quinta-feira, 6 de maio de 2021

Amante do riso, Paulo Gustavo arrebatava plateias

 O dia 4 de maio de 2021 marcou a partida de um dos artistas mais queridos do Brasil. Em meio ao catastrófico momento do país, com a pandemia do novo coronavírus fora de controle por conta de um governo negacionista, Paulo Gustavo faleceu em virtude de complicações da covid-19. Tinha apenas 42 anos e, ao contrário do que alguns disseram, não apresentava comorbidades e nem era grupo de risco. 

O ator estava internado desde o dia 13 de março e acabou intubado no dia 21 do mesmo mês. Apresentou melhoras discretas, mas entre domingo (01/04) e segunda-feira (02/04) teve sua situação agravada em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa, que permitiu a passagem de bolhas de ar para a corrente sanguínea, causando uma embolia e atingindo o sistema nervoso central. As informações deixaram os fãs e amigos muito preocupados e uma corrente de oração nas redes sociais foi intensificada, principalmente por Tatá Werneck, grande amiga do humorista. 

Infelizmente, ontem, dia 5, o hospital Copa Star enviou um boletim avisando que o estado de Paulo era irreversível. Na realidade, uma espécie de preparação para a imensa quantidade de fãs não sentir o baque. Mas não adiantou. Pouco tempo depois, o falecimento acabou confirmado.

O profissional multifacetado entrou para a triste estatística dos mais de 415 mil mortos pela pandemia no país. Mais uma pessoa vítima de uma doença que já tem vacina. O ator, vale ressaltar, chegou a publicar em suas redes sociais que não via a hora de ser vacinado. Não deu tempo. 

O primeiro passo para o sucesso foi a inspiração que sua mãe, Déa Lúcia, lhe deu para a criação de sua mais famosa personagem: Dona Hermínia. A desbocada matriarca apresenta várias características comuns a tantas mães e fez o Brasil se apaixonar e gargalhar. "Minha Mãe é uma Peça" estreou em 2006 e não demorou a estourar. A ideia de transformar a imitação de sua mãe em um monólogo veio depois de outro espetáculo: "O Surto", de 2004, onde esteve em uma esquete como convidado da atriz e amiga Samantha Schmutz. Em menos de dois meses, a peça virou um fenômeno de bilheteria com mais de dois milhões de espectadores, além de render ao intérprete o Prêmio Shell em 2006. O ator virou um arrebatador de plateias.

O êxito no teatro abriu portas para a televisão. Mas, curiosamente, Paulo nunca esteve em novelas ou nos canais abertos. A exceção foi a ótima série "Divã", em 2011. Sua consagração foi no Multishow, canal a cabo da Globo, onde ficou conhecido pelo hilário "220 Volts" (2011), programa que exibia esquetes de vários personagens criados por Paulo Gustavo. Senhora dos Absurdos, Maria Enfisema, Mulher Feia e Playboy foram alguns deles. Mas a Dona Hermínia também estava presente. O formato ficou no ar até 2016 e a Globo produziu um especial no final do ano passado. Foi no programa, exibido em dezembro de 2020, que o humorista mandou uma linda mensagem de encerramento que acabou se transformando em sua despedida. Vale citar ainda o "Vai que cola", que estreou no Multishow em 2013 e está até hoje no ar. O ator protagonizou as quatro primeiras temporadas e depois passou a aparecer em breves participações afetivas. 

Além do sucesso no teatro e na televisão, Paulo fez história no cinema. "Minha mãe é uma peça - O Filme" estreou em 2013 e foi visto por mais de 4 milhões de espectadores. O êxito resultou em duas sequências igualmente bem-sucedidas. "Minha mãe é uma peça 2" estreou em 2016 e levou mais de 9,3 milhões de pessoas ao cinema, enquanto "Minha mãe é uma peça 3" se tornou a maior recordista de bilheteria do cinema nacional: 11,6 milhões de espectadores. O terceiro longa ainda virou uma espécie de simbolismo da última ida ao cinema de muita gente. Porque pouco tempo depois veio a pandemia. 

Paulo Gustavo deixa o marido, Thales, e dois filhos do casal, Romeu e Gael, ambos com 1 ano e 9 meses. Também deixa uma mãe maravilhosa que o Brasil passou a conhecer graças ao seu talento. Parece que todos os brasileiros perderam alguém próximo da família com a partida deste profissional do riso que era um verdadeiro amante das artes. Vá em paz, Paulo!

13 comentários:

Anônimo disse...

É inacreditável tudo o que estamos vivendo!

Anônimo disse...

Mais um grande talento das artes cênicas que perdemos para esse maldito vírus. Paulo Gustavo sempre será lembrado com muito carinho. Sérgio, uma correção: domingo (02/05) e segunda-feira (03/05) foram as datas da última piora do quadro clínico de Paulo.

Guilherme

Anônimo disse...

Amava 220 volts, assisti minha mãe é uma peça 1, mas não gostava de Vai que cola. O Paulo era ótimo artista e parecia ser uma pessoa adorável. Nunca vi ninguém falar mal dele. Vai deixar muitas saudades.

chica disse...

Eu o adorava. Não perdia seus filmes e em todos os programas sem´pre show! Fará muita falta o sorriso solto, liovre..Triste perda! abração,chica

John disse...

Foi uma perda muito grande. A partida do Paulo vai deixar muita gente mais alerta, pois mostrou que nem o melhor tratamento médico disponível não é suficiente contra esse vírus. Não é só uma gripezinha e pode causar um estrago enorme. Ficam os trabalhos dele para sempre relembrarmos a alegria que ele transmitia.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Paulo Gustavo é o rosto da nova fase do cinema nacional. A sua obra é imortal com a trilogia Minha Mãe é Uma Peça. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

É mesmo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Eu adorava ele, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abração, Chica.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, John!

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Jovem Jornalista disse...

Que bela homenagem, Sérgio. Paulo Gustavo era um humorista incrível e seu legado jamais poderá ser apagado. Estou revendo o BBB 20 e vi sua participação deslumbrante na Casa mais vigiada do Brasil e só pude me emocionar. Paulo nos deixou cedo, mas Deus sabe de todas as coisas.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia