segunda-feira, 8 de maio de 2023

"Terra e Paixão": o que esperar da nova novela das nove?

 O fracasso de "Travessia" arruinou tudo o que o remake de "Pantanal" construiu. Após a baixa audiência da bem escrita "Um Lugar ao Sol", a adaptação do fenômeno de Benedito Ruy Barbosa elevou os índices de audiência da Globo. Mas a história de Glória Perez derrubou a média em cinco pontos. Agora a emissora escalou o autor conhecido por salvar todos os seus horários: Walcyr Carrasco. E o veterano promete reconquistar o público perdido com "Terra e Paixão", uma novela, dirigida por Luiz Henrique Rios, que promete apresentar todos os bons ingredientes de um folhetim clássico. 


Uma família ceifada por um crime e a coragem de uma mulher, que enfrenta tudo e todos por sua família, em uma história repleta de descobertas e superação. Esperança é a semente que costura a trama da nova novela das nove, ‘Terra e Paixão’, onde Walcyr Carrasco conta a saga de Aline (Barbara Reis), uma mulher forte, cheia de sonhos, que enfrenta o que for pelo futuro de sua família. Sua história, guiada pela força do amor e movida pelo desejo de justiça, se cruza com a da família do maior produtor rural da região, Antônio (Tony Ramos), movida pela ambição e muitos segredos. Aline Machado vive na fictícia cidade de Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul, ao lado do marido Samuel (Ítalo Martins), um pequeno proprietário que luta para manter suas terras, e do filho João (Matheus Assis), um menino forte e corajoso. Ela é professora, trabalha na escola da região, mas após um atentado em sua casa, se vê sozinha com o menino diante das terras deixadas pelo marido. 

 Forte, batalhadora e corajosa, Aline aprende a plantar e a lidar com as máquinas e com o mercado de agronegócios com a ajuda de Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, um amigo fiel nas horas difíceis. Além de contar com ele, tem ao seu lado Jussara Barroso (Tatiana Tiburcio), sua mãe. Ela apoia a filha, mas teme que suas decisões a prejudiquem. No fundo, deseja que ela venda as terras e volte para a cidade.
No entanto, diante da situação que acomete a família, Aline se aproxima dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), filhos do poderoso fazendeiro Antônio, com quem precisa brigar para manter suas terras e, com eles, descobre sentimentos novos. Guiada pela sua força e coragem, Aline começa uma trajetória para defender seu legado e construir um futuro melhor para si e para sua família. Após o assassinato do marido em uma tentativa de invasão das terras onde vivem, a professora se torna produtora agrícola sem nunca ter plantado uma semente, enfrentando tudo e todos para realizar seu novo sonho.

Ambientada no Mato Grosso do Sul, na fictícia Nova Primavera, a novela tem como cenário principal as grandes plantações, repletas de modernidade e tecnologia, com toda a diversidade do universo rural, suas cores, cultura e vivências. A sucessão familiar é um dos principais temas que costuram 'Terra e Paixão'. Maior produtor rural da região de Nova Primavera, cidade fictícia onde a trama é ambientada, Antônio La Selva (Tony Ramos) é dono de terras a perder de vista. Homem autoritário, crítico, é pai de Caio (Cauã Reymond), com a primeira esposa, Agatha, e culpa o jovem pela morte da mãe no pré-parto. Casado com Irene (Gloria Pires), teve com ela mais dois filhos, Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório). Manipuladora e misteriosa, Irene tenta mover suas peças para fazer a cabeça do marido a escolher um dos seus filhos para assumir os negócios da fazenda no futuro, embora seja o enteado Caio quem detém os maiores conhecimentos sobre agronegócio e que acompanha toda a produção diariamente.  
 
Antônio quer tomar as terras de Aline, que foram desmembradas da sua propriedade há muitos anos, porque nelas há água. Por conta de toda a rejeição que sente do pai e da madrasta, Caio é um homem dividido, mas capaz de grandes gestos de amor e generosidade. É ele quem salva Aline e seu filho pequeno de morrerem quando descobre que a propriedade dela será invadida. E se apaixona perdidamente. Para ajudar a jovem a se tornar uma produtora rural, ele vai contar com o apoio do tio Ademir (Charles Fricks), o irmão mais novo de Antônio. Caio também é próximo de Angelina (Inez Viana), que trabalha com a família há muito tempo, e cuidou dele e de seus irmãos desde o nascimento.  Ela é única pessoa capaz de entender a dor de Caio. Embora tenha sentimentos conflituosos com a família, Caio é próximo e amoroso com o irmão Daniel e tenta ajudar a irmã Petra em suas questões emocionais.
 
Daniel é ainda mais puro de sentimentos. Também ama Caio e não costuma ver maldade nas pessoas, mas é ambicioso. No entanto, não faz jogos para ficar com a herança do pai. Assim como o irmão, ele se apaixona-se por Aline ao perceber o quanto forte e destemida é essa mulher, mesmo estando noivo de Graça (Agatha Moreira). Já Petra é formada em agronomia, guarda segredos e quer tomar posse da fortuna da família para ela, influenciada pelo italiano Luigi (Rainer Cadete), um trambiqueiro com quem se envolve. Frágil por ser viciada em remédios tarja preta, muitas vezes ela não tem limites e corre riscos.

Com os pais envolvidos em mentiras, intrigas e traições, Graça também busca o poder e uma vida confortável. Filha de um grande aliado do sogro, Tadeu (Cláudio Gabriel), o presidente da cooperativa da cidade, é dona da butique da região e faz do local o palco para suas aventuras secretas. Esse comportamento se justifica quando o pai, uma de suas referências na vida, se revela em um casamento aparentemente tradicional com Gladys (Leona Cavalli), sua mãe. Por trás da postura conservadora, se mostra um homem repleto de desejos e fantasias. Durante seu expediente, gosta de entrar em sites adultos, onde conhece Anely (Tata Werneck), sem saber que ela mora na mesma cidade. Enquanto isso acontece, sua esposa Gladys, diretora da escola local, mantém um relacionamento às escondidas com Luigi, o mesmo italiano que se envolve com Petra. Gladys sonha em sair do casamento para viver essa paixão, mas os valores familiares falam mais alto e assim ela vive em conflito com a situação.   

Lucinda (Débora Falabella), gerente da cooperativa, tem uma vida dedicada ao trabalho e à família. Ela vive o drama de conviver com o sofrimento do filho, Cristian (Felipe Melquiades), por conta dos episódios de bullying recorrentes na escola, em função de ele ser uma criança com albinismo. Casada com Andrade (Ângelo Antônio), dono da pousada da cidade, Lucinda precisa lidar ainda com as agressões do marido, que se torna um homem violento quando bebe. Apesar de não aceitar a situação e se impor com frequência, ela tenta ajudar o marido a se livrar do vício, por amor à família. Lucinda cultiva uma relação de muita parceria e afeto com a irmã Anely (Tata Werneck), que também mora na pousada da família. Anely tem uma personalidade secreta: quando está sozinha, para ganhar dinheiro, faz strip-tease em um site adulto. Enquanto se dedica a essa atividade, a jovem finge estar envolvida com os estudos e engana não apenas a família, mas também o namorado Odilon (Jonathan Azevedo). Muito ciumento, ele não tem a menor ideia do que ela apronta. Lutador, é dono da academia de Krav Maga da cidade e sonha em se casar com Anely, com o apoio de Lucinda. 
  
Além de administrar as questões familiares, em seu trabalho Lucinda faz o possível para ajudar Aline a conseguir se tornar uma produtora rural, principalmente quando ela defende Cristian de atitudes violentas dos amigos da escola. Depois de receber o incentivo de Jonatas e a ajuda de Caio com as primeiras sementes, Lucinda é a pessoa com quem Aline vai poder contar em sua trajetória.

 E todos os dramas dos moradores de Nova Primavera são conhecidos por Cândida (Susana Vieira), dona do bar da cidade, um ambiente dançante, ponto de encontro dos moradores, ao som de shows sertanejos e palco de grandes segredos da trama. Luana (Valéria Barcellos), sua fiel escudeira, administra os serviços dos funcionários, sonha em ser proprietária do local e tenta desvendar os mistérios que só a patroa sabe e que podem transformar a vida do maior produtor rural da região, Antônio La Selva. Cândida tem em mãos informações sobre o passado de Irene (Gloria Pires) e a verdade sobre Agatha (Bianca Bin), a mãe do primogênito de Antônio, Caio.

 Criada e escrita por Walcyr Carrasco, a obra é escrita com Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina, com direção artística de Luiz Henrique Rios, direção geral de João Paulo Jabur e direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a produção é de Raphael Cavaco e Mauricio Quaresma.   

12 comentários:

Anônimo disse...

'Sergio tenho algumas perguntas: é verdade Daniel (Johnny Massaro)vai morrer no meio da novela? Vc acha que o o personagem do Cauã Reymond o Caio vai ser a versão do Renato de o Outro Lado do Paraiso? Jonatas (Paulo Lessa) pode ser a versão do Patrick de o Outro Lado do Paraiso? Qual vc acha que é o segredo da Irene( Gloria Pires? A Agatha Moreira vai ganhar o mesmo destaque que teve nas outras novelas do Walcyr Carrasco?

Anônimo disse...

Mais um sucesso de audiência, com ampla repercussão nas redes sociais, interpretações irretocáveis por parte do elenco, personagens repletos de camadas, trilha sonora cativante, tudo numa obra bem escrita e dirigida.

Guilherme

chica disse...

A contar pelos Toni Ramos, Suzana, Glória Pires, sucesso garantido! Tomara! abração, linda semana, chica

Adriana Helena disse...

Sérgio, estou torcendo para ser uma boa novela!!
Muitos ainda se sentem órfãos de Pantanal e creio que esse tema rural, embutido na trama, vai ser sucesso! Sem contar o time de atores estelares como Tonny Ramos e Glória Pires: é sinônimo de sucesso!
Linda semana!!

Marly disse...

Ué, achei que já havia comentado neste post, rsrs.
Olha, se a novela conta a estória de uma mulher sonhadora, forte, justa, determinada a lutar por si mesma e pela família, eu já me predisponho a assistir pelo menos uns capítulos (pra ver se vale mesmo a pena, rsrs).
E, de resto, já estou torcendo por ela.


Beijo

Maria Rodrigues disse...

Parece ter como base uma história bem interessante.
Que seja um sucesso.
Abraços

Sérgio Santos disse...

Quantas perguntas, anonimo. Acho que vai morrer sim, mas o resto é difícil de imaginar....

Sérgio Santos disse...

Tomara, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Chica.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Dri.

Sérgio Santos disse...

Ta gostando, Marly?

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.