nao nego.

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Pedro!

Sérgio Santos disse...

1- Torço pra Luna e Teo, Kyra e A]an, mas tb gosto do Rafael com ela, e Alexia e Renzo.

2- acho que vai ficar Teo e Luna, Alan e Kyra, Alexia e Zezinho.